Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo Spawn em Bolo PF TEK, Frutificação em Sacos com filtro

Diário de cultivo problemático.
É com grande satisfação que venho informar aos senhores que estou começando hoje meu primeiro diário de cultivo, meu objetivo é transmitir o máximo de informações (por isso os termos em inglês e sem abreviações) aos que venham a querer cultivar ,mostrar todas as dificuldades que encontrei como um novo cultivador e posteriormente talvez meu sucesso.

Nesse primeiro post já tenho algumas informações sobre o cultivo os quais eu segui o modelo que existe no fórum.

STRAIN: Mexican Dutch King (MDK)
PROCEDÊNCIA: Internet (Esporos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2 partes Vermiculita + 1 parte Farinha de Arroz Integral (FAI,Brown Rice Flour - BRF) + 1 parte Água)
  • ( X) Sim ( ) Não

Nota: Essas "partes" citadas acima dependem de quantos jarros,potes etc que serão utilizados, com 2 copos americanos de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e um de água se fazem 5 potes de ~250ml

Selo com Vermiculita:
  • ( X) Sim ( ) Não
Nota: Na técnica PF TEK (Técnica de Psilocybe Fanaticus) se utiliza uma camada de vermiculita seca em cima do substrato para evitar que o substrato seja contaminado por bactérias indesejadas.

Pote PF TEK: 250ml e 300ml, 1/2 pint.

Pote GRÃOS: 500 ml, 1 pint.

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( X) Outro: Ração para aves exóticas (Wild Bird Seed - WBS)

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão

Nota: Gostaria de informar que essa tentativa foi falha com o carimbo de MDK que comprei, resumindo a história a seringa foi mal preparada e os potes foram todos contaminados.

Quando ao cultivo com grãos, é sumariamente necessário ter potes preparados para tal, não é somente comprar um pote de 500ml de pp que vai dar certo, se estiver interessado no cultivo com grãos tem que pesquisar.

Assim como o colega @Shroomaniac citou "...pra graos o negócio é filtro + injection port ou pelo menos um polifill"
 
Última edição:
Após um dunk de 12 horas, e um roll com vermiculita bem caprichado, foram colocados nos sacos para frutificar.

Um dos bolos eu tinha aberto junto com um bolo que está no casing,.

Mas quando vi que ele estava cheio de saúde, deixei só o que tinha contaminantes no casing e coloquei ele de volta no pote e fiz um outro selo de vermiculita seca, e a água que estava estagnada no pote eu tirei.

Nesse dunk de 12 horas os 2 bolos que tinham essa água no pote, ainda absorveram água, então suponho que quer dizer que apesar de ter água condensada nas laterais o meio do bolo estava seco, quanto ao bolo que eu tirei essa água que estava condensada ele absorveu quase toda a água do dunk :confused:.

O dunk foi feito nos próprios potes em que estavam colonizando.

Usei as assadeiras pois pretendo por água embaixo do bolos quando eles pinarem. :)

E abaixo das assadeiras coloquei perlita molhada.

Estava lendo que o dunk é estressante para o micélio e como o ar hoje estava livre de CO² (ainda não acumulou dentro do saco) e eles estavam a recém hidratados decidi que deviam descansar e não introduzi a troca de ar.

Mas amanhã de manhã quando fechar 24 horas dentro dos sacos eu vou fazer o famoso Mist & Fan.

P.S.: Tava atrasado pro trabalho e a câmera ficou fora de foco :(
 

Anexos

  • 20170323_080610[1].jpg
    20170323_080610[1].jpg
    81.3 KB · Visualizações: 47
  • 20170323_080614[1].jpg
    20170323_080614[1].jpg
    92.3 KB · Visualizações: 48
Mesmo fora de foco pude perceber um apetitoso café :fome:

Gostei dos sacos/terrários :bigode:

E se eu te disser que são baratos? 3 reais e 50 centavos cada um.

Cada dia que passa eu vejo mais semelhanças do micélio com o ser humano...

Descobri que gostam de café, vou experimentar no próximo cultivo... (café diluído na água do substrato, nada de borra)
 
Descobri que gostam de café, vou experimentar no próximo cultivo... (café diluído na água do substrato, nada de borra)
Essa eu quero ver. :coffee:
 
3 reais e 50 centavos cada um.
Procura direito que no ml tem de 1 réuris!

Cada dia que passa eu vejo mais semelhanças do micélio com o ser humano...
Boa... Proximo pf tek experimentarei fazer a parte de água com café diluído! :LOL:

Pra cada leva de produção, um uma é experimento... Todos deram errado até então, mas vamos lá, não desisto!
 
Procura direito que no ml tem de 1 réuris!


Boa... Proximo pf tek experimentarei fazer a parte de água com café diluído! :LOL:

Pra cada leva de produção, um uma é experimento... Todos deram errado até então, mas vamos lá, não desisto!

Estava lendo sobre o uso de café diluído e tem muitos fatores que parecem influenciar, substrato, strain e etc.

Estou ainda em dúvida se vou fazer com café ou água de coco, na hora eu decido :LOL:


Vou deixar essa citação aqui para chamar a atenção do @ExPoro :

Definitely increases pinning invitro, PROVIDED you have an invitro capable isolate. Some strains/substrains will not pin invitro at all, but will pin normally in a casing.

To sum up 40 pages, coffee will help speed colonization of whole grains. The jury is still out on its effectiveness with pf cakes. It will help speed up the pinning process. It will not appreciably increase total yield in p. cubensis. The morning coffee grinds added to the casing peat/verm will also help to speed up pinning. I've proved this with side-by-side experiments. Run your own tests if you doubt it.

Perhaps the biggest WOW for coffee in my opinion is the dramatic increase in speed and total yield of sclerotia producing species when coffee is used to hydrate the grains. I've used it with popcorn, rye and rye grass seed with better results than plain water.

While on the subject of sclerotia producing species, my tests also show that rye berries outperform rye grass seed. Popcorn doesn't even come close to either one.
 
Última edição:
RR sempre fala que o maior beneficio é na colonização dos grãos não tanto no sub de casing/bulk, ele usa a agua com 50% de café dissolvido

É, eu não tinha deixado isso claro... falei próximo cultivo apenas.

Mas é isso ai mesmo @Shroomaniac, vou por café diluído nos meus substratos para ver se coloniza mais rápido.

Tava com medo da acidez do café, mas a água da torneira tem a mesma acidez (lol) e eu usei bem faceiro... Será que o filtro sobe o ph da água?
 
Tava com medo da acidez do café, mas a água da torneira tem a mesma acidez (lol) e eu usei bem faceiro... Será que o filtro sobe o ph da água?


Água de troneira é uma definição bem vaga. De que lugar, e pH medido por quem? Fontes? Eu apostaria que pH de água de torneira tende a neutro.

Já o café tende a ser realmente um pouco ácido.

Outra definição vaga é café diluído. Qual café será diluído? Café expresso? O café geralmente fraquinho que os americanos preferem? O café mais forte apreciado pelos brasileiros?
 
Água de troneira é uma definição bem vaga. De que lugar, e pH medido por quem? Fontes? Eu apostaria que pH de água de torneira tende a neutro.

Já o café tende a ser realmente um pouco ácido.

Outra definição vaga é café diluído. Qual café será diluído? Café expresso? O café geralmente fraquinho que os americanos preferem? O café mais forte apreciado pelos brasileiros?

50% água e 50% café passado do jeito que brasileiro gosta que nem tem na foto ali :D

Catei de novo sobre ph de "tap water", "água da torneira" e eu tinha realmente conseguido pegar o único gráfico que citava a água como levemente ácida :poop:.

Então vou ter que comprar um hidróxido de cálcio ou nada feito pelo que parece :unsure:

Alguém que já fez cultura liquida com água de coco sabe me dizer se usou hidróxido ou não?

Porque da única fonte que eu achei fala que a água de coco é ácida:
51º CBQ - COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DE COCO VERDE NATURAL E INDUSTRIALIZADA
 
Última edição:
Bom, até agora sem sinal de pins. (sei que tá cedo ainda hahaha)

Um dos bolos começou a fazer micélio pra fora da vermiculita e estava exalando um delicioso aroma de micélio, mas penso eu que isso são dois sinais de falta de troca de ar, comecei a deixar frestas na boca do saco.

As assadeiras estavam mais para estorvo do que pra utensílio, vi um diário de cultivo esses dias que dizia que o CO² se acumula como liquido e obviamente as assadeiras estavam fazendo o papel de receptáculo.

Troquei por tampinhas de alumínio, quando fui abanar e o cheiro de micélio está bem mais fraco acredito que a FAE melhorou.

Lembrei que tenho que dar um jeito no casing hoje, será que se eu abrir a tampinha da própria caixinha e deixar a tampa improvisava entre aberta já está bom?

Tenho que por água? Ou só Mist & Fan? (Nesse Casing)

Bônus: Quase todos os copos 100% falta só o 9 que está na prateleira de baixo, e um close de um copo mostrando a diferença de um micélio que cresceu na casa dos 28 °C (parte de cima) e na parte de baixo na casa dos 22°C
 

Anexos

  • 20170327_183205[1].jpg
    20170327_183205[1].jpg
    179.6 KB · Visualizações: 50
  • 20170327_183358[1].jpg
    20170327_183358[1].jpg
    165.1 KB · Visualizações: 47
  • 20170327_183709[2].jpg
    20170327_183709[2].jpg
    163.4 KB · Visualizações: 46
  • 20170327_184801[1].jpg
    20170327_184801[1].jpg
    145 KB · Visualizações: 47
  • 20170327_184840[1].jpg
    20170327_184840[1].jpg
    131.9 KB · Visualizações: 48
Faz mais de uma semana que os bolos estão dentro dos sacos, a aparência deles não mudou, parecem saudáveis e não há sinais de micélio aéreo ( o que tinha parece que depois que tirei a assadeira sumiu o_O).

Vou fazer um dunk de 12 hrs com os bolos hoje a noite pois já fechou uma semana e um dia de consolidação, ai depois decido se faço casing ou se faço um roll e ponho em um saco.

Estava lendo que talvez eu não deveria abanar os bolos até que os pinos surgissem, e não borrifar diretamente os bolos pois isso apenas atrasaria a formação dos nós hifais.

Procede a informação produção?
 
Então meu povo, dos meus bolos nenhum pinou, o casing mais antigo tem primordias para todo lado mas não estão crescendo apenas se multiplicando.

Tenho um bolo que desde dia 23/04 está no saco mas não pinou.

Os bolos não apresentam nenhum tipo de azulamento ou encolhimento.

Esfriou aqui e a média de temperatura eh de uns 15 graus, dentro da cozinha fica perto dos 20, estou com dois casings na térmica (um deles os com as primordias) e ficam na casa dos 23 até uns 25 graus.

Meu higrômetro digital só pra bosta, liguei ele e ele ou diz 10% ou 90% então não serviu de nada alem de termômetro.

Tem um pote que não aniversariei que é meu plano b caso dê algo errado.
 
Bom, eu acredito que essa falta de visitas no meu diário ou é porque cansaram de se importunar comigo ou porque pensam que eu obtive sucesso.

Se for a segunda opção, a resposta é não.

A vermiculita tava meio estranha e decidi fazer o seguinte, sim, pasmem eu lavei a vermiculita dos bolos.

Eles não estão mais brancos.

Alguém me ajude por favor, já faz tanto tempo que nem expectativa tenho mais
 

Anexos

  • 20170420_190106[1].jpg
    20170420_190106[1].jpg
    169.3 KB · Visualizações: 37
  • 20170420_191119[1].jpg
    20170420_191119[1].jpg
    167.1 KB · Visualizações: 35
Tá fazendo um frio desgraçado na minha cidade, os casings que estão na caixa térmica com o aquecedor de 100w ligado no 33 graus, ficam no máximo a 25 °C.

Os casings estão a vários dias com nós hifais, abano 3 vezes ao dia e bem lentamente noto diferença.

Já nos bolos, continuam com essa aparência e sem nenhuma modificação aparente.

O copo que ainda tá fechado também não apresentou nada de diferente.
 
primeiro bota eles em cima de uns pratinhos/tampas plasticas cheios de vermiculita e rega bem em baixo na vermiculita, mesmo que não grude coloque vermiculita no topo dos bolos e regue, isso vai te render muitos mais cogumelos.

Não está acontecendo nada por que o micélio não tem as quatro condições pra crescer, no seu caso claro a umidade.
Argila expandida devido a composição evapora a água pro ambiente, mesmo caso da perlita.. quando é com casing a umidade vem diretamente do casing em alguma parte..

Mas deixar água parada no fundo de um saco não torna o ambiente úmido suficiente para um bolo PF, e três vezes ao dia você vai la e tira mais ainda a umidade..

Para umidificar terrários e baldes o pessoal costuma borrifar as paredes.. no caso dos sacos, devido ao seu formato, possibilita que a água do fundo, quando morna, evapore aos poucos para o topo, se juntando na ponta que fica formada no topo dos sacos e escorrendo para as laterais que são retas.. ficando exatamente como se fosse borrifado o tempo todo.. úmido..

não coloque muita água no fundo dos sacos, 2 dedos devem ser o suficiente.. afinal é mais fácil esquentar pouca água que muita água..

Pergunta: Como está fazendo o aquecimento dos mesmos? pode tirar uma foto de cima de de algum ângulo para eu ver?
Pode ser que não esteja chegando muito calor para o micélio, já que no seu caso ele fica bem mais elevado dentro do saco.. onde a temperatura deve ser menor (eu acho, afinal não sei como está fazendo o aquecimento..).

Depois que umidade estiver alta e a temperatura mais pra cima que pra baixo.. pins surgirão!
Perceba que para pins nascerem o micélio quando em bolo.. precisa estar meio algodoado.. meio expandido..
Perceba também que expansão do micélio é falta de oxigênio.. no seu caso está com muito no ar..
e Perceba também que seus bolos estão bem lisos.. o que deve dificultar ainda mais a formação do nós hifais e consequentemente as primórdias, etc. ja que pra isso é melhor estar meio algodoado..

Quando os cogumelos estiverem na metade do tamanho.. dois dias após os pins eu acho.. faça a troca de ar. mas não abane, são sacos! apenas afofe (pouco, umas duas afofadas), uma vez por dia.. duas vezes por dia apenas se forem muitos, não prejudicando assim o ambiente que é adaptado.

Então sei la, eu me enrolo muito pra falar..
De momento bote vermiculita nas extremidades dos bolos para ajudar as primórdias, regue bem e deixe queto em baixo de uma janela por 2 dias sem abrir nem nada.. Então no terceiro dia abra para ver se a vermiculita está muito seca e precisa ser regada.. cuide para na rega não destruir nós hifais que estiverem se formando.. va acompanhando de 2 em dois dias, não estresse eles, poste fotos.

Vai na vikings?
 
Última edição:
primeiro bota eles em cima de uns pratinhos/tampas plasticas cheios de vermiculita e rega bem em baixo na vermiculita, mesmo que não grude coloque vermiculita no topo dos bolos e regue, isso vai te render muitos mais cogumelos.

Não está acontecendo nada por que o micélio não tem as quatro condições pra crescer, no seu caso claro a umidade.
Argila expandida devido a composição evapora a água pro ambiente, mesmo caso da perlita.. quando é com casing a umidade vem diretamente do casing em alguma parte..

Mas deixar água parada no fundo de um saco não torna o ambiente úmido suficiente para um bolo PF, e três vezes ao dia você vai la e tira mais ainda a umidade..

Para umidificar terrários e baldes o pessoal costuma borrifar as paredes.. no caso dos sacos, devido ao seu formato, possibilita que a água do fundo, quando morna, evapore aos poucos para o topo, se juntando na ponta que fica formada no topo dos sacos e escorrendo para as laterais que são retas.. ficando exatamente como se fosse borrifado o tempo todo.. úmido..

não coloque muita água no fundo dos sacos, 2 dedos devem ser o suficiente.. afinal é mais fácil esquentar pouca água que muita água..

Pergunta: Como está fazendo o aquecimento dos mesmos? pode tirar uma foto de cima de de algum ângulo para eu ver?
Pode ser que não esteja chegando muito calor para o micélio, já que no seu caso ele fica bem mais elevado dentro do saco.. onde a temperatura deve ser menor (eu acho, afinal não sei como está fazendo o aquecimento..).

Depois que umidade estiver alta e a temperatura mais pra cima que pra baixo.. pins surgirão!
Perceba que para pins nascerem o micélio quando em bolo.. precisa estar meio algodoado.. meio expandido..
Perceba também que expansão do micélio é falta de oxigênio..
e Perceba também que seus bolos estão bem lisos.. o que deve dificultar ainda mais a formação do nós hifais e consequentemente as primórdias, etc.

Quando os cogumelos estiverem na metade do tamanho.. dois dias após os pins eu acho.. faça a troca de ar. mas não abane, são sacos! apenas afofe (pouco, umas duas afofadas), uma vez por dia.. duas vezes por dia apenas se forem muitos, não prejudicando assim o ambiente que é adaptado.

Então sei la, eu me enrolo muito pra falar..
De momento bote vermiculita nas extremidades dos bolos para ajudar as primórdias, regue bem e deixe queto em baixo de uma janela por 2 dias sem abrir nem nada.. Então no terceiro dia abra para ver se a vermiculita está muito seca e precisa ser regada.. cuide para na rega não destruir nós hifais que estiverem se formando.. va acompanhando de 2 em dois dias, não estresse eles, poste fotos.

Vai na vikings?

Eu estou meio que negligenciando os bolos, eu admito. Pois eu sei que a temperatura que eles estão não é nem um pouco favorável, mas é que eu não tenho mais espaço dentro da térmica, aquela ideia da perlita deu errado tive que por uma garrafa pet com água dentro perdendo mais espaço :( e a troca de temperatura tá ó :facepalm: uma bosta.

Estou pensando em fazer um casing com aqueles bolos ali só não sei se faço um com os 4 bolos ou se faço 2 casings (que caberiam nas caixinhas de leite, que até que quebram o galho). Também não sei se faço outro dunk ou não, já li que se demorarem muito para pinar uma segunda hidratação seja necessária.

P.S.: Sim, vou na vikings :D
 
Back
Top