Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Mex.D.King

Diário de cultivo completo.
Olá!!
é meu primeiro cultivo, sabem como é né...ansiosidade pura..heheh

mais vamos lá:

Substrato: FAI(c/casca) + Vermi
Esterelização: panela de pressão, lisoform e lysol
Strain: Mexican Dutch King (fsre)
Inoculação: 13/02/07
Colonização:...

venho já com uma duvida, estão colonizando bem os bolos, mais estou notando que eles estão transpirando um pouco por dentro, isso é normal???

logo estarei postando fotos...:)


agradeço desde já..

muita paz e luz a todos.

:rolleyes:

Não posso de deixar de agradecer o amigo Kilphord, por sua paciencia comigo no começo da minha arte....

grande Abraço.

LUZ!!
 
Última edição por um moderador:
Vc tá diluindo peróxido puro pra fazer essa solução 3%?

não não, compra-se pronto, conhecido como agua oxigenada volume 10

dilui com água, proporção de 9 partes de água pra 1 de agua oxigenada
 
Fala vitor,
Gostei bastante do seu terrário! Talvez eu faça um igual, só tenho umas dúvidas:

É realmente necessário tampar os furos? Pois vi em alguns videos que deixava-se os furos do terrário abertos para poder ventilar.

É possível substituir a lã por gaze? Posso tampar o furo como se fosse um "curativo"? :D Hehehe

Abração.
 
Fala vitor,
Gostei bastante do seu terrário! Talvez eu faça um igual, só tenho umas dúvidas:

É realmente necessário tampar os furos? Pois vi em alguns videos que deixava-se os furos do terrário abertos para poder ventilar.

É possível substituir a lã por gaze? Posso tampar o furo como se fosse um "curativo"? :D Hehehe

Abração.

eae stargazer

então os furos são tapados para garantir segurança contra contaminantes, como mosquitos, esporos de fungos, etc...

só os furos não são necessários para total ventilação, digo, renovação de oxigênio

acho não muito seguro o uso de gaze, pode ser bastante perigoso ao desenvolvimento de fungos , não tenho certeza

tente procurar em casa de aquarismo por perlon, ou lã acrílica, é barato

caso não encontre, compre adesivo para curativos (micropore), vendido em farmácias, e cole no furo do terrário

caso não encontre nada desses materiais, faça como fiz a algum tempo:
peguei um edredon da vovó e abri um pedaço na ponta, retirei um pedaço de lã de dentro do edredom, e fechei com uma técnica de costura bem tosca...hahah


se em todos não se encaixe, siga seu próprio apelido aí, tirando o "R"

Star"gaze" no furo!!!



qualquer coisa estamos aí
abraço.
 
Po, mas não entendo... se temos que tampar o furo, qual a utilidade dele? :confused::D

Não seria necessário eles ficarem abertos pra facilitar a trocar de ar?
 
Po, mas não entendo... se temos que tampar o furo, qual a utilidade dele? :confused::D

Não seria necessário eles ficarem abertos pra facilitar a trocar de ar?


não não amigo!!!

troca de ar é uma coisa.

troca gasosa é outra.

o filtro de lã serve para a troca de gases

a troca de ar é feita pelo processo de levantamento do balde, separando-o da tampa, e assim o ar é renovado

fazendo esse processo 2 vezes por dia já é o suficiente

eu faço a troca 3 a 4 vezes, e borrifo água mineral com peróxido de hidrogênio vol.10 ou 3% (90/10), em todo o balde por dentro


logo postarei fotos com mais um terrário feito á partir de pote plástico de 7,5L retangular,

com o mesmo processo, porém será terrário para um bolo e um casing
 
adicionando um detalhe:
os furos devem ser feitos proximo a linha do substrato pois o CO2 é mais pesado que o ar e "escorre" pra fora com facilidade.
 
adicionando um detalhe:
os furos devem ser feitos proximo a linha do substrato pois o CO2 é mais pesado que o ar e "escorre" pra fora com facilidade.


valeu Boca

vou adaptar o terrário

eu tinha feito apenas um furo em cima

farei mais 3 nos lados

sempre vejo as fotos de setup's que estão com grandes furos, e neles a lã

seria melhor que os furos fossem maiores???

eu fiz furos bem pequenos, que não passa nem um lápis
 
valeu Boca

vou adaptar o terrário

eu tinha feito apenas um furo em cima

farei mais 3 nos lados

sempre vejo as fotos de setup's que estão com grandes furos, e neles a lã

seria melhor que os furos fossem maiores???

eu fiz furos bem pequenos, que não passa nem um lápis

vitor
, poe uma foto clara dos furos com lã do terrário!

abração!
 
segue as últimas fotos do cultivo out no balde, tentando clonar o maior, vamos ver se consigo, clonagem no algodão
cogu out2.jpgcogu out4.jpgcogu out6.jpgcogu out7.jpgcogu out3.jpgCogus1 (1).jpgCogus1 (7).jpgCogus1 (4).jpg
 
Cara os MEX são muito simétricos... eu acho muito, muito bonito os frutos dessa strain. Belos chapeludos Vitão! :D
 
meu casing de Mex da primeira leva, deu 3 flushs, 1° foi ótimo, já o segundo e o terceiro foram muito fracos, dando apenas poucos cogumelos de bom tamanho

após o 3°flush não consegui a frutificação, no 4° que não cosiderei 'um" flush nasceram muitos pq cogus

segue fotos de como estou tentando frutificar, seguindo a mesma do Shanti
https://teonanacatl.org/threads/borboleta.1377/

saco de polipropileno com 2 furos tampados por fita micropore, a boca é fechada com clip's

peço uma luz!
alguma etapa deve ser dada para forçar a frutificação!!??

:idea:
Casing2 (1).jpgCasing2 (2).jpgCasing (1).jpgCasing (4).jpg
 
meu casing de Mex da primeira leva, deu 3 flushs, 1° foi ótimo, já o segundo e o terceiro foram muito fracos, dando apenas poucos cogumelos de bom tamanho

após o 3°flush não consegui a frutificação, no 4° que não cosiderei 'um" flush nasceram muitos pq cogus

segue fotos de como estou tentando frutificar, seguindo a mesma do Shanti
https://teonanacatl.org/threads/borboleta.1377/

saco de polipropileno com 2 furos tampados por fita micropore, a boca é fechada com clip's



peço uma luz!
alguma etapa deve ser dada para forçar a frutificação!!??

:idea:
Bom varios procedimentos podem ser tomados agora Vitao.
1-
DUNK
como - retira todo o bolo de dentro do casing com muito cuidado e faz um DUNK com agua gelada por 24h na geladeira(ele fica solido mas tem qeu se manusear com cuidado)
depois re-faz a camada inferiro de casing e superior, atentando pra INVERTER o bolo na quantinha.
2- injetar agua pura:
como - Seringas de agua mineral ou agua destilada esteril compradas.
só injete, re-faça a camada superior de casing e re-cubra ela certinho com vermiculit aumida
3- Girar o bolo e injetar agua pura:
como - desmonta o casing, injeta agua direto no micelio e re-faz o casing em uma nova quentinha
bom
vc escolhe.
em ultimo caso pesquise aqui sobre as maravilhas do uso do café
:)
 
maravilha Boca!!

ainda não tinha achado post com esses procedimentos, eu acho que poderia ser um novo ou complementador da biblioteca :)

muito obrigado :D
 
no caso de injetar água, é preciso dar o cold-shock??

vou virar o bolo compacto ao contrário e injetar água destilada, penso dar um cold de 24 hrs, seria dispensável??

:confused:
 
no caso de injetar água, é preciso dar o cold-shock??

vou virar o bolo compacto ao contrário e injetar água destilada, penso dar um cold de 24 hrs, seria dispensável??

:confused:

Fala Vitor!! beleza meu amigo, muito bom esse seu cultivo.


O cold shock, seria dispensável, porém vc corre o risco de aguardar muito por um novo flush. Como ja é sabido, o choque térmico inicia uma nova fase de frutificação.

Portanto, eu adotaria a técnica de fazer o dunk como vc achar melhor, e depois, lacrando o estojo de casing, aplicaria o choque térmico, por no mínimo 20 horas.

Quando o casing voltar ao terrário, sob condições de temperaturas de cultivo, o micélio volta a crescer, desenvolvendo as primórdias e por fim os pins.

sucesso meu amigo!!!
 
injetei água nos casing na tentativa de mais um flush como no primeiro

no casing maior, foi injetado 60 ml de água destilada + chá de café (30/1)

no casing redondo foi injetado apenas agua destilada pura 20 ml

e no que está com o saco de prolipropileno não foi injetado água

todos os substratos foram virados ao contrário

foram refeitas as camadas inferior, 50/50 vermiculita/pó de cocô + 2 colheres de sobremesa de carbonato de cálcio, tudo foi umidecido com café diluido em água ( uma colher de sobremesa para cada 300ml de água destilada passado no coador)

camada superior de vermiculita umida + pitada de carbonato

tudo foi esterelizado em micro-ondas por 5 minutos

dado o cold-shock de 24 hrs

após 3 dias somente no casing com o terrário de saco, está aparecendo sinal de micélio colonizando a camada superior

segue foto de um bolo que está no terrário balde, mostra-se muito bem, na parte superior, foi colocado vermiculita umida, nela apresenta crescimento rizofórmico forte :D

estou em dúvida em relação a um pote de milho, que foi tomado por colonização 100% algodoada, está recebendo luz indireta por mais de 20 dias, e nada de primórdias, será possível que frutifique??
estava pensando em degustar o micélio, caso não frutifique :)


segue as fotos
Casing3 (3).jpgCasing3 (4).jpgCasing3 (8).jpgCasing3 (9).jpgBolos (1).jpgCasing3 (2).jpg
 
OLÁ, VITOR! Adorei o teu cultivo, vc é bem perseverante e inovador com as suas técnicas, sempre valorizando os conselhos da galera daqui do fórum!

Aprendi muita coisa que vou levar pra minha segunda tentativa de cultivo, que começarei segunda-feira! Na minha primeira tentativa fiz um casing de po de coco + borra de cafe em balde que acabou contaminando com ascomicetos e mosquitos.

Ainda vou testar a técnica de balde que vc usou!


Gostaria de saber se não tem perigo da solução de água oxigenada deteriorar os coguns...

Pelo que eu li você usou ao mesmo tempo argila expandida, bomba de aquário e inalador. Apenas a argila expandida não faria o serviço de jogar água em forma de vapor e manter a umidade?
 
OLÁ, VITOR! Adorei o teu cultivo, vc é bem perseverante e inovador com as suas técnicas, sempre valorizando os conselhos da galera daqui do fórum!

Aprendi muita coisa que vou levar pra minha segunda tentativa de cultivo, que começarei segunda-feira! Na minha primeira tentativa fiz um casing de po de coco + borra de cafe em balde que acabou contaminando com ascomicetos e mosquitos.

Ainda vou testar a técnica de balde que vc usou!


Gostaria de saber se não tem perigo da solução de água oxigenada deteriorar os coguns...

Pelo que eu li você usou ao mesmo tempo argila expandida, bomba de aquário e inalador. Apenas a argila expandida não faria o serviço de jogar água em forma de vapor e manter a umidade?


Valeu pelos elogios!!:pos:


como assim deteriorar os cogus??

a agua vai somente no fundo, coloco agua oxigenada na agua que banha a argila de tempo em tempo (2 em 2 dias)

usei a bomba e o inalador apenas no terrário de isopor, não estava suprindo a umidade necessária só a argila e a bomba, e o inalador estava molhando em vez de umidificar,

agora no inverno não estou usando o isopor, apenas o terrário de plástico, a umidade está perfeita só com a bomba e argila no fundo,

não descobri a razão que no isopor não conseguia umidade necessária

deve ter sido a refrigeração interna do terrário, estava resfriando a argila, e assim, a mesma não produzia umidade no ambiente

mantinha a temperatura na casa dos 18° - 19°
 
Excelente técnica, com simplicidade e acentuada eficiência...

Grande tacada garoto !!!

Sucesso e muita Paz e Luz....
 
Back
Top