Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Diário de cultivo - PFTEK - Strain Brasil

Diário de cultivo completo.
Que tal, terráqueos... 👽

Gostaria de pedir licença a todos para compartilhar minha primeira tentativa de cultivo de cogumelos Psilocybe Cubensis. Digo “tentativa” pois sou um tipo pé no chão, pra não dizer pessimista hehe... Ou seja, embora tudo esteja caminhando nos conformes, a ver lo que va pasar.

Además, sou um tipo muito metódico. 🧐 Gosto de seguir a risca todos procedimentos. Como nessa primeira tentativa falhei em alguns tópicos, principalmente em relação a assepsia, ainda creio que possa encontrar obstáculos nessa trajetória. Mas como um bom entusiasta, se os obstáculos surgirem, paciência...começaremos novamente do 0 sem problema nenhum, até porque essa pratica se mostrou extremamente interessante e prazerosa. ☕

Vamos lá com as infos:

==================================
DIÁRIO DE CULTIVO BELCHIOR - STRAIN BRASIL
==================================

STRAIN: Brasil
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos adquirido com um antigo fornecedor de cogumelos desidratados nas redes sociais.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.48.jpeg

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não (Apenas na parte superior)

GRÃOS:

( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: Arroz integral

Método de preparação e esterilização do substrato:


Seguindo a tradicional receita, misturei 2 copos cheios de vermiculita, 1 de arroz, e 1 de agua. Talvez por haver molhado a vermiculita algumas horas antes, na tentativa de “limpar” um pouco (sem necessidade), o substrato ficou enxarcado. Logo, tive que pegar com a mão e expremer para que não ficasse muita agua, e assim fui preenchendo os copos.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.47.jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44 (2).jpeg

Para vedar os copos antes de levar a PP, estava lendo um dia anterior um debate entre o Equador e o Exporo sobre a questão da esterialização por calor húmido x por calor seco. Resolvi fazer dois copos lacrados com fita, e dois copos apenas com o papel aluminio pressionado.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 10.27.44.jpeg

Acontece que, creio que preenchi muito os copos hehe Depois de 1h na PP, no dia seguinte, ao abrir, verifiquei que os dois copos lacrados abriram pela pressão do substrato. Já tinha desanimado ai, mas refiz o lacre mesmo tendo que abrir o substrato ao ar livre...

-------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 18/08/2020
-------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Para inocular, tenho um forno daqueles eletricos. Liguei ele com temperatura de 250graus, e deixei até esquentar bastante.

Quando esquentou, posicionei ele de forma que ao abrir a porta, os copos ficaram em frente ele e entre a porta do forno e a parede, criando uma onda de calor que acredito ter sido suficiente para evitar os microorganismos do ar.

Foram 2 furos em cada copo, 2ml da seringa em cada furo. Antes de inserir a seringa em cada furo, flambei e passei em um papel toalha com alcool 70° em gel. Imediatamente em seguida, tampei com apenas uma camada de fita microporosa.

----------------------------------------
INCUBAÇÃO: Inicio em 18/08/2020
----------------------------------------

Os copos foram colocados em uma caixa de isopor pequena, com uma garrafa com o termostato no meio da caixa, e por cima para cubrir coloco um pano bem dobrado pra que não perca o clima interno.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.16.22.jpeg

No começo, não tinha o termohigrometro. Só quando chegou que fui perceber que a temperatura estava entre 23 e 24graus apenas. Portanto, sem saber da temperatura, no dia 27/08/2020 (9dias depois) os bolos ainda estavam com poucos sinais de progresso:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.19.25 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.19.25.jpeg

Neste dia, ao identificar que a temperatura estava baixa, regulei o termostato para 32graus. A temperatura atingiu os necessários 28/29 graus. Então, 4 dias depois, 31/08/2020, assim estavam:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.22.52.jpeg

Mantendo a temperatura ideal, assim foram progredindo:

04/09/2020:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.24.30 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.24.30.jpeg

07/09/2020:

WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22 (2).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-09-08 at 11.27.22.jpeg


Y bueno....apesar de algumas manchinhas, me parece que está saudável e indo bem 🚀

Nos ultimos 3 dias a temperatura na minha cidade aumentou, e o termohigrometro estava acusando 29.8...quase chegando nos 30. Como vou viajar hoje, e volto só na sexta-feira, resolvi abaixar a temperatura do termostato com receio de aumentar muito e o micélio morrer. Agora, a temperatura na caixa está entre 27 e 28graus.

Ainda não investi nos equipamentos que utilizarei no terrario. Como um bom sujeito pé no chão (pessimista rsrs), vou esperar para ver se os bolos realmente irão colonizar 100% e sem sinais de contaminantes. Creio que até o final de semana que vem terei essas respostas e, a partir disso, vou em busca dos equipamentos do terrario (Caixa organizadora, bomba de aquário, etc).

Por fim, espero que este diário possa seguir bem e que os frutos venham. Se não vier, a experiencia virá, e com ela o aprendizado. 🙌

Vida longa ao Teonanacatl.org, um local com pessoas sérias, conteúdo excelente, e acesso democratico. Eu já fiz minha doação, e quem tenha condições de fazer, isso é o mínimo a ser feito para demonstrar gratidão por um espaço de tanto conhecimento como o montado aqui.

É isso! Até a próxima atualização e boa semana a todos!
 
Atualização. 06/10/20202

Boa tarde pessoal! Tudo bem por ai?

Estou passando para registrar algumas atualizações e algumas dúvidas.

Hoje completa 10 dias que os bolos estão no terrário.

Essas primórdias que podem ver na foto apareceram no sábado, dia 03/10, bem pequenas.

Hoje, estão conforme as fotos abaixo.

WhatsApp Image 2020-10-06 at 13.28.07 (2).jpeg WhatsApp Image 2020-10-06 at 13.28.07 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-10-06 at 13.28.07.jpeg

Dos 4 bolos que tenho, 1 deles até agora não apareceu nada. Esses 3 temos apenas esses pequenos meninos ai.

A temperatura está variando de 26 a 29 (Longe do ideal). Consigo baixar para 25° e alguma coisa quando troco as garrafas de gelo, mas logo a temperatura sobe.

Vocês acham que esse baixo desenvolvimento é devido a essa condição ruim de temperatura ou está dentro do esperado?

Neste caso mantenho eles como estão e aguardo mais alguns dias para acompanhar o desenvolvimento?

Obrigado!
 
Última edição:
Tranquilo
Mas sofreram um monte pra dar seus frutos
Eu ja tirei de bolos pf
No meio do verão nordestino,so que renderao poucos cogus
Ja se tentar um monotube e colocar num lugar mas ameno mesmo dentro de casa , umas borrifadas e abanadas
Vai render bem mas sem falar no pulo do aprendizado
 
Tranquilo
Mas sofreram um monte pra dar seus frutos
Eu ja tirei de bolos pf
No meio do verão nordestino,so que renderao poucos cogus
Ja se tentar um monotube e colocar num lugar mas ameno mesmo dentro de casa , umas borrifadas e abanadas
Vai render bem mas sem falar no pulo do aprendizado

Olá amigo @rafael_111, obrigado pela resposta!

Legal, vou estudar a alternativa monotube. Vc acha que eu quebraria eles em um monotube já, ou espero mais alguns dia com eles no terrário? Pensei em esperar pelo menos os 15 dias completos.

Outra coisa, hoje percebi que uns bolos ficaram com um tom bem azulado. Será que é contaminação? Mais tarde coloco uma foto.
 
Muito obrigado amigos @Nitive e @rafael_111

Apesar da mancha e do tom azul ter aumentado os cogus seguem crescendo, devagar mas seguem...

Vou fazer o teste do cotonete que vcs falaram pra ver como fica...

Adicionei um pouco de vermiculita esterializada tbm na superficie, se for por conta de perca de aguá no bolo e dei umas borrifadas neles 🙏
 
Boa tarde pessoal!

Passei o papel toalha na mancha azul, como orientou o amigo @Nitive, e não saiu cor no papel. Bom sinal!

Eles seguem crescendo devagar, vamos ver até onde vão...

Hoje completa 13 dias de terrário

IMG_20201009_130910557.jpg

Se de tudo não der pra tirar um carimbo deles, ainda assim valeu a pena.

Aprendizado enorme, tudo influencia. Umidade, temperatura, a troca de ar, a luz no terrário...

Com ctz no próximo estarei bem mais preparado para esses detalhes

Agora, dou a eles o tempo que necessitam. Depois, penso em enterrar os bolos para ver se crescem outdoor.

Em breve atualizo outra vez, bom final de semana para todos! :)
 
Boa tarde pessoal!

Passei o papel toalha na mancha azul, como orientou o amigo @Nitive, e não saiu cor no papel. Bom sinal!

Eles seguem crescendo devagar, vamos ver até onde vão...

Hoje completa 13 dias de terrário

View attachment 119141

Se de tudo não der pra tirar um carimbo deles, ainda assim valeu a pena.

Aprendizado enorme, tudo influencia. Umidade, temperatura, a troca de ar, a luz no terrário...

Com ctz no próximo estarei bem mais preparado para esses detalhes

Agora, dou a eles o tempo que necessitam. Depois, penso em enterrar os bolos para ver se crescem outdoor.

Em breve atualizo outra vez, bom final de semana para todos! :)
Após a colheita coloque submerso em água mineral dentro de um pote por 24hrs, faça um novo roll em vermiculita seca e volte ao terrário, ainda dá para se ter mais flushs antes de pensar e enterrar
 
Após a colheita coloque submerso em água mineral dentro de um pote por 24hrs, faça um novo roll em vermiculita seca e volte ao terrário, ainda dá para se ter mais flushs antes de pensar e enterrar

Boa @Nitive! Eu pensei em enterrar devido a baixa produtividade que está tendo, mas dizem que os proximos flushes podem ser mais produtivos né? Veremos o estado que ele estará! Que tenhas um bom feriado! Abrs
 
Man
Meu primeiro bolo. Tirei 2 cogus
Dentro do meu guardaroupa e la em casa era telha brasilit amianto
Super forno em pernambuco
Estuda bulk e rapidamente teras mas cogus em menos tempo que em varios bolos
Tbm. Vc pode fazer casing ja que tem vermiculita
O calor so aumenta ate janeiro ou março
E sempre tirei no verao
Vc tem que ler mas e pular para o bulk
Que ele mesmo se complementa num micro ambiente
Da um lida e testa isso
Paz e liberdade a tds
2022 ta chegando
 
Pessoal, bom dia!

Segue abaixo as fotos de possível contaminação:

View attachment 118990View attachment 118991

Seria o thricoderma? :unsure: 😟

Hematoma por oxidação da psilocibina, talvez por estarem secos os bolos em cima.

Se confirmar que estão muito secos, faz um dunk depois dessa colheita e um roll pra ajudar mais ainda, como dito pelo nobre @Nitive.

mas um bom teste é o do cotonete ou pedaço de papel toalha, passar, se sair a cor no papel é contaminante, se não sair é azulamento da perca de água do bolo

Que dica fodástica! A sacada foi sua mesmo?
 
Hematoma por oxidação da psilocibina, talvez por estarem secos os bolos em cima.

Se confirmar que estão muito secos, faz um dunk depois dessa colheita e um roll pra ajudar mais ainda, como dito pelo nobre @Nitive.



Que dica fodástica! A sacada foi sua mesmo?
Não foi minha sacada não, algum outro user aqui do fórum comentou em outro caso desse, testei aqui e deu certo.
 
Man
Meu primeiro bolo. Tirei 2 cogus
Dentro do meu guardaroupa e la em casa era telha brasilit amianto
Super forno em pernambuco
Estuda bulk e rapidamente teras mas cogus em menos tempo que em varios bolos
Tbm. Vc pode fazer casing ja que tem vermiculita
O calor so aumenta ate janeiro ou março
E sempre tirei no verao
Vc tem que ler mas e pular para o bulk
Que ele mesmo se complementa num micro ambiente
Da um lida e testa isso
Paz e liberdade a tds
2022 ta chegando

Mt bom @rafael_111, ainda não li quase nada sobre o bulk mas vou procurar saber mesmo. Pelo que vi por cima me parece até facilitar o cultivo.

Hematoma por oxidação da psilocibina, talvez por estarem secos os bolos em cima.

Se confirmar que estão muito secos, faz um dunk depois dessa colheita e um roll pra ajudar mais ainda, como dito pelo nobre @Nitive.

Opa, mt bom, fico mais tranquilo! Obrigado pela avaliação amigo @ExPoro!

-----------------------------------------------------------------------------------
Atualização 11/10/2020

O calor extremo deu uma trégua nos ultimos 3 dias, e a temperatura no terrario pode se manter estável entre 22° a 25°

Isso ajudou e eles deram uma crescida considerável :sorriso:

completo.jpeg

Como podem ver, dois bolos mais desenvolvidos, um evoluindo e o outro travou em um primordia.

Uma dúvida que tenho, é se como eles estão um pouco "magros", e devem abrir um chapeu pequeno, ainda é possível fazer um carimbo?

Seguem outras fotos:

WhatsApp Image 2020-10-11 at 18.02.42 (1).jpegWhatsApp Image 2020-10-11 at 18.02.41 (3).jpegWhatsApp Image 2020-10-11 at 18.02.41 (2).jpegWhatsApp Image 2020-10-11 at 18.02.40.jpeg

Obrigado a todos, que estejam bem e em paz! 🙌
 
Creio que é possivel fazer um carimbo sim, pode pegar o chapeu de varios pequenos e fazer diversos carimbos.
 
Creio que é possivel fazer um carimbo sim, pode pegar o chapeu de varios pequenos e fazer diversos carimbos.

Muito obrigado amigo @Churchill_85 !!!

Aproveito para tirar uma outra dúvida turma, quem souber me dizer lhes agradeço!

É possível que o cogu não abra o chapéu?

Hoje já completa 16 dias de terrário, e acho que alguns ali parece que não vão abrir...

Neste caso, qual seria o tempo certo de colher? Há possibilidade de passar do prazo certo e eles estragarem?
 
Calma
Olhe fotos de outros diarios
Mas e rapido
Tbm nao se apegue a parametros e veja seu dia a dia tudo e ensino
 
Back
Top