Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Mex.D.King

Diário de cultivo completo.
Olá!!
é meu primeiro cultivo, sabem como é né...ansiosidade pura..heheh

mais vamos lá:

Substrato: FAI(c/casca) + Vermi
Esterelização: panela de pressão, lisoform e lysol
Strain: Mexican Dutch King (fsre)
Inoculação: 13/02/07
Colonização:...

venho já com uma duvida, estão colonizando bem os bolos, mais estou notando que eles estão transpirando um pouco por dentro, isso é normal???

logo estarei postando fotos...:)


agradeço desde já..

muita paz e luz a todos.

:rolleyes:

Não posso de deixar de agradecer o amigo Kilphord, por sua paciencia comigo no começo da minha arte....

grande Abraço.

LUZ!!
 
Última edição por um moderador:
po ninguem comento nada??!! ...hehehhe to ligado que tá bem fraco meu diario, mais estou muito ocupado com os estudos e não tenho tempo para escrever muito....vou começar a botar tudo certo agora.

peguei a cam da minha mãe esprestada e vou postar umas fotinhos aqui do meus bolos e terrário...quero algumas opiniôes se possível, ok???

tenho dúvidas em respeito do meu terrário....ela é um pouco apertado...40cmx25cm de largura e 29cm de altura.

tenho bases diferentes para aniversarias meus bolos quero saber qual vcs me indicam...tenho 4 potes de porcelanas da vovó( ô meu neto pelo amor de Deus não vá me quebrar isso!!)...hahha..., e 4 pires vou postar aki as fotos....os de porcelanas são menores em largura mais são bem fundos comparados com os outros.

ai segue as fotos...
Fotografia 4.jpgFotografia 5.jpgFotografia 7 (1).jpgFotografia 23.jpgFotografia 24.jpg

vo posta meus bolos quase todos 100% colonizados já...tão lindos da vontade de comer eles até..:D

como postei no começo eu inculei eles dia 13 /02/07....ai fui viajar e voltei no dia 19 e quando abri minha caixa de papelão tomei um baita susto quando vi o micélio tomando conta dos bolos..:eek: :D :D

me desculpem estar tomando o tempo de vcs com perguntas que existem já na biblioteca, sei que á resposta, mais acho sempre algo diferente do que possuo( material).

bom vai aqui as fotos dos bolos...:)
Fotografia 20.jpgFotografia 18.jpgFotografia 15.jpgFotografia 14.jpg

recapitulando....as fotos tiradas foram dia 26/02 (bolos)

as fotos estão com péssima qualidade!!!
mais da pra ter uma noção de como eles estão....


Paz!!!!

;)

po ninguem comento nada??!! ...hehehhe to ligado que tá bem fraco meu diario, mais estou muito ocupado com os estudos e não tenho tempo para escrever muito....vou começar a botar tudo certo agora.

peguei a cam da minha mãe esprestada e vou postar umas fotinhos aqui do meus bolos e terrário...quero algumas opiniôes se possível, ok???

tenho dúvidas em respeito do meu terrário....ela é um pouco apertado...40cmx25cm de largura e 29cm de altura.

tenho bases diferentes para aniversarias meus bolos quero saber qual vcs me indicam...tenho 4 potes de porcelanas da vovó( ô meu neto pelo amor de Deus não vá me quebrar isso!!)...hahha..., e 4 pires vou postar aki as fotos....os de porcelanas são menores em largura mais são bem fundos comparados com os outros.

vou postar como estou montando meu terrário, está pronto praticamente.

comprei uma bomba de ar para aquarios, é meio fraca mais acho serve, 1 metro de mangueira para a bomba, saida dupla de mangueira ( T ) , duas pedras porosas, argila expandida, termometro( esses simples mesmo que ficam boiando na agua) vidro 20cm x 30cm (tampa do terrário),
espuma para tampa do terrário.

montagem:
fiz um furo + ou - 4cm acima da argila, a mangueira nesse furo passa bem apertada para a entrada indevida de contaminantes, coloquei o T no fundo com a mangueira e as duas pedras porosas e cobri com 4 cm de argila,
quase 2 litros de agua de torneira fervida( não vi nenhum posti dizendo que é errado) com uma colher de agua sanitaria, na tampa foi feito um encaixe com um estilete para o vidro e colado espuma pela volta da tampa, li que se o vidro ficar reto pode acumular gotículas de aguá e cair sobre os bolos, vou deixar ele inclinado (terrario) a uns 15 graus, .....



agora tenho uma dúvida citada a cima....sobre a base dos bolos, visto que meu terrário é bem pequeno.....estou com medo da umidade no centro dele tbm....onde moro no Sudeste a temperatura está variando entre 20 e 34 graus....mais pra frente penso em comprar um higrometro.



fico muito grato pela ajuda e vibrações...

muita Paz e Luz para todos!!!

:) :rolleyes:

Olá!!
é meu primeiro cultivo, sabem como é né...ansiosidade pura..heheh

mais vamos lá:

Substrato: FAI(c/casca) + Vermi
Esterelização: panela de pressão, lisoform e lysol
Strain: Mexican Dutch King (fsre)
Inoculação: 13/02/07
Colonização:...

venho já com uma duvida, estão colonizando bem os bolos, mais estou notando que eles estão transpirando um pouco por dentro, isso é normal???

logo estarei postando fotos...:)


agradeço desde já..

muita paz e luz a todos.

:rolleyes:


método: PF Tek
 
Última edição por um moderador:
olá Vitor, a princípio parece que tudo está caminhando bem. Tenha paciência, pois perdi um cultivo por não ter paciência. Vai com calma que logo será recompensado? Vaio deixar frutificar em bolos mesmo? Se a resposta for sim, vai precisar de uma bombinha de aquário e ainda borrifar as paredes do terrário duas vezes por dia, senão ficam muito pequenos os cogumelos.
 
venho já com uma duvida, estão colonizando bem os bolos, mais estou notando que eles estão transpirando um pouco por dentro, isso é normal???

E normal depois de se desenvolver e dominar uma certa quantidade de substrato o micélio começa a excretar a agua!!!!
Depois que o bolo estiver 100% aguarde ainda mais uns 3 dias pra que colonize por dentro tambem!!!!

Leia esses post e leia a biblioteca mais umas 10 vezes!!!!!

https://teonanacatl.org/threads/h2o2-evitando-contaminação.1098/

https://teonanacatl.org/threads/dunk-tek.150/

agora tenho uma dúvida citada a cima....sobre a base dos bolos, visto que meu terrário é bem pequeno.....estou com medo da umidade no centro dele tbm....onde moro no Sudeste a temperatura está variando entre 20 e 34 graus....mais pra frente penso em comprar um higrometro.

Faça testes no terrario pra ver como manter a temperatura e umidade, se puder ter um higrometro otimo, se não borrife a solução de h202 nas paredes toda vez que abri-lo, pra manter a humidade e higiene como está no link do Mestre Mauricio que eu coloquei acima, vc vai precisar fazer alguns furos e tampa-los com manta acrilica (forro de edredon) pois injetar o ar vc já resolveu mas como ele vai sair de lá??? pode acontecer da pressão levantar a tampa então faça os furos e tranpasse lá acrilica!!!!!
No começo vc vai ter que manter a temperatura entre 23º a 25º então veja se cabe no terrario os quatro pires e mais um modo de refria-lo como garrafas de agua fria!!!!
Leia os posts do Mauricio, Boca, Muilok, Kliphos, Calango e outros!!!!
Vai aprender tudo que precisa e principalmente a biblioteca!!!
Espero ter ajudado mas não confie só em mim, veja os outros é melhor!!!rsrs
Abraço e boa sorte!!!Boas vibrações pra vc e seu cultivo!!!!:)
 
Vai mais umas dúvidas.....meus bolos estão quase 100% colonizados , mais notei que no começo e em todas as áreas ( aonde á micélio ) está meio que aparecendo a vermiculita( a minha é do tipo mais grossa) aparece uns grãos...
isso é normal???....acho que deve ser pois na verdade os bolos não estão 100% como achei, e mais pra frente irão sumir (vermi), quando realmente estiverem totalmente coilonizados...

estou realmente ancioso com meu cultivo!!!....estou sonhando quase todos os dias com meus futuros e tão esperados cogus..:D

tenho certo receio em qual melhor forma de proseguir....deixando eles como bolos ou fazendo cansing.....acho que irei deixar dois bolos mesmo e fazer com os outros dois um casing pequeno, já que os outros 2 bolos são menores...estou com dúvidas em fazer ou não Dunk ou um cold shock ou entaum um dunk and roll....:confused:

peço opiniões a quem poder...

obrigado!!!

muita Luz e Paz!!! :)
 
vou seguindo meu cultivo graças a todos do forum!!!
tenho sendo ajudado por muitos :)

bom...

meus bolos estão lindos, estão no terrério desde o dia 08/03 , no caso 3 dias e mudaram sua forma...na base estão mais volumosos e umas bolinhas volumosas, tipo uns coroço estão se formando, será que pode ser os pins???:D ...notei umas manchas pequenas com cor meio avermelhadas mais bem pequenas, em cima coloquei uma camada de vermi e notei hj que está começando a aparecer um pouco de micélio, é normal??

outra coisa...inoculei potes com milho aproveitando os copos dos bolos....isso fazem 4 dias...está colonizando, mais acho que estão muitos secos os grãos...é assim mesmo?? o clima está bme quente será que não perdeu muito a umidade...o tampão dos potes foi feito com 2 camadas de filtro de café.

em 1 dos potes a colonização está mais acelerada....mais notei que alguns grãos bem no topo apresentavam contaminação(eu acho que seria duente verde), mas pelo que olhei hj o micélio esta reagindo a contaminação, será possível??

queria poder postar fotos mais não arrumei uma máquina :(


espero apoio!! ;)


Paz e Luz.
 
opa opa TEM BOLINHAS???
entao

TEMOS PINS!

EEEEEEEEEEE:pos::6:!::6
trofeu joinha 2.0!!!!
uawheuhawueahw
cuiodado com manchas avermelhadas que pode ser LIPISTICK MULD(mofo batom) um dos piores contaminantes. ele come o micelio de dentro pra fora, que SANGRA vermelho igual sangue mesmo.
cuidado.:pos::pos::pos::pos:
 
vou seguindo meu cultivo graças a todos do forum!!!
tenho sendo ajudado por muitos :)

bom...

meus bolos estão lindos, estão no terrério desde o dia 08/03 , no caso 3 dias e mudaram sua forma...na base estão mais volumosos e umas bolinhas volumosas, tipo uns coroço estão se formando, será que pode ser os pins???:D ...notei umas manchas pequenas com cor meio avermelhadas mais bem pequenas, em cima coloquei uma camada de vermi e notei hj que está começando a aparecer um pouco de micélio, é normal??

outra coisa...inoculei potes com milho aproveitando os copos dos bolos....isso fazem 4 dias...está colonizando, mais acho que estão muitos secos os grãos...é assim mesmo?? o clima está bme quente será que não perdeu muito a umidade...o tampão dos potes foi feito com 2 camadas de filtro de café.

em 1 dos potes a colonização está mais acelerada....mais notei que alguns grãos bem no topo apresentavam contaminação(eu acho que seria duente verde), mas pelo que olhei hj o micélio esta reagindo a contaminação, será possível??

queria poder postar fotos mais não arrumei uma máquina :(


espero apoio!! ;)


Paz e Luz.
]
opa, victor evite usar tampa de filtro e café pois escapa muito a umidade, veda isso com papel aluminio o quanto antes.
 
e quanto ao fungo verde??? o micélio pode vence-lo ou melhgor descartar o pote :confused:
 
tirei umas fotos do meu terrério improvisator tabajara hehhehe
e dos bolos que estão quase pinando!

fiz a refrigeração com mangueiras 5/16 maleável( conhecida como mangueira de nível), bomba de aquario, pedras porosas, argila expandida e iluminação com uma lampada fluor de 9w.

dewscobri que minha vó possui um inalador, igual ao do Calimba (Inalamax), queria sugestões sobre como deve ser feito a instalação dele no terrário, pelo que li no post sobre, vi que é possível entrar contaminantes pelos filtro do inalador...:(
https://teonanacatl.org/threads/b-e-thai-segundo-cultivo-do-tio.961/

será que é possível fazer tipo uma barreira para o ar do inalador, pensei assim, pegar uma caixa papelão ou isopor e colocar o inalador dentro e lacra-la toda, fazendo 2 aberturas para a passagem do fio e mangueira, vedando com silicone e fazendo uma entrada de ar com lã acrilica, ou então outra hipótese mais simples, pegar lã acrilica e por na própria entrada do filtro de ar do inalador......pode dar certo uma das duas, ou foi muita viagem...:confused:

estou em dúvida com isso, não possuo um higrometro e não sei se está com a umidade certa, como posso saber tbm se está com uma umidade boa:confused: :confused:

Fim...Ufáá!! :)


Paz e Luz a todos!!

:)

segue as fotos:
Fotografia 13 (1).jpgboloooo.jpgFotografia 13.jpgFotografia 13 (2).jpglã.jpginalamax.jpg
 
Atualizando o Diário:

bom, tive problemas com meus bolos, o 1º flush foi muito mirrado, com cogus bem pequenos e com chápeus minúsculo, aliás nem esporularam :(
muitos abortos, um dos bolos começou a aparentar cor azul, seco por sinal!!

não consegui identificar a causa, achava que estava com tudo certo, umidade, temperatura e luz :eek:
agora estou mudando o fator umidade...graças a ajuda do Mauricio, Kilphos e Muilok!!! :D :D :D


a minha bomba de aquario injeta cerca de 240 L/hr e meu terrário é de 50L, sendo assim,com menos de 15 min. já é feita a troca de ar, ligando ela ao timer nesse ciclo, 15 min. on / 60 min. off , como sugerido pelo amigo.

ontem meu casing de milho, vermi + pó de coco + café + carbonato foi colocado no terrário após o choque junto com os bolos, fiz o seguinte processo feito com sucesso no forum:
cortei os 3 bolos em 3 pedaços cada pondo eles em quentinhas cobetos com vermiculita + pó de coco.
Assim estão,
3 bolos e o casing no terrário, temperatura entre 19 a 22 graus, argila expandida, 2 pedras porosas, inalador 3 vezez ao dia, bomba de ar 15/60min ligada, luz fluor 9w 12/12hrs.

agora só esperando o resultado

hoje já notei o micélio querendo aparecer por cima do casing :D

eu aceito :sim: palpites!!

:rolleyes:



Paz e Luz a todos!!


fotos do casing e bolo/casing:
Fotografia 19.jpgFotografia 20.jpgFotografia 21.jpgFotografia 22.jpg
 
Fala vitor


15 minutos em 60 minutos ainda é muito, você tem bolos no terrário é importante umidade constante.

Deixe um ciclo de 5 minutos a cada 60, verifique sempre a umidade, especialmente, os bolos como estão reagindo.

Injete a névoa logo após a troca de ar para repor a umidade.

Ou inicie o ciclo da troca de ar junto com o de névoa para manter o equilíbrio.

Bolos são muito exigentes.
 
Fala vitor


15 minutos em 60 minutos ainda é muito, você tem bolos no terrário é importante umidade constante.

Deixe um ciclo de 5 minutos a cada 60, verifique sempre a umidade, especialmente, os bolos como estão reagindo.

Injete a névoa logo após a troca de ar para repor a umidade.

Ou inicie o ciclo da troca de ar junto com o de névoa para manter o equilíbrio.

Bolos são muito exigentes.


então, meu timer é de 15 em 15 min, qual outra alternativa, lembrando que cortei os bolos (3 medalhões cada), e os cobri com uma camada de casing bem úmida, será que é suficiente ou não??

poderia ligar só o inalador, já que o mesmo injeta + ou - 7,5 L/ min. ??
acha que não né??...iria umidificar d+ :eek:


:luz:
 
Agora atentei que você cobriu os bolos, isso proteje a superfície da circulação de ar.

Pode deixar os 15 minutos, mais verifique nos primeiros ciclos se está secando a camada de cobertura dos bolos.

A camada estando sempre úmida, logo o micélio reage e toma conta.
 
Agora atentei que você cobriu os bolos, isso proteje a superfície da circulação de ar.

Pode deixar os 15 minutos, mais verifique nos primeiros ciclos se está secando a camada de cobertura dos bolos.

A camada estando sempre úmida, logo o micélio reage e toma conta.


cabe assim meu raciocínio??

se possuem terrário que não usam bomba de ar, apenas abanam 3 vezez ao dia para troca de ar, logo o meu terrário precisaria ligar a bomba apenas 40 minutos diarios, certo?? vendo que ele faz a troca total de ar em 12,5 min. + ou - .
poderia então ligar a bomba apenas de 2 em 2 hrs?? sem o risco da coweb me atacar??
pois vejo que a bomba retira muito a umidade, ligada nesse periodo de 15 on / 60 off .


estou com problemas tbm para umidificar um outro casing, todo vez que umidifico as pequenas redes miceliais secam, o processo está sendo feito com o inalador, umidifico apenas sem molhar.
por que será que está acontecendo isso :confused:
o casing se encontra em outro terrário separado dos postados anteriormente.


:luz:

:pos:
 
Cheguei a conclusão que abanar é muito perigoso. Veja só o que aconteceu:

3 casing estavam no terrário, coloquei mais 2 sobre os 3 estojos, pois não tinha espaço.

De quando em quando abria e abanava com a própria tampa.

De repente notei que 1 casing estava com fungo verde, retirei ele imediatamente do terrário.

Dias depois todos estavam com fungo verde. Concluir que ao abanar levei esporos para os outros casing sadios.

Hoje apenas abro a tampa do terrário deixo alguns segundos aberta e fecho novamente.




Como você está usando umidificador a reposição de umidade após o termino do ciclo da bomba de troca de ar é boa.

Os bolos cobertos estão bem protegidos e os casing tem umidade reservada.

Basta borrifar água nas paredes do terrário que está sem umidificador.
 
o mesmo problema :!: :(

os cogus crescem bem, mais o chapeú não...o véu se solta rápido e fica tipo ressecado, daí então o chapeu se abre e não esporula...chápeis com cabeça magrinha :(

alguem sabe qual problema :confused:


:luz: :?:
 
Back
Top