Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo Spawn em Bolo PF TEK, Frutificação em Sacos com filtro

Diário de cultivo problemático.
É com grande satisfação que venho informar aos senhores que estou começando hoje meu primeiro diário de cultivo, meu objetivo é transmitir o máximo de informações (por isso os termos em inglês e sem abreviações) aos que venham a querer cultivar ,mostrar todas as dificuldades que encontrei como um novo cultivador e posteriormente talvez meu sucesso.

Nesse primeiro post já tenho algumas informações sobre o cultivo os quais eu segui o modelo que existe no fórum.

STRAIN: Mexican Dutch King (MDK)
PROCEDÊNCIA: Internet (Esporos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2 partes Vermiculita + 1 parte Farinha de Arroz Integral (FAI,Brown Rice Flour - BRF) + 1 parte Água)
  • ( X) Sim ( ) Não

Nota: Essas "partes" citadas acima dependem de quantos jarros,potes etc que serão utilizados, com 2 copos americanos de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e um de água se fazem 5 potes de ~250ml

Selo com Vermiculita:
  • ( X) Sim ( ) Não
Nota: Na técnica PF TEK (Técnica de Psilocybe Fanaticus) se utiliza uma camada de vermiculita seca em cima do substrato para evitar que o substrato seja contaminado por bactérias indesejadas.

Pote PF TEK: 250ml e 300ml, 1/2 pint.

Pote GRÃOS: 500 ml, 1 pint.

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( X) Outro: Ração para aves exóticas (Wild Bird Seed - WBS)

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão

Nota: Gostaria de informar que essa tentativa foi falha com o carimbo de MDK que comprei, resumindo a história a seringa foi mal preparada e os potes foram todos contaminados.

Quando ao cultivo com grãos, é sumariamente necessário ter potes preparados para tal, não é somente comprar um pote de 500ml de pp que vai dar certo, se estiver interessado no cultivo com grãos tem que pesquisar.

Assim como o colega @Shroomaniac citou "...pra graos o negócio é filtro + injection port ou pelo menos um polifill"
 
Última edição:
Potes inoculados sendo guardados por Ganesha.
Sim somente o pote de grãos tem micropore nos furos.
E foram inoculados dentro da SAB no banheiro esterilizado.
Meus gatos representando o que é um bolo 100% colonizado e outro colonizando (cogitei trocar o nome do gato pra micélio).
 

Anexos

  • 20170202_183030.jpg
    20170202_183030.jpg
    197.1 KB · Visualizações: 28
  • 20170202_184207.jpg
    20170202_184207.jpg
    165.3 KB · Visualizações: 27
micélio foi boa kkkkk


mas vi dizer que gato atrai bad trip ein

100% falso. Tenho dois e eles sempre sabem o que fazer nos momentos difíceis. Por um período no japão se escrevam muitos livros sobre a importância do gato para a meditação. Se você está na bad olhe para o gato e seja como ele, calmo e cauteloso, quando se espanta em segundos está tranquilo novamente.

Um grande meste zen no final da sua vida depois de muita meditação disse, "quando eu era jovem eu era um tigre, hoje eu sou um gato".

--

Sobre os potes, você não fechou os outros com fita microporosa?
 
Não coloquei por que tem o selo de vermiculita e me foi dito (não aqui no fórum) que era pra acreditar na proteção da vermiculita e deixar o micélio respirar. Que seria um excesso ter o selo e a micropore, que é um dos dois se não é desperdício.

Não vou negar que to cheio de medo, até o micélio não me disser "oi" vou ficar ansioso.
 
Não coloquei por que tem o selo de vermiculita e me foi dito (não aqui no fórum) que era pra acreditar na proteção da vermiculita e deixar o micélio respirar. Que seria um excesso ter o selo e a micropore, que é um dos dois se não é desperdício.

Não vou negar que to cheio de medo, até o micélio não me disser "oi" vou ficar ansioso.

Proteção na hora da colonização é super importante. Eu acho importante colocar sim. Eu já fiz uma vez sem colocar, mas tinha uma camada de alumínio em cima dos furos. Não consigo imaginar por que motivo alguém acharia que a fita poderia ser um problema para a colonização. Não é.
 
Bom agora já é tarde, não existe regra de 5 segundos no mundo bacteriano.

O aprendizado só acontece com experiências.

Se já não deu problema na seringa e conseguir um pedaço de micélio pra mim já é uma vitória.
 
@Wanderer

Achei onde estava citando o tipo de plástico da tampa dos potes.

Polietileno tereftalato
vulgo PET.

Que olho em :eek:h:
 
Última edição:
fita micropore e nada é a mesma coisa, pode pegar um microscópio e olhar os furos sao muito maiores que os esporos de qualquer fungo

Só porque algo não é 100% eficaz, não significa que não seja de modo algum eficaz. Não estou dizendo que fita microporosa é um filtro 100% confiável, tanto que dependendo do que estou fazendo uso mais do que uma camada ou uso outro tipo de filtro, mas falar que fita microporosa e nada é a mesma coisa acho um equivoco bem grande.

Veja o exemplo de uma Tek de agar que é super popular hoje em dia usando essa fita:
Pastywhyte's Easy Agar Tek - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
 
O próprio idealizador da técnica PFTEK utiliza fitas nos seus potes.

PF JAR PREP

Ele não diz o porque das fitas muito menos se ele as mantém durante todo o processo de colonização, mas ouvi falar que ele utiliza fita simplesmente para ter uma proteção extra contra o vapor de água durante a esterilização .

Observação: ele utiliza junto do papel alumínio.

Mas de acordo com RogerRabbit um famoso frequentador do Shroomery ( famoso por ter criado a strain PE6), a fita é opcional e deve ser usada em lugares (diga se cidades) onde tenha muitos esporos contaminantes.

Citação original:

"The top layer of dry verm is required. That's the filter that stops contaminant spores from reaching the moist rice flour below. The tape is optional. We show the tape over holes in the DVD, to demonstrate going the extra mile. If you're in an area with a very high contaminant spore load, use it. If not, skip it.
RR"
 
Foi uma ideia para os sacos não ficarem em contato direto com o aquecedor e também já ganho uma estabilidade de temperatura melhor.

E com os testes pude observar que ficam poucos pontos com uma temperatura muito maior que o resto como acontece quando só tem água, não da pra explicar direito só com palavras. Resumindo seria que a temperatura fica mais homogênea.
Entendi! no meu caso eu uso uma bomba de aquário pra movimentar a água.. só o termostato esquenta a água parada ao redor e já se desliga.. com a bomba a água fica em circulação 24/7.. deixando toda ela quentinha sempre
 
Que seria um excesso ter o selo e a micropore, que é um dos dois se não é desperdício.

A camada de vermiculita por cima do substrato esterilizado junto é útil:
  1. Na redução de contato de contaminantes no momento da inoculação.
  2. Posteriormente na frutificação é também uma região de mais fácil pinagem quando a umidade está baixa no bolo.
  3. O selo de vermiculita ajuda a equilibrar os bolos sobre as argilas expandidas nas garrafas Pet. :bigode:

A fita micropore:
  1. Funciona com eficiência contra contaminações enquanto permite a troca gasosa. :!: É melhor optar por fitas com textura menos plásticas, que sejam mais porosas e pareçam mais um tecido de roupa.
  2. Uma falha normal no uso do micropore é deixar bolsões de ar que permitem a passagem livre de contaminantes - então :!: é bom verificar se os micropores estão mesmo bem colados na camada de alumínio. :coffee:
 
Última edição:
@ExPoro está correto o que você mencionou, só tenho duas observações a fazer.

Na redução de contato de contaminantes no momento da inoculação.

O selo de vermiculita seca não reduz o contato de contaminantes, ele evita os contaminantes em 99% dos casos e durante todo o processo desde a esterilização à colonização.

Uma falha normal no uso do micropore é deixar bolsões de ar que permitem a passagem livre de contaminantes - então :!: é bom verificar se os micropores estão mesmo bem colados na camada de alumínio.

O uso de fita tanto pelo Professor Fanaticus tanto pelo RogerRabbit é diretamente no pote.

Segue a imagem do pote do professor sendo inoculado.
http://www.fanaticus.com/syringe.jpg

E complementando sobre o assunto, neste post do shroomery o RogerRabbit menciona o porque do uso de fita.

"A fita ajuda a previnir que a água entre nos jarros durante a esterilização. Utilizando fita "respiravel" não existe a necessidade de remove-la simplesmente injete através da fita.

Você não "precisa" usar a fita. Adicionalmente, você pode usar a fita e não usar o selo de vermiculita se você quiser. Usar as duas se tem uma camada a mais de proteção. RR"

(esqueci de mencionar que ele estava respondendo um rapaz sobre se ele devia retirar a fita ou não quando fosse inocular)

Citação original:

The tape helps to prevent water entering the jars during sterilization. By using breathable tape, there is no need to remove it-simply inject right through the tape.

You don't 'have' to use tape. In addition, you can use tape and skip the verm barrier if you wish. Using both provides an extra layer of protection.
RR

Link da citação:
pf tek, do i need micro pore tape, or is dry verm barrier enough? - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
 
Última edição:
Apesar da Tek se chamar PF, esse site aí do Fanaticus é super antigo e desatualizado. Aconteceu muita coisa em micologia amadora nos últimos anos e alguns desses procedimentos foram modificados pela comunidade pois foi descoberto que não são mais necessários ou que não têm a função que se acreditava terem. Por isso te recomendo não utilizar mais isso aí como fonte de informação.

Na redução de contato de contaminantes no momento da inoculação.

Acho que faz sentido o ExPoro dizer isso. Se você pensar sobre como se dá o procedimento, se não há fita microporosa em cima do furo, é possível que algum contaminante que já entrou no filtro de vermiculita no meio tempo entre esterilização e inoculação seja empurrado para baixo pela agulha da seringa. Se você tem uma fita microporosa em cima, é fácil de passar álcool 70 nela e após isso inocular. Teoricamente isso poderia reduzir as chances de contaminar o substrato durante inoculação, mas nunca fiz testes comparando lado a lado para saber se é assim mesmo que funciona. Quem sabe você queira testar e postar para a gente os seus resultados?

Em geral eu sou adepto da simplificação. Sou a favor de cortar o máximo de passos e se tiver problema ir testando soluções, mas às vezes a gente corta um procedimento tão simples quanto colocar um pedaço de fita em cima do alumínio e acaba tendo problemas por isso. Para alguém que está fazendo o seu primeiro cultivo eu recomendaria utilizar a fita. Se tiver um cultivo bem sucedido, depois pode testar sem e ver o que acontece, pois as chances de ter alguma contaminação são altas no início e quanto menos fatores você tiver que considerar para descobrir o que houve de errado melhor ao meu ver.
 
Apesar da Tek se chamar PF, esse site aí do Fanaticus é super antigo e desatualizado. Aconteceu muita coisa em micologia amadora nos últimos anos e alguns desses procedimentos foram modificados pela comunidade pois foi descoberto que não são mais necessários ou que não têm a função que se acreditava terem. Por isso te recomendo não utilizar mais isso aí como fonte de informação.



Acho que faz sentido o ExPoro dizer isso. Se você pensar sobre como se dá o procedimento, se não há fita microporosa em cima do furo, é possível que algum contaminante que já entrou no filtro de vermiculita no meio tempo entre esterilização e inoculação seja empurrado para baixo pela agulha da seringa. Se você tem uma fita microporosa em cima, é fácil de passar álcool 70 nela e após isso inocular. Teoricamente isso poderia reduzir as chances de contaminar o substrato durante inoculação, mas nunca fiz testes comparando lado a lado para saber se é assim mesmo que funciona. Quem sabe você queira testar e postar para a gente os seus resultados?

Em geral eu sou adepto da simplificação. Sou a favor de cortar o máximo de passos e se tiver problema ir testando soluções, mas às vezes a gente corta um procedimento tão simples quanto colocar um pedaço de fita em cima do alumínio e acaba tendo problemas por isso. Para alguém que está fazendo o seu primeiro cultivo eu recomendaria utilizar a fita. Se tiver um cultivo bem sucedido, depois pode testar sem e ver o que acontece, pois as chances de ter alguma contaminação são altas no início e quanto menos fatores você tiver que considerar para descobrir o que houve de errado melhor ao meu ver.

Na citação que você fez ele estava falando do selo de vermiculita e não da micropore. O selo evita contaminantes durante todo o processo não somente na inoculação e a micropore é uma questão de gosto/capricho depois da inoculação.

A micropore realmente da uma segurança a mais na inoculação e antes dela também se você deixar os potes em repouso como o PF recomenda.( para detectar os potes ainda com contaminantes mesmo depois da esterilização ).

Mas depois da inoculação se os contaminantes passarem pelo furo e se depositar em cima do selo da vermiculita tanto faz se tem micropore ou não (porque teoricamente não será mais mexida a vermiculita), mas a troca gasosa ainda vai ser prejudicada.

Um dos meus erros foi não por a fita antes de esterilizar, mas que nem eu já disse, agora já é tarde. Tem inúmeras coisas que eu fiz que no próximo cultivo já vou fazer diferente.
 
Meu procedimento atualmente é bem simples:
  1. Substratos confeccionados com a camada de vermiculita;
  2. Copos são vedados com alumínio + fita isolante, e então são feitos dois furos na película de alumínio pra ter o respiro durante a PP;
  3. Imediatamente ao retirar os copos da PP, os furos são tapados com micropore antes de fazer a inoculação - o que é um procedimento de "selamento" mais rápido que só então passar a fita isolante nos alumínios;
  4. Após inoculados através do furo + micropore, um segundo micropore é posto pra tapar novamente.

:coffee:

Eu gosto do micropore durante a inoculação porque dá mais firmeza à agulha que fazer apenas através do alumínio, que tende a rasgar com qualquer movimento da mão.
 
Na citação que você fez ele estava falando do selo de vermiculita e não da micropore.

Verdade. Dei uma viajada ali.

Eu gosto do micropore durante a inoculação porque dá mais firmeza à agulha que fazer apenas através do alumínio, que tende a rasgar com qualquer movimento da mão.

Sim. Concordo com isso para quem usa papel alumínio em vez de algum tipo de tampa.
 
Hoje, sucumbi a ansiedade e fui olhar como estavam meus queridos micélios.

Como inoculei quinta feira, pensei que se tivesse algum sinal seria pequeno, mas parece que o micélio desse pote sentiu minha agonia e quis me dar esse presente.

Fui olhar no fórum se era algum contaminante mas micélio branquinho assim só o Cubensis :love:

Nos outros potes, por enquanto nada, apenas o que era de grãos está contaminado pelo que conhecemos de "wet spot", como não tinha certeza deixei ele longe dos outros tenho certeza que daqui um tempo terei essa certeza.

O pote é um half pint de 250 ml, ta grande por causa da perspectiva da foto e das minhas mãos pequenas.:facepalm:
 

Anexos

  • 20170206_182017.jpg
    20170206_182017.jpg
    140.5 KB · Visualizações: 35
Hoje, sucumbi a ansiedade e fui olhar como estavam meus queridos micélios.

Como inoculei quinta feira, pensei que se tivesse algum sinal seria pequeno, mas parece que o micélio desse pote sentiu minha agonia e quis me dar esse presente.

Fui olhar no fórum se era algum contaminante mas micélio branquinho assim só o Cubensis :love:

Nos outros potes, por enquanto nada, apenas o que era de grãos está contaminado pelo que conhecemos de "wet spot", como não tinha certeza deixei ele longe dos outros tenho certeza que daqui um tempo terei essa certeza.

O pote é um half pint de 250 ml, ta grande por causa da perspectiva da foto e das minhas mãos pequenas.:facepalm:

Nunca vi seringa de esporos colonizar assim em 4 dias e com essa aparência. Espero estar errado, mas eu chutaria em contaminação.

Você poderia mostrar uma foto de onde a parte colonizada encontra a não colonizada?
 
Back
Top