Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - PF TEK - Cambodian Gold

Diário de cultivo completo.
Salve irmãos, peço licença para inserir o meu primeiro diário de cultivo.
Há bastante tempo venho acompanhando as discussões do fórum e buscando informações para o primeiro cultivo, após as leituras decidi iniciar, a raça escolhida foi Cambodian gold.
A técnica escolhida foi a PF TEK.

-2/12/2015- PREPARAÇÃO DAS SERINGAS : Após adquirir os carimbos e montar a Glovebox, realizei a hidratação dos carimbos, as seringas ficarm guardadas na geladeira (parte inferior) até a próxima data (abaixo), achei que poderia dar falha na inoculação pois por conta de ter diminuido a temperatura da geladeira as seringas congelaram, li alguns relatos aqui afirmando que funcionariam, decidi então descongelar as seringas e utilizá-las mesmo na incerteza. Para hidratação utilizei cerca de 1/4 de um carimbo médio que me rendeu 2 seringas de 10 ml, a água utilizada foi a água estéril para injeção.

-18/12/2015: MONTAGEM DOS BOLOS E ESTERILIZAÇÃO: Para montagem dos bolos utilizei a receita de arroz integral triturado (utilizei o liquidificador, mantendo o mesmo triturado com pouco pó) + Vermiculita. Realizei a montagem dos bolos e a esterilização, deixei esfriando na panela de pressão por aproximadamente 4 horas.

-19/01/2015: INOCULAÇÃO DOS BOLOS: Dentro da Glove Box foram inoculados os 5 bolos, em cada bolo foi injetado 4 ml da solução das seringas, 1 ml em cada furo, os furos foram tampados com fita microporosa.

-23/01/2015: PRIMEIROS SINAIS DO MICÉLIO: Os bolos foram mantidos dentro de um guarda-roupas e nesta data foi possível ver o inicio da colonização do micélio.

-07/01/2015: ESTADO ATUAL DOS BOLOS (FOTOS): Dos 5 bolos inoculados 3 deles se apresentam totalmente colonizados, já não é mais possível ver o substrato, porém 2 deles estão com um aspecto estranho (Fotografia onde está os 2 juntos e 1 na minha mão), deram uma murchada, descolaram do vidro e não colonizaram totalmente o substrato, acredito que ouve perda de umidade cujo motivo é desconhecido.

Como terrário foi escolhido uma caixa organizadora que eu já possuia (possui a tampa perfurada pois mantinha uma cobra de estimação nele), o meio de umidificação escolhido será por umidificador ultrassônico, trabalho em uma assistência técnica deste produto e consegui baixar a formação de névoa o que está garantindo uma umidade por volta de 80~90%, não existe sistema de aquecimento pois a temperatura dentro do terrário tem ficado estável entre 23~28º, pretendo introduzir um sistema de aquecimento por resistência elétrica e termostato para culturas nos meses onde a temperatura baixa. Para a iluminação utilizarei uma lampada LED sobre a tampa estabelecendo um foto período de 12 H claro e 12 H escuro.

Pretendo neste final de semana aniversariar os bolos, porém ainda estou observando as condições do terrário, tenho o observado a apenas 1 dia, se as condições de temperatura e umidade se manterem os bolos serão colocados diretamente em pratos de sobremesa , por estar utilizando um umidificador dispensarei o uso de argila expandida e aerador de aquário. A troca gazoza está sendo garantida pelo próprio cooler do umidificador.

Gratidão e positividade.

Paz e Luz!
 

Anexos

  • CG-1Cult-JAN2016.jpg
    CG-1Cult-JAN2016.jpg
    109 KB · Visualizações: 100
  • CG-1Cult-JAN2016-2.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-2.jpg
    97 KB · Visualizações: 99
  • CG-1Cult-JAN2016-3.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-3.jpg
    134.5 KB · Visualizações: 97
  • CG-1Cult-JAN2016-4.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-4.jpg
    90.4 KB · Visualizações: 101
Lembrando que se for uma bactéria, não tem esporulação nenhuma.

Uai, como assim?

A não ser que você esteja se referindo ao fato de que os esporos bacterianos esporulam menos que os esporos fúngicos, e em decorrência disso é que não vemos os tais esporos colorindo o bolo em uma contaminação bacteriana do cultivo, terei de discordar de você, também.
O mecanismo que desengatilha a formação de esporos nas bactérias segue um princípio fundamental que, embora eu não tenha verificado se também é inerente nos fungos (com exceção dos clamidósporos), pode ser reconhecido como inerente às bactérias. Pois elas esporulam em:

"situações críticas para sua sobrevivência, ou seja, as condições ambientais são adversas para o crescimento bacteriano. De maneira geral, isto ocorre quando há falta de nutrientes, como carbono ou nitrogênio" (Fonte: http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/esporo.htm);

"em ambiente que ameaçam a sua sobrevivência, que não tem nutrientes suficientes para que cresçam e se reproduzam" (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esporo_bacteriano).

Agora, imagino que, em um cultivo onde a quantidade de nutrientes é escassa (devido ao sucesso da colonização miscelial), acrescido ao fato de que a bactéria teria de se imiscuir no substrato (resistindo aos métodos assépticos adotados) para poder se reproduzir, configuraria o cenário propício e ideal para a esporulação.
 
Última edição:
Bem pessoal,

Abri o terrário agora para abanar e um dos bolos já possuem 2 micro Pins, como são lindos rsrsrrs e que emoção...
Tô na expectativa!
 
E eles estão Chegando
:):)
full

full


;);););)
 
Cara, que foto linda. Fiquei até emocionado agora, com esse baby mushroom. :feliz:
 
Atualizando o diário.

O bolo que iniciou a pinagem já conta com uns aproximadamente 9 pins ao seu entorno e o primogênito está crescendo muito bem, :), que maravilha,

O bolo do pratinho azul foi aniversariado tardiamente (2 dias depois) e não tem sinais de pins até o momento, o outro bolo (oque não tem selo de vermiculita) iniciou a pinagem agora, vamos esperar...

Como eu disse haviam 2 bolos que estavam com aspecto estranho que eu decidi não aniversariar, porém para não descartá-los decidi fazer um casing apenas com vermiculita para ver se ganhavam força, no momento em que eu os desmanchei percebi que estavam extremamente secos, possivelmente foi este o fator que estagnou o desenvolvimento do micélio, são 4 dias já e o casing está conforme as fotos abaixo, o micélio ganhou força vejo formações rizomórficas por toda a lateral do recipiente :), seria a hora de cold shock?

Paz e Luz!
 

Anexos

  • CG-1Cult-JAN2016-17.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-17.jpg
    110.4 KB · Visualizações: 85
  • CG-1Cult-JAN2016-18.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-18.jpg
    97.9 KB · Visualizações: 80
  • CG-1Cult-JAN2016-19.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-19.jpg
    98.2 KB · Visualizações: 79
  • CG-1Cult-JAN2016-20.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-20.jpg
    117.2 KB · Visualizações: 81
  • CG-1Cult-JAN2016-21.jpg
    CG-1Cult-JAN2016-21.jpg
    207.5 KB · Visualizações: 82
Obrigado pela informação @Malahov.

Seria o momento de transferir para o terrário, ou aguardo mais alguns dias?
 
Cara, se já ta completamente colonizado eu aconselho a transferência.
 
O ambiente em que os bolos PF estão aparenta bem seco. usar de bastante vermiculita úmida nos bolos e uma argila expandida+água ia mudar bem esse cenário.
Eu ainda deixaria esses casings em observação.
 
@tupy, será que a umidadade está realmente baixa?
Meu termohigrômetro tem marcado uma média de 95%, o umidificador está ligado 24h/dia, há gotículas de água por todo entorno do terrário e da tampa bem como acúmulo de água devido à umidificação na base do terrário e nos pratinhos, a formação de névoa toma todo o terrário (sem indicios de saturação) o que deixa a visibilidade em seu interior por volta de 10% .
A temperatura está um pouco alta e talvez isto tenha atrapalhado a frutificação.

Continuo observando e agradeço as observações, se nada mudar vou seguir para a argila expandida.

Ontem instalei um cooler na parte inferior do terrário (como exaustor) para garantir uma melhor troca de ar, antes do cooler cobri o orifício com fita microporosa para não baixar tanto a umidade.
Hoje estou tentando baixar um pouco a temperatura com gelo dentro de uma vasilha.
Na observância.
 
Cara, se já ta completamente colonizado eu aconselho a transferência.
Casing não tem que colonizar.
Meu termohigrômetro tem marcado uma média de 95%
Aqui o meu tambpem trava em 95% porque parece que vapor condensa dentro dele e ele nunca mais marca outro valor... Mas como você citou outros indicadores de umidade, é provável que esteja mesmo nessa faixa. Dito isso, os casings estão prontos para aniversariar, acho que tupy disse para você esperar por temer que esteja contaminado, não sei.
 
Atualizando, bolo principal vem vindo a todo vapor, muitos pins chegando, passam dos 20, sei que vários serão abortos pois estão saindo pelo selo de vermiculita.

A melhor circulação de ar deu um up na pinagem!

Por ser o primeiro cultivo já estou satisfeito!:)
 

Anexos

  • IMG_20160115_120107724_HDR.jpg
    IMG_20160115_120107724_HDR.jpg
    77 KB · Visualizações: 48
Está Chegando a hora de colher o primeiro, jájá o véu se rasga :).

Precisei fazer uma "palafita" (rs) em dois dos bolos pois muitos mágicos estão surgindo por baixo, nem sei se isso é aconselhado, mas eu não queria perdê-los :whistle:.

O bolo do pratinho com borda azul passou 12horas em dunk.

full


Quanto ao casing, se manteve da mesma forma então possivelmente o que surgiu foi micélio algodão e não cobweb, é possível ver muitos nós hiffais na superfície do casing e decidi aniversariá-lo hoje, porém por garantia coloquei-o separadamente em um balde com argila expandida para ver como vai se comportar.

Paz e Luz!
 
KKKKK boa Tupy, sei que o que aconteceu foi algum descompasso nas condições do terrário ou até a falta de rolar o bolo em vermiculita, mas neste momento precisei ser criativo pra salvar meus primogênitos ....
 
Precisei fazer uma "palafita" (rs) em dois dos bolos pois muitos mágicos estão surgindo por baixo, nem sei se isso é aconselhado, mas eu não queria perdê-los

Então, depois que eu descobri que o bolo não tem cima e baixo... Quando dá pra nascer embaixo, viro ele de ponta cabeça. Aí no próximo flush vai pro outro lado de baixo, e vira de volta, se necessário :lol:.

Agora quando nasce nos dois lados de baixo... no meu caso, como eu não coloco pratinho embaixo dos micélios sobre a argila expandida, os cogumelos conseguem se virar e se embrenhar pelas argilas expandidas em direção à luz :teo_ninja:.

Ultimamente, tô esperando pra ver quantos cogumelos seriam necessários pra erguer o bolo todo :p :roflmao:.
 
Back
Top