Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo Spawn em Bolo PF TEK, Frutificação em Sacos com filtro

Diário de cultivo problemático.
É com grande satisfação que venho informar aos senhores que estou começando hoje meu primeiro diário de cultivo, meu objetivo é transmitir o máximo de informações (por isso os termos em inglês e sem abreviações) aos que venham a querer cultivar ,mostrar todas as dificuldades que encontrei como um novo cultivador e posteriormente talvez meu sucesso.

Nesse primeiro post já tenho algumas informações sobre o cultivo os quais eu segui o modelo que existe no fórum.

STRAIN: Mexican Dutch King (MDK)
PROCEDÊNCIA: Internet (Esporos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2 partes Vermiculita + 1 parte Farinha de Arroz Integral (FAI,Brown Rice Flour - BRF) + 1 parte Água)
  • ( X) Sim ( ) Não

Nota: Essas "partes" citadas acima dependem de quantos jarros,potes etc que serão utilizados, com 2 copos americanos de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e um de água se fazem 5 potes de ~250ml

Selo com Vermiculita:
  • ( X) Sim ( ) Não
Nota: Na técnica PF TEK (Técnica de Psilocybe Fanaticus) se utiliza uma camada de vermiculita seca em cima do substrato para evitar que o substrato seja contaminado por bactérias indesejadas.

Pote PF TEK: 250ml e 300ml, 1/2 pint.

Pote GRÃOS: 500 ml, 1 pint.

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( X) Outro: Ração para aves exóticas (Wild Bird Seed - WBS)

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão

Nota: Gostaria de informar que essa tentativa foi falha com o carimbo de MDK que comprei, resumindo a história a seringa foi mal preparada e os potes foram todos contaminados.

Quando ao cultivo com grãos, é sumariamente necessário ter potes preparados para tal, não é somente comprar um pote de 500ml de pp que vai dar certo, se estiver interessado no cultivo com grãos tem que pesquisar.

Assim como o colega @Shroomaniac citou "...pra graos o negócio é filtro + injection port ou pelo menos um polifill"
 
Última edição:
Achei uma coisa agora que mostra que eu estava errado, acredito que se foi o boi com as cordas.

Todos os potes tem umas partes do substrato que estão meio amareladas e até escura as vezes.

Tem um micélio bem algodoado e escuro (cinza) em um deles que tenho certeza que é o famigerado "parece teia de aranha".

O pote que está com o "micélio" tem o tal micélio até por cima da vermiculita.
 

Anexos

  • 20170206_201923[1].jpg
    20170206_201923[1].jpg
    160.7 KB · Visualizações: 31
Não se desanime. Você ainda tem outros potes. Esse tipo de coisa faz parte do nosso aprendizado.
 
As manchas que os outros potes tem estão gritando "joga tudo no lixo!".

Preciso só de uma opinião, tenho o pote o qual usei pra fazer a seringa, nele eu vi q tinha nas voltas do plástico depositados esporos, meu pai não sabia o que era e deixou dentro da geladeira desde o dia que eu fiz a seringa...

Será que consigo utilizar esses esporos ainda? Estava pensando em fazer uma cultura liquida de água e mel...

Tenho o carimbo de F+ ainda, não sei ao certo o que fazer agora :poop:

Acho q vou fazer um enterro descente dos meus potes no quintal de casa :cry:
 

Anexos

  • 20170206_204458.jpg
    20170206_204458.jpg
    181.9 KB · Visualizações: 40
  • 20170206_204452.jpg
    20170206_204452.jpg
    193.7 KB · Visualizações: 36
  • 20170206_204220.jpg
    20170206_204220.jpg
    193.9 KB · Visualizações: 36
  • 20170206_204324.jpg
    20170206_204324.jpg
    225.9 KB · Visualizações: 38
Última edição:
Pelas fotos da última postagem, parece contaminação vinda da seringa. Basta confirmar que eclodiram nos pontos de inoculação. :bigode:

Preciso só de uma opinião, tenho o pote o qual usei pra fazer a seringa, nele eu vi q tinha nas voltas do plástico depositados esporos, meu pai não sabia o que era e deixou dentro da geladeira desde o dia que eu fiz a seringa...

Será que consigo utilizar esses esporos ainda?

Chance quase 100% de contaminação se fizer isso. O procedimento de confecção de seringa e de CL deve ser asséptico e pote ficou exposto esse período todo ao ar.

Tenho o carimbo de F+ ainda, não sei ao certo o que fazer agora

Faça outra seringa, desde o começo, e veja o que pode melhorar na assepsia, se há algo que esqueceu. Se o carimbo não estiver comprometido, deve dar certo desta vez.

Acho q vou fazer um enterro descente dos meus potes no quintal de casa :cry:

É uma boa opção, pra ver se no outdoor o cubensis se desenvolve. :coffee:
 
Pelas fotos da última postagem, parece contaminação vinda da seringa. Basta confirmar que eclodiram nos pontos de inoculação. :bigode:

Sim, os pontos onde tem contaminação estão logo abaixo do furo aonde foi inoculado.

Quando eu vi as dobras no papel alumínio já estava com isso na cabeça, que a seringa ia ficar contaminada.

Pensei na CL pq depois que o micélio aparece dá pra por água oxigenada, não sei se resolveria essa questão.
 
Pensei na CL pq depois que o micélio aparece dá pra por água oxigenada, não sei se resolveria essa questão.

Hmmm, eu não sei como salvar um carimbo. Sei que trabalhar com placa de petri funciona pra isolar o cubensis do contaminante, mas aí é cultivo avançado. Se for isso mesmo, mais fácil pegar outro carimbo... :(

Espero que alguém saiba como te ajudar usando CL.
 
É, não tem como tirar o contaminante dos esporos sem ser por isolamento.

Múltiplos lugares dizendo que culturas liquidas tem propensão à contaminantes e que se deve usar o micélio vivo, pois é muito difícil esporos serem estereis.

Minha única esperança é o carimbo de F+, mas agora to mais cagado do que nunca com contaminantes.
 
De fato parecem contaminações. A foto que termina em 220 parece ter um ponto de micélio se desenvolvendo, mas com aquela contaminação ali não deve ir muito adiante.

Te recomendo recomeçar o processo e prestar mais atenção aos procedimentos. Acho que grande parte do teu problema foi ter jogado o papel do carimbo inteiro para fazer a seringa. Com o F+, raspe apenas uma pequena parte, 1/4 ou até 1/6 do carimbo, utilizando um instrumento esterilizado. Eu uso a ponta da tesoura que levo para cortar a fita micropore. Antes de fazer esse procedimento, lave a tesoura com água e sabão. Na hora que for preparar a seringa, limpe a tesoura com um pedaço de papel toalha e álcool 70 (ou de preferência esterilize em uma chama). Jogue o carimbo em um copo recém lavado com água e sabão e logo antes do preparo limpe o copo com álcool 70. Utilize água fervida e em temperatura ambiente para o preparo da seringa. Deixe a água em um recipiente fechado até o momento do preparo. Recomendo usar a seringa para pegar a água fervida e jogar apenas a quantidade da seringa dentro do copo. Aí pode jogar os esporos e puxar a água e jogar de volta no copo umas 2-3 vezes para espalhar bem os esporos pela água.

Quando for inocular, esterilize a agulha entre um copo e outro. De preferência com uma lamparina, mas se não tiver uma, pode usar uma vela que também funciona. Deixe a ponta da agulha ficar vermelha antes de fazer a próxima inoculação.

Tentar fazer uma cultura líquida com os esporos do primeiro carimbo tem chances altíssimas de falhar. Utilizar h2o2 não vai funcionar.

Edição: Faça todo este procedimento próximo à chama da lamparina para melhorar sua proteção contra contaminações. Só tome cuidado quando for utilizar álcool 70.

Na verdade, esqueci que você está usando uma SAB. Neste caso, você pode borrifar água com uma gota de sabão nas paredes da SAB, isso faz com que as paredes da SAB fiquem grudentas para reter os contaminantes. Coloque tudo que for utilizar dentro dela. Limpe tudo (excetos as paredes da SAB) com álcool 70 e depois disso comece o procedimento. Evite passar com a mão ou braço em cima do copo utilizado para fazer a seringa.
 
Última edição:
De fato parecem contaminações. A foto que termina em 220 parece ter um ponto de micélio se desenvolvendo, mas com aquela contaminação ali não deve ir muito adiante.

Na foto ficou mais claro, mas se você pudesse ver como está esse micélio (cinza claro) você também teria certeza que é um contaminante.

Utilizei um isqueiro pra esquentar a ponta da agulha entre um pote e outro.
 
Tá falando disso aqui?
 

Anexos

  • 20170206_204220.jpg
    20170206_204220.jpg
    297.5 KB · Visualizações: 20
Como está o pote com WBS?
 

Anexos

  • 20170206_222938.jpg
    20170206_222938.jpg
    175.3 KB · Visualizações: 24
  • 20170206_222932.jpg
    20170206_222932.jpg
    180.4 KB · Visualizações: 23
Não tem sinais de micélio algum mas tem uma coisa esquisita q me lembra o "wet spot" do guia de contaminantes comuns.


É bactéria.

Nunca vi um pote se recuperar de algo parecido com isso.
 
Minha nossa @Ankardo que azar, espero que consiga recomeçar com o precedimentos que o @coguosho passou.

Outa dica. Tente fazer esse procedimento no banheiro, após uma bela faxina. Seringa e agulha nova.

Você pode até fazer um teste da seringa antes de inocular os bolos. Assim:

1º - Separe um pouco de painço (talvez o suficiente para 2 ou 3 copos pequenos daqueles de extrato de tomate) e ferva por 10 minutos em fogo baixo.

2º - Deixe escorrer a água dos grãos. Coloque nos copos até a metade. Tampe com papel alumínio como se fosse um bolo comum e PP por 30min é suficiente. Depois de esfriar coloque uma gota da seringa em cada copo, de modo que fique perto da parede do como para que se possa acompanhar o crescimento.

3º - Espere alguns dias (5 já é suficiente), caso a seringa esteja contaminada logo verá onde foi a inoculação. Caso contrario pode usar os grãos para inocular outros copos ou fazer uma CL, e ainda terá a certeza que sua seringa está limpa de contaminantes.

É meio trabalhoso, mas seria uma boa forma de testar uma seringa sem ter que preparar vários bolos.
 
Última edição:
Minha nossa @Ankardo que azar, espero que consiga recomeçar com o precedimentos que o @coguosho passou.

Outa dica. Tente fazer esse procedimento no banheiro, após uma bela faxina. Seringa e agulha nova.

Você pode até fazer um teste da seringa antes de inocular os bolos. Assim:

1º - Separe um pouco de painço (talvez o suficiente para 2 ou 3 copos pequenos daqueles de extrato de tomate) e ferva por 10 minutos em fogo baixo.

2º - Deixe escorrer a água dos grãos. Coloque nos copos até a metade. Tampe com papel alumínio como se fosse um bolo comum e PP por 30min é suficiente. Depois de esfriar coloque uma gota da seringa em cada copo, de modo que fique perto da parede do como para que se possa acompanhar o crescimento.

3º - Espere alguns dias (5 já é suficiente), caso a seringa esteja contaminada logo verá onde foi a inoculação. Caso contrario pode usar os grãos para inocular outros copos ou fazer uma CL, e ainda terá a certeza que sua seringa está limpa de contaminantes.

É meio trabalhoso, mas seria uma boa forma de testar uma seringa sem ter que preparar vários bolos.

Se analisar bem, pra mim foi quase isso, em 4 dias fiquei sabendo que a seringa estava contaminada.

Quando eu vi que o carimbo estava danificado eu já tinha ficado cabreiro porque veio pelo correio, todo mundo sabe por quantas mãos , bolsas e correntes de ar esse carimbo passou, já poderia estar contaminado.

@Finganforn não foi azar foi falta de cuidado, sei que fiz muita cagada e que talvez eu tivesse evitado isso tudo se eu fosse mais cuidadoso.

Mas eu vou fazer as coisas com muito mais calma agora.

Vou expor o plano do F+.
  • Vou preparar o máximo de copos que eu conseguir nem que tenha que usar a panela de pressão por mais de uma vez.
  • Depois da esterilização vou dar uns 3 ou 5 dias para ver se algo cresce sem eu inocular
  • Não vou usar essas tampas que eu sei que são de PET, farei como meu amigo @ExPoro com a tampa de papel alumínio com fita (isolante?)
  • Vou por a micropore como o @coguosho pregou aqui que tinha que ser
  • Vou limpar melhor o banheiro e também vou limpar a cozinha onde eu estava trabalhando.
  • Vou lavar tudo com água e sabão antes de por na SAB.
Agora certas dúvidas:
  1. Um isqueiro não serve no lugar da lamparina?
  2. A micropore que se coloca após a inoculação passa por que tipo de esterilização?
  3. Tenho uma mini tesoura q uso pra cortar micropore quando vou por em feridas, pra usar ela pra raspar o carimbo teria que só lavar ela com água e sabão ou seria melhor eu pegar um estilete e flambar ele?
  4. Eu não devia ter algo pra tapar os furos da SAB?
  5. Como eu sei que a panela de pressão é boa o suficiente pra esterilizar? A que eu tenho não ta com aquele negócio em cima estragado tem que por uma colher porque se não a água não sai.
  6. Se minha panela de pressão é ruim, fazer o "simmer" resolve ou tindalizar é a melhor saída?
  7. Existe forma de tindalizar bolo pf?
  8. Qual é uma solução (água sanitária? o que mais) boa pra passar no chão, vaso, pia e etc para evitar contaminantes?
  9. Quanto tempo a água tem que ficar fervendo pra preparar a agulha? 10 min? devo retirar quantas vezes a água de dentro da seringa antes de dar a última enchida? (pra evitar contaminantes)
  10. Além de limpar o banheiro correntes de ar que vem por debaixo da porta tem que ser evitadas? Se sim como seria? é Exagero?
 
Última edição por um moderador:
@Finganforn não foi azar foi falta de cuidado, sei que fiz muita cagada e que talvez eu tivesse evitado isso tudo se eu fosse mais cuidadoso.

Mas eu vou fazer as coisas com muito mais calma agora.

Vou expor o plano do F+.
  • Vou preparar o máximo de copos que eu conseguir nem que tenha que usar a panela de pressão por mais de uma vez.
  • Depois da esterilização vou dar uns 3 ou 5 dias para ver se algo cresce sem eu inocular
  • Não vou usar essas tampas que eu sei que são de PET, farei como meu amigo @ExPoro com a tampa de papel alumínio com fita (isolante?)
  • Vou por a micropore como o @coguosho pregou aqui que tinha que ser
  • Vou limpar melhor o banheiro e também vou limpar a cozinha onde eu estava trabalhando.
  • Vou lavar tudo com água e sabão antes de por na SAB.
Agora certas dúvidas:
  1. Um isqueiro não serve no lugar da lamparina?
  2. A micropore que se coloca após a inoculação passa por que tipo de esterilização?
  3. Tenho uma mini tesoura q uso pra cortar micropore quando vou por em feridas, pra usar ela pra raspar o carimbo teria que só lavar ela com água e sabão ou seria melhor eu pegar um estilete e flambar ele?
  4. Eu não devia ter algo pra tapar os furos da SAB?
  5. Como eu sei que a panela de pressão é boa o suficiente pra esterilizar? A que eu tenho não ta com aquele negócio em cima estragado tem que por uma colher porque se não a água não sai.
  6. Se minha panela de pressão é ruim, fazer o "simmer" resolve ou tindalizar é a melhor saída?
  7. Existe forma de tindalizar bolo pf?
  8. Qual é uma solução (água sanitária? o que mais) boa pra passar no chão, vaso, pia e etc para evitar contaminantes?
  9. Quanto tempo a água tem que ficar fervendo pra preparar a agulha? 10 min? devo retirar quantas vezes a água de dentro da seringa antes de dar a última enchida? (pra evitar contaminantes)
  10. Além de limpar o banheiro correntes de ar que vem por debaixo da porta tem que ser evitadas? Se sim como seria? é Exagero?

  • Vou preparar o máximo de copos que eu conseguir nem que tenha que usar a panela de pressão por mais de uma vez. Isso é muito bom.
  • Depois da esterilização vou dar uns 3 ou 5 dias para ver se algo cresce sem eu inocular Não acho uma boa ideia. Siga as instruções abaixo e tudo deve ir bem. Se quiser testar faça apenas um ou dois copos e teste.
  • Não vou usar essas tampas que eu sei que são de PET, farei como meu amigo @ExPoro com a tampa de papel alumínio com fita (isolante?) Se elas não derreteram qual o problema? Faça alguns em copos com o papel alumínio também e teste ambos. Não mude todos os procedimentos senão não vai saber o que realmente houve de errado, que eu suspeito tenha sido a preparação da seringa.
  • Vou por a micropore como o @coguosho pregou aqui que tinha que ser Explico abaixo como fazer.
  • Vou limpar melhor o banheiro e também vou limpar a cozinha onde eu estava trabalhando. É bom, mas não acho que tenha sido este o problema.
  • Vou lavar tudo com água e sabão antes de por na SAB. Recomendo tirar os copos da panela apenas na hora de inocular.
  1. Um isqueiro não serve no lugar da lamparina? Se a agulha ficar vermelha é suficiente.
  2. A micropore que se coloca após a inoculação passa por que tipo de esterilização? Na verdade se coloca antes da esterilização na panela de pressão. Pode colocar mais uma camada depois de inocular também se tiver tendo problemas com contaminação.
  3. Tenho uma mini tesoura q uso pra cortar micropore quando vou por em feridas, pra usar ela pra raspar o carimbo teria que só lavar ela com água e sabão ou seria melhor eu pegar um estilete e flambar ele? O ideal é algo que não seja muito afiado, porque o objetivo é raspar e não cortar. O recomendado é algum tipo de arame ou agulha com a ponta em formato circular que dê de esterilizar com uma chama, mas uma tesoura limpa com álcool 70 não deve dar problemas.
  4. Eu não devia ter algo pra tapar os furos da SAB? Não. E não acenda o isqueiro dentro dela. Faça a esterilização fora. Tente ao máximo evitar movimento do ar dentro dela. Lembre que este ar não é estéril, é apenas parado.
  5. Como eu sei que a panela de pressão é boa o suficiente pra esterilizar? A que eu tenho não ta com aquele negócio em cima estragado tem que por uma colher porque se não a água não sai. Se ela está estragada e comprar outra não é uma opção, moa o arroz integral no liquidificador ou um moedor de café pois é mais fácil de esterilizar do que o arroz inteiro e faça a esterilização em uma panela comum por 90 minutos. Isso é o suficiente no caso do arroz. Não funciona muito bem com outros grãos.
  6. Se minha panela de pressão é ruim, fazer o "simmer" resolve ou tindalizar é a melhor saída? Veja acima.
  7. Existe forma de tindalizar bolo pf? Sim, mas é uma complicação desnecessária.
  8. Qual é uma solução (água sanitária? o que mais) boa pra passar no chão, vaso, pia e etc para evitar contaminantes? Na minha opinião mais uma complicação desnecessária. Se o ambiente não tiver corrente de ar a SAB deve bastar. Se tiver na nóia, pode borrifar álcool 70 e esperar secar. Acho mais prático do que água sanitária. Se tiver um bactericida spray como lysol fica mais fácil ainda. Eu só limpo a superfície onde vou trabalhar.
  9. Quanto tempo a água tem que ficar fervendo pra preparar a agulha? 10 min? devo retirar quantas vezes a água de dentro da seringa antes de dar a última enchida? (pra evitar contaminantes) Compre agulhas e seringas esterilizadas na farmácia. Elas são super baratas. Só abra na hora de utilizar.
  10. Além de limpar o banheiro correntes de ar que vem por debaixo da porta tem que ser evitadas? Se sim como seria? é Exagero? Sim. Pode só colocar uma toalha para evitar a corrente de ar.
 
Última edição:
Caramba! aconteceu muita coisa em poucos dias hahahaha
@Ankardo eu tenho mais carimbos de F+ em casa qualquer coisa, não se desanime! Se quiser olhe no meu diário como fiz a seringa.. achei bem simples na verdade e todos meus bolos foram saudáveis, com exceção no bolo que eu soquei substrato.... potes coletores de urina estereis que pedi numa farmácia.. 6 reais num litro de água destilada.. tudo dentro da SAB.. água no potinho de urina.. raspo os esporos do carimbo com a própria agulha da seringa aberta na hora (estéril). misturo bem com a seringa sugando e soltando a água.. alumínio em volta e geladeira por 1 dia (que só fica isso por que tenho que esperar a panela de pressão esfriar..).

no outro dia, ligo o forno elétrico.. na frente dele abro a PP, desembrulho a seringa do papel alumínio.. (não boto micropore nos copos na hora da esterilização, minha tampa de alumínio presa com fita isolante sela totalmente os copos..). atravesso, fazendo um furo, o papel alumínio com a seringa e inoculo na frente do forno, sem SAB.. faço no total 4 furos.. em seguida (micropore previamente cortados) coloco 2 pedaços de micropore em cima de cada furo que acabei de abrir no papel alumínio com a seringa.. 2 pedaços por que a micropore que tenho é meio plastico.. achei mais seguro por duas camadas.. cuide bem por que fita micropore não gruda bem em alumínio e se tu usar muita força, pode rasgar o alumínio com o dedo.. (mesmo sendo dupla camada que usei). Após terminar de fechar o quarto furo com micropore, mais uma camada de alumínio solto.. só pro micropore não ficar de bunda pra lua.. e feito! esperar 1 mes. Lembrando sempre de flambar a agulha entre cada copo e usar luvas all time!
 
Já que você tem apenas um carimbo, faça-o render.

Não uso todo o carimbo para fazer apenas uma seringa.

Dependendo do tamanho e da intensidade do carimbo pode-se fazer várias seringas.
 
Back
Top