Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Tentativa de domesticação de Cubensis - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Raças
Selvagem
Inoculação
18/01/2022
Inoculação via
Seringa Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
SAB
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
PF TEK
Substratos
Vermiculita, FAI e Água copinho
Saudações a todos!

Primeiramente gostaria de agradecer ao fórum, pois venho aprendendo MUITO com todos vocês, e espero um dia contribuir tanto quanto todos, com esse espaço maravilhoso destinado ao cultivo e estudo do micélio universal!

Bem, vamos ao Diário:

Quando encontrei meu 1° cubensis, por volta de 5 meses atrás, no pasto ao qual tenho acesso, fiquei muito emocionado e tirei logo um print (???) que armazenei num plástico, à temperatura ambiente (vivendo e aprendendo)

Depois, vi que deveria manter o carimbo na geladeira, e transferi-o para lá.

Daí decidi fazer meu próprio cultivo, e comprei todo o material (inclusive fiz uma mini-SAB) e por ironia do destino, a única coisa que faltava chegar era o carimbo de esporos limpo que peguei na net.

Como queria muito dar início ao conhecimento prático, decidi "botar a mão na massa" com o carimbo selvagem mesmo, ainda que houvesse grandes chances de contaminar tudo.


18/01/2022

Pela manhã, preparei o substrato na proporção conhecida: 2:1:1 (Vermiculita, água - e após misturar os dois - FAI), e logo em seguida coloquei na PP por 45 min na pressão. Desliguei para aguardar esfriar.

{Uma observação sobre essa receita: após misturar vermiculita e água, ao espremer, ela estava liberando algumas gotas. Mas ao misturar com a FAI – que na verdade não ficou tão farinha, é indicado não bater muito no liquidificador, mas acho que bati de menos - , não achei a mistura tão úmida. Fiquei até com receio de estar muito seca, mas preferi seguir a receita à risca.}

À noite, umas 20:40, limpei uma SAB improvisada que fiz, com caixa organizadora de apenas 30litros, com álcool e, após secar, borrifei água com gotas de detergente e deixei em cima da mesa com uma toalha, previamente borrifada com a mesma solução. Cobri os buracos com plástico filme e deixei repousando.

Peguei o material que ia utilizar e esterilizei com álcool 70%, e quando fui colocando dentro da SAB, percebi que seria BASTANTE complicado fazer o processo dentro daquele espaço reduzido... já bateu aquela apreensão.


Coloquei lá dentro:
  • água mineral copinho​
  • carimbo de esporos (strain selvagem, rs)​
  • seringa 10ml + agulha​
  • rolo de fita microporosa (com pedaços de fita previamente cortados, grudados pela pontinha na borda do rolo)​
  • copos que removi da PP (percebi que o alumínio de algumas deu uma leve estufada)​

Todos bem higienizados com álcool 70 antes de entrarem na SAB. (Exceto os copos)

Coloquei a touca, máscara e luvas de borracha, e após higienização das luvas, mãos à obra:
E foi aí que a merda começou... Kkkkkkk

Abri o plástico filme, e vi que tinha esquecido de colocar um outro recipiente para despejar a água do copinho. Decidi então que usaria este próprio copo. Abri a tampa de alumínio e peguei o carimbo de esporos, e enquanto tentava abrir, ele caiu na água. A vontade que deu nesse momento foi parar tudo e desistir, mas como estava pra testes, decidi continuar.

Tirei o carimbo fechado da água e abri, despejando todo o carimbo (pois este, além de ser pequeno, ficaria inviabilizado de ser utilizado novamente) e percebi que ele estava um pouco aglomerado. Puxei e devolvi à água algumas vezes, e ele não se desfez 100%, mas percebi que havia dissolvido bastante.

Após isso tampei a agulha, peguei um dos copos e preparei para inoculação, destampei a agulha e... Percebi que não dava pra inocular na vertical, então tive que inclinar os copos para inocular. Logo no primeiro, percebi que isso limitou muito minha destreza, e acabei abrindo um buraco maior do que desejava no alumínio.

Estava bem desconfortável, pois na minha cabeça, já tinha feito merda o suficiente, mas ela continuava a acontecer, haha.
Inoculava os 4 pontos, e só aí tapava os buracos com fita microporosa. Depois flambava a agulha e puxava novamente a solução de esporos e seguia nesse processo.
Com o tempo percebi que fui melhorando a destreza e os buracos ficaram menores.

Após finalizada a inoculação, coloquei os copos no terrário de isopor e liguei o termostato.

Fiz o teste com a sonda do termohigrômetro:

- Quando a sonda está perto da garrafa, o termo marca 27,5° em média.
- Quando a sonda está na parede oposta à garrafa, mantém uma média de 26,5°.

Acredito que a temperatura está ok.​

Após isso, vim acompanhando os copos, e, até hoje (23/01/2022), NADA!
Só o que pude perceber é que parece que alguns copos trincaram... Comprei copos americanos novos, mas parece que são de baixa qualidade.

Peço perdão pelo excesso de detalhes (sou bastante detalhista e prolixo), porém, isso abre espaço para mais correções. Espero ajuda dos irmãos mais experientes.
A pergunta que mais me preocupa é: Estou ansioso ou já devo me preocupar com os copos estarem sem sinais de vida? kkkk
 

Anexos

  • Antes da PP (2).jpg
    Antes da PP (2).jpg
    1.4 MB · Visualizações: 676
  • Antes da PP.jpg
    Antes da PP.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 23
  • Copo.jpg
    Copo.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 24
  • Incubadora Interna.jpg
    Incubadora Interna.jpg
    956.5 KB · Visualizações: 25
  • Incubadora.jpg
    Incubadora.jpg
    818.3 KB · Visualizações: 24
16/02

uma dúvida geral: após o micélio visível cobrir todo o bolo, em quanto tempo levo ao terrário?


#1 - está praticamente completo de micélio. Ao virar o copo, algo ainda se mexe (bem provável que seja o selo de vermiculita) e consigo enxergar alguns pontos pequenos de "xixi de micélio"
IMG_20220216_094754.jpg

#2 - Falta uma pequena parte (visível - em baixo) pra completar
IMG_20220216_094815.jpg

#3 - ele havia dado sinais depois de muito tempo parado, mas voilá... Expandindo bem!
IMG_20220216_094845.jpg
IMG_20220216_094840.jpg


#4 - o copo que eu suspeito estar contaminado não termina de colonizar. Essa parte está mais escura que na foto. Pensei em aniversariar esse bolo à parte pra evitar contaminar os outros
IMG_20220216_094826.jpg
IMG_20220216_094829.jpg

#5 - Já tinha perdido as esperanças, eis que surge:
IMG_20220216_094805.jpg
 
isso, evita misturar copos sadios com copos contaminados, coloca esse que contaminou em outdoor! de resto, parece tudo estar indo perfeitamente bem. proximo passo - aniversário - clonagem - g2g - aniversário - carimbo, e ja pode dar um nome!
 
Salve, viajantes!

Precisei fazer uma viagem no dia 17/02 e só ia retornar dia 21/02. Fiquei com um pouco de receio de passar do dia de aniversariar alguns bolos.

No dia 21/02 cheguei e vi que alguns copos apresentavam mudança na coloração, mas acreditava ser o arroz (como disse, não triturei muito).

Preferi então aniversariar o único que eu tinha certeza que não eu estava contaminado no terrário grande, e dois outros em terrários de garrafa pet (tutorial atualização PFTEK 2020 feito pelo Exporo)

IMG_20220222_103537.jpg
IMG_20220222_103539.jpg

A foto abaixo é do bolo #4, que estava com a mancha escura:

IMG_20220222_104332.jpg


IMG_20220222_102744.jpg

Essa foto abaixo mostra a parte que achei com coloração estranha:

IMG_20220222_102748.jpg

O terrário grande ficou assim:

IMG_20220222_100004.jpg
IMG_20220222_100014_1.jpg

Depois de aniversariados:

IMG_20220222_105054.jpg
IMG_20220222_105717.jpg
IMG_20220222_105723.jpg

IMG_20220222_105109.jpg


Obs: as fotos foram tiradas imediatamente após o aniversário. Por isso a temperatura e umidade não estavam estáveis ainda.
 
Última edição:
poxa agora chorei aqui com essas bolinhas nojentas e desnecessarias viu. tira elas, deixa o terrario pelado faz umas 4x mais furos que dá bom. (1 cm de agua no fundo ja provê a umidade necessaria, essas bolinhas em um primeiro momento vao criar biogel, em um segundo gerar 10x mais CO2 que os bolos)
 
poxa agora chorei aqui com essas bolinhas nojentas e desnecessarias viu. tira elas, deixa o terrario pelado faz umas 4x mais furos que dá bom. (1 cm de agua no fundo ja provê a umidade necessaria, essas bolinhas em um primeiro momento vao criar biogel, em um segundo gerar 10x mais CO2 que os bolos)
Você fala no terrário grande?

E a questão da manutenção da umidade??

Comprei um umidificador ultrassônico, mas ainda estou esperando chegar...

Com relação a aeração, acabei de conferir o bolo do terrário grande e vi que ele está ficando algodoado... Aumento então o número de furos, né?
 
é bom, mas faz parte do ciclo do bolo primeiro ele ficar algodoado, depois murchar e só entao formar primordias/pins. mantençao da umidade vc ja tem um aerador ali, não? cogumelos nao precisam de umidade 99%, de 70-80 ja promove pinagem, e acima disso atrapalha a maturaçao.
 
é bom, mas faz parte do ciclo do bolo primeiro ele ficar algodoado, depois murchar e só entao formar primordias/pins. mantençao da umidade vc ja tem um aerador ali, não? cogumelos nao precisam de umidade 99%, de 70-80 ja promove pinagem, e acima disso atrapalha a maturaçao.
Entendi, não conhecia esse ciclo do bolo.

Tenho o aerador... Falei do umidificador ultrassônico porque, nesse caso, dá pra tirar a argila expandida e a água, deixa ele mais sequinho e limpo, dá é só jogar o umidificador e o aerador apenas... Top demais!
Você acha que dá bom, Mortandello?

Tá ficando entre 86 a 90... Quando começar a pinagem, vou abrir a tampa algumas vezes pra diminuir a umidade.

Agradeço demais o acompanhamento e toda ajuda que vocês estão dando 🙏🏻😁
 
o umidificador pra uma caixa desse tamanho é totalmente desnecessário e porta pra contaminantes viu, deixa pra usar ele quando vc tiver umas 2 caixas maiores, e o ideal é abrir a caixa somente duas vezes,
1- colocar bolo
2- tirar cogumelos e fazer a profilaxia/assepsia quinzenal.
como disse, umidade de 70-80 ta otimo, vai render cogumelos mais firmes, foca mais no escoamento do CO2 e na entrada de O2, quanto mais ar fresco, mais cogumelos, mais macissos e maiores eles ficam.
costumo injetar 100% do volume da caixa em ar por hora nas caixas, e sempre tenho muitos furos, terrarios "shotgun" sem perlita no fundo, apenas um fio de agua.
no caso de monotubes, eu sempre coloco uma pet de 325 ml com agua num canto (faço os monotubes dentro de sacos de lixo preto, e conformo eles ao formato da pet logo após a mistura, tem dado muito certo nos ultimos 10 anos isso.
edit---vou postar umas fotos de meus terrarios-teste pra vc ver.
ve se da pra entender o setup (strains GT MDK e CAMBOJA)
 
Última edição:
nao foi na outra resposta
 

Anexos

  • t2.jpg
    t2.jpg
    22.6 KB · Visualizações: 43
  • t1.jpg
    t1.jpg
    49.8 KB · Visualizações: 43
  • t3.jpeg
    t3.jpeg
    55.1 KB · Visualizações: 41
  • t4.jpg
    t4.jpg
    51.5 KB · Visualizações: 41
  • t5.jpg
    t5.jpg
    93.9 KB · Visualizações: 41
Seguindo a sugestão do Mortandello, comecei a reforma na Caixa.

Fiz muitos furos na tampa, mas pra fazer na parte de baixo precisaria esvaziar a caixa inteira... Esse fim de semana (na verdade, até quarta) vai ser uma correria enorme com viagem 🤦🏻

Então acredito que só vou terminar após esse período.

Segue a imagem:
IMG_20220225_225628.jpg
 
Na parte de baixo e de cima nao é necessario. mandei fotos pra vc ver certinho como eu faço.
quanto menos sujeira dentro do terrario melhor e mais facil de manter a assepsia.
 
acompanhando o nascimento destes mágicos <3 parabéns pelo cultivo irmão, teu setup igualzinho o meu primeiro. estou no segundo cultivo agora, inoculei direto esporo-grão pra ir pra um bulk monotube desta vez. os cogus do 1o flush pf-tek como o seu ficaram assim:
 

Anexos

  • IMG_20190703_110218.jpg
    IMG_20190703_110218.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 23
  • IMG_20190703_110254.jpg
    IMG_20190703_110254.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 20
  • IMG_20190703_110339.jpg
    IMG_20190703_110339.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 16
  • IMG_20190703_113305.jpg
    IMG_20190703_113305.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 20
acompanhando o nascimento destes mágicos <3 parabéns pelo cultivo irmão, teu setup igualzinho o meu primeiro. estou no segundo cultivo agora, inoculei direto esporo-grão pra ir pra um bulk monotube desta vez. os cogus do 1o flush pf-tek como o seu ficaram assim:
Caraca, que cultivo top irmão!

Curti demais!!
Espero que meus selvagens fiquem assim também. Tá sendo um experiência fenomenal para o meu primeiro cultivo.

Acredito que vou fazer no método PF mais uma vez, antes de partir pro monotube.
Até porque, estou no primeiro flush, e esperançoso a respeito da domesticação 🤩🤩
 
Caraca, que cultivo top irmão!

Curti demais!!
Espero que meus selvagens fiquem assim também. Tá sendo um experiência fenomenal para o meu primeiro cultivo.

Acredito que vou fazer no método PF mais uma vez, antes de partir pro monotube.
Até porque, estou no primeiro flush, e esperançoso a respeito da domesticação 🤩🤩
valeu cara!
Caraca, que cultivo top irmão!

Curti demais!!
Espero que meus selvagens fiquem assim também. Tá sendo um experiência fenomenal para o meu primeiro cultivo.

Acredito que vou fazer no método PF mais uma vez, antes de partir pro monotube.
Até porque, estou no primeiro flush, e esperançoso a respeito da domesticação 🤩🤩
Valeu irmão! É uma experiência inexplicável quando você vê eles evoluindo. A ansiedade bate forte, eu ficava olhando toda hora kkkkkk Já deu boa a domesticação, o micélio tá lindão. Tava olhando a tek de clonagem no papelão que a galera tava falando, parece top demais, pra ti seria bom pra isolar também... Eu dei um tiro no escuro né, esporo direto pro grão é meio embaçado, mas eu inoculei 8 potes PP e só preciso de um pra fazer G2G. Também fiz 2 bolos PF e pretendo inocular mais alguns ainda com um carimbo de panaeolus SELVAGENS TAMBÉM hahaha que nasceram na horta do meu tio 🙏🏼 Vou fazer um monotube em garrafas pet de 5L que tenho aqui e ver como se saem... O 1o flush desse que postei foram 70g por aí e um segundo flush com 40g com os bolos PF. É uma margem boa mas o monotube tem um rendimento bem maior conforme dizem... Estou acompanhando de perto o seu cultivo desses selvagens! Muita paz irmão 🙏🏼
 
Salve, psiconautas!

Viajei dia 26/02 e só consegui voltar ontem dia 03/03.
Adivinhem o que encontrei?

Feliz ou infelizmente, os maiores estavam com os chapéus abertos, e já tinham liberado seus esporos, daí não consegui tirar nenhum carimbo ainda. Vou esperar algum cogu grande dos outros bolos, ou do segundo flush.

IMG_20220302_143503.jpg
IMG_20220302_143639.jpg
IMG_20220302_143854.jpg
IMG_20220302_144330.jpg

Após colheita, decidi colocar os bolos que estavam nos terrários PET juntos, todos no terrário grande, pois estavam aparentemente saudáveis e sem espaço pra frutificação (os pins estavam ficando achatados).

IMG_20220302_145045.jpg

Após colheita, primeira secagem em túnel de vento, depois daí foram pra sílica laranja
IMG_20220302_145104.jpg

Conferindo a incubadora:

#5
IMG_20220302_145147.jpg

#3
IMG_20220302_145153.jpg

Os dois estão quase 100%, mais dois bolos saindo do forno em breve, hehe

***********************

Bem galera, pra domesticação completa só faltam dois passos (acredito eu):

- Carimbo de Esporos
- Micélio g2g ou clonagem no papelão

Fica a dúvida: para a clonagem, tentei duas vezes retirar um pedaço de Micélio da parte interna do cogu e não deu certo no papelão.

O que vocês sugerem? Cortar um pedaço do bolo ou tentar de novo com o cogu?
 
os cogumelos estavam no ponto para fazer carimbos amigo.
cada chapeu esporula por até 72 horas, consecutivas, da pra deixar o chapeu carimbar 6 horas em cima de cada aluminio e ir trocando.
sobre clonagem evita amassar o cogu, usa só a parte sanfonada do papelao corta pedaços de 5x5, mergulha em peroxido por 5 segundos, coloca direto no potinho limpo e tampa, só abre pra colocar a fonte de micelio vivo. faz 10-20 papeizinhos, com 2 ou 3 fontes diferentes de genética, mantem fechado os potes apos inocular, a cada 15 dias pinga uma gota de peroxido no centro das placas.
 
04/03

Os outros bolos que estavam nas pets estão ae desenvolvendo bem, e o primeiro deu apenas mais 1 cogu depois que retirei o flush + alguns abortos.

Sendo assim retirei todos que pude e coloquei o bolo #1 no dunk.

Ao observar o bolo #3 na incubadora, vi que tinha começado a pinar, então aniversariei:
IMG_20220304_094839.jpg

Segue foto do terrário já com o bolo #3 aniversariado:
IMG_20220304_134748.jpg

OBS: os chapéus de alguns cogus desse bolo da frente estão quebradiços, como se não tivessem força pra romper o véu... que será?

************************

Os abortos e pequenos pedaços de Micélio que caíram da colheita, usei pra fazer a clonagem no papelão (estava sem água oxigenada, então só fervi o papelão e mandei brasa)

Como estou sem outro termo higrômetro, usei apenas a sonda na incubadora pra acompanhar a temperatura.

Segue foto da incubadora:
IMG_20220304_134828.jpg
 
Back
Top