Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Diário de cultivo - PFTEK - Strain Brasil

Diário de cultivo completo.
Que tal, terráqueos... 👽

Gostaria de pedir licença a todos para compartilhar minha primeira tentativa de cultivo de cogumelos Psilocybe Cubensis. Digo “tentativa” pois sou um tipo pé no chão, pra não dizer pessimista hehe... Ou seja, embora tudo esteja caminhando nos conformes, a ver lo que va pasar.

Además, sou um tipo muito metódico. 🧐 Gosto de seguir a risca todos procedimentos. Como nessa primeira tentativa falhei em alguns tópicos, principalmente em relação a assepsia, ainda creio que possa encontrar obstáculos nessa trajetória. Mas como um bom entusiasta, se os obstáculos surgirem, paciência...começaremos novamente do 0 sem problema nenhum, até porque essa pratica se mostrou extremamente interessante e prazerosa. ☕

Vamos lá com as infos:

==================================
DIÁRIO DE CULTIVO BELCHIOR - STRAIN BRASIL
==================================

STRAIN: Brasil
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos adquirido com um antigo fornecedor de cogumelos desidratados nas redes sociais.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.48.jpeg

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não (Apenas na parte superior)

GRÃOS:

( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: Arroz integral

Método de preparação e esterilização do substrato:


Seguindo a tradicional receita, misturei 2 copos cheios de vermiculita, 1 de arroz, e 1 de agua. Talvez por haver molhado a vermiculita algumas horas antes, na tentativa de “limpar” um pouco (sem necessidade), o substrato ficou enxarcado. Logo, tive que pegar com a mão e expremer para que não ficasse muita agua, e assim fui preenchendo os copos.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.47.jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44 (2).jpeg

Para vedar os copos antes de levar a PP, estava lendo um dia anterior um debate entre o Equador e o Exporo sobre a questão da esterialização por calor húmido x por calor seco. Resolvi fazer dois copos lacrados com fita, e dois copos apenas com o papel aluminio pressionado.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44.jpeg

Acontece que, creio que preenchi muito os copos hehe Depois de 1h na PP, no dia seguinte, ao abrir, verifiquei que os dois copos lacrados abriram pela pressão do substrato. Já tinha desanimado ai, mas refiz o lacre mesmo tendo que abrir o substrato ao ar livre...

-------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 18/08/2020
-------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Para inocular, tenho um forno daqueles eletricos. Liguei ele com temperatura de 250graus, e deixei até esquentar bastante.

Quando esquentou, posicionei ele de forma que ao abrir a porta, os copos ficaram em frente ele e entre a porta do forno e a parede, criando uma onda de calor que acredito ter sido suficiente para evitar os microorganismos do ar.

Foram 2 furos em cada copo, 2ml da seringa em cada furo. Antes de inserir a seringa em cada furo, flambei e passei em um papel toalha com alcool 70° em gel. Imediatamente em seguida, tampei com apenas uma camada de fita microporosa.

----------------------------------------
INCUBAÇÃO: Inicio em 18/08/2020
----------------------------------------

Os copos foram colocados em uma caixa de isopor pequena, com uma garrafa com o termostato no meio da caixa, e por cima para cubrir coloco um pano bem dobrado pra que não perca o clima interno.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.16.22.jpeg

No começo, não tinha o termohigrometro. Só quando chegou que fui perceber que a temperatura estava entre 23 e 24graus apenas. Portanto, sem saber da temperatura, no dia 27/08/2020 (9dias depois) os bolos ainda estavam com poucos sinais de progresso:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.19.25 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.19.25.jpeg

Neste dia, ao identificar que a temperatura estava baixa, regulei o termostato para 32graus. A temperatura atingiu os necessários 28/29 graus. Então, 4 dias depois, 31/08/2020, assim estavam:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.22.52.jpeg

Mantendo a temperatura ideal, assim foram progredindo:

04/09/2020:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.24.30 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.24.30.jpeg

07/09/2020:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22 (2).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22.jpeg


Y bueno....apesar de algumas manchinhas, me parece que está saudável e indo bem 🚀

Nos ultimos 3 dias a temperatura na minha cidade aumentou, e o termohigrometro estava acusando 29.8...quase chegando nos 30. Como vou viajar hoje, e volto só na sexta-feira, resolvi abaixar a temperatura do termostato com receio de aumentar muito e o micélio morrer. Agora, a temperatura na caixa está entre 27 e 28graus.

Ainda não investi nos equipamentos que utilizarei no terrario. Como um bom sujeito pé no chão (pessimista rsrs), vou esperar para ver se os bolos realmente irão colonizar 100% e sem sinais de contaminantes. Creio que até o final de semana que vem terei essas respostas e, a partir disso, vou em busca dos equipamentos do terrario (Caixa organizadora, bomba de aquário, etc).

Por fim, espero que este diário possa seguir bem e que os frutos venham. Se não vier, a experiencia virá, e com ela o aprendizado. 🙌

Vida longa ao Teonanacatl.org, um local com pessoas sérias, conteúdo excelente, e acesso democratico. Eu já fiz minha doação, e quem tenha condições de fazer, isso é o mínimo a ser feito para demonstrar gratidão por um espaço de tanto conhecimento como o montado aqui.

É isso! Até a próxima atualização e boa semana a todos!
 
Calma
Olhe fotos de outros diarios
Mas e rapido
Tbm nao se apegue a parametros e veja seu dia a dia tudo e ensino

Tem razão amigo @rafael_111, apesar dos erros o aprendizado é fantastico. Eu imagino que alguns aqui não vão abrir o chapéu pq o "pescoço" e a "cabeça" afinaram bastante...daí não sei se vão conseguir abrir, e por isso a dúvida de qual seria o tempo limite para colher.

Algumas strains não abrem o chapeu, creio que a Brasil abre sim.

Aguarde um pouco mais para descobrir.

Boa informação amigo @Churchill_85, vou aguardar então e acompanhar o desenvolvimento enquanto eles estevirem aparentemente saudáveis. Em breve coloco outra foto aqui, Abrs!
 
Tem razão amigo @rafael_111, apesar dos erros o aprendizado é fantastico. Eu imagino que alguns aqui não vão abrir o chapéu pq o "pescoço" e a "cabeça" afinaram bastante...daí não sei se vão conseguir abrir, e por isso a dúvida de qual seria o tempo limite para colher.

Mas se estam aparentando ficar semelhantes a abortos
Possa ser que eles ja estao indo
Mas fique tranquilo deppis do dunk e um roll eles voltaram
Vc pensaonno que falei em arruma pelomenos uma parte da casa ou local mas. Ameno ate um pedaço do piso (chão)
Ja ajuda
 
Muito obrigado amigo @Churchill_85 !!!

Aproveito para tirar uma outra dúvida turma, quem souber me dizer lhes agradeço!

É possível que o cogu não abra o chapéu?

Hoje já completa 16 dias de terrário, e acho que alguns ali parece que não vão abrir...

Neste caso, qual seria o tempo certo de colher? Há possibilidade de passar do prazo certo e eles estragarem?

Vai abrir. Demora, mas vai abrir. A menos que fosse uma PE da vida. Edit: às vezes de fato não abrem, ops kkk

Esse ano mesmo tive vários cogumelos que entre ser pino e abrir foi um crescimento lento de até mais de 2 semanas.

No entanto, observa o véu, se não ficou pra trás, mesmo sem o chapéu aberto. Se já se desfez do véu, já tá maduro pra colheita.

Eu acho lindo esses que demoram pra abrir... ficam lá, dias, vistosos, no aguardo pra distribuírem pelo mundo seus esporos.
 
Última edição:

Então @rafael_111, o clima deu uma amenizada boa e agora mantém no ideal sabe...dps do dunk acho que eles vão vir melhor mesmo

Vai abrir. Demora, mas vai abrir. A menos que fosse uma PE da vida.

Esse ano mesmo tive vários cogumelos que entre ser pino e abrir foi um crescimento lento de até mais de 2 semanas.

No entanto, observa o véu, se não ficou pra trás, mesmo sem o chapéu aberto. Se já se desfez do véu, já tá maduro pra colheita.

Eu acho lindo esses que demoram pra abrir... ficam lá, dias, vistosos, no aguardo pra distribuírem pelo mundo seus esporos.

Mt obrigado @ExPoro !!

Da uma olhada pro cê ver...
IMG_20201014_112400227.jpg

Nessa imagem o da direita já rompeu o véu, nesse caso eu posso colher, certo?

Esse outro aqui rompeu tbm, e está ficando meio deformado. Acredito que já é hora de colher tbm né:

IMG_20201014_112412033.jpg

Outro exemplo:

IMG_20201014_112436849.jpg
 
Isso, e me parece q aquele da esquerda também já está abandonando o véu.

Acho q pode colher todo, mesmo que não abram o chapéu. (Esqueci que às vezes eles abrem tão pouco que até parece que não abriram, ou que não abrem...)
 
Isso, e me parece q aquele da esquerda também já está abandonando o véu.

Acho q pode colher todo, mesmo que não abram o chapéu. (Esqueci que às vezes eles abrem tão pouco que até parece que não abriram, ou que não abrem...)

Muito obrigado! Essa noite vou colher todos então, mandar os bolos pra um dunk de 24h, e depois decidir o que faço

Opção 1: manter eles como bolos
Opção 2: Quebrar eles em um monotube, as vezes sai melhor a produção

Em breve atualizo, e qualquer dica de todos é mt bem vinda! :sorriso::ler:
 
Parabens Belchior!
"A felicidade é uma arma quente."
Os bolos estão muito secos, por isso o azulamento e por isso os cogus n desenvolveram tanto eu acho. Aconteceu comigo na primeira colheita tbm. A gente vai aprendendo é na prática manter o microclima ideal dos bichim...
Boa caminhada!
 
Opção 1
Nao se deve montar agora pois estam em fases destintas e de frutificação
Bulk so antes de frutificar
Calma sempre vem o arco iris depois da chuva
Colhe esses e dunka esses bolos e manda de volta pro o cantinho deles

Excelente informação @rafael_111, não sabia disso...sorte que vc me salvou a tempo hahaha

Muito obrigado! Ontem mandei eles pro dunk e vou seguir deixando eles como bolo.

Uma outra dúvida caso vc souber, já vi que no final dos flushs alguns costumam enterrar o bolo que pode ser que ele ainda frutifique. É isso mesmo? Da pra fazer?

Parabens Belchior!
"A felicidade é uma arma quente."
Os bolos estão muito secos, por isso o azulamento e por isso os cogus n desenvolveram tanto eu acho. Aconteceu comigo na primeira colheita tbm. A gente vai aprendendo é na prática manter o microclima ideal dos bichim...
Boa caminhada!

Muito obrigado @Nabis, realmente eu acho que não fiz o roll bem feito depois do dunk. Dessa vez vou acertar! 🧐 haha

Agradeço a energia positiva que me mandou, estamos juntos!

Atualização 14/10/2020

Com a excepcional ajuda de todos vocês aqui neste diário, tomei algumas ações importantes no dia de ontem (14/10)

Colhi todos os cogus e os abortos. Mandei os bolos pra um cold dunk às 19:00h. (Agradecimento especial as dicas dos amigos @rafael_111 e @ExPoro, para essas ações específicas)

WhatsApp Image 2020-10-15 at 13.06.40.jpeg WhatsApp Image 2020-10-15 at 13.06.40 (3).jpeg WhatsApp Image 2020-10-15 at 13.06.40 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-10-15 at 13.06.40 (2).jpeg

Me surpreendeu a quantidade, eu estava pensando que era pouco, mas isso é geralmente o que eu tomo seco. (De 2,5g a 4g) :feliz:

Depois de 12h no túnel de vento, coloquei-os em uma tijela fechada com um anti-mofo dentro (Daqueles de supermercado). Quando tiver dominado melhor a prática vou comprar a sílica laranja.

Retirei tudo do terrário, limpei bem a caixa organizadora e a argila. Hoje passo mais um pouco alcool na caixa por volta das 18:30h, e depois, tiro os bolos do dunk para fazer o roll. Dessa vez vou caprichar para ficar com bastante vermiculita e evitar o ressecamento dos bolos.

Em breve atualizo vcs com a volta deles para o terrário.

Agradeço mais uma vez a imensa ajuda e atenção de todos que estão participando. Apesar de estar sempre lendo sobre o tema, as dicas tem sido essenciais!

Grande abraço e até logo!
 
Atualização 15/10/2020

Bom dia! Segue atualização:

Ontem, depois das 24horas de cold dunk e da limpeza geral na caixa, fiz o roll bem caprichado com bastante vermiculita e mandei eles pro terrário denovo

IMG_20201015_202759066.jpg

Desta vez com mais vermiculita creio que o bolo não vai ressecar tanto quanto da primeira vez.

Bom final de semana a todos! Abraços!
 
O ato fe enterrar e por conta que naturalmente eles tendem a render mas algums cogus
Enterrar perto de arvore. Na sombra
Os meus eu colocava onde passava agua corrente . puis umas pedras (seicho) e eles em cima com po de coco em baixo faxendo papel de buxa pra agua chegar nos restos
 
Atualização. 21/10/2020

Boa noite pessoal, como estão?

Hoje completa 6 dias que eles voltaram pro terrário após o dunk. Nenhum pin surgiu.

Me preocupa essa formação algodoada que tiveram dessa vez. No primeiro flush não surgiu isso.

WhatsApp Image 2020-10-21 at 18.09.35 (2).jpegWhatsApp Image 2020-10-21 at 18.09.35 (1).jpegWhatsApp Image 2020-10-21 at 18.09.35.jpegWhatsApp Image 2020-10-21 at 18.09.34.jpeg

Não sei se a imagem da pra ver bem, mas eles estão com o corpo inteiro algodoado. O aspecto é semelhante a um algodão doce mesmo, cheio fibras finas.

Seria Cobweb? 6 dias já sem pinar, para um segundo flush, já não é muito tempo?

Dessa vez as condições são ideais. Temperatura entre 22 e 24 graus, tampa aberta 3 vezes ao dia para troca de ar.

O que vocês acham? Se necessário tento tirar uma foto mais de perto para deixar mais claro o aspecto algodoado.

Mt obrigado!
 
Olá pessoa, como estão?

Desculpem a demora em atualizar...

26/10/2020

O amigo @Nabis esta correto:

Ta tudo certo, ta demorando aparecer os pins pq vc fez um novo roll. Ai o micélio busca crescer um pouco novamente...

Eles vieram! Obrigado pela avaliação!

WhatsApp Image 2020-10-26 at 20.35.05.jpegWhatsApp Image 2020-10-26 at 20.35.04 (1).jpegWhatsApp Image 2020-10-26 at 20.35.04.jpeg

Não prestei atenção exatamente quando surgiram, talvez domingo...

O que ta maior acho que surgiu até antes...tava escondido virado pro canto o danado kkkkkkk

Agora a acompanhar o crescimento deles!!

Tamo junto galera! Boa semana!
 
Bom dia turma!

Hoje acordei com uma surpresa.
IMG_20201028_072953305.jpg
O brutelao cresceu muito rápido e abriu o chapéu hahaha

Como agora vou trabalhar, vou tentar tirar o carimbo dele na hora do almoço.

Li alguns procedimentos aqui no fórum, se ele não tiver encostado nas argilas do fundo, acho que vai dar certo.

Em breve envio mais informações..valeeeu!
 
Bom dia turma!

Hoje acordei com uma surpresa.
View attachment 119750
O brutelao cresceu muito rápido e abriu o chapéu hahaha

Como agora vou trabalhar, vou tentar tirar o carimbo dele na hora do almoço.

Li alguns procedimentos aqui no fórum, se ele não tiver encostado nas argilas do fundo, acho que vai dar certo.

Em breve envio mais informações..valeeeu!
Lindo monstro!! 🤪
 
Lindo monstro!! 🤪
Rapaz, o bixo é doido msm hahaha

Só o chapéu pesou 14g...

IMG_20201029_182725112.jpg

Tentei fazer carimbo dele. Ficou aproximadamente 30horas no papel alumínio.

O carimbo ficou meio aguado, pq o chapéu desidratou.

IMG_20201029_183028545.jpg
Daí tirei o chapéu de lá e deixei só o copo por cima pra ver de seca. Vocês sabem se é assim mesmo? Ele tem que ficar um tempo pra secar?

De qualquer forma está vindo outros dois que estão pra romper o véu de hoje pra amanhã :love:
IMG_20201029_183833454.jpg

A ideia é tirar pelo menos um carimbo saudável pra perpetuar o cultivo.

O carimbo estou fazendo dentro de uma tijela, bem limpa com álcool, e um copo por cima. Caso alguém tenha alguma dica dessa umidade excessiva no carimbo...

Muito grato a tudo isso, a vocês e ao fórum 🙌 sensação inexplicável!

Boa noite a todos!!!
 
Rapaz, o bixo é doido msm hahaha

Só o chapéu pesou 14g...

View attachment 119788

Tentei fazer carimbo dele. Ficou aproximadamente 30horas no papel alumínio.

O carimbo ficou meio aguado, pq o chapéu desidratou.

View attachment 119789
Daí tirei o chapéu de lá e deixei só o copo por cima pra ver de seca. Vocês sabem se é assim mesmo? Ele tem que ficar um tempo pra secar?

De qualquer forma está vindo outros dois que estão pra romper o véu de hoje pra amanhã :love:
View attachment 119790

A ideia é tirar pelo menos um carimbo saudável pra perpetuar o cultivo.

O carimbo estou fazendo dentro de uma tijela, bem limpa com álcool, e um copo por cima. Caso alguém tenha alguma dica dessa umidade excessiva no carimbo...

Muito grato a tudo isso, a vocês e ao fórum 🙌 sensação inexplicável!

Boa noite a todos!!!
Perfeitamente normal ficar umido, deve esperar secar para se fechar, eu particularmente já fechei umido e utilizei sem problemas (ficou feio só perdeu a forma do carimbo), após a secagem e fechamento ir para sílica, a quem coloque um pacotinho de sílica junto após retirar o chapéu para que seque mais rapidamente (eu acho que aumenta a chance de contaminações e prefiro não colocar e aguardar)
 
Perfeitamente normal ficar umido, deve esperar secar para se fechar, eu particularmente já fechei umido e utilizei sem problemas (ficou feio só perdeu a forma do carimbo), após a secagem e fechamento ir para sílica, a quem coloque um pacotinho de sílica junto após retirar o chapéu para que seque mais rapidamente (eu acho que aumenta a chance de contaminações e prefiro não colocar e aguardar)

Opaa muito bom @Nitive, obrigado amigo!

Estou usando Anti-Mofo de supermercado para secar os cogus, acho que se colocar o carimbo lacrado junto do pote onde fica o anti-mofo e os cogus deve dar na mesma da silica nesse caso né...
 
Back
Top