Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo de Psilocybe Cubensis (TKSSS e Porto Rico) em Fortaleza/CE

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: TKSSS e Porto Rico
PROCEDÊNCIA: Esporos comprados

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X ) PF TEK (2V + 1A)
Selo com Vermiculita
(X ) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X ) Outro: Arroz integral rústico

Método de preparação e esterilização do substrato:
Mistura de vermiculita e arroz integral rústico em copos de vidro selados com papel alumínio e vedados com fita isolante.
Foram postos na panela de pressão por cerca de 1:30h

Imagens dos PF TEK antes da esterilização:
IMG_20200201_153014.jpgIMG_20200201_153027.jpgIMG_20200201_153039.jpgIMG_20200201_153047.jpg


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 02/02/2020 às 0h
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Imagens dos potes inoculados:
IMG_20200204_124739.jpgIMG_20200203_194632.jpgIMG_20200203_194626.jpg

Incubadora feita de bolsa térmica em isopor de forma a manter a temperatura o mais linear possível.
IMG_20200203_121837.jpgIMG_20200203_121825.jpg

Hidrometro sempre marcando no máximo. Moro em frente ao mar em Fortaleza/CE, temperatura a noite foi medida 41ºC e durante a manhã 37 a 36,6ºC. Temperatura oficial é 28º externo em Fortaleza com sensação térmica de 31ºC. No meu caso não estou usando bomba de aquário para umidificar nem aumentar temperatura pois acho que estamos bem acima dos pré-requisitos, meu receio é o cultivo não vingar devido a estas características. O que acham?
IMG_20200203_121904.jpg

Ontem, 06/02, fui conferir os copos e as hifas já aparecem! Muito feliz ao ver a coisa acontecendo :)
IMG_20200206_202945.jpg

[FASE ATUAL]

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

---------
BULK: ( ) Sim ( ) Não
---------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização)

100% colonizado Data ___ / ___ / ____

(inserir foto)

-----------
CASING:
-----------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização/pasteurização)

(inserir foto)


---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
 
Última edição:
Parabéns pelo diário e cultivo.

Hidrometro sempre marcando no máximo. Moro em frente ao mar em Fortaleza/CE, temperatura a noite foi medida 41ºC e durante a manhã 37 a 36,6ºC. Temperatura oficial é 28º externo em Fortaleza com sensação térmica de 31ºC. No meu caso não estou usando bomba de aquário para umidificar nem aumentar temperatura pois acho que estamos bem acima dos pré-requisitos, meu receio é o cultivo não vingar devido a estas características. O que acham?

Tente colocar o cultivo em um local mais fresco da casa.

No calor o cultivo vinga, apenas produz menos. É importante ventilar e umidificar bem se quiser um aumento de produção.
 
Parabéns pelo diário e cultivo.



Tente colocar o cultivo em um local mais fresco da casa.

No calor o cultivo vinga, apenas produz menos. É importante ventilar e umidificar bem se quiser um aumento de produção.

Poxa, não sabia. Muito obrigado pela dica. Vou tomar essa medida. Vou tentar baixar essa temperatura, hoje ta dando 31 graus estável. Vi que o micélio está desenvolvendo bem apesar de poucos dias!
Vou postar foto.
Mais uma vez obrigado. Fico inseguro as vezes, é bom ter um feedback :)
 
Boa noite!
Boa sorte no cultivo.

Pelo que vi, está na fase de incubação, então não precisa preocupar com umidade (borrifar água), só tenta manter a temperatura dentro do cooler abaixo dos 30 graus e evita de ficar abrindo sempre (não sei se faz diferença mas li muito isso, abri só após 15 dias).

Dica: Não confie nesse termo higrômetro. O meu usei por 1 semana parecia tudo certo, do nada começou a alterar os valores de uma forma muito estranha. neste momento ele ta marcando 51 graus e 75% de umidade, só que agora está 23 graus kkkkkkkk.
 
Boa noite!
Boa sorte no cultivo.

Pelo que vi, está na fase de incubação, então não precisa preocupar com umidade (borrifar água), só tenta manter a temperatura dentro do cooler abaixo dos 30 graus e evita de ficar abrindo sempre (não sei se faz diferença mas li muito isso, abri só após 15 dias).

Dica: Não confie nesse termo higrômetro. O meu usei por 1 semana parecia tudo certo, do nada começou a alterar os valores de uma forma muito estranha. neste momento ele ta marcando 51 graus e 75% de umidade, só que agora está 23 graus kkkkkkkk.

Ahh sim, vou atentar pra essa temperatura. Não tô abrindo a incubadora, só ontem abri pra ver se corre tudo bem no desenvolvimento mas nunca abro mesmo.

Sobre o hidrometro, realmente tô achando bem fraco esse digitalzinho. Penso em comprar um realmente bom para vários cultivos.

Essa fase ainda tem muito risco de infecção por outros competidores né? Meu maior medo é que nessa fase eu perca o micélio pela proliferação de outros seres. Por ora, todos os copos inoculados estão com hifas brancas claras.

Obrigado a todos pelas dicas e suporte. Obrigado mesmo!
 
Sobre o hidrometro, realmente tô achando bem fraco esse digitalzinho. Penso em comprar um realmente bom para vários cultivos.

O higrômetro é dispensável. Com o tempo você vê a umidade através da condensação nas paredes do terrário.
 
Show! Agora é o momento que fiquei mais ansioso.
Boa sorte nessa parte.

Vai usar o que no fundo do terrário?
 
Vou acompanhar, sou de uma regiao de temperatura proxima e estou tendo problemas nos meus cultivos , baixo rendimento ,overlay, espero que o seu ocorra tudo bem
 
Show! Agora é o momento que fiquei mais ansioso.
Boa sorte nessa parte.

Vai usar o que no fundo do terrário?

Pois é, não achei argila expandida, então os colegas aqui do grupo instruíram que eu usasse uma pequena camada de água. Tem dado certo vou postar fotos de hoje já :)
Vou acompanhar, sou de uma regiao de temperatura proxima e estou tendo problemas nos meus cultivos , baixo rendimento ,overlay, espero que o seu ocorra tudo bem

Ah legal. Sinto que no calor eles são bem apressadinhos e já vejo os micélios de cada bolo ensaiando seus primeiros pins. Segue fotos de hoje.

IMG_20200302_122729.jpgIMG_20200302_122711.jpgIMG_20200302_122708.jpgIMG_20200302_122548.jpgIMG_20200302_122545.jpgIMG_20200302_122542.jpgIMG_20200302_122519.jpgIMG_20200302_122517.jpg
 
Como está a troca de ar?
Estão muito algodoados, mas não posso afirmar que isso é um problema, vou até dar uma pesquisada.
 
Como o colega disse acima o aspecto do bolo nao esta normal,e pela foto nao se pode ver pins,esse aspecto algodoado pode ser pouca troca de ar muito co2 acumulado,ou ate comtaminaçao.
Estou com uns bolos bem parecidos e depois de 15 dias saio bem poucos cogumelos e logo abortaram.
Comecei a abanar, pratica que nao tinha pois tenho bomba de aquario no terrario ligada 24 e pensava que seria suficiente porem creio que nao esteja sendo ou o clima por aqui esta muito quente para cogumelos.
 
Como está a troca de ar?
Estão muito algodoados, mas não posso afirmar que isso é um problema, vou até dar uma pesquisada.

Eu tava sentindo que tava muito quente e abafado, então hoje eu mudei de lugar e abri mais furos na caixa. Fiz isso antes de ler o que vcs escreveram, então tive sorte de me ater a isso a tempo.
Como o colega disse acima o aspecto do bolo nao esta normal,e pela foto nao se pode ver pins,esse aspecto algodoado pode ser pouca troca de ar muito co2 acumulado,ou ate comtaminaçao.
Estou com uns bolos bem parecidos e depois de 15 dias saio bem poucos cogumelos e logo abortaram.
Comecei a abanar, pratica que nao tinha pois tenho bomba de aquario no terrario ligada 24 e pensava que seria suficiente porem creio que nao esteja sendo ou o clima por aqui esta muito quente para cogumelos.

Perfeitamente, eu abri mais dois buracos no terrário, mas pelo comentário de vocês quando chegar em casa vou abrir mais ventilação. Não abanei, mas realmente sinto que eles estavam no calor. Eu os guardava dentro do armário, mas hj pela manhã os coloquei pra fora perto da janela onde há mais ventilação. No entanto ainda acho que só 6 buracos pequenos com fita micropore são poucos ainda.

Meu receio de abanar é trazer bactérias pra dentro do terrário. Não tem esse problema?
 
Meu receio de abanar é trazer bactérias pra dentro do terrário. Não tem esse problema?

Não. O micélio já dominou todo o bolo, e já tem condições de se defender de outros fungos e bactérias. Deixar abafado, no entanto, pode aumentar a chance de certos mofos se desenvolverem.
 
Não. O micélio já dominou todo o bolo, e já tem condições de se defender de outros fungos e bactérias. Deixar abafado, no entanto, pode aumentar a chance de certos mofos se desenvolverem.

Ah entendi, ExPoro, e se eu deixar o terrário aberto sem a tampa? Não seria melhor pra ventilação ou teria algum problema?

Sobre a chance de certos mofos desenvolverem, fiz novas imagens hj e vi algumas coisas que não sei se já são esses mofos.
IMG_20200304_121139.jpg

Fotos de hoje:
IMG_20200304_121139.jpgIMG_20200304_121001.jpgIMG_20200304_121053.jpgIMG_20200304_121108.jpgIMG_20200304_121124.jpgIMG_20200304_121139.jpgIMG_20200304_121242.jpgIMG_20200304_121251.jpgIMG_20200304_121619.jpgIMG_20200304_121642.jpg
 
Cara sobre deixar aberto a humidade do terrario despencaria ,lembrando que cogumelos gostam de humidade acima de 90%,e tem certos insetos que sao atraidos pelo cheiro do micelio podendo tranzer consigo contaminaçoes.
Agora sobre ser ou nao ser contaminaçao nao quero bater o martelo ,mas oq eu faria e tentar cortar essa parte mais escura ou se for so em 1 dos bolos descarta ou isolar esse bolo e tentar tirar frutos do resto.
 
Cara sobre deixar aberto a humidade do terrario despencaria ,lembrando que cogumelos gostam de humidade acima de 90%,e tem certos insetos que sao atraidos pelo cheiro do micelio podendo tranzer consigo contaminaçoes.
Agora sobre ser ou nao ser contaminaçao nao quero bater o martelo ,mas oq eu faria e tentar cortar essa parte mais escura ou se for so em 1 dos bolos descarta ou isolar esse bolo e tentar tirar frutos do resto.

Vou fazer o recorte da parte escura, verificar tbm se não é um pedaço de vermiculita, mas acho que não é. Faço fotos hj. Obrigado pela dica.

Vou abrir mais buracos com fita gases pra entrar mais ar e bloquear entrada de insetos.
 
PRIMEIROS PINS!!! <3
IMG_20200305_112033.jpgIMG_20200305_112047.jpgIMG_20200305_112052.jpg
São os pins tanto do TKSSS quanto do Porto Rico! Com exata 1 (uma) semana desde o aniversário. Feliz que tá dando certo mesmo. :D

Fiz o recorte da parte que tava escura, não era vermiculita, era algum fungo mesmo. Removi a parte e deixei o bolo.
IMG_20200305_111941.jpgIMG_20200305_112003.jpg

Substitui 3 buracos de ventilação de fita micropore por gases. Minha intenção é trocar todos e deixar um esquema de ventilação seguro mas que faça uma troca de ar melhor evitando a alta temperatura que hoje gira em torno de 30° à 35°. Se alguém tiver alguma dica de como posso baixar essa temperatura ou se nem devo me preocupar com isso... Fico grato.
IMG_20200305_122605.jpgIMG_20200305_122612.jpgIMG_20200305_122620.jpgIMG_20200305_122630.jpg

Hoje a turma tá assim:
IMG_20200305_111933.jpg
 
PRIMEIROS PINS!!! <3
View attachment 112484View attachment 112485View attachment 112486
São os pins tanto do TKSSS quanto do Porto Rico! Com exata 1 (uma) semana desde o aniversário. Feliz que tá dando certo mesmo. :D

Fiz o recorte da parte que tava escura, não era vermiculita, era algum fungo mesmo. Removi a parte e deixei o bolo.
View attachment 112482View attachment 112483

Substitui 3 buracos de ventilação de fita micropore por gases. Minha intenção é trocar todos e deixar um esquema de ventilação seguro mas que faça uma troca de ar melhor evitando a alta temperatura que hoje gira em torno de 30° à 35°. Se alguém tiver alguma dica de como posso baixar essa temperatura ou se nem devo me preocupar com isso... Fico grato.
View attachment 112487View attachment 112488View attachment 112489View attachment 112490

Hoje a turma tá assim:
View attachment 112481
Vc poderia botar uma garrafa cogelada mas isso abaixaria a umidade por causa do dew point,oque seria ate uma boa pois a fase de frutificacao exige uma umidade menor ,mas ai eu botaria uma bomba de aquario que eh oq uso ou borrifar o terrario mais vezes que nao sei a eficiencia e quanto a argila expandida fortaleza tem leroy melin la vc acha.
 
Última edição:
Back
Top