Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Nepal Chitwan (Fibra de coco+Arroz i

Diário de cultivo completo.
Eai senhores, hoje comecei meu primeiro cultivo, depois de adquirir um conhecimento básico estou fazendo bolos PF pra depois um possivel casing em balde também usando a fibra úmida e o bolo colonizado quebrado como spawn por cima. Carimbo fornecido pelo meu amigo @renatodrok. :fumar:
Obrigado a todos que me deram respostas e compartilharam informações que foram úteis.
Tópico usado como referencia foi esse aqui do @ygor .
Não vi muitos cultivos com esse substrato por aqui, espero que esse diário possa ajudar outros.

Inicio 24/07 - Substrato

Triturei o arroz integral como tem que ser e piquei a fibra de coco com a tesoura ( resolvi substituir a vermiculita ). Depois 20min fervendo os dois.
Logo depois deixei embrulhado em guardanapos pra secagem e foi pra geladeira por 12horas.
.IMG-20160725-WA0002.jpg

Confecção da seringa - Str. Nepal Chitwan

Fiz a raspagem do esporo, preparei a seringa e também coloquei na geladeira pra hidratar.
IMG-20160725-WA0006.jpeg

LEMBRANDO QUE USEI LUVAS E FIZ UMA ESTERILIZAÇÃO NO LOCAL USADO.

25/07 - Preparação dos bolos

Misturei os ingredientes com proporção mostrada na foto. 2 potes de fibra picada pra 1 de arroz parcialmente cozido. Sobrou uma quantidade equivalente pra mais 4 copos :D. Devido a pouca noção das quantidades fiz de sobra e descartei o que sobrou.
IMG-20160725-WA0001.jpg
E depois confecção dos bolos com um selo de fibra que foram colocados na panela de pressão por 1h em fogo baixo depois de ter pegado pressão.
IMG-20160725-WA0000.jpg
IMG-20160725-WA0004-1.jpg
Ja desliguei o fogo, e aguardarei 5horas pra abrir a panela.

Última edição:
Ja fiz o furo, mas o micélio que saiu estava ficando amarelado, bem fraco em volta, ou pode ser a cor normal. Pensei ate em tirar fora e colocar micropole por cima novamente. :sneaky:

Olha @Baal , sei que é o seu primeiro cultivo, é muito comum ficar nervoso, preocupado, bolado, estressado, ansioso e tudo e mais um pouco. Fica tranquilo irmão está tudo certo. O micélio amarelar um pouco, ficar com partes meio creme, é normal. Poder ser excreção micelial ( tem gente que fala bosta e mijo de micélio mesmo hehehe), isso acontece normalmente se tiver variações bruscas de temperatura, normalmente para cima, ficar muito quente e tal. As vezes fica creme porque ele deu uma leve desidratada ( não chega a azular, a primeira vez que aconteceu comigo fiquei mega preocupado). Eu não sou um usuário muito experiente, mas olhando as suas fotos me parece tudo certo.

Editado: Gostei dessa fita vermelha, o que ela é?

Última edição:
Olha @Baal , sei que é o seu primeiro cultivo, é muito comum ficar nervoso, preocupado, bolado, estressado, ansioso e tudo e mais um pouco. Fica tranquilo irmão está tudo certo. O micélio amarelar um pouco, ficar com partes meio creme, é normal. Poder ser excreção micelial ( tem gente que fala bosta e mijo de micélio mesmo hehehe), isso acontece normalmente se tiver variações bruscas de temperatura, normalmente para cima, ficar muito quente e tal. As vezes fica creme porque ele deu uma leve desidratada ( não chega a azular, a primeira vez que aconteceu comigo fiquei mega preocupado). Eu não sou um usuário muito experiente, mas olhando as suas fotos me parece tudo certo.

Editado: Gostei dessa fita vermelha, o que ela é?
Éehh, deve ser paranóia! :D
A fita vermelha é isolante.
Agora só esperar que termine a colonização e decidir se quebro o bolo e faço casing no balde ou uso uma pet mesmo. ;)

Acompanhando quero fazer do mesmo jeito com arroz e fibra de coco e depois fazer o pftek xuxa

5/09 ANIVERSÁRIO DE 1BOLO!
Resolvi usar a pet 3l como terrário e uso o balde pra fazer um possivel casing no segundo flush, fiz um roll com fibra e que tudo dê certo. Agradeço pelo auxílio de todos que me ajudaram com minhas dúvidas, agora só esperar! :D
20160905_114719.jpg
Acompanhando quero fazer do mesmo jeito com arroz e fibra de coco e depois fazer o pftek xuxa
Opa, boa sorte no seu cultivo! Fica ao seu critério dar uma pequena fervida no arroz ou não.

Última edição:
Gosto de ver garrafas Pet em ação. :coffee:

Mas, já que você é da galera do tinhoso, kkk... No seu caso os sagrados você vai chamar de profanos? :brincalhao: :D

12/09 ATUALIZAÇÃO
Mais um pra pet hoje, enquanto o primeiro continua indo bem. Faço troca de ar 4x por dia.Um dos bolos apresentou uma contaminação e enterrei, sobrou 1 de arroz e fibra e 2 de kibe e milho. Está lenta a colonização mas está em andamendo, o de fibra esta 95% vou ver se arrumo outra pet. Paz pra vocês!
20160912_153645.jpg

Hoje 26/09 encontrei esse cara gordo na pet de Coca-Cola, e percebi que deixar o bolo no roll tipo um ninho resolve. Esse bolo foi aniversariado depois do outro e apareceu primeiro. Hoje mais um foi aniversariado em um baldezinho, enrrolei todos na fibra também.
IMG-20160926-WA0003.jpeg

Algum problema apareceu hoje, de manhã os bolos estavam normais e agora a tarde estão com um tom escuro, parecem estar ficando azul. O @renatodrok que me forneceu os carimbos, também teve esse problema no cultivo dele. Ficaram azuis mas não afetou nada, está no diário dele.( E não foi carimbo dos azuis, foi de outros bons ) Eu creio que seja o calor, sei lá. Vejam as fotos:
IMG-20160927-WA0046.jpeg Até o que está crescendo está mudando a cor.
IMG-20160927-WA0048.jpeg esse ainda não apareceu pin.

Este eu aniversariei ontem. Está tudo bem.IMG-20160927-WA0050.jpeg
Alguém sabe o motivo?

Pode ser temperatura alta ou baixa umidade.
Ou manipulação, pode machucar o micélio.

Back