Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Tentativa de domesticação de Cubensis - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Raças
Selvagem
Inoculação
18/01/2022
Inoculação via
Seringa Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
SAB
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
PF TEK
Substratos
Vermiculita, FAI e Água copinho
Saudações a todos!

Primeiramente gostaria de agradecer ao fórum, pois venho aprendendo MUITO com todos vocês, e espero um dia contribuir tanto quanto todos, com esse espaço maravilhoso destinado ao cultivo e estudo do micélio universal!

Bem, vamos ao Diário:

Quando encontrei meu 1° cubensis, por volta de 5 meses atrás, no pasto ao qual tenho acesso, fiquei muito emocionado e tirei logo um print (???) que armazenei num plástico, à temperatura ambiente (vivendo e aprendendo)

Depois, vi que deveria manter o carimbo na geladeira, e transferi-o para lá.

Daí decidi fazer meu próprio cultivo, e comprei todo o material (inclusive fiz uma mini-SAB) e por ironia do destino, a única coisa que faltava chegar era o carimbo de esporos limpo que peguei na net.

Como queria muito dar início ao conhecimento prático, decidi "botar a mão na massa" com o carimbo selvagem mesmo, ainda que houvesse grandes chances de contaminar tudo.


18/01/2022

Pela manhã, preparei o substrato na proporção conhecida: 2:1:1 (Vermiculita, água - e após misturar os dois - FAI), e logo em seguida coloquei na PP por 45 min na pressão. Desliguei para aguardar esfriar.

{Uma observação sobre essa receita: após misturar vermiculita e água, ao espremer, ela estava liberando algumas gotas. Mas ao misturar com a FAI – que na verdade não ficou tão farinha, é indicado não bater muito no liquidificador, mas acho que bati de menos - , não achei a mistura tão úmida. Fiquei até com receio de estar muito seca, mas preferi seguir a receita à risca.}

À noite, umas 20:40, limpei uma SAB improvisada que fiz, com caixa organizadora de apenas 30litros, com álcool e, após secar, borrifei água com gotas de detergente e deixei em cima da mesa com uma toalha, previamente borrifada com a mesma solução. Cobri os buracos com plástico filme e deixei repousando.

Peguei o material que ia utilizar e esterilizei com álcool 70%, e quando fui colocando dentro da SAB, percebi que seria BASTANTE complicado fazer o processo dentro daquele espaço reduzido... já bateu aquela apreensão.


Coloquei lá dentro:
  • água mineral copinho​
  • carimbo de esporos (strain selvagem, rs)​
  • seringa 10ml + agulha​
  • rolo de fita microporosa (com pedaços de fita previamente cortados, grudados pela pontinha na borda do rolo)​
  • copos que removi da PP (percebi que o alumínio de algumas deu uma leve estufada)​

Todos bem higienizados com álcool 70 antes de entrarem na SAB. (Exceto os copos)

Coloquei a touca, máscara e luvas de borracha, e após higienização das luvas, mãos à obra:
E foi aí que a merda começou... Kkkkkkk

Abri o plástico filme, e vi que tinha esquecido de colocar um outro recipiente para despejar a água do copinho. Decidi então que usaria este próprio copo. Abri a tampa de alumínio e peguei o carimbo de esporos, e enquanto tentava abrir, ele caiu na água. A vontade que deu nesse momento foi parar tudo e desistir, mas como estava pra testes, decidi continuar.

Tirei o carimbo fechado da água e abri, despejando todo o carimbo (pois este, além de ser pequeno, ficaria inviabilizado de ser utilizado novamente) e percebi que ele estava um pouco aglomerado. Puxei e devolvi à água algumas vezes, e ele não se desfez 100%, mas percebi que havia dissolvido bastante.

Após isso tampei a agulha, peguei um dos copos e preparei para inoculação, destampei a agulha e... Percebi que não dava pra inocular na vertical, então tive que inclinar os copos para inocular. Logo no primeiro, percebi que isso limitou muito minha destreza, e acabei abrindo um buraco maior do que desejava no alumínio.

Estava bem desconfortável, pois na minha cabeça, já tinha feito merda o suficiente, mas ela continuava a acontecer, haha.
Inoculava os 4 pontos, e só aí tapava os buracos com fita microporosa. Depois flambava a agulha e puxava novamente a solução de esporos e seguia nesse processo.
Com o tempo percebi que fui melhorando a destreza e os buracos ficaram menores.

Após finalizada a inoculação, coloquei os copos no terrário de isopor e liguei o termostato.

Fiz o teste com a sonda do termohigrômetro:

- Quando a sonda está perto da garrafa, o termo marca 27,5° em média.
- Quando a sonda está na parede oposta à garrafa, mantém uma média de 26,5°.

Acredito que a temperatura está ok.​

Após isso, vim acompanhando os copos, e, até hoje (23/01/2022), NADA!
Só o que pude perceber é que parece que alguns copos trincaram... Comprei copos americanos novos, mas parece que são de baixa qualidade.

Peço perdão pelo excesso de detalhes (sou bastante detalhista e prolixo), porém, isso abre espaço para mais correções. Espero ajuda dos irmãos mais experientes.
A pergunta que mais me preocupa é: Estou ansioso ou já devo me preocupar com os copos estarem sem sinais de vida? kkkk
 

Anexos

  • Antes da PP (2).jpg
    Antes da PP (2).jpg
    1.4 MB · Visualizações: 676
  • Antes da PP.jpg
    Antes da PP.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 23
  • Copo.jpg
    Copo.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 24
  • Incubadora Interna.jpg
    Incubadora Interna.jpg
    956.5 KB · Visualizações: 25
  • Incubadora.jpg
    Incubadora.jpg
    818.3 KB · Visualizações: 24
verticillium. por conta dessa sujeraiada no fundo do terrario ae.
 
05/03

Salve, astronautas!

Hoje fiz muitas coisas, passei mais de duas horas dedicadas aos mágicos.

Logo quando entrei no quarto de cultivo, percebi que o terrário estava MUITO úmido. (PS. Meu termohigrometro de baixa qualidade até parou de funcionar. Adquiri outro de granja com sonda, parece ser melhor, mas ainda não chegou)

Eu já estava suspeitando disso, porque pelos meus estudos, vi que esse algodoado muito volumoso na estipe é um dos sinais. E mesmo sem borrifar no terrário, as paredes estavam muito "suadas". Sem contar que pode favorecer contaminações como o Verticillium...

IMG_20220305_142251.jpg

Não conseguia nem ver direito os cogus dentro.

Ao observar com cuidado, vi que tinham alguns cogus grandes e fui colher.
IMG_20220305_143951.jpg

Percebi que esse bolo rendeu muitos frutos, porém estão com o pileo rachado, aparentando ser Verticillium como comentado acima.

IMG_20220305_144310.jpg

Os mais danificados, removi os píleos e mantive as estipes pois aparentavam estar saudáveis.

IMG_20220305_144307.jpg
Após colher os cogus, percebi que esse bolo deu uma encolhida e está um pouco mais escuro, acredito ser pela quantidade de esporos que caíram nele (esperei abrir a grande maioria dos cogumelos pra fazer a colheita), mas o cheiro estava normal.

Em outro bolo, alguns cogus aparentavam estar 100% saudáveis, e mesmo que não fossem os maiores, preferi fazer carimbos com eles para manter a Strain, já que não tenho outro carimbo e não quero perder a domesticação. (Não tenho fotos desse processo)

Por fim, após ler bastante e ficar preocupado com meu cultivo, decidi mudar meu set de cultivo conforme dicas do Mortandello.

Limpei todo o terrario, lavei com sabão, removi as argilas expandidas troquei todos os filtros polyfil e limpei todos os materiais internos.

Em baixo da bandeja tem 1 fio de água mineral.

Segue foto do resultado:
IMG_20220305_164654.jpg

Os outros bolos que estavam no terrário estão no Dunk.
 
07/03

Após manutenção, o terrário ficou assim:
IMG_20220307_100648.jpg
Podem notar pinagem no bolo inferior direito.

09/03

Segue a evolução;
IMG_20220309_173118.jpg

Nessa foto seguinte, aparenta ser um resquício de Verticillium, pois 9 chapéu não está inteiro, porém sem mais alterações perceptíveis.
IMG_20220309_173123.jpg
IMG_20220309_173139.jpg

Esse algodoado está por cima da camada de vermiculita do Roll.
Está branco e com cheiro normal...

Pode ser Cobweb? (Não identifiquei nos outros, nem nos cogumelos crescendo)

#edit
Só pra postar essa colheita de hoje, no segundo flush...

Saca só esse azul:
IMG_20220309_235928.jpg
 
Última edição:
entao, esse bolo com os cogumelos com lesoes derretendo estao com verticillium mesmo, wet bubble , ideal é nao consumir, mas se for, faça chá.
e é normal o micelio desenvolver um pouco igual o seu ta desenvolvendo, por cima da vermiculita, sinal de saude.
 
11/03

Fala galera.
Retirei o bolo inferior direito, porque tudo aí é aborto, acho que os cogus não estão desenvolvendo bem por conta do verticullum.
Vou tentar deixar 48h de dunk ao invés de 24h, pra ver se aumenta o rendimento.

Em compensação, o bolo superior direito está com alguns cogus consistentes (e comparados aos outros, maiores) em desenvolvimento. Até o momento, sem alterações.
 

Anexos

  • IMG_20220311_085431.jpg
    IMG_20220311_085431.jpg
    4.5 MB · Visualizações: 18
11/03

Fala galera.
Retirei o bolo inferior direito, porque tudo aí é aborto, acho que os cogus não estão desenvolvendo bem por conta do verticullum.
Vou tentar deixar 48h de dunk ao invés de 24h, pra ver se aumenta o rendimento.

Em compensação, o bolo superior direito está com alguns cogus consistentes (e comparados aos outros, maiores) em desenvolvimento. Até o momento, sem alterações.
me ensina furar essas garrafas?
tenho umas 30, sempre que tento furar acabo quebrando.
tem alguma regulagem certa na furadeira?
 
essa de viddro de suco de uva, v furou ela pra colocar um acesso de soro né? tipo minha intençao é fazer um bong mesmo hahahehe
Furei não... Ilusão de ótica kkk

Ali é o sensor do termohigrometro que ta na frente da garrafa.

Mas eu tentaria uma broca bem fininha de perfuração de ferro (porque não tem dentes), e tentaria só na rotação (sem o "martelete"). Já tentou assim?
 
12/03

Fiz uma colheita hoje pela manhã, segue o resultado:

IMG_20220312_081217.jpg
IMG_20220312_084759.jpg
Depois de colhidos os cogus do bolo superior direito, mandei ele no dunk. Dessa vez vou deixar 48h.

Observando o bolo superior esquerdo, percebi uma pequena pontinha do que acredito ser Trichoderma.

Cautelosamente tirei do terrário, arranquei a "parte contaminada" e borrifei álcool nela na tentativa de evitar disseminação de esporos (meio contra intuitivo, porque teoricamente os esporos já cairam dentro kkk)

Minha esperança é que quando o bolo está fortificado, ele não se deixa vencer e daí a contaminação não se propaga. É isso mesmo??

Agora, uma outra pergunta:

O que é necessário pra se considerar um diário de cultivo de iniciante como "completo" ou "contaminado"?

Pergunto porque já tirei duas levas de carimbos de Esporos (cada um com 4) de cogumelos saudáveis, e em apenas um pedaço papelão, a clonagem foi um sucesso! (Afirmo isso porque nos outros pedaços o micelio não progrediu 100%).

Seguem imagens:


IMG_20220312_200911.jpg

Ps. Não dá pra ver direito porque estão em vasilhas plásticas
 
é voce quem diz que está completo ou contaminado, lindo cultivo gostaria de trabalhar com essa genética tbm viu!
decidiu um nome já?
 
lindo cultivo gostaria de trabalhar com essa genética tbm viu!
decidiu um nome já?

Não sei Mortan... Olhei diversas vezes pros cogus e me veio um nome em mente:

Blue Druid Magic

O Druida se refere ao formato dos cogus, são bem longos e os chapéus não são muito grandes.

O Azul é pela característica bem marcante desde que percebi na primeira colheita: azulamento total da base. E o mais legal que posso comparar com os irmãos selvagens dele, já que foi domesticação. Nenhuma colheita de selvagens azulou tanto quanto nesse cultivo.

O Magic que é a minha dúvida de colocar ou não no nome, porque ainda não testei essa magia hehehe
Mas pretendo em breve!

Então, acho que é esse o nome 🧙🏼‍♂️✨

É uma honra ver um ícone do fórum querendo essa genética, claro que vou compartilhar com você!!

Pretendo agora "fortalecer a genética"
Com a clonagem no papelão que tenho vou fazer um g2g e testar se consigo clonar novamente no papelão.

  • 1 pote g2g vai ser cultura líquida
  • Outro pote g2g vou tentar um monotube
  • Vou mandar mais um PFTEK pra fazer mais carimbos e compartilhar (quando eu puder, no compartilhando e trocando)
 
Finalizei a colheita boa parte do segundo flush hoje. (15/03)

Os bolos seguem frutificando fortemente!
Sempre que faço a colheita, deixo de 35 a 48 horas no dunk, sigo pro roll e, de volta ao terrário.

Deixo uma foto de um dos cogus, que ficou lindão (apesar de não muito grande)

IMG_20220315_085527.jpg

Comecei a parte que talvez seja a mais difícil do cultivo: o isolamento!

Abaixo, temos fotos do processo de preparação dos potes.

Usei apenas 500g de pipoca, usei 30min pra hidratar na pressão e 15min fogo desligado, somente na pressão.

IMG_20220315_100419.jpg

Após isso distribuí o milho em bandejas pra secar

IMG_20220315_113839.jpg

Por fim, adicionei 10g de gesso pra finalizar a secagem e coloquei nos potes.

IMG_20220315_160611.jpg

Temos 2 potes mais largos e 1 mais fino.
Em um dos mais largos adicionei vermiculita, que vai ajudar no controle da umidade (na foto, é o pote do meio. essa parte seria mais um teste mesmo).

O pote mais fino vou fazer uma cultura líquida conforme ensinado no tópico Cultura Líquida Prática - Avançado.

Os demais, pretendo fazer Spawn.

A cultura liquida pretendo dar seguimento com PF Teks, e os spawn, quero fazer monotube.


Que comecem os jogos! (Parte 2)
 

Anexos

  • IMG_20220315_160905.jpg
    IMG_20220315_160905.jpg
    958.1 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20220315_162647.jpg
    IMG_20220315_162647.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 7
  • IMG_20220315_162652.jpg
    IMG_20220315_162652.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 9
23/03

Atualizando sobre o Spawn:

Percebo um leeeeeeve algodoado, bem esparso.
Primeira vez que faço spawn, não sei dizer se é o micélio de cubesis, mas é micelio.

Pode ser que seja o o BDM mesmo, porque no papelão ele ficava com Micélio rizo, mas bem fininho.

Nas fotos não dá pra ver 100%, mas tentei tirar algumas aqui:

IMG_20220323_143733.jpg
IMG_20220323_143748.jpg
IMG_20220323_143807.jpg


PS. Tem um branco mais forte ao redor do milho, que é o Gesso. Vi que tem muitas vantagens usá-lo, e a principal é secar o grão por fora.
 
Blue Druid Magic
Que nome maneiro!!!!!!!!!!!!

---

Ae, sobre a wet bubble, alguém pode me indicar qual a foto em que aparece? Não conheço a contaminação e não entendi qual que estava contaminado.

Comecei a parte que talvez seja a mais difícil do cultivo: o isolamento!

Amigo @BlueMushroom, acho que a parte mais delicada de uma domesticação é domesticar.

Sobre o isolamento, dependendo do método que você escolher, um ou outro membro serão mais aptos a te ajudarem.

Mas ter o apoio do ilustre @Mortandello com certeza é top demais e vai te ajudar muito no isolamento. Tinha tempo que não tínhamos ativo no fórum alguém com o nível de domínio dele em cultivo e contaminantes.
 
wet bubble no canto superior direito, mancha redonda no chapéu, chapeu carcomido
 

Anexos

  • 1648139332404.png
    1648139332404.png
    7.7 MB · Visualizações: 27
Back
Top