Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1°Clonagem - Strain: Flórida

Diário de cultivo completo.
Boa Noite. Há um tempo estou querendo fazer uma clonagem, ja tinha lido sobre e fiquei enrolando, até q resolvi arrumar uns materiais pra tentar fazer pela 1°vez.

Estou com um Casing de Flórida a um tempo no terrário e esta dando o 4°Flush, escolhi o cogu maior e mais bonito e iniciei o processo... coloquei os materiais na glovebox: Bisturi, papel encharcado com alcool 70%, e os vidros de cl esterilizados na panela de pressão, as tampas de borracha injetável tbm foram esterilizadas na PP... todos eles embrulhados em papel alumínio e retirado apenas dentro da Glove.

Abri o cogu grande com a mão seguindo a assepsia correta, com o bisturi tirei pequenos pedaços do interior. Uns potes tiveram pedaços menores que o outro. Eu fiz 6 potes pra aumentar as chances de sucesso, cada pote cabem 50ml. A cl foi feita com 250ml de água e 5g de Dextrose dessas sem sabor comprada em lojas de suplemento... Quero agradecer ao @kinney pela ajuda em arrumar os potes. E agradecer ao @Amaral que deu algumas dicas....

DSC04223.JPG DSC04224.JPG
O Cogumelo escolhido.

DSC04235.JPG
Trabalho feito na Glove(não tirei foto no meio do processo pra não aumentar as chances de erro).

DSC04233.JPG DSC04234.JPG
pote 2 e 3, tem mais 4.

DSC04238.JPG
O cogumelo tinha uma biomassa bonita por dentro, não era oco e ficou BEM azul na hora.

DSC04236.JPG DSC04237.JPG
Guardado esperando a colonização.

Logo volto com atualizações....
 
Última edição por um moderador:
Eu prosseguiria. O micélio pode estar com aspecto menos detonado por fatores no substrato, mas acabar frutificando muito bem depois.
 
Bom Dia galera, vim atualizar os copos inoculados com a CL-3, a coisa ta linda demais! Tenho só uma duvida, o calor está forte, a incubadora esta perto dos 29° , 30° e acho q isso tem feito os copos ficarem todos suados e bem úmidos dentro, será q posso abrir furos e tampar com micropore pra ver se da uma arejada dentro ?

DSC04597.JPG "Frente" quase colonizada
DSC04598.JPG DSC04599.JPG DSC04600.JPG DSC04602.JPG DSC04603.JPG Show de Micélio, no aguarde da frutificação dessa clonagem.
DSC04601.JPG DSC04604.JPG Parte de "traz"
DSC04605.JPG Aqui da pra ter ideia de como o copo está ficando suado por dentro, aconselham furar e cobrir com micropore ? As fotos são de agora. Obrigado :D
 
O suor é normal. Abrir o frasco por um curto periodo nao vai evaporar essa água.
O melhor é nao expor o substrato aos contaminantes e esperar ele completar seu trabalho.

No meu caso o meu substrato estava muito seco. Depois de quase 30 dias na incubadora eu tirei com uma colher a parte colonizada e deixei uns graos secos pra tras.
 
O suor é normal. Abrir o frasco por um curto periodo nao vai evaporar essa água.
O melhor é nao expor o substrato aos contaminantes e esperar ele completar seu trabalho.

No meu caso o meu substrato estava muito seco. Depois de quase 30 dias na incubadora eu tirei com uma colher a parte colonizada e deixei uns graos secos pra tras.
Os furos são feitos com o pote dentro da Glovebox e fechados com micropore, não ficam expostos. Mas se não vai ajudar no suor vou deixar pra fazer quando estiver nos 80% mesmo :D obrigado.
 
Os furos são feitos com o pote dentro da Glovebox e fechados com micropore, não ficam expostos. Mas se não vai ajudar no suor vou deixar pra fazer quando estiver nos 80% mesmo :D obrigado.
Ah nao tinha entendido!
Sendo assim nao vejo problema em fazer os furos... contanto que voce nao retire a tampa completamente, um pouco do O² vai até ajudar o micélio...
Pelo jeito a parte de cima dos bolos estao todas colonizadas e o seu selo de vemiculita é bem grosso.
Nos meus 2 copos o crescimento estava estagnado e eu abri os furos e coloquei algodao em cima. Ajudou bastante
 
Ah nao tinha entendido!
Sendo assim nao vejo problema em fazer os furos... contanto que voce nao retire a tampa completamente, um pouco do O² vai até ajudar o micélio...
Pelo jeito a parte de cima dos bolos estao todas colonizadas e o seu selo de vemiculita é bem grosso.
Nos meus 2 copos o crescimento estava estagnado e eu abri os furos e coloquei algodao em cima. Ajudou bastante
Issoooo são só alguns furinhos com a agulha mesmo, logo em seguida tampar com fita micropore. Eu dei uma exagerada nese selo de vermiculita, foi ruim pq a cultura acabou nao descendo até o fundo na parte de ''traz'' dos potes... mas com uns dias a mais coloniza tudo ! Valeu mano, abraço :D
 
Só se fura o tampão se a colonização estaciona, o que não é o caso.
A temperatura é que está elevada, tente colocar os copos num local com temperatura mais baixa.
 
Andei testando mais algumas Cl´s. A CL-6 o copo contaminou com Tricho, já foram descartados.
A CL- 1 está sadia, eu inoculei 3 pftek em copo americano e em alguns dias ficou 100% com um micélio bonito.
a CL-2 eu inoculei em apenas um copo, e estou achando ela estranha. Estou suspeitando de estar acontecendo um combate entre Cobweb e o cubensis, digo isso pq o @Mauricio me ajudou a identificar a CL-4 contaminada, onde os copos pareciam sadios mas estavam com cobweb e cubensis, e esse copo da CL-2 está igual. por ser apenas 1 copos estou pensando em não arriscar, e tentar montar um outdoor com ele.
Já que a CL-1 e a CL-3 estão saudáveis, creio q não preciso me preocupar com as outras, pq vou clonar essa CL saudável assim fico com um pote pronto se precisar.
Agora o objetivo é focar nesse cultivo q vai surgir desse clone, escolher o melhor cogumelo e prosseguir com a clonagem e como estou fazendo bem pouco não necessito de tanta cultura líquida.

Copo inoculado com CL-1
DSC04620.JPG DSC04621.JPG DSC04622.JPG DSC04623.JPG

CL-2 Duvidosa.... parece muito que está saudável, mas ao vivo não está passando muita confiança. Acho melhor não arriscar, montar um out com ele e descartar a CL !
DSC04624.JPG DSC04625.JPG


Aqui vão os copos que seguem bonitos. Substrato de pó de coco com Arroz integral, inoculados com a CL-3
DSC04628.JPG parte de traz colonizando rapido :D
DSC04627.JPG DSC04631.JPG DSC04632.JPG
Ansioso pra esse cultivo, com fruto de uma clonagem feita por mim. Boa Tarde, Bom fds !
 
Boa Tarde Galera... eu estava usando um terrário de 170litros, e como decidi a parar de fazer muita quantidade resolvi mudar para o terrário de 80litros. Decidi a estudar mais clonagem e isolamento ao invés de ficar cultivando quantidades... apenas 4 copos no máximo já esta de ótimo tamanho, assim os estudos com os clones andam mais rápido também. Eu estava tendo o ''eterno'' problema com o calor mas fiz umas alterações e por enquanto está perfeito. Creio q achei o jeito ideal para eu manter o meu terrário nos parâmetros corretos.

No fundo do terrário eu coloquei uma bandeja grandona, queria maior para caber sem folgas, mas não achei.
Comprei Vermiculita hoje, e foi isso que deu o toque especial pra umidade não cair com o Gelo.
No verão passado que foi quando eu iniciei os cultivos pela primeira vez, eu comprei um umidificador, pq eu não sabia como fazer pra manter o clima ideal... era 31°c dentro do terrário, eu tinha q por gelo então ficava sem umidade... ai acabei optando pela umidificação artifical. Como meu umidificador queimou eu resolvi fazer uns testes pra ver como dar certo...

Coloquei Perlita dentro da bandeja q foi colocada dentro do terrário. Coloquei 2 copos com água com pedra porosa, e coloquei uma garrafa cortada com água, onde eu coloco uma garrafinha congelada.... se por o gelo fora da água a umidade cai mto facil, então o esquema é colocar o gelo dentro da água, longe das pedras porosas...
Ao Ar injetado pelo compressor vai estar com a temperatura de fora, que é de 29 a 31°c .. então á água não vai ser tão resfriada pelo gelo, assim a umidade não cai :D.
Minha vontade de deixar a umidade perfeita, é porque amanhã montarei os primeiros bolos da minha vida hehe e quero montar certinho... vou montar com os 3 copos q estão quase 100%. E como são resultados da minha primeira Clonagem quero q seja tudo certo.
DSC04657.JPG DSC04649.JPG DSC04651.JPG DSC04652.JPG

A umidade se manteve 99%, e a temperatura ja foi caindo bem em relação a de fora....
DSC04656.JPG
DSC04658.JPG O gelo estava no inicio do derretimento ainda...

Logo volto com atualização da montagem dos bolos no terrário... estou esperando completar 100%

Estou feliz também q hj olhei meu BDA e ja vi sinal de vida do esporos de MDK, que vou tentar fazer um cultivo a partir de um isolamento.
DSC04653.JPG
Abraços a todos :D

Vamos nessa :ler:
 
Desencana com a temperatura, ou você acha que na Thailandia, mais precisamente KOH SAMUI ISLAND, faz quantos graus durante o ano? http://www.worldweather.org/089/c00577.htm
Garanta uma boa umidade(umidadeRelativa e não substrato encharcado) respeitando as fases do basidioma, e oxigenação abundante em todas as fases!!!
Esse teu diário ta aula demais :)
 
Última edição:
Desencana com a temperatura, ou você acha que na Thailandia, mais precisamente KOH SAMUI ISLAND, faz quantos graus durante o ano? http://www.worldweather.org/089/c00577.htm
Garanta uma boa umidade(umidadeRelativa e não substrato encharcado) respeitando as fases do basidioma, e oxigenação abundante em todas as fases!!!
Esse teu diário ta aula demais :)
VAleu Amaral, to querendo fazer com temperatura baixa agora pra ver como sai... os ultimos cultivos foram em torno de 29°c e 31°c e os cogus ficaram com aparência enrugada, e nao deram mto mais q 2 flush.. acho q acelerou demais o metabolismo deles. Quero fazer um teste mantendo em temperatura perto dos 26°c 27°₢ pra ver se muda algo... a umidade tenho conseguido deixar nos 99% e a troca de ar acho que esta boa, está fazendo 6 troca por hora... a bomba faz 80 litros a cada 10 minutos, e o terrário tem 80litros... 6 por hora, acho q esta com uma oxigenação abundante né ? Valeu mano pelas dicas e por acompanhar o diário :D
 
Higrômetros digitais são quase que uma farsa para a micologia aplicada, retem gotículas próximas aos sensores, indicando U.R. imprecisa, sempre tendendo a 99%. Com seis trocas de ar por hora fica dificil manter uma umidade no ar em 99%, mesmo com o usa de perlita ou argila expandida. E 99% de U.R. eu acredito não ser muito benéfico ao cultivo, eu manteria próximo aos 90% em técnicas como camada de casing, 95% para P.F.Tek!
São apenas idéias, somente você sabe oque é melhor para seu cultivo ;)

Noix cub!
 
Com Imensa felicidade venho atualizar o diário com o primeiro aniversário dessa Clonagem.
Esses foram os primeiros bolos da minha vida, sempre fiz casing e bulk. Primeira clonagem e Primeiro bolo, vamos ver oq será.
Os Pftek´s inoculados com a CL-1 completaram 100% de colonização, eu dei um dunk de algumas horas (creio q nem fará diferença), fiz roll em vermiculita e pó de coco e usei a tek de double casing. Os bolos foram colocados em cima de uma tampa plastica, onde eu coloquei bastante substrato e coloquei os bolos por cima.
O terrário já esta adequado para temperatura de pinagem, agora só aguardar.

DSC04675.JPG DSC04677.JPG DSC04676.JPG DSC04678.JPG DSC04679.JPG
Que venham os fungos natalinos :D
 
Última edição:
Andei testando mais algumas Cl´s. A CL-6 o copo contaminou com Tricho, já foram descartados.

@cubensisdedread, a meu ver, nem sempre podemos culpar a CL de contaminação, pois o próprio substrato pode estar contaminado.
Eu já fiz uns copos com a receita de pf. Antes eu coloquei a vermiculita no microondas por 10 minutos para evitar contaminações, e depois procedi com a esterilização na panela de pressão por 1 hora e 10min. Mesmo assim o material contaminou longe do local inoculado, bem no fundo do copo. Por isso que te falo que nem sempre a cultura liquida pode ser a culpada, e sim o material.
Mas isso faz parte. Uns dão certo, outros, descarte!

Boa sorte ai nos seus cultivos, e estou louco para ver esses clones...
 
Sim kinney,concorco com ctza !!!! mas nesse caso estava visível a contaminação na CL, ela estava com umas pelotinhas brancas q só tinha nela.. e de qualquer forma a CL-1 e CL-3 ja deram certos e ja foram clonadas, estou com 2 vidros novos de CL novinhos... é meio q infinito, sempre q estiver no final ou ficando velha basta inocular em uma cl mais nova... e assim fica o ciclo, tirando q o objetivo de agora será clonar o cogu que nascer desse cultivo. mas mesmo assim vou mantar as 2 cl´s saudaveis cmgo caso um dia eu perca tudo ou caso queira fazer uns cultivos com ela :D valeu mano, abração
 
Bom Dia. Ontem a noite eu preparei 6 copos feitos com Pó de coco, arroz integral grãos inteiros e um pouco de arroz integral batido no liquidificador acrescentando um pouquinho de calcário de conchas. Vou inocular eles com a CL-1 e CL-3 que foram as mais saudáveis.
Esterilizei os 6 copos com 2 seringas de 10ml

DSC04690 (2).JPG

E hoje de manhã fiz as inoculações

Lado esquerdo CL-1 e lado direito CL-3
DSC04691.JPG

DSC04692.JPG DSC04693.JPG DSC04694.JPG

Por enquanto estou com 3 bolos no terrário, que foram inoculados com a CL-1 do clone.
DSC04695.JPG

E estou com 4 potes de 700ml na incubadora, inoculados com a CL-3 do Clone. Que terá que ser feito Casing, pois os potes tem a boca menor.
DSC04697.JPG DSC04698.JPG DSC04699.JPG DSC04700.JPG Aqui uns dias farei uns furos pra troca de Co2, que já percebi que a colonização está dando uma diminuída na velocidade.
Paz e bem :D
 
Boa Tarde Galera. Hoje já está mais visível o copo 4, que eu estava com duvida. Ele apresenta um micélio fraco, não esta Branco e forte como o micélio da CL-3 que tbm vou por fotos...
Parecer ser mesmo cubensis né ? ou tem chances de ser algum outro fungo com micélio parecido ? Cobweb está descartado a possibilidade, pois está avançando bem lentamente, creio q Cobweb se alastra rapidíssimo e tem uma outra Aparência... A minha duvida é a seguinte, Se for Cubensis.... os copos não deveriam apresentar mesmo micélio ? pois veio de uma clonagem, não era pra ter mesma genética ? Ou ele estar fraco não significa que seja outra genética ? cultivando e aprendendo...
Mano. Eu tou com uns copos bem devagar mesmo de umas strains que recebi. Mas os seus estão bem melhores no andamento e tudo indica que são cubensis Além de não estarem tão fracos assim. Já que estamos no mesmo barco; Vamos esperar com serenidade lembrando dessa oração (Da serenidade). Desejo sucesso para nós!
Abraço!

Estão muito bonitos!:D
 
Última edição por um moderador:
Com certeza Barcellon, esperar é a única solução ! Tenta digitar tudo em uma resposta só, ajuda a manter a ordem na casa e no diário! Um abraço e boa sorte pra nós. esse Flórida é uma bela Strain sem dúvidas .
 
Back
Top