Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo Spawn em Bolo PF TEK, Frutificação em Sacos com filtro

Diário de cultivo problemático.
É com grande satisfação que venho informar aos senhores que estou começando hoje meu primeiro diário de cultivo, meu objetivo é transmitir o máximo de informações (por isso os termos em inglês e sem abreviações) aos que venham a querer cultivar ,mostrar todas as dificuldades que encontrei como um novo cultivador e posteriormente talvez meu sucesso.

Nesse primeiro post já tenho algumas informações sobre o cultivo os quais eu segui o modelo que existe no fórum.

STRAIN: Mexican Dutch King (MDK)
PROCEDÊNCIA: Internet (Esporos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2 partes Vermiculita + 1 parte Farinha de Arroz Integral (FAI,Brown Rice Flour - BRF) + 1 parte Água)
  • ( X) Sim ( ) Não

Nota: Essas "partes" citadas acima dependem de quantos jarros,potes etc que serão utilizados, com 2 copos americanos de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e um de água se fazem 5 potes de ~250ml

Selo com Vermiculita:
  • ( X) Sim ( ) Não
Nota: Na técnica PF TEK (Técnica de Psilocybe Fanaticus) se utiliza uma camada de vermiculita seca em cima do substrato para evitar que o substrato seja contaminado por bactérias indesejadas.

Pote PF TEK: 250ml e 300ml, 1/2 pint.

Pote GRÃOS: 500 ml, 1 pint.

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( X) Outro: Ração para aves exóticas (Wild Bird Seed - WBS)

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão

Nota: Gostaria de informar que essa tentativa foi falha com o carimbo de MDK que comprei, resumindo a história a seringa foi mal preparada e os potes foram todos contaminados.

Quando ao cultivo com grãos, é sumariamente necessário ter potes preparados para tal, não é somente comprar um pote de 500ml de pp que vai dar certo, se estiver interessado no cultivo com grãos tem que pesquisar.

Assim como o colega @Shroomaniac citou "...pra graos o negócio é filtro + injection port ou pelo menos um polifill"
 
Última edição:
Boa sorte no cultivo! Poste fotos para podermos acompanhar todo o processo.
 
Muito bom acompanhar os novatos em suas jornadas.

Boa sorte! :D
 
Caros colegas, preparei a glovebox, ao tentar furar-la com um estilete descobri que o plástico era muito seco, então com uma furadeira e uma faca quente fiz os furos, ficou vesga mas creio que vai me ser muito útil.
 

Anexos

  • 20170131_201650.jpg
    20170131_201650.jpg
    161 KB · Visualizações: 51
  • 20170131_202811.jpg
    20170131_202811.jpg
    155.1 KB · Visualizações: 51
  • 20170131_211220.jpg
    20170131_211220.jpg
    200.9 KB · Visualizações: 52
Está ótimo. Na verdade você fez uma SAB (Still Air Box/Caixa de Ar em Repouso) que hoje em dia é mais recomendada do que uma glovebox (que teria as luvas presas na caixa). Tem algumas dicas de como utilizá-la para trabalhos mais sensíveis como agar, mas acho que você não necessita disso agora. Mesmo usando essa SAB é sempre bom fazer todo o processo em um ambiente sem fluxo de ar. Então feche as janelas e as portas, de preferência um bom tempo antes de realizar todo o procedimento.
 
Hoje fui preparar as seringas de esporos, fui numa química local e eles não tinham água destilada apenas deionizada então decidi que ia ferver a água da torneira mesmo ( a água daqui é limpa, e não tem muito cloro).

Li o processo de preparar uma seringa com água fervendo, eu queria preparar uma seringa com o MDK e outra com F+, mas quando eu estava retirando a água de uma das seringas,usei muita força e ela acabou quebrando.Recebi isso como um sinal divino e decidi que iria fazer apenas uma seringa.

O bom de ter quebrado essa seringa é que tem um negócio de plástico na ponta que eu achei que era pra ser um abre e fecha, mas não era fui pegar a agulha da seringa que quebrou e ao tentar abrir aquele negócio ele entortou toda a agulha. Peguei um estilete e cortei fora na que estava boa.

A SAB estava na cozinha, coloquei um ponte esterilizado com álcool isopropilico dentro, a seringa com água, papel alumínio cortado e esterilizado com álcool e o print de MDK. Levei ela pro banheiro, e ai tive uma surpresa não muito agradável, o carimbo era bem pequeno e ainda foi danificado no envio, mas como não tinha nenhum furo no papel alumínio nem no ziplock nem na carta que o envolvia fiquei tranquilo.

Como o carimbo tava todo errado, joguei ele dentro do pote e joguei a água em cima do papel, fiz isso varias vezes até que a seringa ficasse com a água cinza, envolvi a seringa no papel alumínio e levei ela pra geladeira.

Pedi pra minha avó comprar os potes pra mim, deixei anotado tudo certinho pra ela comprar pp5 com aproximadamente 270 ml, ela me trouxe que nem eu pedi mas não sei se vai dá pra usar. Hoje passei no mercado e comprei outros potes, já fiz os furos neles e vou preparar o substrato hoje e por na panela de pressão.
 

Anexos

  • 20170131_221101.jpg
    20170131_221101.jpg
    143.2 KB · Visualizações: 47
  • 20170131_221033.jpg
    20170131_221033.jpg
    135 KB · Visualizações: 45
  • 20170131_191538.jpg
    20170131_191538.jpg
    157.6 KB · Visualizações: 46
  • 20170131_211101.jpg
    20170131_211101.jpg
    207.4 KB · Visualizações: 49
Última edição:
Isso na ponta da seringa é uma proteção para a agulha, mas ela só funciona se você tirar a outra proteção antes. A maneira de abrir isso é colocando para o lado, não é girando. Já a agulha você encaixa girando.

Um carimbo pode inocular centenas de bolos PF tranquilamente. O tamanho é quase que irrelevante. Você não precisa de um montão de esporos para fazer uma seringa. Se a gente quiser dar uma viajada na matemática, daria para imaginar que um carimbo poderia produzir 500 ml de solução, que daria 50 seringas de 10 ml, que com paciência poderiam inocular 30 bolos cada, resultando em 1500 bolos inoculados com um carimbo. Isso sendo bem realista. Se o seu carimbo é pequeno divida isso na metade ou em 1/4 e veja que ainda pode inocular muitos bolos.

É melhor raspar os esporos do carimbo, jogando tudo junto na água (foi isso que você fez?), abre as portas para contaminação.

Esses potes aí são ótimos! Só não deixe a panela ficar sem água senão derretem.

O que você falou para a sua avó sobre os potes? Explicou para ela para que serviriam?
 
Última edição:
O carimbo em questão estava com uma dobras em cima dele quando tentei raspar ai que deu ruim, o papel rasgou, ai rasguei o carimbo fora do resto e joguei a água nele.

Não falei pra que que eu iria usar os potes... os que ela comprou são iguais à aquele que está na foto com o estilete, parece um pote de margarina.

Os potes estão dentro da panela de pressão esfriando já, tava tão concentrado em acertar os bolos que esqueci de fotografar, mas o processo com a ração de passarinho eu fotografei.

O processo é o seguinte:
  • A ração é colocada em uma tigela e mexida na água por mais ou menos um minuto.
  • Os grãos que estão ocos então ficam boiando na água, com ajuda de uma peneira de mão e uma colher se retira os que estão boiando.
  • Depois os grãos são lavados até que a água saia limpa deles.
  • Então se põe num pote de 500ml um pouco mais que a metade de grãos e mais ou menos dois terços disso (quantidade de grãos) de água.
Observações: a peneira da caçarola de microondas que eu utilizei não foi uma boa ideia, vários grãos escaparam por dentre as arestas, a foto com o copo com água foi uma tentativa frustada de saber que nível que ficaria a água no pote de grãos, teria que ter descontado o volume dos grãos antes de por no outro pote.
 

Anexos

  • 20170131_222628.jpg
    20170131_222628.jpg
    233.3 KB · Visualizações: 30
  • 20170131_222916.jpg
    20170131_222916.jpg
    204.6 KB · Visualizações: 31
  • 20170131_223442.jpg
    20170131_223442.jpg
    181.4 KB · Visualizações: 30
  • 20170131_225355.jpg
    20170131_225355.jpg
    176.8 KB · Visualizações: 33
  • 20170131_223637.jpg
    20170131_223637.jpg
    173.5 KB · Visualizações: 29
Quando cheguei do trabalho fiz algumas medições e alguns testes com o meu "terrário".

A temperatura da cozinha da garagem, onde ficarão meus amigos estava em quase 26 °C isso as 18:30 horas, não pretendo utilizar incubadora e esta temperatura deu um empurrãozinho na ideia.

Assim como @Salaam`aleik disse preenchi o fundo de perlita e água e botei o termostato funcionar, tive resultados satisfatórios ( a variação de temperatura é bem lenta) , a umidade dentro da caixa ficou bem baixa em comparação com o ambiente porém como estarei usando os sacos com filtro essa umidade não interessa tanto.
 

Anexos

  • 20170201_184429.jpg
    20170201_184429.jpg
    162 KB · Visualizações: 25
  • 20170201_185006.jpg
    20170201_185006.jpg
    150.6 KB · Visualizações: 25
  • 20170201_193254.jpg
    20170201_193254.jpg
    189.2 KB · Visualizações: 27
  • 20170201_193934.jpg
    20170201_193934.jpg
    230.1 KB · Visualizações: 29
Perlita é necessária só na hora de aniversariar. A umidade fora dos copos pouco importa nessa fase. Enquanto estão incubando nada disso precisa. É só deixar em uma prateleira qualquer ou se quiser deixar mais discreto pode deixar na caixa térmica, mas isso não traz nenhuma vantagem.
 
Quando cheguei do trabalho fiz algumas medições e alguns testes com o meu "terrário".

A temperatura da cozinha da garagem, onde ficarão meus amigos estava em quase 26 °C isso as 18:30 horas, não pretendo utilizar incubadora e esta temperatura deu um empurrãozinho na ideia.

Eu apenas testei onde vou por meus os casings que farei com os sacos, porque se desse problema eu teria tempo até os potes colonizarem para arrumar, li no fórum mesmo que com temperaturas boas que seja por algumas horas no dia já deixam o tempo de colonização muito parecido com o tempo que leva na incubadora.

Sei que ficou meio confuso eu testar isso tão cedo, mas é que estava com tempo e tinha que sanar a duvida se iria dar certo.

Aproveitando o embalo, tem problema eu deixar a perlita na água? Vou ter que trocar depois?
 
Vou inocular-los hoje quando chegar do trabalho pois os esporos estão hidratando na seringa que preparei ontem.

Quanto as tampas, não tenho certeza se são pp mas são potes para aquecer coisas no microondas então acredito que seja.
 
Eu apenas testei onde vou por meus os casings que farei com os sacos, porque se desse problema eu teria tempo até os potes colonizarem para arrumar, li no fórum mesmo que com temperaturas boas que seja por algumas horas no dia já deixam o tempo de colonização muito parecido com o tempo que leva na incubadora.

Sei que ficou meio confuso eu testar isso tão cedo, mas é que estava com tempo e tinha que sanar a duvida se iria dar certo.

Aproveitando o embalo, tem problema eu deixar a perlita na água? Vou ter que trocar depois?

Ah ok. Agora eu entendi.

Olha, água parada pode ser um problema. No meu eu nem uso água, só deixo a perlita molhada, mas eu uso um SGFC (Shotgun Fruiting Chamber) que tem furos em todos os lados. Não sei como seria no caso de uma caixa térmica, mas definitivamente deixar já isso pronto agora não é uma boa.

Como você está planejando fazer a iluminação e troca de ar?
 
Estou querendo deixar com iluminação do sol mesmo, o ponto onde quero deixar pega um sol fraco durante algumas horas do dia ( tem uma janela jateada e a luz que passa por ela vem meio fraca ), quanto a troca de ar vou utilizar "Ankardo abanando" umas duas vezes por dia.

A caixa não vai ficar tampada então espero que isso seja o suficiente.
 
Última edição:
não entendi a moral de de fazer um ambiente de terrário fora dos sacos com filtros, sendo que o ambiente dos cogus vai ser dentro dos sacos.. por que perlita por fora dos sacos?
 
Foi uma ideia para os sacos não ficarem em contato direto com o aquecedor e também já ganho uma estabilidade de temperatura melhor.

E com os testes pude observar que ficam poucos pontos com uma temperatura muito maior que o resto como acontece quando só tem água, não da pra explicar direito só com palavras. Resumindo seria que a temperatura fica mais homogênea.
 
Última edição:
Isso mesmo vou fazer os casings dentro dos sacos e por dentro da térmica, não tinha parado pra pensar que a térmica com perlita dentro serviria de terrário para outras técnicas.

Com certeza vou dar uma boa analisada nisso pros próximos cultivos, por enquanto os sacos são o plano A.
 
Back
Top