Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Diário de cultivo - PFTEK - Strain Brasil

Diário de cultivo completo.
Que tal, terráqueos... 👽

Gostaria de pedir licença a todos para compartilhar minha primeira tentativa de cultivo de cogumelos Psilocybe Cubensis. Digo “tentativa” pois sou um tipo pé no chão, pra não dizer pessimista hehe... Ou seja, embora tudo esteja caminhando nos conformes, a ver lo que va pasar.

Además, sou um tipo muito metódico. 🧐 Gosto de seguir a risca todos procedimentos. Como nessa primeira tentativa falhei em alguns tópicos, principalmente em relação a assepsia, ainda creio que possa encontrar obstáculos nessa trajetória. Mas como um bom entusiasta, se os obstáculos surgirem, paciência...começaremos novamente do 0 sem problema nenhum, até porque essa pratica se mostrou extremamente interessante e prazerosa. ☕

Vamos lá com as infos:

==================================
DIÁRIO DE CULTIVO BELCHIOR - STRAIN BRASIL
==================================

STRAIN: Brasil
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos adquirido com um antigo fornecedor de cogumelos desidratados nas redes sociais.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.48.jpeg

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não (Apenas na parte superior)

GRÃOS:

( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: Arroz integral

Método de preparação e esterilização do substrato:


Seguindo a tradicional receita, misturei 2 copos cheios de vermiculita, 1 de arroz, e 1 de agua. Talvez por haver molhado a vermiculita algumas horas antes, na tentativa de “limpar” um pouco (sem necessidade), o substrato ficou enxarcado. Logo, tive que pegar com a mão e expremer para que não ficasse muita agua, e assim fui preenchendo os copos.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.47.jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44 (2).jpeg

Para vedar os copos antes de levar a PP, estava lendo um dia anterior um debate entre o Equador e o Exporo sobre a questão da esterialização por calor húmido x por calor seco. Resolvi fazer dois copos lacrados com fita, e dois copos apenas com o papel aluminio pressionado.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44.jpeg

Acontece que, creio que preenchi muito os copos hehe Depois de 1h na PP, no dia seguinte, ao abrir, verifiquei que os dois copos lacrados abriram pela pressão do substrato. Já tinha desanimado ai, mas refiz o lacre mesmo tendo que abrir o substrato ao ar livre...

-------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 18/08/2020
-------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Para inocular, tenho um forno daqueles eletricos. Liguei ele com temperatura de 250graus, e deixei até esquentar bastante.

Quando esquentou, posicionei ele de forma que ao abrir a porta, os copos ficaram em frente ele e entre a porta do forno e a parede, criando uma onda de calor que acredito ter sido suficiente para evitar os microorganismos do ar.

Foram 2 furos em cada copo, 2ml da seringa em cada furo. Antes de inserir a seringa em cada furo, flambei e passei em um papel toalha com alcool 70° em gel. Imediatamente em seguida, tampei com apenas uma camada de fita microporosa.

----------------------------------------
INCUBAÇÃO: Inicio em 18/08/2020
----------------------------------------

Os copos foram colocados em uma caixa de isopor pequena, com uma garrafa com o termostato no meio da caixa, e por cima para cubrir coloco um pano bem dobrado pra que não perca o clima interno.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.16.22.jpeg

No começo, não tinha o termohigrometro. Só quando chegou que fui perceber que a temperatura estava entre 23 e 24graus apenas. Portanto, sem saber da temperatura, no dia 27/08/2020 (9dias depois) os bolos ainda estavam com poucos sinais de progresso:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.19.25 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.19.25.jpeg

Neste dia, ao identificar que a temperatura estava baixa, regulei o termostato para 32graus. A temperatura atingiu os necessários 28/29 graus. Então, 4 dias depois, 31/08/2020, assim estavam:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.22.52.jpeg

Mantendo a temperatura ideal, assim foram progredindo:

04/09/2020:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.24.30 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.24.30.jpeg

07/09/2020:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22 (2).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22.jpeg


Y bueno....apesar de algumas manchinhas, me parece que está saudável e indo bem 🚀

Nos ultimos 3 dias a temperatura na minha cidade aumentou, e o termohigrometro estava acusando 29.8...quase chegando nos 30. Como vou viajar hoje, e volto só na sexta-feira, resolvi abaixar a temperatura do termostato com receio de aumentar muito e o micélio morrer. Agora, a temperatura na caixa está entre 27 e 28graus.

Ainda não investi nos equipamentos que utilizarei no terrario. Como um bom sujeito pé no chão (pessimista rsrs), vou esperar para ver se os bolos realmente irão colonizar 100% e sem sinais de contaminantes. Creio que até o final de semana que vem terei essas respostas e, a partir disso, vou em busca dos equipamentos do terrario (Caixa organizadora, bomba de aquário, etc).

Por fim, espero que este diário possa seguir bem e que os frutos venham. Se não vier, a experiencia virá, e com ela o aprendizado. 🙌

Vida longa ao Teonanacatl.org, um local com pessoas sérias, conteúdo excelente, e acesso democratico. Eu já fiz minha doação, e quem tenha condições de fazer, isso é o mínimo a ser feito para demonstrar gratidão por um espaço de tanto conhecimento como o montado aqui.

É isso! Até a próxima atualização e boa semana a todos!
 
Opaa muito bom @Nitive, obrigado amigo!

Estou usando Anti-Mofo de supermercado para secar os cogus, acho que se colocar o carimbo lacrado junto do pote onde fica o anti-mofo e os cogus deve dar na mesma da silica nesse caso né...
Siim, deixe um dia o papel alumínio devidamente dobrado dentro do pote com o anti mofo e dentro de um ziplok aberto, após isso feche o ziplok e mantenha lá dentro certificando de que não restou muito ar dentro do zip.
 
Ótimo diário de cultivo!!

Esta strain Brasil foi uma das melhores que já degustei ate hoje...
Parabens pelo seu ótimo trabalho..
 
Rapaz, o bixo é doido msm hahaha

Só o chapéu pesou 14g...

View attachment 119788

Tentei fazer carimbo dele. Ficou aproximadamente 30horas no papel alumínio.

O carimbo ficou meio aguado, pq o chapéu desidratou.

View attachment 119789
Daí tirei o chapéu de lá e deixei só o copo por cima pra ver de seca. Vocês sabem se é assim mesmo? Ele tem que ficar um tempo pra secar?

De qualquer forma está vindo outros dois que estão pra romper o véu de hoje pra amanhã :love:
View attachment 119790

A ideia é tirar pelo menos um carimbo saudável pra perpetuar o cultivo.

O carimbo estou fazendo dentro de uma tijela, bem limpa com álcool, e um copo por cima. Caso alguém tenha alguma dica dessa umidade excessiva no carimbo...

Muito grato a tudo isso, a vocês e ao fórum 🙌 sensação inexplicável!

Boa noite a todos!!!

Eu deixo o píleo por 24h no papel alumínio tampado pra confecção do carimbo, após eu deixo mais 24h para secar SEM o píleo. No outro dia seu carimbo está sequinho e perfeito.
Tenho amigos que guardam na geladeira e rola, uns na silica e outros dentro de um saquinho no meio de livro... todos dão certo a princípio.


Sucesso!
 
Siim, deixe um dia o papel alumínio devidamente dobrado dentro do pote com o anti mofo e dentro de um ziplok aberto, após isso feche o ziplok e mantenha lá dentro certificando de que não restou muito ar dentro do zip.
Boa @Nitive, agora a noite vai dar as 24h de secagem do meu primeiro carimbo. Vou seguir esse procedimento com ele! Valeu meu caro! :sorriso:

Ótimo diário de cultivo!!

Esta strain Brasil foi uma das melhores que já degustei ate hoje...
Parabens pelo seu ótimo trabalho..
Muito obrigado @~B.M.R~ !!! Foi um aprendizado e tanto, satisfação total! No começo não botei muita fé na strain, mas fui surpriendido com a força dela. Superou todas as dificuldades que surgiram no terrário. 🙌

Eu deixo o píleo por 24h no papel alumínio tampado pra confecção do carimbo, após eu deixo mais 24h para secar SEM o píleo. No outro dia seu carimbo está sequinho e perfeito.
Tenho amigos que guardam na geladeira e rola, uns na silica e outros dentro de um saquinho no meio de livro... todos dão certo a princípio.


Sucesso!
Boa @druidaazul!! Vai completar 24h do primeiro carimbo daqui a pouco...jajá fecho ele e coloco junto o anti-mofo. Acho que vai dar certo! Valeu amigo! 👍


Atualizaçao 30/10/2020

O segundo flush veio com força total meus amigos!!

WhatsApp Image 2020-10-30 at 18.52.44.jpeg

Falta colher o ultimo bolo que romperá o véu hoje a noite. Depois que colher vou tirar mais um carimbo dele, para garantir, e depois estou pensando em parar neste flush mesmo.

Já rendeu o suficiente pra meses e meses pro meu uso comum, e além disso como os frutos vieram grandes esta dificultando para secar. Ficaram 12h no ventilador mas ainda não está legal. Vou deixar mais 12h para ver.

Acho que se partir pra um terceiro flush vai ser "desperdicio", apesar de poder seca-los e deixar por vários meses guardados. Enfim, esse detalhe ainda vou decidir até amanha...

Quando terminar o processo do carimbo faço o registro aqui e encerro meu diário.

Então, deixo a finalização, os agradecimentos e demais comentários para esse último post pós carimbos hahaha

Mais uma vez, obrigado pessoal! Vocês são geniais!

Bom final de semana e bom feriado a todos! ✌️
 
Encerramento de diário

Demorei mas voltei para oficializar o encerramento do diário hahaha

Dos 4 bolos, mandei dois para um amigo dar sequencia e outros dois mandei pro terceiro flush que terminei de colher ontem e hoje

WhatsApp Image 2020-11-12 at 21.20.56.jpeg

No total, o cultivo rendeu em quantidade secos cerca de 20g.

Para quem está começando, deixo aqui meu depoimento de que vale a pena cada estudo, cada gasto, cada esforço e dedicação entregues no processo. É mágico!

Para os que acompanharam e ajudaram com as dicas, meu muito obrigado! Vocês são luz, sabedoria, amizade e amor!

Quem sabe em breve registro aqui um segundo diário de cultivo : )

Vida longa ao Teonanacatl.org!

"Palavra, pensamento e atitude, em comunhão
por isso você tem o livre arbítrio,
a iniciativa, a inteligencia e a razão"
 
@BelchiorMG Muito legal o seu cultivo.
Esse mês volto a cultivar, estou parado desde início da pandemia, e só fiz dois cultivos antes disso (iniciante total)

Voltei aqui para relembrar alguns processos e gostei de mais do seu cultivo, trouxe ótimas lembranças e insights.

Parabéns!
 
Back
Top