Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - PF TEK - Cambodian Gold

Diário de cultivo completo.
Salve irmãos, peço licença para inserir o meu primeiro diário de cultivo.
Há bastante tempo venho acompanhando as discussões do fórum e buscando informações para o primeiro cultivo, após as leituras decidi iniciar, a raça escolhida foi Cambodian gold.
A técnica escolhida foi a PF TEK.

-2/12/2015- PREPARAÇÃO DAS SERINGAS : Após adquirir os carimbos e montar a Glovebox, realizei a hidratação dos carimbos, as seringas ficarm guardadas na geladeira (parte inferior) até a próxima data (abaixo), achei que poderia dar falha na inoculação pois por conta de ter diminuido a temperatura da geladeira as seringas congelaram, li alguns relatos aqui afirmando que funcionariam, decidi então descongelar as seringas e utilizá-las mesmo na incerteza. Para hidratação utilizei cerca de 1/4 de um carimbo médio que me rendeu 2 seringas de 10 ml, a água utilizada foi a água estéril para injeção.

-18/12/2015: MONTAGEM DOS BOLOS E ESTERILIZAÇÃO: Para montagem dos bolos utilizei a receita de arroz integral triturado (utilizei o liquidificador, mantendo o mesmo triturado com pouco pó) + Vermiculita. Realizei a montagem dos bolos e a esterilização, deixei esfriando na panela de pressão por aproximadamente 4 horas.

-19/01/2015: INOCULAÇÃO DOS BOLOS: Dentro da Glove Box foram inoculados os 5 bolos, em cada bolo foi injetado 4 ml da solução das seringas, 1 ml em cada furo, os furos foram tampados com fita microporosa.

-23/01/2015: PRIMEIROS SINAIS DO MICÉLIO: Os bolos foram mantidos dentro de um guarda-roupas e nesta data foi possível ver o inicio da colonização do micélio.

-07/01/2015: ESTADO ATUAL DOS BOLOS (FOTOS): Dos 5 bolos inoculados 3 deles se apresentam totalmente colonizados, já não é mais possível ver o substrato, porém 2 deles estão com um aspecto estranho (Fotografia onde está os 2 juntos e 1 na minha mão), deram uma murchada, descolaram do vidro e não colonizaram totalmente o substrato, acredito que ouve perda de umidade cujo motivo é desconhecido.

Como terrário foi escolhido uma caixa organizadora que eu já possuia (possui a tampa perfurada pois mantinha uma cobra de estimação nele), o meio de umidificação escolhido será por umidificador ultrassônico, trabalho em uma assistência técnica deste produto e consegui baixar a formação de névoa o que está garantindo uma umidade por volta de 80~90%, não existe sistema de aquecimento pois a temperatura dentro do terrário tem ficado estável entre 23~28º, pretendo introduzir um sistema de aquecimento por resistência elétrica e termostato para culturas nos meses onde a temperatura baixa. Para a iluminação utilizarei uma lampada LED sobre a tampa estabelecendo um foto período de 12 H claro e 12 H escuro.

Pretendo neste final de semana aniversariar os bolos, porém ainda estou observando as condições do terrário, tenho o observado a apenas 1 dia, se as condições de temperatura e umidade se manterem os bolos serão colocados diretamente em pratos de sobremesa , por estar utilizando um umidificador dispensarei o uso de argila expandida e aerador de aquário. A troca gazoza está sendo garantida pelo próprio cooler do umidificador.

Gratidão e positividade.

Paz e Luz!
 

Anexos

  • CG-1Cult-JAN2016.jpg
    CG-1Cult-JAN2016.jpg
    109 KB · Visualizações: 100
  • CG-1Cult-JAN2016-2.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-2.jpg
    97 KB · Visualizações: 99
  • CG-1Cult-JAN2016-3.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-3.jpg
    134.5 KB · Visualizações: 97
  • CG-1Cult-JAN2016-4.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-4.jpg
    90.4 KB · Visualizações: 101
Então, depois que eu descobri que o bolo não tem cima e baixo...
@ExPoro é bom saber disso , eu acreditava que tinha um lado correto, rsrsrsr!

E A MAGIA ACONTECEU!!!
Feliz!

full

full

Qual o motivo, causa ou circunstâncias de meus pequenos não ter esporos? Estou confuso!

Agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram com suas opiniões, está sendo massa conseguir colher os primeiros Mágicos que produzi!

Sem palavras para agradecer este imenso repositório de informações!

PAZ E LUZ!
full
 
Última edição:
DIA DE COLHEITA
Contabilizando o Flush do bolo principal
-13 Cogumelos madurosCG-1Cult-JAN2016-34.jpg
-34,5 g frescosCG-1Cult-JAN2016-35.jpg

O bolo seguiu para o dunk e amanhã farei um roll em vermiculita esterilizada para aguardar o segundo flush.

Meu 2º bolo devo colher entre quarta e quinta feira.

Qual a porcentagem aproximada de redução da massa após secos?

 
Última edição:
Obrigado @PsychoEvie !!!

Sou fotógrafo amador, não trabalho com fotografia não!

;)
 
Hoje foi o dia da colheita do meu segundo bolo.:)

Magicamente também meu rendeu 13 cogumelos porém menores.
Desta vez 26,8g.
CG-1Cult-JAN2016-3.jpg CG-1Cult-JAN2016-4.jpg
full

Como a temperatura caiu decidi instalar um aquecimento no meu terrário, fui até uma loja de resistências e encontrei um cabo térmico de potência baixa que colei no fundo do terrário com fita, para garantir a temperatura ideal coloquei cerca de 0,5cm de água no fundo do terrário o que contribui para não ter zonas de maior aquecimento e também coloquei um controlador digital de temperatura que estou mantendo a 26,5ºC.
CG-1Cult-JAN2016-5.jpgCG-1Cult-JAN2016-6.jpg

Mais uma vez obrigado galera!
Paz e Luz!​
 
Como a temperatura caiu decidi instalar um aquecimento no meu terrário, fui até uma loja de resistências e encontrei um cabo térmico de potência baixa que colei no fundo do terrário com fita
Meu amigo, esse seu terrario está realmente incrível, parabéns! Você tem algum "step by step" de como você montou ele? tipo uma lista de materiais e imagens de como ele foi montado? gostaria de fazer algo um pouco parecido. obrigado!!
 
Dia de Colheita Feliz!
Bolo, tardio mas muito produtivo.

Considerações:
- Bolo produziu mais que o anterior: Foi feito Dunk e Cold Shok de 12 horas.

full

full
Rendimento do bolo: 52 g (frescos)
1Cult-CG-3.jpg


Está sendo preparado para o 2º Flush, seguiu para o Dunk e Cold Shock!

Semana que vem mais novidades: colheita do casing!

@samuelkxx420, chama inbox que posso te explicar como preparei o terrário!

Paz e Luz Galera!
 
Bela colheitas e as fotos estão mesmo arrasando. Essa última precisa ir pra seção de fotos do mês!
 
Novidades pessoal!

DIA DE COLHEITA DO CASING!

Frutificou demais, nunca vi nada parecido (rsrsrs) é a primeira vez que produzo também!

Este casing é composto por 2 bolos que haviam estagnado o crescimento, como substrato foi utilizado apenas vermiculita úmida (não esterelizada).
Condições do terrário constante:
-Umidade- 95~100%
-Temperatura- 26,5~27ºC

full

full

full

Rendimennto:
-Exatos 90 cogumelos maduros
-133g frescos
1Cult-CG-9.jpg

Vale a pena tentar frutificar novamente este casing?

Feliz demais!:) Dou como finalizado o diário.
Mais uma vez agradeço à todos que me ajudaram e sanaram minhas dúvidas.


PAZ E LUZ!
 
Então, depois que eu descobri que o bolo não tem cima e baixo... Quando dá pra nascer embaixo, viro ele de ponta cabeça. Aí no próximo flush vai pro outro lado de baixo, e vira de volta, se necessário :LOL:.

Agora quando nasce nos dois lados de baixo... no meu caso, como eu não coloco pratinho embaixo dos micélios sobre a argila expandida, os cogumelos conseguem se virar e se embrenhar pelas argilas expandidas em direção à luz :teo_ninja:.

Ultimamente, tô esperando pra ver quantos cogumelos seriam necessários pra erguer o bolo todo :p :roflmao:.
Não sei se estou falando besteira mas acho que manter o bolo longe da umidade daa argilas é mais uma forma de mante-lo saudavel! No meu primeiro cultivo tava um cheiro de fermentaçao no terrario e umas manchas pretas apareceram na argila.
Abraço
 
Não sei se estou falando besteira mas acho que manter o bolo longe da umidade daa argilas é mais uma forma de mante-lo saudavel! No meu primeiro cultivo tava um cheiro de fermentaçao no terrario e umas manchas pretas apareceram na argila.
Abraço

Sim, eu deixo sem prato ou suporte entre a argila e o bolo, mas não é o recomendado.

O correto, para redução de contaminantes, é colocar alguma coisa isolando o bolo da argila expandida ou perlita, como a tampinha de um pote de azeitonas ou de geleia de mocotó. :)

O resultado de eu não usar esse isolamento é talvez a maior recorrência de um contaminante que seria um tipo de mofo, mas cinza ou preto.
 
Espero que esse conhecimento não caia na mão de pessoas gananciosas que iriam fazer os cogumelos se transformarem numa maconha da vida. Proibição, trafico e etc.
 
Não sei se estou falando besteira mas acho que manter o bolo longe da umidade da argilas é mais uma forma de mante-lo saudavel! No meu primeiro cultivo tava um cheiro de fermentaçao no terrario e umas manchas pretas apareceram na argila.
Abraço
@Semilanceata, esta tecnica funcionou muito bem, mas utilizei ela apenas no primeiro flush dos bolos.

@Bodine obrigado! Sem vocês eu não chegaria à esta produção!

@Psicohi foi diretamente para mim esta afirmação? Se sim, reveja o que está falando, você não me conhece, não sabe das minhas buscas, e se usa qualquer enteógeono deveria antes de julgar, olhar para dentro de si e lidar em um primeiro momento com suas próprias mazelas.
Também não gostaria da banalização deste primor, e acredito que ela não chegará pois os enteógenos sempre encontram as pessoas certas para provar de suas maravilhas, revelações e usufruir de suas clarezas, em contraponto vejo muitos modistas aí se perdendo e chegando às margens da loucura achando que o negócio é brincadeira.



Paz e Luz!
 
@Semilanceata, esta tecnica funcionou muito bem, mas utilizei ela apenas no primeiro flush dos bolos.

@Bodine obrigado! Sem vocês eu não chegaria à esta produção!

@Psicohi foi diretamente para mim esta afirmação? Se sim, reveja o que está falando, você não me conhece, não sabe das minhas buscas, e se usa qualquer enteógeono deveria antes de julgar, olhar para dentro de si e lidar em um primeiro momento com suas próprias mazelas.
Também não gostaria da banalização deste primor, e acredito que ela não chegará pois os enteógenos sempre encontram as pessoas certas para provar de suas maravilhas, revelações e usufruir de suas clarezas, em contraponto vejo muitos modistas aí se perdendo e chegando às margens da loucura achando que o negócio é brincadeira.



Paz e Luz!
Não não cara, não mesmo, falei mais por falar msm, pq veio na cabeça na hora. Bem por isso, não te conheço, seria muita ignorância minha te julgar sem te conhecer, rsrs. O que eu quis dizer foi o que eu escrevi ali msm, tomara que ngm que trafique drogas adote essa técnica e comece a comercializar os cogumelos como uma droga pra quem só quer usar pra loquia.
Desculpe qualquer coisa, abraço !
 
Back
Top