Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Nepal Chitwan (Fibra de coco+Arroz i

Diário de cultivo completo.
Eai senhores, hoje comecei meu primeiro cultivo, depois de adquirir um conhecimento básico estou fazendo bolos PF pra depois um possivel casing em balde também usando a fibra úmida e o bolo colonizado quebrado como spawn por cima. Carimbo fornecido pelo meu amigo @renatodrok. :fumar:
Obrigado a todos que me deram respostas e compartilharam informações que foram úteis.
Tópico usado como referencia foi esse aqui do @ygor .
Não vi muitos cultivos com esse substrato por aqui, espero que esse diário possa ajudar outros.

Inicio 24/07 - Substrato

Triturei o arroz integral como tem que ser e piquei a fibra de coco com a tesoura ( resolvi substituir a vermiculita ). Depois 20min fervendo os dois.
Logo depois deixei embrulhado em guardanapos pra secagem e foi pra geladeira por 12horas.
.IMG-20160725-WA0002.jpg

Confecção da seringa - Str. Nepal Chitwan

Fiz a raspagem do esporo, preparei a seringa e também coloquei na geladeira pra hidratar.
IMG-20160725-WA0006.jpeg

LEMBRANDO QUE USEI LUVAS E FIZ UMA ESTERILIZAÇÃO NO LOCAL USADO.

25/07 - Preparação dos bolos

Misturei os ingredientes com proporção mostrada na foto. 2 potes de fibra picada pra 1 de arroz parcialmente cozido. Sobrou uma quantidade equivalente pra mais 4 copos :D. Devido a pouca noção das quantidades fiz de sobra e descartei o que sobrou.
IMG-20160725-WA0001.jpg
E depois confecção dos bolos com um selo de fibra que foram colocados na panela de pressão por 1h em fogo baixo depois de ter pegado pressão.
IMG-20160725-WA0000.jpg
IMG-20160725-WA0004-1.jpg
Ja desliguei o fogo, e aguardarei 5horas pra abrir a panela.

Última edição:
Tá um pouco empapado isso ai. Esperamos que melhore.

Talvez pra limpar um pouco, pra não ter tanta contaminação.

Tem que seguir a receita a risca. Qualquer alteração ai, como cozinhar o arroz previamente, já compromete o resultado final.
.

Tem que seguir a receita a risca. Qualquer alteração ai, como cozinhar o arroz previamente, já compromete o resultado final.
.
Na real tirei uma base dos cultivos do forum, procurei diários de arroz e fibra e se não me engano fiz isso porque outro membro também fez e deu certo. :(
Espero que ocorra tudo bem, to sem carimbo agora mas assim que tiver tento de outra forma, só fervendo a fibra.

Não desanime @Baal o micélio é forte e aguenta muita coisa.

Talvez pra limpar um pouco, pra não ter tanta contaminação.
Nada limpa mais que o processo de esterilização. Esterilização significa exterminar completamente todos os microorganismos de um meio e torná-lo estéril. Qualquer passo anterior se torna redundante. Mas é isso, errando e aprendendo, acompanhe o desenvolvimento destes copos e observe o que pode ser aprimorado no futuro.

19/08 QUASE?!
Copo 2 -
IMG-20160819-WA0016.jpeg
IMG-20160819-WA0018.jpeg
IMG-20160819-WA0020.jpeg
IMG-20160819-WA0022.jpeg
Copo 3 -
IMG-20160819-WA0024.jpeg
IMG-20160819-WA0026.jpeg
IMG-20160819-WA0028.jpeg
IMG-20160819-WA0030.jpeg
Os outros estão mais lentos com +/- 15% de colonizacão, esses dois estão mais evoluidos, parecem bem.

Esses dois estão show de bola. Acompanhando :coffee:

GALERA, O QUE EU FAĆO?
Abri a caixa e me deparei com esse copo que está com o micélio ou sei lá, saindo pelos buracos de troca de ar que fiz na tampa, porem estava tampado com micropole. Está na hora de aniversariar?IMG-20160828-WA0021.jpeg IMG-20160828-WA0023.jpeg IMG-20160828-WA0025.jpeg IMG-20160828-WA0027.jpeg1472411448967-1681415406.jpg

GALERA, O QUE EU FAĆO?
Abri a caixa e me deparei com esse copo que está com o micélio ou sei lá, saindo pelos buracos de troca de ar que fiz na tampa, porem estava tampado com micropole. Está na hora de aniversariar?View attachment 94102 View attachment 94103 View attachment 94104 View attachment 94105View attachment 94106
Na minha opinião, se você aniversariar vai ter muita chance de contaminar a parte não colonizada. Eu não faria nada, esperaria terminar de colonizar, ficaria monitorando, evitaria que eles pegassem luz para diminuir a chance de aparecem primórdias. Já tive micélios esfomeados que colonizaram o selo de vermiculita mas o furo de troca gasosa é a primeira vez... :)

Na minha opinião, se você aniversariar vai ter muita chance de contaminar a parte não colonizada. Eu não faria nada, esperaria terminar de colonizar, ficaria monitorando, evitaria que eles pegassem luz para diminuir a chance de aparecem primórdias. Já tive micélios esfomeados que colonizaram o selo de vermiculita mas o furo de troca gasosa é a primeira vez... :)
Obrigado por comentar.
Tem um selo de fibra e pelo jeito colonizou também, estou com medo de ser contamunante. Eu deixo todos os copos dentro de uma caixa de papelão numa sacola fechada no sol todos os dias, não deixo em nenhuma luz. Estou preocupado com contato da própria caixa, vou esperando... ja está quase 100% a colonização.

Obrigado por comentar.
Tem um selo de fibra e pelo jeito colonizou também, estou com medo de ser contamunante.

A fibra de coco tem valor nutricional baixo mas tem, as vezes coloniza mesmo. Tinha um diário de um amigo aqui do CM que costumava colonizar tb. Se a aparência do micélio estiver igual ao resto, não estiver com coloração diferente e nem mais fino está tudo certo. Pela foto não me parece contaminação não, fica tranquilo que dará tudo certo. Abcs

Já que o micélio tapou os buracos, você deveria abrir outros para continuar a troca gasosa

Já que o micélio tapou os buracos, você deveria abrir outros para continuar a troca gasosa
Mas deixar o micélio exposto assim, não vai prejudicar? Aparecer contaminantes. Posso fzer novos furos mesmo? Com certeza ta colonizada o selo de fibra na tampa.

Nisso eu fico pensativo....Baixa troca gasosa vai atrasar a colonização. Pelas fotos, falta bem pouco. Como deve estar tudo muito bem colonizado no topo, ainda com o selo a chance de levar algum contaminante existe mas ao meu ver não é grande. É uma aposta, se abrir novos buracos, provavelmente vai colonizar mais rápido mas tem um risco de levar contaminantes, se deixar como está provavelmente irá colonizar mais devagar mas mais seguro...
A decisão é sua @Baal , você é o cultivador, escuta seus micélios e veja o que eles querem.

Irei fazer mais 1 furo só, com todo cuidado possível, quero tirar logo de dentro do copo. Obrigado pela ajuda de vocês @Koda e @Finganforn .

Antes de abrir o furo novo, limpa legal com álcool 70, tenta fazer em uma glovebox ou um lugar bem limpo e coloca a fita micropora, vai dar tudo 110%

Última edição:
Antes de abrir o furo novo, limpa legal com álcool 70, tenta fazer em uma glovebox ou um ligar bem limpo e coloca a fita micropora, vai dar tudo 110%
Ja fiz o furo, mas o micélio que saiu estava ficando amarelado, bem fraco em volta, ou pode ser a cor normal. Pensei ate em tirar fora e colocar micropole por cima novamente. :sneaky:

Back