Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Diário de cultivo - PFTEK - Strain Brasil

Diário de cultivo completo.
Que tal, terráqueos... 👽

Gostaria de pedir licença a todos para compartilhar minha primeira tentativa de cultivo de cogumelos Psilocybe Cubensis. Digo “tentativa” pois sou um tipo pé no chão, pra não dizer pessimista hehe... Ou seja, embora tudo esteja caminhando nos conformes, a ver lo que va pasar.

Además, sou um tipo muito metódico. 🧐 Gosto de seguir a risca todos procedimentos. Como nessa primeira tentativa falhei em alguns tópicos, principalmente em relação a assepsia, ainda creio que possa encontrar obstáculos nessa trajetória. Mas como um bom entusiasta, se os obstáculos surgirem, paciência...começaremos novamente do 0 sem problema nenhum, até porque essa pratica se mostrou extremamente interessante e prazerosa. ☕

Vamos lá com as infos:

==================================
DIÁRIO DE CULTIVO BELCHIOR - STRAIN BRASIL
==================================

STRAIN: Brasil
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos adquirido com um antigo fornecedor de cogumelos desidratados nas redes sociais.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.48.jpeg

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não (Apenas na parte superior)

GRÃOS:

( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: Arroz integral

Método de preparação e esterilização do substrato:


Seguindo a tradicional receita, misturei 2 copos cheios de vermiculita, 1 de arroz, e 1 de agua. Talvez por haver molhado a vermiculita algumas horas antes, na tentativa de “limpar” um pouco (sem necessidade), o substrato ficou enxarcado. Logo, tive que pegar com a mão e expremer para que não ficasse muita agua, e assim fui preenchendo os copos.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.47.jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44 (2).jpeg

Para vedar os copos antes de levar a PP, estava lendo um dia anterior um debate entre o Equador e o Exporo sobre a questão da esterialização por calor húmido x por calor seco. Resolvi fazer dois copos lacrados com fita, e dois copos apenas com o papel aluminio pressionado.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44.jpeg

Acontece que, creio que preenchi muito os copos hehe Depois de 1h na PP, no dia seguinte, ao abrir, verifiquei que os dois copos lacrados abriram pela pressão do substrato. Já tinha desanimado ai, mas refiz o lacre mesmo tendo que abrir o substrato ao ar livre...

-------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 18/08/2020
-------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Para inocular, tenho um forno daqueles eletricos. Liguei ele com temperatura de 250graus, e deixei até esquentar bastante.

Quando esquentou, posicionei ele de forma que ao abrir a porta, os copos ficaram em frente ele e entre a porta do forno e a parede, criando uma onda de calor que acredito ter sido suficiente para evitar os microorganismos do ar.

Foram 2 furos em cada copo, 2ml da seringa em cada furo. Antes de inserir a seringa em cada furo, flambei e passei em um papel toalha com alcool 70° em gel. Imediatamente em seguida, tampei com apenas uma camada de fita microporosa.

----------------------------------------
INCUBAÇÃO: Inicio em 18/08/2020
----------------------------------------

Os copos foram colocados em uma caixa de isopor pequena, com uma garrafa com o termostato no meio da caixa, e por cima para cubrir coloco um pano bem dobrado pra que não perca o clima interno.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.16.22.jpeg

No começo, não tinha o termohigrometro. Só quando chegou que fui perceber que a temperatura estava entre 23 e 24graus apenas. Portanto, sem saber da temperatura, no dia 27/08/2020 (9dias depois) os bolos ainda estavam com poucos sinais de progresso:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.19.25 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.19.25.jpeg

Neste dia, ao identificar que a temperatura estava baixa, regulei o termostato para 32graus. A temperatura atingiu os necessários 28/29 graus. Então, 4 dias depois, 31/08/2020, assim estavam:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.22.52.jpeg

Mantendo a temperatura ideal, assim foram progredindo:

04/09/2020:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.24.30 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.24.30.jpeg

07/09/2020:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22 (2).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22.jpeg


Y bueno....apesar de algumas manchinhas, me parece que está saudável e indo bem 🚀

Nos ultimos 3 dias a temperatura na minha cidade aumentou, e o termohigrometro estava acusando 29.8...quase chegando nos 30. Como vou viajar hoje, e volto só na sexta-feira, resolvi abaixar a temperatura do termostato com receio de aumentar muito e o micélio morrer. Agora, a temperatura na caixa está entre 27 e 28graus.

Ainda não investi nos equipamentos que utilizarei no terrario. Como um bom sujeito pé no chão (pessimista rsrs), vou esperar para ver se os bolos realmente irão colonizar 100% e sem sinais de contaminantes. Creio que até o final de semana que vem terei essas respostas e, a partir disso, vou em busca dos equipamentos do terrario (Caixa organizadora, bomba de aquário, etc).

Por fim, espero que este diário possa seguir bem e que os frutos venham. Se não vier, a experiencia virá, e com ela o aprendizado. 🙌

Vida longa ao Teonanacatl.org, um local com pessoas sérias, conteúdo excelente, e acesso democratico. Eu já fiz minha doação, e quem tenha condições de fazer, isso é o mínimo a ser feito para demonstrar gratidão por um espaço de tanto conhecimento como o montado aqui.

É isso! Até a próxima atualização e boa semana a todos!
 
Boa tarde irmão, bela Iniciativa. Eu não consegui ver as manchas que vc falou mas tente acompanhar pra ver se elas estão aumentando de tamanho. A colonização está muito boa. Se vc se preocupa com a temperatura, melhor se preocupar com altas temperaturas, pois o micelio se desenvolve em temperaturas menores com menos velocidade mas em altas temperaturas ele pode morrer.
Outra coisa, se vc não quiser fazer um terrario com caixa organizadora, ou se não tiver os materiais, os terrarios com pet funcionam muito bem. Valeu irmão, grande abraço .

Acompanhando.
 
Eae, @BelchiorMG

"Ainda somos os mesmos e vivemos...
ainda somos os mesmos e vivemos...
como nossos paaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa-a-a-a-iiiiiis, sô" (cantando com sotaque mineiro)

:)

Legal o cultivo, com os procedimentos dentro das recomendações básicas, vamos acompanhar esses frutos que virão! Positividade total!

Digo “tentativa” pois sou um tipo pé no chão, pra não dizer pessimista hehe

kkkkkkkkk

Não aguentei e dei o rating "Otimista" de brincadeira também.

STRAIN: Brasil
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos adquirido com um antigo fornecedor de cogumelos desidratados nas redes soc

2 anos é quase o limite da viabilidade dos carimbos pelas minhas experimentações. Que bom que deu tudo certo com as eclosões!

Resolvi fazer dois copos lacrados com fita, e dois copos apenas com o papel aluminio pressionado

Legal. :D

Acontece que, creio que preenchi muito os copos hehe Depois de 1h na PP, no dia seguinte, ao abrir, verifiquei que os dois copos lacrados abriram pela pressão do substrato. Já tinha desanimado ai, mas refiz o lacre mesmo tendo que abrir o substrato ao ar livre...

Ah sim, o substrato estufa com o cozimento na PP. Se o copo ficar "na tampa" pode rasgar o lacre pela pressão do substrato em expansão. Basta dar algum pequeno espaço de margem que já evita.

Contudo, a PP era pra ter sido aberta já sob condições de assepsia: em uma glovebox, na boca do fogão, num banheiro espargido de esterilizante, etc. Isso reduziria a chance dos bolos que ficaram expostos contaminarem. Mas como você usou camada de vermiculita, ela parece ter protegido suficientemente.

bueno....apesar de algumas manchinhas, me parece que está saudável e indo bem

Sim, parecem ótimos.
 
Boa tarde irmão, bela Iniciativa. Eu não consegui ver as manchas que vc falou mas tente acompanhar pra ver se elas estão aumentando de tamanho. A colonização está muito boa. Se vc se preocupa com a temperatura, melhor se preocupar com altas temperaturas, pois o micelio se desenvolve em temperaturas menores com menos velocidade mas em altas temperaturas ele pode morrer.
Outra coisa, se vc não quiser fazer um terrario com caixa organizadora, ou se não tiver os materiais, os terrarios com pet funcionam muito bem. Valeu irmão, grande abraço .

Acompanhando.

Fala @Poeiraviva, muito obrigado pelas dicas irmão! A foto que vou colocar deles agora vc vai ver a machinha, mas acho que não deve ser nada demais não...Sobre a temperatura, tive sorte de ter abaixado o termostato antes de viajar. A temperatura aumentou muito na minha cidade, agora na incubadora se manteve 28.8.
Sobre o terrário, vou tentar investir nos equipamentos tudo certinho, com a caixa e a bomba injetora pra maximizar a chance de acerto ✍🙌

Valeu pelo acompanhamento, tamo junto!
Eae, @BelchiorMG

"Ainda somos os mesmos e vivemos...
ainda somos os mesmos e vivemos...
como nossos paaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa-a-a-a-iiiiiis, sô" (cantando com sotaque mineiro)

E essa parte nois canta alto né kkkkkkkkkk

E pelo avanço, "presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte, pq apesar de muito moço, sinto o micelio são e salvo e forte" 🎼

2 anos é quase o limite da viabilidade dos carimbos pelas minhas experimentações. Que bom que deu tudo certo com as eclosões!

Pois é rapaz, quando me chegou o carimbo fiquei preocupado com essa data dele ai viu...


Contudo, a PP era pra ter sido aberta já sob condições de assepsia: em uma glovebox, na boca do fogão, num banheiro espargido de esterilizante, etc. Isso reduziria a chance dos bolos que ficaram expostos contaminarem. Mas como você usou camada de vermiculita, ela parece ter protegido suficientemente.

Tem razão, falhei muito nessa parte...quando coloquei eles na incubadora tava com nada de esperança de dar certo por conta disso. Inclusive, se acontecer algum problema, eu entenderia que não fiz por merecer dar certo. Mas vamos que vamos...

No mais, muito obrigado pelos comentarios @ExPoro! Vou colocar uma atualização abaixo que vc vai ver a manchinha, mas me parece tranquilo. Valeu mesmo, abraço!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização. 11/092020:

Olá pessoal!

Hoje voltei de viagem, tinha ido na terça.

Por sorte na terça o aumento da temperatura na cidade já tinha começado e, percebendo isso, diminui o termostato para 30°. A temperatura quando cheguei hoje estava registrando 28.8°.

O micélio evoluiu bem, agora dos 4 copos parece que falta só o fundo do copo para terminar de colonizar. Uns estão mais avançados pro fundo, outros pouco mais garrados.

Hoje estão completanto 25 dias de incubação, acredito que mais uns 5 dias eles devem fechar o copo por completo.

Um detalhe que tenho visto é que, apesar de estar branquinho, o micelo não parece estar muito vistoso e forte. Talvez seja necessário mais alguns dias para ele se firmar mesmo.

Outro detalhe que comentei da manchinha, vocês podem ver nessa primeira foto. Tem uma mancha preta que está desde os primeiros dias de incubação. Ela sempre ficou nesse tamanho, não evoluiu nada...por isso acho que não tem problema.

WhatsApp Image 2020-09-11 at 13.49.30 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-11 at 13.49.30.jpeg

Bom, por enquanto é isso! Amanha devo começar a comprar as coisas pro terrário. Quero fazer aquele padrãozão mesmo, com caixa organizadora, bomba injetora, argila expandida, etc.

Assim que possível atualizo denovo aqui.

Muito obrigado aos que estão acompanhando, toda dica de vocês será muito bem vinda!

"Mas trago de cabeça uma canção do rádio
Em que um antigo compositor baiano me dizia
Tudo é divino tudo é maravilhoso" Belchior
 
Última edição:
E pelo avanço, "presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte, pq apesar de muito moço, sinto o micelio são e salvo e forte" 🎼

:D

Outro detalhe que comentei da manchinha, vocês podem ver nessa primeira foto. Tem uma mancha preta que está desde os primeiros dias de incubação. Ela sempre ficou nesse tamanho, não evoluiu nada...por isso acho que não tem problema.

Essa manchinha é muito comum quando há algum grão inteiro e não moidinho. O alimento que estiver em contato com o vidro, após entrar na digestão micelial externa, pode ficar preto em contato com o vidro - talvez porque ali podemos ver "por dentro" do alimento sendo absorvido.

Não é contaminante.

É muito comum de se ver em substratos de milho, pois o grão vai inteiro, igualmente nas bordas em contato com o vidro.
 
Essa manchinha é muito comum quando há algum grão inteiro e não moidinho. O alimento que estiver em contato com o vidro, após entrar na digestão micelial externa, pode ficar preto em contato com o vidro - talvez porque ali podemos ver "por dentro" do alimento sendo absorvido.

Não é contaminante.

É muito comum de se ver em substratos de milho, pois o grão vai inteiro, igualmente nas bordas em contato com o vidro.

Muito boa informação!
 
Atualização. 18/09/2020:

Bom dia amigos!

Hoje a incubação já completa 32 dias. Vejam que o fundo dos copos já foram colonizados também:

WhatsApp Image 2020-09-18 at 09.26.42 (1).jpeg

Pelo que tenho lido no fórum, depois de 100% colonizado, é necessário esperar mais uma semana para consolidar.

Mas, ainda estou em dúvida se realmente estão 100% colonizados. Vejam nas fotos abaixo que apesar do micélio ter tomado o copo por inteiro, ainda é possível ver as cores do substrato. O micélio não dominou totalmente (ficando branco por completo).

WhatsApp Image 2020-09-18 at 09.26.43.jpeg WhatsApp Image 2020-09-18 at 09.26.42 (2).jpeg

Neste cenário, já passado 32 dias de incubação, vocês tem alguma dica do que posso fazer? Cada copo tem 2 furos, será que aumento pra 4 furos e espero mais essa uma semana de consolidação?

Outra dúvida, um dos copos está com essas manchinhas grudadas no vidro do copo e meio amareladas. É possível identificar se é algo a se preocupar?

WhatsApp Image 2020-09-18 at 09.26.42.jpeg

Valeu turma!
 
Eu acredito que a incubação não tem seu fim antes de entrar no terrário. O micélio ainda se desenvolve no novo ambiente e ai sim entra na fase de frutificação.
Foi o que eu pude observar nos meus cultivos.
Eu só espero o micélio colonizar toda a superfície do bolo (uniformemente).
manchinhas grudadas no vidro do copo e meio amareladas
Ao que tudo indica, é do próprio fungo.
 
Eu acredito que a incubação não tem seu fim antes de entrar no terrário. O micélio ainda se desenvolve no novo ambiente e ai sim entra na fase de frutificação.
Foi o que eu pude observar nos meus cultivos.
Eu só espero o micélio colonizar toda a superfície do bolo (uniformemente).

Ao que tudo indica, é do próprio fungo.

Entendi amigo, muito obrigado! Vou esperar mais uma semana pra dar a ultima consolidada, e dps disso já mando eles pro terrário.
 
será que aumento pra 4 furos

Não fará diferença.

Mas, ainda estou em dúvida se realmente estão 100% colonizados. Vejam nas fotos abaixo que apesar do micélio ter tomado o copo por inteiro, ainda é possível ver as cores do substrato. O micélio não dominou totalmente (ficando branco por completo).

Estão 100% colonizados.

. É possível identificar se é algo a se preocupar?

Tá tudo normal. :)

Eu acredito que a incubação não tem seu fim antes de entrar no terrário. O micélio ainda se desenvolve no novo ambiente e ai sim entra na fase de frutificação.
Foi o que eu pude observar nos meus cultivos.

Se me permite discordar, caro @KinokoXamanic, é bem comum a pinagem in-vitro antes de aniversariar (Completo - Cultura Negligente #1 - In Vitro Tek - MDK no Bolo PF - 10º Cultivo), o que indica que o micélio, uma vez que termina de consumir todo o substrato disponível "se dá conta" que não mais o que colonizar e "resolve" pinar após o tempo que chamamos de consolidação. Aí o intervalo entre o aniversário e a pinagem irá reduzir, além de se colocar o bolo em melhores condições de início de pinagem. No entanto, eu tenho certo apreço quando pinam in vitro, porque já aniversaria com a frutificação em andamento.

É possível contudo que alguns bolos, por questões de genética, nunca pinem in vitro. Ou ainda, que parem do nada de colonizar ainda com substrato disponível e resolvam pinar, sem qualquer contaminante dentro.
 
Não fará diferença.



Estão 100% colonizados.



Tá tudo normal. :)



Se me permite discordar, caro @KinokoXamanic, é bem comum a pinagem in-vitro antes de aniversariar (Completo - Cultura Negligente #1 - In Vitro Tek - MDK no Bolo PF - 10º Cultivo), o que indica que o micélio, uma vez que termina de consumir todo o substrato disponível "se dá conta" que não mais o que colonizar e "resolve" pinar após o tempo que chamamos de consolidação. Aí o intervalo entre o aniversário e a pinagem irá reduzir, além de se colocar o bolo em melhores condições de início de pinagem. No entanto, eu tenho certo apreço quando pinam in vitro, porque já aniversaria com a frutificação em andamento.

É possível contudo que alguns bolos, por questões de genética, nunca pinem in vitro. Ou ainda, que parem do nada de colonizar ainda com substrato disponível e resolvam pinar, sem qualquer contaminante dentro.

Muito obrigado @ExPoro, eles ficaram até mais brancos de sexta pra cá. Hoje vou comprar os equipamentos do terrário e no mais tardar até sexta vou mandar os bolos pro Dunk e dps pro terrário.

Em breve nova atualização. Boa semana a todos!
 
Atualização. 27/09/2020

Boa noite amigos(as)!

Registro que hoje os bolos foram aniversariados!! 🥳🚀🛸

WhatsApp Image 2020-09-27 at 17.42.29 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-27 at 17.42.29.jpeg

Detalhes:

Dunk: Tive problemas para seguir o tempo ideal de Dunk. Acabou que os bolos ficaram no total de 30 a 32 horas submersos em Água Mineral (Comprada em mercado) e dentro da geladeira.

Vermiculita: Estava bem úmida no momento do Roll. Isso dificultou um pouco o Roll, mas ao fim creio que deu certo. Acabei passando do ponto na hidratação dela antes de esterializar no microondas por 6 minutos, uma pausa, e um tempo na geladeira tampada com pano de prato limpo, para esfriar.

Argila expandida: Aqui está o primeiro ponto preocupante. Tive que deixar a Argila praticamente 2 dias de molho, trocando a agua do balde 2 vezes. Ela solta uma areia, e na segunda água ainda tinha essa areinha. Coloquei Qboa certinho pra deixar de molho, tomara que essa areia que ela solta não traga problemas.

Condições do terrário: Aqui está outro ponto preocupante. Está muito calor em todo Brasil, como já é de conhecimento de vocês. O terrário está a 28° e estou tentando baixar a temperatura...penso em usar garrafa de agua congelada. A úmidade está legal, acima de 90%.

O terrário possui 4 furos em duas das laterais menores, 5 furos nas laterais maiores e 4 furos na tampa de cima. Já vi terrários aqui com muito mais furos e bem maiores. Dependendo, pode ser necessário aumentar essa troca de ar.

Bom, é isso. Agora é observar os próximos dias e tentar lutar contra esse calor que tem feito 😓🥵

Obrigado a todos pelo apoio, em breve trarei novidades!

Que tenham uma excelente semana!
 
Dunk: Tive problemas para seguir o tempo ideal de Dunk. Acabou que os bolos ficaram no total de 30 a 32 horas submersos em Água Mineral (Comprada em mercado) e dentro da geladeira.
Fala mano, boa tarde, já deixei um bolo 48h de molho e seguiu saudável, já vi alguns membros que deixaram mais de 24h também e não me parece causar problemas, acredito que o micélio só morra afogado se ficar muitos dias submerso, é um bom experimento para se tentar... Alguem que esteja lendo, ja tentou? Ou sabe dessa informação?

Argila expandida: Aqui está o primeiro ponto preocupante. Tive que deixar a Argila praticamente 2 dias de molho, trocando a agua do balde 2 vezes. Ela solta uma areia, e na segunda água ainda tinha essa areinha. Coloquei Qboa certinho pra deixar de molho, tomara que essa areia que ela solta não traga problemas.
Nunca soltou areia aqui não, mas acredito que seja pó de argila mesmo... Então não deve fazer mal.
Condições do terrário: Aqui está outro ponto preocupante. Está muito calor em todo Brasil, como já é de conhecimento de vocês. O terrário está a 28° e estou tentando baixar a temperatura...penso em usar garrafa de agua congelada. A úmidade está legal, acima de 90%.
O uso da garrafa congelada ajuda sim, melhor do que não fazer nada, rs... Em tempos frios eu deixo meu terrário na janela (jardineira) pela vantagem do sol indireto e bastante vento mas quando faz calor ou muita chuva eu trago eles pra sombrinha do quarto :)

O terrário possui 4 furos em duas das laterais menores, 5 furos nas laterais maiores e 4 furos na tampa de cima. Já vi terrários aqui com muito mais furos e bem maiores. Dependendo, pode ser necessário aumentar essa troca de ar.
Quando você abre o terrario pra abanar, antes bote a mão dentro e vê se ta quente, abafado, as vezes até o cheiro do ar muda (acredito ser maior concentrção de CO2) se estiver assim tem que aumentar a troca gasosa :)

Ta bonito o esquema ai mano, só sucesso, em breve tão pinando :D
 
Última edição:
Tive problemas para seguir o tempo ideal de Dunk. Acabou que os bolos ficaram no total de 30 a 32 horas submersos em Água Mineral (Comprada em mercado) e dentro da geladeira.

Sem problemas. O limite de 48 horas é mito. O micélio respira debaixo d`água, ou não haveria CLs.

Daí...

acredito que o micélio só morra afogado se ficar muitos dias submerso, é um bom experimento para se tentar... Alguem que esteja lendo, ja tentou?

... inclusive comprovei isso hoje quando lembrei de tirar de um dunk um bolo que tava lá há 2 semanas e veio "muito bem vivinho" obrigado.

Só deve ser inútil deixar por mais de 48 horas. E talvez dependendo da água possa sofrer uma contaminação bacteriana com mais facilidade.

Aqui está o primeiro ponto preocupante. Tive que deixar a Argila praticamente 2 dias de molho, trocando a agua do balde 2 vezes. Ela solta uma areia, e na segunda água ainda tinha essa areinha. Coloquei Qboa certinho pra deixar de molho, tomara que essa areia que ela solta não traga problemas.

Pode simplificar a limpeza das argilas. Bota num recipiente mergulhadas em água corrente, taca sabão ou detergente, mexe, mexe, tira a água devagar pra sair o grosso. Repete mais uma ou duas vezes se quiser, até sentir que dá pra lamber a argila com segurança. kkk Mas não lamba! Já fiz isso e não é gostosa. O importante é tirar o pozinho de sujeira, e só. Basicamente, esse procedimento só será feito na primeira vez que for usar a argila expandida, pois ela não volta a soltar mais esse pozinho que vem de fábrica.
 
Sem problemas. O limite de 48 horas é mito. O micélio respira debaixo d`água, ou não haveria CLs.

Daí...



... inclusive comprovei isso hoje quando lembrei de tirar de um dunk um bolo que tava lá há 2 semanas e veio "muito bem vivinho" obrigado.

Só deve ser inútil deixar por mais de 48 horas. E talvez dependendo da água possa sofrer uma contaminação bacteriana com mais facilidade.



Pode simplificar a limpeza das argilas. Bota num recipiente mergulhadas em água corrente, taca sabão ou detergente, mexe, mexe, tira a água devagar pra sair o grosso. Repete mais uma ou duas vezes se quiser, até sentir que dá pra lamber a argila com segurança. kkk Mas não lamba! Já fiz isso e não é gostosa. O importante é tirar o pozinho de sujeira, e só. Basicamente, esse procedimento só será feito na primeira vez que for usar a argila expandida, pois ela não volta a soltar mais esse pozinho que vem de fábrica.
Eu pessoalmente só tive problemas em relação a abortos de pins com relação a tempo superior a 30hrs, alguns casos em 30hrs ouve novos pins e aborto da maioria dos que já estavam, creio que 48 horas prejudicaria/abortaria os que viessem a surgir durante o dunk, tenho uma teoria de que o micelio tente crescer na água após muito tempo seja por haver nutrição na água do dunk ou em busca da superfície quando afundados, eu particularmente parei de forçar os bolos/casing submergidos, os viro de ponta cabeça em relação a posição que estava frutificando durante o dunk e retorno a posição inicial. (normalmente faço 18hrs pois quase sempre tem algum pin) 💤
 
Fala galera, boa tarde!

Obrigado pelas dicas!

Estou travando uma verdadeira BATALHA com o calor...a noite é tudo lindo, tudo perfeito.

De dia...estou trocando garrafa de gelo praticamente 4...5 vezes no dia. Ainda assim em algums momentos bate 32°

Já estou dando essa batalha como perdida, mas vou manter as esperanças de que eles frutifiquem mesmo com essa temperatura alta. Mudei o terrario duas vezes de lugar, mas sem sucesso...todos os cantos da casa estão muuuito quentes 🥵🥵🥵

Além da tentativa de colocar as garrafas congeladas, não há mais o que fazer né? Só se eu tivesse um frizer que coubesse tudo, mas infelizmente não tenho essa estrutura.

Quando você abre o terrario pra abanar, antes bote a mão dentro e vê se ta quente, abafado, as vezes até o cheiro do ar muda (acredito ser maior concentrção de CO2) se estiver assim tem que aumentar a troca gasosa :)

Ta bonito o esquema ai mano, só sucesso, em breve tão pinando :D

Valeu @Cebolo! Não consegui perceber isso pois qualquer canto aqui está abafado haha, vou verificar a noite que assim terei maior precisão. Caso tenha que fazer mais furos, é possível fazer com os bolos lá dentro ou teria que tirar eles pra outro lugar enquanto faço os furos? Imagino que deixando eles lá quietos é melhor pra evitar contaminação né...

Pode simplificar a limpeza das argilas. Bota num recipiente mergulhadas em água corrente, taca sabão ou detergente, mexe, mexe, tira a água devagar pra sair o grosso. Repete mais uma ou duas vezes se quiser, até sentir que dá pra lamber a argila com segurança. kkk Mas não lamba! Já fiz isso e não é gostosa. O importante é tirar o pozinho de sujeira, e só. Basicamente, esse procedimento só será feito na primeira vez que for usar a argila expandida, pois ela não volta a soltar mais esse pozinho que vem de fábrica.

KKKKKKKKKKKKKKKKK não me parece que tenham bom sabor mesmo....mas enfim, possívelmente as mais de 24h de molho na Qboa deve ter matado qualquer coisa até nas intranhas delas, vamos ver
 
Fala galera, boa tarde!

Obrigado pelas dicas!

Estou travando uma verdadeira BATALHA com o calor...a noite é tudo lindo, tudo perfeito.

De dia...estou trocando garrafa de gelo praticamente 4...5 vezes no dia. Ainda assim em algums momentos bate 32°

Já estou dando essa batalha como perdida, mas vou manter as esperanças de que eles frutifiquem mesmo com essa temperatura alta. Mudei o terrario duas vezes de lugar, mas sem sucesso...todos os cantos da casa estão muuuito quentes 🥵🥵🥵

Além da tentativa de colocar as garrafas congeladas, não há mais o que fazer né? Só se eu tivesse um frizer que coubesse tudo, mas infelizmente não tenho essa estrutura.



Valeu @Cebolo! Não consegui perceber isso pois qualquer canto aqui está abafado haha, vou verificar a noite que assim terei maior precisão. Caso tenha que fazer mais furos, é possível fazer com os bolos lá dentro ou teria que tirar eles pra outro lugar enquanto faço os furos? Imagino que deixando eles lá quietos é melhor pra evitar contaminação né...



KKKKKKKKKKKKKKKKK não me parece que tenham bom sabor mesmo....mas enfim, possívelmente as mais de 24h de molho na Qboa deve ter matado qualquer coisa até nas intranhas delas, vamos ver
Borrifar água gelada quando fizer troca gasosa manual ( só não deixe o borrifador no congelador, em alguns minutos já congela a água do bico e demora para derreter.)
 
Valeu @Cebolo! Não consegui perceber isso pois qualquer canto aqui está abafado haha, vou verificar a noite que assim terei maior precisão. Caso tenha que fazer mais furos, é possível fazer com os bolos lá dentro ou teria que tirar eles pra outro lugar enquanto faço os furos? Imagino que deixando eles lá quietos é melhor pra evitar contaminação né...
Realmente calor é triste :(

Sobre retirar os bolos do terrario, pode sim, alguns poucos minutos em contato com o ar fresco não faz mal nenhum, o certo na verdade é evitar ar parado no terrário.

Abrir bastante para abanar (mantendo a umidade) é mais seguro do que nunca abrir com medo de contaminar.
 
Muito obrigado pessoal!

Vou seguir a muito boa dica do @Nitive sobre o borrifador com agua gelada, o genio aqui nem tinha pensado nisso hahahahhaa

E se for preciso fazer mais furos, vou tirar os bolos pra não voar pó da caixa neles. Acho que vai ser melhor mesmo @Cebolo.

Consegui um "alvará" aqui com minha mãe para desativar um banheiro e deixar o terrário lá enquanto usamos outro banheiro que tem lá fora hahaha Deu uma melhorada boa, caiu pra 27...28.5 graus. Ainda tem que diminuir mas já está bem melhor do que no meu quarto ou lá na área de fora.

Só manter cuidado pra ninguem usar esse banheiro, senão deve haver riscos de contaminar...

Em breve atualizo como estará o controle de temperatura nos proximos dias.

Abraços!

WhatsApp Image 2020-09-29 at 14.26.03.jpeg
 
Back
Top