Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Nepal Chitwan (Fibra de coco+Arroz i

Diário de cultivo completo.
Eai senhores, hoje comecei meu primeiro cultivo, depois de adquirir um conhecimento básico estou fazendo bolos PF pra depois um possivel casing em balde também usando a fibra úmida e o bolo colonizado quebrado como spawn por cima. Carimbo fornecido pelo meu amigo @renatodrok. :fumar:
Obrigado a todos que me deram respostas e compartilharam informações que foram úteis.
Tópico usado como referencia foi esse aqui do @ygor .
Não vi muitos cultivos com esse substrato por aqui, espero que esse diário possa ajudar outros.

Inicio 24/07 - Substrato

Triturei o arroz integral como tem que ser e piquei a fibra de coco com a tesoura ( resolvi substituir a vermiculita ). Depois 20min fervendo os dois.
Logo depois deixei embrulhado em guardanapos pra secagem e foi pra geladeira por 12horas.
.IMG-20160725-WA0002.jpg

Confecção da seringa - Str. Nepal Chitwan

Fiz a raspagem do esporo, preparei a seringa e também coloquei na geladeira pra hidratar.
IMG-20160725-WA0006.jpeg

LEMBRANDO QUE USEI LUVAS E FIZ UMA ESTERILIZAÇÃO NO LOCAL USADO.

25/07 - Preparação dos bolos

Misturei os ingredientes com proporção mostrada na foto. 2 potes de fibra picada pra 1 de arroz parcialmente cozido. Sobrou uma quantidade equivalente pra mais 4 copos :D. Devido a pouca noção das quantidades fiz de sobra e descartei o que sobrou.
IMG-20160725-WA0001.jpg
E depois confecção dos bolos com um selo de fibra que foram colocados na panela de pressão por 1h em fogo baixo depois de ter pegado pressão.
IMG-20160725-WA0000.jpg
IMG-20160725-WA0004-1.jpg
Ja desliguei o fogo, e aguardarei 5horas pra abrir a panela.
 
Última edição:
Bonito, Boa sorte no cultivo Que o ver como o micelio vai se comportar nesse substrato,e cuidado na hora na inoculação já cansei de me furar sem querer com essas seringas rs:devil:
 
hoje comecei meu primeiro cultivo, depois de adquirir um conhecimento básico estou fazendo bolos PF pra depois um possivel casing em balde também usando a fibra úmida e o bolo colonizado quebrado como spawn por cima.

Tópico usado como referencia foi esse aqui do @ygor .


Primeiro cultivo e você quer fazer um casing?

Poderia fazer como o seu tópico de referência e tentar com os bolos mesmo.

Boa sorte.
 
Primeiro cultivo e você quer fazer um casing?

Poderia fazer como o seu tópico de referência e tentar com os bolos mesmo.
Na minha opinião esse método é mais prático, e talvez faça um deles em um ternário pet. Prefiro me arriscar em outro e não seguir o padrão.
Valeu! o_O

25/07 - Inoculação
Tirei da pp depois 5horas, depois inoculei os 4 copos como tem que ser e deixarei dentro de uma caixa de papelão no meu guarda roupa, e coloquei um copo com agua quente dentro. Colocarei água quente 3 ou 4x por dia pra substituir o termostato.
Agora esperar a honra de ver os copos colonizados.
IMG-20160725-WA0008.jpeg
 
Eai senhores.
Hoje faz 8 dias que inoculei os copos e estou bem ancioso pra que apareça o micélio. E algumas dúvidas.;
20160802_164617.jpg Copo 1 : parece ter 'agua' no fundo pelo excesso de esporo talvez, não prejudica mas também não é bom, certo?:ler:
20160802_164646.jpg Copo 2
20160802_164814.jpg Copo 3
20160802_164854.jpg Copo 4
Até então nada de micélio, parece ser no Copo 4 mas é só o flash mesmo. Estão úmidos e gelados.:facewall:
A baixa temperatura deve está atrapalhando bastante, não encontro um jeito de aquece-los sem comprar um termostato. Hoje virei pra baixo as bocas na esperança que o selo de fibra secasse um pouco a umidade mas desisti e vou deixar virado pra cima mesmo.
Tudo vai da certo! :amuado:
Aceito dicas e comentários construtivos pra que possa melhorar meu cultuvo.
Hoje talvez faço mais 2 ou 1 copo's com substrato de milho+farinha de kibe pra testar.:entendiado:
 
Eai senhores.
Hoje faz 8 dias que inoculei os copos e estou bem ancioso pra que apareça o micélio. E algumas dúvidas.;
View attachment 93305 Copo 1 : parece ter 'agua' no fundo pelo excesso de esporo talvez, não prejudica mas também não é bom, certo?:ler:
View attachment 93306 Copo 2
View attachment 93307 Copo 3
View attachment 93308 Copo 4
Até então nada de micélio, parece ser no Copo 4 mas é só o flash mesmo. Estão úmidos e gelados.:facewall:
A baixa temperatura deve está atrapalhando bastante, não encontro um jeito de aquece-los sem comprar um termostato. Hoje virei pra baixo as bocas na esperança que o selo de fibra secasse um pouco a umidade mas desisti e vou deixar virado pra cima mesmo.
Tudo vai da certo! :amuado:
Aceito dicas e comentários construtivos pra que possa melhorar meu cultuvo.
Hoje talvez faço mais 2 ou 1 copo's com substrato de milho+farinha de kibe pra testar.:entendiado:
Eu não sei se você tem essa possibilidade na sua casa,mas um jeito que encontrei aqui na minha casa para driblar o frio durante a incubação, sem usar o termostato, foi colocando os copos dentro de uma pequena caixa de papelão e deixando em cima do modem da net ou em cima do aparelho da tv a cabo com um termometro dentro , se a temperatura sobe muito eu coloco alguns livros entre o modem e a caixa ,dessa forma eu consegui manter a caixa nos 26 a 28 graus durante vários dias até a colonização ser concluida.
 
Eu não sei se você tem essa possibilidade na sua casa,mas um jeito que encontrei aqui na minha casa para driblar o frio durante a incubação, sem usar o termostato, foi colocando os copos dentro de uma pequena caixa de papelão e deixando em cima do modem da net ou em cima do aparelho da tv a cabo com um termometro dentro , se a temperatura sobe muito eu coloco alguns livros entre o modem e a caixa ,dessa forma eu consegui manter a caixa nos 26 a 28 graus durante vários dias até a colonização ser concluida.
Boa idéia, pena que minha tv estragou semana retrasada e guardei o aparelho da tv seria útil mesmo.
Possíveis danos podem ocorrer se ligar o aparelho so pra esquecer meus copos sem está na tv rs eu acho. Estava esquentando água e deixando um copo com ela dentro da caixa que guardo os bolos, mas a água esfria rápido e não compensava.
Obrigado por opinar @LunáticoS.Dalí , estou aguardando nossa troca de carimbos.:)
 
Boa idéia, pena que minha tv estragou semana retrasada e guardei o aparelho da tv seria útil mesmo.
Possíveis danos podem ocorrer se ligar o aparelho so pra esquecer meus copos sem está na tv rs eu acho. Estava esquentando água e deixando um copo com ela dentro da caixa que guardo os bolos, mas a água esfria rápido e não compensava.
Obrigado por opinar @LunáticoS.Dalí , estou aguardando nossa troca de carimbos.:)
Eu usei o aparelho da tv a cabo mesmo sem estar conectado na tv, inclusive usei o mesmo aparelho até para aquecer a lateral do meu terrário,pois somente o termostato não estava dando conta de manter a temperatura acima dos 20graus durante a noite. Sei lá cara,talvez pode valer a pena fazer um teste sem os copos dentro, deixando somente o termometro e verificando a temperatura até pelo menos conseguir manter nos 24 graus direto.A única coisa que me preocupava era a temperatura passar dos 28 durante o tempo que eu estava fora,mas mantendo os livros entre o aparelho e a caixa eu conseguia mater nos 26 o dia todo sem problemas.
O carimbo deve sair amanhã! Te mando uma MP! Boa sorte no cultivo!:)
 
O carimbo deve sair amanhã! Te mando uma MP! Boa sorte no cultivo!:)
Opa! Valeu.

Depois dessa do aparelho de tv, lembrei que a minha fonte da máquina de tattoo esquenta depois de um tempinho ligada, espero que não queime. CONTO COM A SORTE.20160803_114139-1.jpg
(sério, tomara que não queime minha fonte) :morto:
 
Água em excesso nos copos não é bom não.....
E não se preocupe porque mesmo em temperaturas mais baixas o micélio se desenvolve, mesmo que de forma mais lenta; a não ser que na sua região esteja muito frio.
Creio que a água seja uma quantidade exagerada de esporo, no momento está 13º, é disso pra menos que fica a temperatura.
 
Essa quantidade de água não parece muito exagerada, se seguiu a receita e os copos não viraram na PP, tá tudo certo. :coffee:

Agora, 13 °C é realmente uma temperatura muito, muito baixa. Acho que a ideia de colocar ali pra esquentar é uma boa. Tenta também em cima do estabilizador do seu computador. Tem também a tradicional opção "em cima da geladeira", onde é sempre um pouco mais quente devido ao condensador. E tem alguns membros que ainda adicionam cobertores sobre as incubadoras para ajudar no aquecimento. Talvez em cima da geladeira + cobertor dê certo também. :bigode:

Bom cultivo. Acompanhando. :)
 
Última edição:
Essa quantidade de água não parece muito exagerada, se seguiu a receita e os copos não viraram na PP, tá tudo certo. :coffee:

Agora, 13 °C é realmente uma temperatura muito, muito baixa. Acho que a ideia de colocar ali pra esquentar é uma boa. Tenta também em cima do estabilizador do seu computador. Tem também a tradicional opção "em cima da geladeira", onde é sempre um pouco mais quente devido ao condensador. E tem alguns membros que ainda adicionam cobertores sobre as incubadoras para ajudar no aquecimento. Talvez em cima da geladeira + cobertor dê certo também. :bigode:

Bom cultivo. Acompanhando. :)
Acesso o forum pelo celular, infelizmente não tenho mais um pc. Acabei voltando pro guarda roupa dentro de uma sacola a caixa, não quis arriscar perder minha fonte hahah e vi que não estava esquentando, só acontece isso quando estou com a maquininha na ativa. Boa ideia da geladeira mas aqui é frio em todo lugar. Logo acho um jeito de aquecer os bolos.Agora está mais calor 17º :D
Valeu @ExPoro !
 
05/08 - Troca gasosa
Hoje fiz 2 furos em cada copo e tampei com micropole.
Aproveitando, ja inoculei mais 2 copos com outro substrato: milho + farinha de kibe usando a mesma strain.
IMG-20160805-WA0003.jpeg IMG-20160805-WA0001.jpeg
obs; Hoje saiu um sol na região e pra aquecer um pouco os bolos deixei la fora os copos, na caixa de papelão dentro de uma sacola fechada
 
Aproveitando, ja inoculei mais 2 copos com outro substrato: milho + farinha de kibe usando a mesma strain.
O problema do trigo para kibe é que ele cozinha muito fácil e fica empapado conforme vemos na sua foto, tornando ele não recomendado para spawn, porque o micélio fica com dificuldades para passar por ele. Para spawn prefira sempre grãos, inteiros. O trigo para kibe pode ser usado em bolos PF como faz o @PsychoEvie, porque a vermiculita garante a aeração do substrato.
 
O problema do trigo para kibe é que ele cozinha muito fácil e fica empapado conforme vemos na sua foto, tornando ele não recomendado para spawn, porque o micélio fica com dificuldades para passar por ele. Para spawn prefira sempre grãos, inteiros. O trigo para kibe pode ser usado em bolos PF como faz o @PsychoEvie, porque a vermiculita garante a aeração do substrato.
Talvez tenha ficado assim porque eu fervi também a farinha, mesmo ja tendo lido que não era preciso, eu esqueci. Mas por ter ficado com essa textura, só fica mais difícil mesmo ou interfere mais? Este membro usou también o mesmo substrato:https://teonanacatl.org/threads/bht-2º-cultivo-eh-nois.2045/
 
Última edição:
MUITO FELIZ!!
Ja fiquei contente com o aparecimento do micélio, imagina quando crescer meus PC.Hoje tirei os copos pra dar uma olhada e 2 copos ja começaram a produzir micélio (fibra+arroz). Como aqui é frio estava devagar, mas durante dois dias tirei a incubadora pra fora de casa e deixei no sol e parece que funcionou. :D
 
Boa sorte aí @Baal. Já sinto frio com o ar condicionado em 25°, imagina com 13°?:rolleyes:
 
As fotos dos 4 copos estão aqui, creio que esteja tudo bem,agora só esperar.
Bolo 1 IMG-20160807-WA0021.jpeg
Bolo 2 IMG-20160807-WA0011.jpeg (da pra ver bem pouco)
Bolo 3IMG-20160807-WA0009.jpeg
Bolo 4 IMG-20160807-WA0006.jpeg
:whistle:
Boa sorte aí @Baal. Já sinto frio com o ar condicionado em 25°, imagina com 13°?:rolleyes:
Aqui é tenso, a parte boa é que tem uma grande frequência de amanita. Valeu ae!
 
Back
Top