Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Tentativa de domesticação de Cubensis - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Raças
Selvagem
Inoculação
18/01/2022
Inoculação via
Seringa Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
SAB
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
PF TEK
Substratos
Vermiculita, FAI e Água copinho
Saudações a todos!

Primeiramente gostaria de agradecer ao fórum, pois venho aprendendo MUITO com todos vocês, e espero um dia contribuir tanto quanto todos, com esse espaço maravilhoso destinado ao cultivo e estudo do micélio universal!

Bem, vamos ao Diário:

Quando encontrei meu 1° cubensis, por volta de 5 meses atrás, no pasto ao qual tenho acesso, fiquei muito emocionado e tirei logo um print (???) que armazenei num plástico, à temperatura ambiente (vivendo e aprendendo)

Depois, vi que deveria manter o carimbo na geladeira, e transferi-o para lá.

Daí decidi fazer meu próprio cultivo, e comprei todo o material (inclusive fiz uma mini-SAB) e por ironia do destino, a única coisa que faltava chegar era o carimbo de esporos limpo que peguei na net.

Como queria muito dar início ao conhecimento prático, decidi "botar a mão na massa" com o carimbo selvagem mesmo, ainda que houvesse grandes chances de contaminar tudo.


18/01/2022

Pela manhã, preparei o substrato na proporção conhecida: 2:1:1 (Vermiculita, água - e após misturar os dois - FAI), e logo em seguida coloquei na PP por 45 min na pressão. Desliguei para aguardar esfriar.

{Uma observação sobre essa receita: após misturar vermiculita e água, ao espremer, ela estava liberando algumas gotas. Mas ao misturar com a FAI – que na verdade não ficou tão farinha, é indicado não bater muito no liquidificador, mas acho que bati de menos - , não achei a mistura tão úmida. Fiquei até com receio de estar muito seca, mas preferi seguir a receita à risca.}

À noite, umas 20:40, limpei uma SAB improvisada que fiz, com caixa organizadora de apenas 30litros, com álcool e, após secar, borrifei água com gotas de detergente e deixei em cima da mesa com uma toalha, previamente borrifada com a mesma solução. Cobri os buracos com plástico filme e deixei repousando.

Peguei o material que ia utilizar e esterilizei com álcool 70%, e quando fui colocando dentro da SAB, percebi que seria BASTANTE complicado fazer o processo dentro daquele espaço reduzido... já bateu aquela apreensão.


Coloquei lá dentro:
  • água mineral copinho​
  • carimbo de esporos (strain selvagem, rs)​
  • seringa 10ml + agulha​
  • rolo de fita microporosa (com pedaços de fita previamente cortados, grudados pela pontinha na borda do rolo)​
  • copos que removi da PP (percebi que o alumínio de algumas deu uma leve estufada)​

Todos bem higienizados com álcool 70 antes de entrarem na SAB. (Exceto os copos)

Coloquei a touca, máscara e luvas de borracha, e após higienização das luvas, mãos à obra:
E foi aí que a merda começou... Kkkkkkk

Abri o plástico filme, e vi que tinha esquecido de colocar um outro recipiente para despejar a água do copinho. Decidi então que usaria este próprio copo. Abri a tampa de alumínio e peguei o carimbo de esporos, e enquanto tentava abrir, ele caiu na água. A vontade que deu nesse momento foi parar tudo e desistir, mas como estava pra testes, decidi continuar.

Tirei o carimbo fechado da água e abri, despejando todo o carimbo (pois este, além de ser pequeno, ficaria inviabilizado de ser utilizado novamente) e percebi que ele estava um pouco aglomerado. Puxei e devolvi à água algumas vezes, e ele não se desfez 100%, mas percebi que havia dissolvido bastante.

Após isso tampei a agulha, peguei um dos copos e preparei para inoculação, destampei a agulha e... Percebi que não dava pra inocular na vertical, então tive que inclinar os copos para inocular. Logo no primeiro, percebi que isso limitou muito minha destreza, e acabei abrindo um buraco maior do que desejava no alumínio.

Estava bem desconfortável, pois na minha cabeça, já tinha feito merda o suficiente, mas ela continuava a acontecer, haha.
Inoculava os 4 pontos, e só aí tapava os buracos com fita microporosa. Depois flambava a agulha e puxava novamente a solução de esporos e seguia nesse processo.
Com o tempo percebi que fui melhorando a destreza e os buracos ficaram menores.

Após finalizada a inoculação, coloquei os copos no terrário de isopor e liguei o termostato.

Fiz o teste com a sonda do termohigrômetro:

- Quando a sonda está perto da garrafa, o termo marca 27,5° em média.
- Quando a sonda está na parede oposta à garrafa, mantém uma média de 26,5°.

Acredito que a temperatura está ok.​

Após isso, vim acompanhando os copos, e, até hoje (23/01/2022), NADA!
Só o que pude perceber é que parece que alguns copos trincaram... Comprei copos americanos novos, mas parece que são de baixa qualidade.

Peço perdão pelo excesso de detalhes (sou bastante detalhista e prolixo), porém, isso abre espaço para mais correções. Espero ajuda dos irmãos mais experientes.
A pergunta que mais me preocupa é: Estou ansioso ou já devo me preocupar com os copos estarem sem sinais de vida? kkkk
 

Anexos

  • Antes da PP (2).jpg
    Antes da PP (2).jpg
    1.4 MB · Visualizações: 676
  • Antes da PP.jpg
    Antes da PP.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 23
  • Copo.jpg
    Copo.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 24
  • Incubadora Interna.jpg
    Incubadora Interna.jpg
    956.5 KB · Visualizações: 25
  • Incubadora.jpg
    Incubadora.jpg
    818.3 KB · Visualizações: 24
23/03

Atualizando sobre o Spawn:

Percebo um leeeeeeve algodoado, bem esparso.
Primeira vez que faço spawn, não sei dizer se é o micélio de cubesis, mas é micelio.

Pode ser que seja o o BDM mesmo, porque no papelão ele ficava com Micélio rizo, mas bem fininho.

Nas fotos não dá pra ver 100%, mas tentei tirar algumas aqui:

View attachment 204037
View attachment 204038
View attachment 204039


PS. Tem um branco mais forte ao redor do milho, que é o Gesso. Vi que tem muitas vantagens usá-lo, e a principal é secar o grão por fora.
salve irmao, lindos cogus! e o spawn parece promissor. tu deixou na p p quanto tempo pra esterilizar? tive contaminantes em todos meus pipocas... acho que foi o tempo, deixei 1h. isolei micelio e to aguarando o papelao agr. como vc inoculou o papelao no g2g? tamo juntoooo
 
salve irmao, lindos cogus! e o spawn parece promissor. tu deixou na p p quanto tempo pra esterilizar? tive contaminantes em todos meus pipocas... acho que foi o tempo, deixei 1h. isolei micelio e to aguarando o papelao agr.
Fala mano!!

Cara, eu hidratei eles por 30min na pressão em fogo alto, depois desliguei o fogo e deixei mais 15min com o fogo desligado.

Pra mim funcionou. Sem contaminações até o momento.

Há alguns dias o Micélio tinha dado sinais na superfície. Esperei aparecer mais um algodoado e mexi pra aumentar os focos de inóculo.

Hoje eu mexi novamente o frasco que tem vermiculita, tava bem desenvolvido, mas algodoado; os outros estavam com poucos sinais, então vou aguardar mais um pouco. Esqueci de tirar fotos.

Porém, estou aprendendo bastante nesse período, estou fazendo um curso com o mago @Mortandello e vi cientificamente que o ideal mesmo é a Tindalização.

Acredito que ele, inclusive, seja a melhor pessoa para explicar o processo.

como vc inoculou o papelao no g2g? tamo juntoooo

Fiz na SAB. Picotei o papelão em pedaços de 1x1 aproximadamente, bem rápido, e distribuí entre os potes.

Não perdi tempo em tentar remover o papelão, tava muito grudado. Achei que ia machucar demais o micélio.
 
nao foi na outra resposta
@Mortandello você coloca perlon nós furos?

Estou com dois terrários (caixa de 60L com perlita e balde de 20L com argila) e quero tirar tanto a perlita quanto a argila porque da muito trabalho para limpar. Essa técnica me parece muito mais fácil de manter limpa, além de ter um aspecto mais clean.

Um borbulhador de aquário e os furos com perlon seriam suficientes para manter boa umidade e troca gasosa? Neste caso não seria mais necessário abrir para abanar e usar spray de água nas laterais?
 
@Mortandello você coloca perlon nós furos?

Estou com dois terrários (caixa de 60L com perlita e balde de 20L com argila) e quero tirar tanto a perlita quanto a argila porque da muito trabalho para limpar. Essa técnica me parece muito mais fácil de manter limpa, além de ter um aspecto mais clean.

Um borbulhador de aquário e os furos com perlon seriam suficientes para manter boa umidade e troca gasosa? Neste caso não seria mais necessário abrir para abanar e usar spray de água nas laterais?
sim, perlon.
 
Agradeço a todas as mensagens nesse tópico. Li cada resposta, vou favoritar para referência futura pois vou fazer o mesmo.
 
Back
Top