Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo Spawn em Bolo PF TEK, Frutificação em Sacos com filtro

Diário de cultivo problemático.
É com grande satisfação que venho informar aos senhores que estou começando hoje meu primeiro diário de cultivo, meu objetivo é transmitir o máximo de informações (por isso os termos em inglês e sem abreviações) aos que venham a querer cultivar ,mostrar todas as dificuldades que encontrei como um novo cultivador e posteriormente talvez meu sucesso.

Nesse primeiro post já tenho algumas informações sobre o cultivo os quais eu segui o modelo que existe no fórum.

STRAIN: Mexican Dutch King (MDK)
PROCEDÊNCIA: Internet (Esporos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2 partes Vermiculita + 1 parte Farinha de Arroz Integral (FAI,Brown Rice Flour - BRF) + 1 parte Água)
  • ( X) Sim ( ) Não

Nota: Essas "partes" citadas acima dependem de quantos jarros,potes etc que serão utilizados, com 2 copos americanos de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e um de água se fazem 5 potes de ~250ml

Selo com Vermiculita:
  • ( X) Sim ( ) Não
Nota: Na técnica PF TEK (Técnica de Psilocybe Fanaticus) se utiliza uma camada de vermiculita seca em cima do substrato para evitar que o substrato seja contaminado por bactérias indesejadas.

Pote PF TEK: 250ml e 300ml, 1/2 pint.

Pote GRÃOS: 500 ml, 1 pint.

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( X) Outro: Ração para aves exóticas (Wild Bird Seed - WBS)

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão

Nota: Gostaria de informar que essa tentativa foi falha com o carimbo de MDK que comprei, resumindo a história a seringa foi mal preparada e os potes foram todos contaminados.

Quando ao cultivo com grãos, é sumariamente necessário ter potes preparados para tal, não é somente comprar um pote de 500ml de pp que vai dar certo, se estiver interessado no cultivo com grãos tem que pesquisar.

Assim como o colega @Shroomaniac citou "...pra graos o negócio é filtro + injection port ou pelo menos um polifill"

Última edição:
Com a devida licença para salutar discordância... Este diário tem sido bem útil na verdade. Talvez sem o apoio da comunidade mais erros podiam ter sido cometidos, ou então repetidos no futuro. E outros membros podem aprender com os erros cometidos, e assim este tópico contribui pra comunidade.

Infelizmente poucos diários são voltados para ensinar, pois normalmente membros experientes nunca mais voltam pra postar cultivos bem-sucedidos que sejam modelo. Então a maioria tem objetivo de apoio ao cultivador, que é uma das funções mais importantes deste setor.

(Continuando pq postei sem querer - favor mesclar, moderação)

....

Então recomendo que no próximo cultivo a ser iniciado abra mais um diário, desde o início, falando o que fez e o que pretende fazer. Assim podemos trabalhar melhor e conseguir uma maior chance de sucesso para você. Claro, neste interím você irá aprender mais antes de ter os próximos esporos.

:)

:coffee:

Última edição por um moderador:
Concordo com o @ExPoro pois eu tive um grande sucesso no meu primeiro cultivo.. E eu tenho absoluta certeza que o que MAIS me ajudou a ter sucesso não foi ter aprendido o passo a passo, e sim foi ter lido os diários com tags de problemático e afins.. afinal.. la que a gente vê cada loucura ou aleatoriedade cometida (por exemplo tacar o carimbo todo na água hahahahaha).. o que nos abre muito a visão e criatividade nos processos.. com toda certeza esse diário tem MUITO a ensinar! Parabéns pelo empenho @Ankardo !!

Outra coisa que não pude deixar de rir... 5 paginas de diário e nenhum micélio ainda hahahahahaha, #FORÇA_ANKARDO!!!!!! Você consegue! hahahaha
Sabe que dou risada mas também dou todo apoio!

Última edição por um moderador:
Esse com certeza é o diário mais longo e sem cogumelos que já li :roflmao:

Concordo com o @ExPoro. Qaundo conseguir outro carimbo faça um cultivo novo.

Resetando o jogo já sabemos onde tem os itens escondidos.

O importante é manter o slogan "sou brasileiro e não desisto nunca" vivo e forte :LOL:.

Tudo isso faz parte do aprendizado, com certeza sabia bem menos quando comecei o diário.

Sem contar o quanto que toda essa zica ajuda a dar valor pra quando der certo.;)

Aos que pensavam que eu iria desistir ai está.

Dessa vez o arroz foi bem moído, a receita a mesma de sempre 2 copos de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e 1 de água ( usei filtrada porque tomaram toda minha água mineral ).

Vale destacar que misturei primeiro a água na vermiculita e só depois misturei a farinha como recomendado em inúmeros lugares.

Copos Inoculados dia 24/02/2017.

Tirei foto apenas de alguns copos por preguiça e também pra evitar que o selo de vermiculita seja mexido.

Dois dos potes de plástico mostraram um micélio mais agressivo, já tirei eles de perto dos outros, mas de ontem pra hoje não houve diferença no % de colonização do pote.

Vou ficar de olho neles.

Bônus: Teve um pote com wbs que tinha esquecido, e claro que a natureza demonstra que a vida não para :roflmao:

Anexos

• 20170215_182846.jpg
    20170215_182846.jpg
    159.5 KB · Visualizações: 37
  • 20170223_203528.jpg
    20170223_203528.jpg
    173.9 KB · Visualizações: 40
  • 20170223_203534.jpg
    20170223_203534.jpg
    236 KB · Visualizações: 37
  • 20170223_203618.jpg
    20170223_203618.jpg
    191 KB · Visualizações: 35
  • 20170228_123646.jpg
    20170228_123646.jpg
    161.1 KB · Visualizações: 38
  • 20170228_123625.jpg
    20170228_123625.jpg
    194.4 KB · Visualizações: 37
  • 20170228_123726.jpg
    20170228_123726.jpg
    155.7 KB · Visualizações: 37
Legal. Parece que dessa vez vai! Sucesso e aguardo ansiosamente por novidades.

Hoje fiz uma sessão de fotos dos meninos, numerei os copos para melhor controle.

As fotos dos copos que eu mandei anteriormente era do 1, 3 e do 5.

Quanto a dúvida se era contaminante ou não, acredito que está sanada, o substrato não foi tomado e já se passaram dois dias, não tem cheiro nem nada.

P.S.: Os potes de plástico são jateados e por isso em alguns pontos não são completamente transparentes

EDIT: Mandarei mais fotos dia 10/03 devido a preguiça.

Abraços meu povo micologista.

Anexos

• 2.jpg
    2.jpg
    166.8 KB · Visualizações: 23
  • 1.jpg
    1.jpg
    213.1 KB · Visualizações: 22
  • 1 (2).jpg
    1 (2).jpg
    183.5 KB · Visualizações: 22
  • 3.jpg
    3.jpg
    183.4 KB · Visualizações: 22
  • 4.jpg
    4.jpg
    179 KB · Visualizações: 21
  • 5.jpg
    5.jpg
    171.8 KB · Visualizações: 22
  • 5 (2).jpg
    5 (2).jpg
    179.8 KB · Visualizações: 22
  • 6.jpg
    6.jpg
    177.3 KB · Visualizações: 22
  • 7.jpg
    7.jpg
    179.5 KB · Visualizações: 22
  • 8.jpg
    8.jpg
    170.8 KB · Visualizações: 23
  • 9.jpg
    9.jpg
    177 KB · Visualizações: 25
  • 10.jpg
    10.jpg
    187.4 KB · Visualizações: 24
Última edição:
Parece que está indo tudo bem. Vais ter um monte de cogumelos em pouco tempo!

Boaa!
Qual Strain ta usando dessa vez?
Dica, não fique tirando os potes da incubadora ou do local que usa para esse fim.. deixe parado por dias! Não fique estressando o micélio tão jovem.. aguarde mais uns 20 dias para ver de novo.. sucesso!

Boaa!
Dica, não fique tirando os potes da incubadora ou do local que usa para esse fim.. deixe parado por dias! Não fique estressando o micélio tão jovem.. aguarde mais uns 20 dias para ver de novo.. sucesso!

Mexican Dutch King.

Eles estão na prateleira da cozinha, deixei claro pra não mexerem e se chego a olhar os potes não os pego na mão.

Só retirei eles pra tirar essas fotos mas com dó no coração :roflmao:

Boaa!

Não sei de onde vem essa ideia, mas é um mito isso. Eu brinco com os meus copos em processo de colonização diariamente e nunca tive problemas. A única coisa que não recomendo é não virar de cabeça para baixo, mas fora isso pegar na mão, girar, etc, não tem problema algum.

Não sei de onde vem essa ideia, mas é um mito isso. Eu brinco com os meus copos em processo de colonização diariamente e nunca tive problemas. A única coisa que não recomendo é não virar de cabeça para baixo, mas fora isso pegar na mão, girar, etc, não tem problema algum.

Acredito que alguém já tenha tido problemas por ter pegado um pote e estragado o selo de vermiculita seca, talvez por isso que digam pra não mexer... Porque não tem benefícios, apenas riscos :D

na verdade não da problemas contaminação nem nada disso.. apenas estressa o bebe que ta crescendo! faz um teste ai. inocula dois copos.. um deixa paradinho na incubadora em condições ideais e outro todo dia tu tira de outra incubadora (pra não ficar abrindo a incubadora do que está queto, deixa ele queto!) e fica tirando fotos, girando, expondo a luz.. e então depois me conta qual fico forte, saudável e consolidado mais rápido..

Penso que se o substrato chegar a se mexer no manuseio do pote talvez ele influa negativamente no crescimento do micélio (opinião própria,sem fontes)

expondo a luz..

Colonização no escuro já foi desbancada.

A luz do sol indireta faz a colonização ser mais rápida e não tem chance de causar pinagem prematura.

Motivo pelo qual os fungos se beneficiam:
Circadian Rhythms in Neurospora crassa and Other Filamentous Fungi

Vale lembrar que a luz do sol diretamente nos potes pode causar variações de temperatura indesejadas, então talvez uma lâmpada (a mesma que usam na frutificação em alguns terrários) emitindo luz indiretamente durante algumas horas do dia seja a melhor opção.

Os meus potes estão expostos a luz solar
Indiretamente mas não sei dizer se influenciou no crescimento, mas os potes de plástico tiveram um crescimento bem mais agressivo que os de vidro, mas pode ser às prateleiras, vou trocar uns de lugar só pra ver se influi.

Fonte:
does light help colonization? - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

Última edição:
que maldade, eu não deixo nem abrirem minha geladeira pra nao acordar os esporos na seringa

c91e79d2e707b2be18f8d5f9e079d31b.jpg

O problema de ficar criando todas essas regras desnecessárias é que:
  1. No final das contas não costuma ajudar em nada no cultivo;
  2. Com frequência introduz mais elementos que levam a erros e problemas;
  3. Torna todo o processo demasiadamente complexo para novatos;
  4. Torna o processo desgastante e tira a diversão.
Na minha opinião uma das coisas mais divertidas no cultivo é acompanhar o progresso, se você me tira isso por uma regra que no final das contas não ajuda em nada, eu acho que está fazendo algo que não é muito legal.

Quantas pessoas esperam meses até iniciarem o seu primeiro cultivo porque não têm um item inútil que eles acham que é essencial porque alguém falou que precisa ter?

Aqui vai uma lista minha de itens não essenciais que impedem pessoas de começarem a cultivar.
  • Panela de pressão (super útil, mas desnecessário para PF tek)
  • SAB ou GloveBox (SAB super útil, GloveBox não se usa mais, mas nenhum dos dois é indispensável para cultivo básico)
  • Termostato + aquecedor (em geral inútil)
  • Higrômetro (divertido mas dispensável)
  • Termômetro (divertido mas dispensável)
  • Borbulhador (em geral inútil e causa muitos problemas)
  • Potes (tem vários tipos ótimos de graça, como pote de requeijão ou doces e geleias, não precisa ficar se quebrando para achar aquele potinho perfeito do vídeo do youtube)
  • Isopor (inútil, só traz problemas)
  • Cooler de computador (inútil, só prejudica, não faz troca de ar direito e resseca o ar do terrário)
E já que tô fazendo listas, aqui vai uma de noções antiquadas que deveriam morrer:
  • Devemos incubar os potes durante o período de colonização em uma caixa escura isolada termicamente.
  • Devemos colocar fita microporosa nos buracos do terrário para evitar entrada de contaminação.
  • Não pode cair água no fruto quando for borrifar o terrário porque faz os pins abortarem.
  • Cogumelo só precisa de luz para saber em qual direção crescer.
  • Água oxigenada não prejudica o micélio.

Quantas pessoas esperam meses até iniciarem o seu primeiro cultivo porque não têm um item inútil que eles acham que é essencial porque alguém falou que precisa ter?
tava pensando nisso esses dias e pensei em escrever um guia de compra de insumos e equipamento pra quem quer cultivar com grãos e não sabe onde encontrar cada coisa, talvez com links de onde comprar com um preço melhor e etc

pf-tek é usado em 90% dos logs aqui e já é dificil concentrar informação pois cada um faz de um jeito diferente

tava pensando nisso esses dias e pensei em escrever um guia de compra de insumos e equipamento pra quem quer cultivar com grãos e não sabe onde encontrar cada coisa, talvez com links de onde comprar com um preço melhor e etc

pf-tek é usado em 90% dos logs aqui e já é dificil concentrar informação pois cada um faz de um jeito diferente

É uma boa, eu por exemplo quero ainda ter um cultivo com grãos e não sei quase nada sobre :D

O problema de por links é que cada um é de uma região e talvez algum moderador não gostasse e ai vai.

É uma boa, eu por exemplo quero ainda ter um cultivo com grãos e não sei quase nada sobre :D

O problema de por links é que cada um é de uma região e talvez algum moderador não gostasse e ai vai.

Links só de grãos e equipamento não tem problema, desde que seja de locais que não vendem também carimbos, cogumelos secos, etc.

Back