Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - PF TEK - Cambodian Gold

Diário de cultivo completo.
Salve irmãos, peço licença para inserir o meu primeiro diário de cultivo.
Há bastante tempo venho acompanhando as discussões do fórum e buscando informações para o primeiro cultivo, após as leituras decidi iniciar, a raça escolhida foi Cambodian gold.
A técnica escolhida foi a PF TEK.

-2/12/2015- PREPARAÇÃO DAS SERINGAS : Após adquirir os carimbos e montar a Glovebox, realizei a hidratação dos carimbos, as seringas ficarm guardadas na geladeira (parte inferior) até a próxima data (abaixo), achei que poderia dar falha na inoculação pois por conta de ter diminuido a temperatura da geladeira as seringas congelaram, li alguns relatos aqui afirmando que funcionariam, decidi então descongelar as seringas e utilizá-las mesmo na incerteza. Para hidratação utilizei cerca de 1/4 de um carimbo médio que me rendeu 2 seringas de 10 ml, a água utilizada foi a água estéril para injeção.

-18/12/2015: MONTAGEM DOS BOLOS E ESTERILIZAÇÃO: Para montagem dos bolos utilizei a receita de arroz integral triturado (utilizei o liquidificador, mantendo o mesmo triturado com pouco pó) + Vermiculita. Realizei a montagem dos bolos e a esterilização, deixei esfriando na panela de pressão por aproximadamente 4 horas.

-19/01/2015: INOCULAÇÃO DOS BOLOS: Dentro da Glove Box foram inoculados os 5 bolos, em cada bolo foi injetado 4 ml da solução das seringas, 1 ml em cada furo, os furos foram tampados com fita microporosa.

-23/01/2015: PRIMEIROS SINAIS DO MICÉLIO: Os bolos foram mantidos dentro de um guarda-roupas e nesta data foi possível ver o inicio da colonização do micélio.

-07/01/2015: ESTADO ATUAL DOS BOLOS (FOTOS): Dos 5 bolos inoculados 3 deles se apresentam totalmente colonizados, já não é mais possível ver o substrato, porém 2 deles estão com um aspecto estranho (Fotografia onde está os 2 juntos e 1 na minha mão), deram uma murchada, descolaram do vidro e não colonizaram totalmente o substrato, acredito que ouve perda de umidade cujo motivo é desconhecido.

Como terrário foi escolhido uma caixa organizadora que eu já possuia (possui a tampa perfurada pois mantinha uma cobra de estimação nele), o meio de umidificação escolhido será por umidificador ultrassônico, trabalho em uma assistência técnica deste produto e consegui baixar a formação de névoa o que está garantindo uma umidade por volta de 80~90%, não existe sistema de aquecimento pois a temperatura dentro do terrário tem ficado estável entre 23~28º, pretendo introduzir um sistema de aquecimento por resistência elétrica e termostato para culturas nos meses onde a temperatura baixa. Para a iluminação utilizarei uma lampada LED sobre a tampa estabelecendo um foto período de 12 H claro e 12 H escuro.

Pretendo neste final de semana aniversariar os bolos, porém ainda estou observando as condições do terrário, tenho o observado a apenas 1 dia, se as condições de temperatura e umidade se manterem os bolos serão colocados diretamente em pratos de sobremesa , por estar utilizando um umidificador dispensarei o uso de argila expandida e aerador de aquário. A troca gazoza está sendo garantida pelo próprio cooler do umidificador.

Gratidão e positividade.

Paz e Luz!
 

Anexos

  • CG-1Cult-JAN2016.jpg
    CG-1Cult-JAN2016.jpg
    109 KB · Visualizações: 100
  • CG-1Cult-JAN2016-2.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-2.jpg
    97 KB · Visualizações: 99
  • CG-1Cult-JAN2016-3.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-3.jpg
    134.5 KB · Visualizações: 97
  • CG-1Cult-JAN2016-4.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-4.jpg
    90.4 KB · Visualizações: 101
Na última foto vi o que parece um bolor amarelo. Só que não dá pra ter certeza. É diferente do micélio dos copos saudáveis? Eu tive um spawn contaminado por bolor amarelo, e antes de esporular amarelo, o micélio dele era branco, só que mais 'ralo' e fraco que o micélio de cubensis. Fique de olho e não aniversarie ainda esses que está achando estranho.
 
Na última foto vi o que parece um bolor amarelo. Só que não dá pra ter certeza. É diferente do micélio dos copos saudáveis? Eu tive um spawn contaminado por bolor amarelo, e antes de esporular amarelo, o micélio dele era branco, só que mais 'ralo' e fraco que o micélio de cubensis. Fique de olho e não aniversarie ainda esses que está achando estranho.

Malahov, grato pela observação, mas não existe nenhuma formação de bolor não, o amarelo é da própria vermiculita, estes dois bolos eu aguardarei para ver se eles aumentam a colonização, não pretendo colocá-los no terrário junto aos bolos saudaveis.

Paz e Luz!
 
deram uma murchada, descolaram do vidro e não colonizaram totalmente o substrato

Normal, o micélio sintetiza o substrato pra si e no final fica um volume um pouco menor dentro do copo. Por isso, descola :bigode:.

Sobre colonização ideal pra aniversariar, nem sempre é sinônimo de que sumiu toda a vermiculita. Ocorre que, se for esperar sumir até o último grão de vermiculita em casos como destes seus 2 bolos, pode ocorrer de que nas outras áreas do bolo, onde já está 100%, haja formação de crostas de micélio, que eu não sei como chama (edit: acho que é estroma o nome), mas de onde não vejo sair cogumelo.

trabalho em uma assistência técnica deste produto e consegui baixar a formação de névoa

Show de bola :). Se for relativamente simples fazer isto, bem que você podia colocar um pequeno tutorial :D.

Parabéns e acompanhando o cultivo :coffee:.
 
Última edição:
@ExPoro , valeu pelas informações, vou guardar mais um tempo pra ver como estes bolos irão se comportar se não houver um crescimento significativo do micélio vou aniversariá-los também.

Show de bola :). Se for relativamente simples fazer isto, bem que você podia colocar um pequeno tutorial :D..

Com relação ao umidificador a adaptação foi empírica, criei uma bobina resistiva ligada em série com um dos condutores da cerâmica piezzo e consegui diminuir a frequência ultrassônica, vou tentar esquematizar e posteriormente compartilho!

Paz e Luz
 
Salve pessoal,

Depois de verificar as condições do terrário, a umidade está em torno de 95% e a temperatura varia durante o dia de 24~29ºC.
Como estou trabalhando com um umificador decidi não fazer rool nem dunk, abaixo seguem as fotos atuais dos 2 bolos no terrário.
Tenho me preocupado com a iluminação, o ciclo está sendo de 12 h claro e 12 h escuro, porém a lâmpada que coloquei acredito estar sendo insuficiente, o que acham?
Não lacrei as laterais da caixa pois o terrário fica no meu guarda-roupas e meu quarto fica o dia todo escuro.

Agora é aguardar e esperar pelos Pins.

Paz e Luz!
 

Anexos

  • CG-1Cult-JAN2016-7.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-7.jpg
    82.3 KB · Visualizações: 67
  • CG-1Cult-JAN2016-9.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-9.jpg
    92.1 KB · Visualizações: 62
  • CG-1Cult-JAN2016-8.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-8.jpg
    86.2 KB · Visualizações: 63
  • CG-1Cult-JAN2016-10.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-10.jpg
    119.9 KB · Visualizações: 60
A luz nao é uma preocupaçao nesse seu caso, fique tranquilo!
 
Obrigado @tupy.

Hoje o estado atual dos bolos são conforme as fotos abaixo, o micélio está verticalizando, seria a pinagem iniciando?

Paz e Luz!
 

Anexos

  • CG-1Cult-JAN2016-12.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-12.jpg
    102.4 KB · Visualizações: 99
  • CG-1Cult-JAN2016-13.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-13.jpg
    173.6 KB · Visualizações: 99
  • CG-1Cult-JAN2016-11.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-11.jpg
    131.4 KB · Visualizações: 95
Hoje o estado atual dos bolos são conforme as fotos abaixo, o micélio está verticalizando, seria a pinagem iniciando?
Segundo o RR, esse crescimento micelial formando ramificações (difere do micélio aéreo) costuma aparecer em bolos contaminados por bactérias, nenhuma relação com pinagem. "That's contaminated with bacteria. If it were aerial mycelium, the strands would be individual, not all bundled up and shiny like that." Fonte: https://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/18707928#18707928
 
Segundo o RR, esse crescimento micelial formando ramificações (difere do micélio aéreo) costuma aparecer em bolos contaminados por bactérias

Não sei se tem mesmo relação com bactérias, @NANER, mas bolos assim pinam e produzem cogumelos, experiência pessoal. Então vá em frente.
 
Poxa, será que meu primeiro cultivo irá por água abaixo?

@Malahov obrigado pela referência.

Estou na expectativa aqui, vamos ver no que isso vai dar, espero (rs) que seja apenas um micélio agressivo como disse @tupy.

Vou mantendo-os atualizado em qualquer sinal de modificação postarei.


Não sei se tem mesmo relação com bactérias, mas bolos assim pinam e produzem cogumelos, experiência pessoal. Então vá em frente.
@Ecuador tô confiante no que vc disse!

Aguardar...aguardar... aguardar...
 
Poxa, será que meu primeiro cultivo irá por água abaixo?

Mesmo que haja contaminação, é 99,9% de certeza que vai ter frutos. Apenas, abstenha-se de tirar carimbos, por precaução, pra não fazer carimbo contaminado.
 
Não concordo com o @ExPoro, sobre a certeza de frutificação de um bolo contaminado. Não podemos nos esquecer de que o contaminante que vemos é o contaminante em sua fase de esporulação. No caso, a cor com que ele se apresenta aos nossos olhos seria só a ponta do "iceberg" formado.
Sem contar que, enquanto competidor, o contaminante tentará se apropriar do substrato e da água retida no bolo.

Mas não penso que seja esse seu caso, @NANER. Aposto na alta umidade dentro do terrário, provocada pelo umidificador ultrassônico.
Aliás, eu me atentaria para a troca de ar... Furos, abano, etc.
 
Obrigado @Cantaro , estou abanando 2x ao dia, a umidade está oscilando entre 85 e 95% não observei saturação e tampouco excesso de névoa, como adaptei o umidificador a névoa está continua baixa e fina, seria alta a umidade nestes valores?
 

Anexos

  • IMG_20160111_104122999_HDR.jpg
    IMG_20160111_104122999_HDR.jpg
    39.6 KB · Visualizações: 28
O @ExPoro é um cara que se empolga mesmo, liga não :contente:

Verdade :LOL:.

Mas no que depender da minha torcida, o bolo racha ao meio de tanto cogumelo :p.

estou abanando 2x ao dia, a umidade está oscilando entre 85 e 95% não observei saturação e tampouco excesso de névoa, como adaptei o umidificador a névoa está continua baixa e fina, seria alta a umidade nestes valores?

Parece que está tudo adequado :).
 
Última edição:
Back
Top