Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo Spawn em Bolo PF TEK, Frutificação em Sacos com filtro

Diário de cultivo problemático.
É com grande satisfação que venho informar aos senhores que estou começando hoje meu primeiro diário de cultivo, meu objetivo é transmitir o máximo de informações (por isso os termos em inglês e sem abreviações) aos que venham a querer cultivar ,mostrar todas as dificuldades que encontrei como um novo cultivador e posteriormente talvez meu sucesso.

Nesse primeiro post já tenho algumas informações sobre o cultivo os quais eu segui o modelo que existe no fórum.

STRAIN: Mexican Dutch King (MDK)
PROCEDÊNCIA: Internet (Esporos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2 partes Vermiculita + 1 parte Farinha de Arroz Integral (FAI,Brown Rice Flour - BRF) + 1 parte Água)
  • ( X) Sim ( ) Não

Nota: Essas "partes" citadas acima dependem de quantos jarros,potes etc que serão utilizados, com 2 copos americanos de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e um de água se fazem 5 potes de ~250ml

Selo com Vermiculita:
  • ( X) Sim ( ) Não
Nota: Na técnica PF TEK (Técnica de Psilocybe Fanaticus) se utiliza uma camada de vermiculita seca em cima do substrato para evitar que o substrato seja contaminado por bactérias indesejadas.

Pote PF TEK: 250ml e 300ml, 1/2 pint.

Pote GRÃOS: 500 ml, 1 pint.

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( X) Outro: Ração para aves exóticas (Wild Bird Seed - WBS)

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão

Nota: Gostaria de informar que essa tentativa foi falha com o carimbo de MDK que comprei, resumindo a história a seringa foi mal preparada e os potes foram todos contaminados.

Quando ao cultivo com grãos, é sumariamente necessário ter potes preparados para tal, não é somente comprar um pote de 500ml de pp que vai dar certo, se estiver interessado no cultivo com grãos tem que pesquisar.

Assim como o colega @Shroomaniac citou "...pra graos o negócio é filtro + injection port ou pelo menos um polifill"
 
Última edição:
Panela de pressão (super útil, mas desnecessário para PF tek)


Quem tentar fazer um PFTek em clima tropical, no verão, sem esterilizar em panela de pressão, vai descobrir quão útil ela é.

Talvez descubra mesmo que ela é necessária.
 
Quem tentar fazer um PFTek em clima tropical, no verão, sem esterilizar em panela de pressão, vai descobrir quão útil ela é.

Talvez descubra mesmo que ela é necessária.

ou tentar pasteurizar um substrato sem termômetro :poop::alien:


3 coisas que não da pra substituir pra quem pretende usar bulk Imho :

Panela de pressão
Jarras
Desidratador

o resto da pra adaptar ou é barato
 
Última edição:
Então, meus amigos como havia dito aqui estão novas fotos.

Como a preguiça reina, vou falar sobre a situação e mostrar fotos de peculiaridades.

Tirei uma foto do pote 1 pra mostrar como a água da seringa pode influenciar (porque os potes de plástico receberam mais água, grande parte acidentalmente).

O pote 3 está 100% colonizado, os outros 3 de plástico estão 90 e alguma coisa.

Os de vidro tem dois em uns 70% (5 e 10) e o resto está que nem o pote 9, uns 60%.

O pote 9 tem um micélio bem denso, bem branco. E o 8 tem um micélio bem fino não sei se eh normal.
 

Anexos

  • 2.jpg
    2.jpg
    220.9 KB · Visualizações: 38
  • 1.jpg
    1.jpg
    185.2 KB · Visualizações: 34
  • 1 (2).jpg
    1 (2).jpg
    190.1 KB · Visualizações: 34
  • 4.jpg
    4.jpg
    153.2 KB · Visualizações: 33
  • 5.jpg
    5.jpg
    230.3 KB · Visualizações: 35
  • 8.jpg
    8.jpg
    176.2 KB · Visualizações: 36
  • 9.jpg
    9.jpg
    187.4 KB · Visualizações: 35
  • 10.jpg
    10.jpg
    174.7 KB · Visualizações: 35
Tão lindões esses potes.

Tirei uma foto do pote 1 pra mostrar como a água da seringa pode influenciar (porque os potes de plástico receberam mais água, grande parte acidentalmente).

Mas os potes de plástico são de mesmo volume que os de vidro?
 
Tão lindões esses potes.



Mas os potes de plástico são de mesmo volume que os de vidro?

Todos os meus potes são de 300 ml, o que acontece é que eu não iria inocular eles, mas como vi que o embolo da seringa estava cheio de esporos eu coloquei mais água na seringa e fui meio descuidado da quantidade de água que ia em cada um, estimo que deve ter sido uns 2 ml cada e teve um que tem mais que 2 ml porque a seringa entupiu com um bolinho de esporos e foi tipo um "oooops" quando foi a água nele.

Foi muito mais esporos nesses potes, porque nos de vidro eu só dei umas batidas na seringa pros esporos descer, e nos de plástico eu chacoalhei para que os esporos fossem pra ponta da agulha.

EDIT: Esqueci de falar meus planos... tenho um bolo 100% e outros 3 quase 100%, vou fazer o aniversário dos 4 juntos (vou dar 1 semana de consolidação depois que os 4 estejam 100%), estou bastante dividido se vou fazer um casing ou um dunk and roll, vou usar a térmica de terrário e os 4 bolos cabem lá.

Talvez eu faça tudo dunk and roll, eu pensava que iria ter que fazer um casing pois o bolo não sairia inteiro, mas ninguém tinha me dito que ele encolhe quando coloniza, acho que vão sair todos inteiros.
 
Última edição:
Todos os meus potes são de 300 ml, o que acontece é que eu não iria inocular eles, mas como vi que o embolo da seringa estava cheio de esporos eu coloquei mais água na seringa e fui meio descuidado da quantidade de água que ia em cada um, estimo que deve ter sido uns 2 ml cada e teve um que tem mais que 2 ml porque a seringa entupiu com um bolinho de esporos e foi tipo um "oooops" quando foi a água nele.

Foi muito mais esporos nesses potes, porque nos de vidro eu só dei umas batidas na seringa pros esporos descer, e nos de plástico eu chacoalhei para que os esporos fossem pra ponta da agulha.

EDIT: Esqueci de falar meus planos... tenho um bolo 100% e outros 3 quase 100%, vou fazer o aniversário dos 4 juntos (vou dar 1 semana de consolidação depois que os 4 estejam 100%), estou bastante dividido se vou fazer um casing ou um dunk and roll, vou usar a térmica de terrário e os 4 bolos cabem lá.

Talvez eu faça tudo dunk and roll, eu pensava que iria ter que fazer um casing pois o bolo não sairia inteiro, mas ninguém tinha me dito que ele encolhe quando coloniza, acho que vão sair todos inteiros.

Tá tudo muito bonito. Uma opção que tens se não saírem dos potes é simplesmente tirar a camada de vermiculita, fazer o dunk dentro do próprio pote e jogar depois uma camada fina de vermiculita e deixar frutificar ali mesmo. Aí pro segundo flush dá de retirar.
 
Tá tudo muito bonito. Uma opção que tens se não saírem dos potes é simplesmente tirar a camada de vermiculita, fazer o dunk dentro do próprio pote e jogar depois uma camada fina de vermiculita e deixar frutificar ali mesmo. Aí pro segundo flush dá de retirar.

Estava pensando nos potes para fazer os dunks.

Se olhar a foto do pote 1 da pra ver que tem uma bela distancia do substrato com a parede do pote, eles deram uma bela encolhida, acho que sai inteiro sim.

Tem o porque de fazer casing sem ser que o bolo não saia inteiro?

E alguém sabe me dizer se o pote 8 ta saudável?
 
Última edição:
Belos potes...
O 8, pelo que me parece, está mais apertado, repare que tem arroz colado no vidro, o micélio não consegue envolver igual envolve nos outros, por falta de espaço, então dá esse aspecto pelo fato do micélio ficar só entre os grãos. Se por dentro tiver mais soltinho, e ele conseguir ir bailando e envolvendo todos, aí tá tudo lindo. Se for optar por casing, recomendo este 8. E deixa um tempo consolidando depois de quebrá-lo.

Você pode também usar uma técnica simples que tô usando, húmus esterilizado no microondas e vermiculita. Vê lá na sessão de preparo de substrato, o guia é do Tupy eu acho.

Boa sorte no cultivo!!!

Tem o porque de fazer casing sem ser que o bolo não saia inteiro?

Eu prefiro casing por questão de poder juntar logo vários bolos, e não ter que ficar de tiozão cuidando de sobrinhos. Entende? Um processo único, tudo no mesmo tempo...

Fiz um teste com dois bolos "idênticos", o casing e o pf deram o mesmo rendimento. O pf foi muito mais maleável e prático, confesso. Mas tenho que ressaltar : - não deixei o casing consolidar e ficaram vários blocos semi-separados. E se fossem mais bolos, não aguentaria ficar ajeitando tanta coisa.

Um casing com vários bolos faz o seu terrario perder menos espaços. Imagine vários bolos com seus devidos espaços... os cogus crescem e precisam de espaço. O casing só ocupa o espaço dele e os cogus crescem pra cima (se o casing tiver borda, como num pote de sorvete).

Agora uma dica importante: escolha um lugar não maleável pra fazer o casing, senão ele fica se partindo e viram vários blocos separados e sem força como um bloco único.

No final das contas é tudo muito relativo e vai do gosto e do que dá prazer a cada um. :whistle:
 
Última edição por um moderador:
Eu prefiro casing por questão de poder juntar logo vários bolos, e não ter que ficar de tiozão cuidando de sobrinhos. Entende? Um processo único, tudo no mesmo tempo...

Fiz um teste com dois bolos "idênticos", o casing e o pf deram o mesmo rendimento. O pf foi muito mais maleável e prático, confesso. Mas tenho que ressaltar : - não deixei o casing consolidar e ficaram vários blocos semi-separados. E se fossem mais bolos, não aguentaria ficar ajeitando tanta coisa.

Um casing com vários bolos faz o seu terrario perder menos espaços. Imagine vários bolos com seus devidos espaços... os cogus crescem e precisam de espaço. O casing só ocupa o espaço dele e os cogus crescem pra cima (se o casing tiver borda, como num pote de sorvete).

Agora uma dica importante: escolha um lugar não maleável pra fazer o casing, senão ele fica se partindo e viram vários blocos separados e sem força como um bloco único.

No final das contas é tudo muito relativo e vai do gosto e do que dá prazer a cada um. :whistle:

Entendi, eu tinha comprado tudo pra fazer o casing, ia fazer em assadeiras de alumínio e comprei uma mistura pronta de turfa com vermiculita.

Vou fazer o casing com o pote 8 então, já que quero ver qual que eu gosto mais, e pelo 8 ser a dica da rodada :D
 
assadeiras de alumínio
Eu comentei sobre potes de casing maleáveis. Eu fiz em uma grande assadeira, como você pode olhar no meu 2º Cultivo, e foi uma péssima ideia, no ato de pega-la o micélio parte, ela se contorce facilmente, e separa o bloco deixando de ser um único. Agora eu coloquei a minha em cima de uma forma de assadeira de metal. Está mais estabilizado e não machuca mais o micélio.

Boa sorte, e cuidado com o pH da Turfa, é um pouco ácida. Talvez precise de algo pra regular, como calcário de concha.
 
Dois potes tem umas pequenas rodinhas que falta colonizar faz uns dias... Pode ser que está ficando por último e está colonizando dentro?

Os potes estão apresentando um amarelamento que a câmera mal consegue pegar, mas penso que é excreção micelial.

Estou sem pressa, não vou aniversáriar com essas rodinhas faltando, mas esses outros dois vou aniversáriar Quarta dá semana que vem
 

Anexos

  • 1489453921841827803627.jpg
    1489453921841827803627.jpg
    205.6 KB · Visualizações: 31
  • 1489454053990-1344973763.jpg
    1489454053990-1344973763.jpg
    183.1 KB · Visualizações: 29
  • 1489454173154-1276132419.jpg
    1489454173154-1276132419.jpg
    162.9 KB · Visualizações: 31
É impressão minha ou tem umas partes meio amareladas nesses copos ai ? Se meu olho está enxergando bem, eu diria que seu micélio "fez xixi".

Como está a temperatura por aí ? Passou dos 30-32° por aí nessa ultima semana ?

Tive problema com temperatura alta na incubação de um cultivo, que gerou excremento micelial, que são manchas amareladas no micélio, que lembra muito xixi, e isso atrasou o final da colonização dos potes.
 
É impressão minha ou tem umas partes meio amareladas nesses copos ai ? Se meu olho está enxergando bem, eu diria que seu micélio "fez xixi".

Como está a temperatura por aí ? Passou dos 30-32° por aí nessa ultima semana ?

Tive problema com temperatura alta na incubação de um cultivo, que gerou excremento micelial, que são manchas amareladas no micélio, que lembra muito xixi, e isso atrasou o final da colonização dos potes.

Houveram dias horríveis de quente aqui, eu mencionei o amarelamento hahaha

Mas se só atrasa tá de boa, tem uma água acumulada nas laterais dos potes de plástico que vem me preocupando, mas que nem eu falei, não vou aniversáriar sem ter certeza... E já tenho dois bolos prontos com certeza que vai dar uma quantidade boa de cogus até o resto estar bem forte então tô tranquilo
 
Eu comentei sobre potes de casing maleáveis. Eu fiz em uma grande assadeira, como você pode olhar no meu 2º Cultivo, e foi uma péssima ideia, no ato de pega-la o micélio parte, ela se contorce facilmente, e separa o bloco deixando de ser um único. Agora eu coloquei a minha em cima de uma forma de assadeira de metal. Está mais estabilizado e não machuca mais o micélio.

Boa sorte, e cuidado com o pH da Turfa, é um pouco ácida. Talvez precise de algo pra regular, como calcário de concha.

Depois de pensar no que eu iria utilizar achei um recipiente muito bom pro casing.

Tenho 2 bolos 100% colonizados desde domingo, 2 estão 99% acho que estagnaram pois há muita água no pote.

Meu plano é fazer um casing com esses dois que estão 99%, pensei em corta-los em fatias, mas creio que a dica da rodada vai vir de ti :D.

A turfa que comprei vem com casca de ovo se não me engano, então creio que o ph deve estar bom, seria bom ter como medir mas não achei as benditas fitas de teste.

Os bolos que estão 100% também estão cuspindo água, penso em fazer um dunk & roll, mas não sei se devo fazer um dunk pois estão jogando água fora alguém me elucide por favor.
 

Anexos

  • 20170316_221823[1].jpg
    20170316_221823[1].jpg
    192.1 KB · Visualizações: 17
Os bolos que estão 100% também estão cuspindo água, penso em fazer um dunk & roll, mas não sei se devo fazer um dunk pois estão jogando água fora alguém me elucide por favor.

Há quem diga que não é necessário fazer dunk logo quando aniversária o bolo, e eu vejo sentido nessa afirmação, a não ser que o bolo esteja visivelmente seco, que não parece ser o seu caso.

Dunk normalmente é feito entre flushes, e na geladeira. Já o tempo de dunk pode variar de cultivador pra cultivador, há quem prefira 12h e quem prefira 24h. Nos meus cultivos futuros não pretendo estender meus dunks mais do que 8h.

Já o roll é bem aconselhável fazer.
 
Última edição por um moderador:
Nos testes que eu fiz bolos com dunk sempre tem mais pins e ficam mais saudáveis do que os sem dunk. É necessário deixar 24h porque o micélio demora para absorver água. Todos os dunks de menos tempo que fiz me deixaram um pouco decepcionado.
 
Nos testes que eu fiz bolos com dunk sempre tem mais pins e ficam mais saudáveis do que os sem dunk. É necessário deixar 24h porque o micélio demora para absorver água. Todos os dunks de menos tempo que fiz me deixaram um pouco decepcionado.

Tenho a impressão de que o bolo jogou a água fora mas porque não está em um meio propício para frutificar, e que assim que eu aniversariar eles vão querer essa água e mais.

Tenho dois bolos que quero fazer um casing, sei que o casing é para aumentar a umidade dos bolos, mas a dúvida se um dunk antes do casing presta perdura.
 
Tenho a impressão de que o bolo jogou a água fora mas porque não está em um meio propício para frutificar, e que assim que eu aniversariar eles vão querer essa água e mais.

Tenho dois bolos que quero fazer um casing, sei que o casing é para aumentar a umidade dos bolos, mas a dúvida se um dunk antes do casing presta perdura.

Se você vai fazer um casing com um substrato que já está úmido até o ponto certo não vejo necessidade.
 
Eae rapaziada, não tem cheiro nenhum... Ficou assim 3 dias depois do casing, ficou fechado por esses 3 dias.

Tem que fazer um patch?
 

Anexos

  • 14900503830331550022474.jpg
    14900503830331550022474.jpg
    227 KB · Visualizações: 34
  • 1490050666142-1658136602.jpg
    1490050666142-1658136602.jpg
    185.8 KB · Visualizações: 34
Back
Top