Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Nepal Chitwan (Fibra de coco+Arroz i

Diário de cultivo completo.
Eai senhores, hoje comecei meu primeiro cultivo, depois de adquirir um conhecimento básico estou fazendo bolos PF pra depois um possivel casing em balde também usando a fibra úmida e o bolo colonizado quebrado como spawn por cima. Carimbo fornecido pelo meu amigo @renatodrok. :fumar:
Obrigado a todos que me deram respostas e compartilharam informações que foram úteis.
Tópico usado como referencia foi esse aqui do @ygor .
Não vi muitos cultivos com esse substrato por aqui, espero que esse diário possa ajudar outros.

Inicio 24/07 - Substrato

Triturei o arroz integral como tem que ser e piquei a fibra de coco com a tesoura ( resolvi substituir a vermiculita ). Depois 20min fervendo os dois.
Logo depois deixei embrulhado em guardanapos pra secagem e foi pra geladeira por 12horas.
.IMG-20160725-WA0002.jpg

Confecção da seringa - Str. Nepal Chitwan

Fiz a raspagem do esporo, preparei a seringa e também coloquei na geladeira pra hidratar.
IMG-20160725-WA0006.jpeg

LEMBRANDO QUE USEI LUVAS E FIZ UMA ESTERILIZAÇÃO NO LOCAL USADO.

25/07 - Preparação dos bolos

Misturei os ingredientes com proporção mostrada na foto. 2 potes de fibra picada pra 1 de arroz parcialmente cozido. Sobrou uma quantidade equivalente pra mais 4 copos :D. Devido a pouca noção das quantidades fiz de sobra e descartei o que sobrou.
IMG-20160725-WA0001.jpg
E depois confecção dos bolos com um selo de fibra que foram colocados na panela de pressão por 1h em fogo baixo depois de ter pegado pressão.
IMG-20160725-WA0000.jpg
IMG-20160725-WA0004-1.jpg
Ja desliguei o fogo, e aguardarei 5horas pra abrir a panela.

Última edição:
Algum fator em comum está afetando tanto o micélio quanto o cogumelo maduro.
Então veja qual dos fatores está alterado. Temperatura, umidade, troca gasosa, iluminação, manipulação, stress (ficar mudando as pets de local muitas vezes).
Caso não haja nem um fator desses alterado, talvez (enfase do talvez) seja algum tipo de contaminante que eu não conheço.

Então veja qual dos fatores está alterado. Temperatura, umidade, troca gasosa, iluminação, manipulação, stress (ficar mudando as pets de local muitas vezes).
Caso não haja nem um fator desses alterado, talvez (enfase do talvez) seja algum tipo de contaminante que eu não conheço.
Eu deixo as pets no sol e depois guardo no guarda roupa . Até o menorzinho em baixo desse outro está mais escuro. Faço a troca de ar normalmente e borrifo água com 5% de oxigenada... Vou esperar pra ver o que acontece, parece está abrindo esse menorzinho já.

Estava conversando com o Baal, ele tem feito uma ótima troca gasosa, umidade controlada e tudo certo. Eu sei que eles pegaram um pouco de frio mas nada exagerado, uns 15 graus talvez.

Borrifa direto nos cogumelos?

Não, só em volta e no bolo. Os dois bolos estão um pouco azulado, esse que pinou e o outro que não apareceu nada.

Eu fiz a troca de ar agora novamente e aproveitei tirar o bolo pra fotografar.

IMG-20160928-WA0048.jpeg IMG-20160928-WA0056.jpeg IMG-20160928-WA0053.jpeg IMG-20160928-WA0050.jpeg

Os novos estão com a cor normal.

Última edição por um moderador:
SE não tiver outra explicação pra estarem azuis, eu começo a pensar que talvez sofreram uma mutação e criamos uma strain nova. :D

Vou retirar um carimbo desse azul e fazer o teste futuramente, Nepal Smurf :cyclops:. Reparei que no bolo que estava ficando azul em cima mas ainda não apareceu nenhum pin, está clareando a mancha e no outro bolo com os pins a mancha escureceu, está mais azul!

02/10

No momento ta bem frio aqui em torno de 13º, e não frutificou nada novo no bolo, porém eu enterrei um bolo que parecia está contaminado em um vaso de planta e fiz uma caçada de selvagens descartei alguns que estavam secos também no vaso, e ...

IMG-20161002-WA0020.jpeg IMG-20161002-WA0018.jpeg

Não consigo ver se ja abriu, não sei se ja posso colher.

E ja tenho meu primeiro carimbo, fiz todos os passos corretos.

IMG-20161002-WA0011.jpeg

Do chapéu azul não deu certo, esse foi daquele que abriu e estava com a cor normal.

Última edição por um moderador:
Alguns pins de hoje, irei tirar carimbos de todos em breve.
IMG-20161010-WA0000.jpeg IMG-20161010-WA0002.jpeg esses dois estão no bolo que estavam os pins azuis, IMG-20161010-WA0004.jpeg esses no fundo do mesmo, parou de crescer e devido a troca de ar errada que fiz ficaram assim.
Já esse aqui é do bolo que está no balde IMG-20161010-WA0006.jpeg.
PAZZZZ SATAN LOVE US :teo_ninja:

15/10
Colheita de hoje, me rendeu frutos pesadinhos.
20161015_093616.jpg
Um saiu grudado com o maior, estava metade com o véu metade rompido
.20161015_092918.jpg
Fiz 2 carimbos de boa, vou deixar 48hrs.
E tambem o outdoor está com alguns pequenos pins e me deu mais um.
20161014_113009.jpg
Aprendi muita coisa com meu primeiro cultivo e logo farei outro, porém em bulk. Ja posso dizer que esta concluído meu diário, vou colhendo sempre que crescem. Com algumas falhas que me ajudaram aprender e estou sempre aprendendo mais. Obrigado aos amigos que me ajudaram e estão ajudando.
Obs: Ja tenho alguns secos, estou juntando pra uma dose maior.

Senhores, mais uma dúvida.
Mancha preta no chapéu é sinal de que? Baixa temperatura? Umidade? IMG-20161020-WA0001.jpeg

Back