Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo Spawn em Bolo PF TEK, Frutificação em Sacos com filtro

Diário de cultivo problemático.
É com grande satisfação que venho informar aos senhores que estou começando hoje meu primeiro diário de cultivo, meu objetivo é transmitir o máximo de informações (por isso os termos em inglês e sem abreviações) aos que venham a querer cultivar ,mostrar todas as dificuldades que encontrei como um novo cultivador e posteriormente talvez meu sucesso.

Nesse primeiro post já tenho algumas informações sobre o cultivo os quais eu segui o modelo que existe no fórum.

STRAIN: Mexican Dutch King (MDK)
PROCEDÊNCIA: Internet (Esporos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2 partes Vermiculita + 1 parte Farinha de Arroz Integral (FAI,Brown Rice Flour - BRF) + 1 parte Água)
  • ( X) Sim ( ) Não

Nota: Essas "partes" citadas acima dependem de quantos jarros,potes etc que serão utilizados, com 2 copos americanos de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e um de água se fazem 5 potes de ~250ml

Selo com Vermiculita:
  • ( X) Sim ( ) Não
Nota: Na técnica PF TEK (Técnica de Psilocybe Fanaticus) se utiliza uma camada de vermiculita seca em cima do substrato para evitar que o substrato seja contaminado por bactérias indesejadas.

Pote PF TEK: 250ml e 300ml, 1/2 pint.

Pote GRÃOS: 500 ml, 1 pint.

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( X) Outro: Ração para aves exóticas (Wild Bird Seed - WBS)

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão

Nota: Gostaria de informar que essa tentativa foi falha com o carimbo de MDK que comprei, resumindo a história a seringa foi mal preparada e os potes foram todos contaminados.

Quando ao cultivo com grãos, é sumariamente necessário ter potes preparados para tal, não é somente comprar um pote de 500ml de pp que vai dar certo, se estiver interessado no cultivo com grãos tem que pesquisar.

Assim como o colega @Shroomaniac citou "...pra graos o negócio é filtro + injection port ou pelo menos um polifill"

Última edição:
Já que você tem apenas um carimbo, faça-o render.

Não uso todo o carimbo para fazer apenas uma seringa.

Dependendo do tamanho e da intensidade do carimbo pode-se fazer várias seringas.

Minha intenção com o primeiro carimbo não era usar todo, mas quando ele rasgou deu um leve ataque de pânico e joguei ele dentro do pote ( é a mesma coisa quando tu está com alguma comida muito quente nas mãos e decide que por na boca é a melhor saída).

Recomendo tirar os copos da panela apenas na hora de inocular.
Eu só tenho uma PP e não cabem todos os potes, inoculo os potes em dias separados?

Não vou usar essas tampas que eu sei que são de PET, farei como meu amigo @ExPoro com a tampa de papel alumínio com fita (isolante?) Se elas não derreteram qual o problema? Faça alguns em copos com o papel alumínio também e teste ambos. Não mude todos os procedimentos senão não vai saber o que realmente houve de errado, que eu suspeito tenha sido a preparação da seringa.
O problema é que ela não é reta, tem um relevo que fica ruim de por a micropore, sei porque coloquei no pote de wbs e ficou uma :poop:.

potes coletores de urina estereis que pedi numa farmácia.. 6 reais num litro de água destilada..

Onde que comprou essa água, no mesmo lugar que pediu os potes?

Que farmácia que foi?

Eu fui na simoquímica e não tinha :morto:

no outro dia, ligo o forno elétrico.. na frente dele abro a PP, desembrulho a seringa do papel alumínio.. (não boto micropore nos copos na hora da esterilização, minha tampa de alumínio presa com fita isolante sela totalmente os copos..). atravesso, fazendo um furo, o papel alumínio com a seringa e inoculo na frente do forno, sem SAB.. faço no total 4 furos..

Vejo como vantagem não ter tampa também por esse motivo, da pra deixar completamente selado, evita de entrar água no pote de boa e economiza a micropore. :D

Uma dúvida que eu tenho que me lembrei agora:

Como os senhores sabem quando de substrato por em cada pote e quanto de vermiculita seca pro selo?

Fiz no olhometro e aquele pote com contaminação no selo tinha vermiculita demais e forçou a tampa pra cima por isso q contaminou de tal forma.

Última edição:
Fiz no olhometro e aquele pote com contaminação no selo tinha vermiculita demais e forçou a tampa pra cima por isso q contaminou de tal forma.
Preencha o copo de tal forma que o selo de vermiculita tenha aproximadamente 1cm, sempre faço assim e nunca tive problemas :)

Última edição:

Que farmácia que foi?

Eu fui na simoquímica e não tinha :morto:
Eu comprei água destilada na simoquimica ou na tomazzoni, não lembro.. mas é melhor ligar pra eles antes e pedir se tem! hahaha.. os potinhos estereis em qualquer farmácia de manipulação ou laboratório.. eu peguei uns 5 ali no laboratório do circulo, ali perto da praça tem uma galeria que em baixo é tudo do circulo.. e em um laboratório perto da Unimed da Bento.. pede e diz que é pra uma experiencia da facu hahahaha

Eu só tenho uma PP e não cabem todos os potes, inoculo os potes em dias separados?

Como a tua panela de pressão está sem a válvula, te recomendo usar panelas normais como expliquei anteriormente. Assim pode fazer mais de uma panela. Caso não seja possível, deixe isso de lado. É só mais uma medida preventiva e não é absolutamente necessária. Se você limpar as tampas com álcool 70 antes de inocular deve ir tudo bem.

Bicho, PP tem que ter válvula. Acho que dá pra comprar por um preço bom em loja de panelas/itens de cozinha.

joguei ele dentro do pote

Ahhh, eu lembrei agora que li isso lá no começo do diário. Você tacou o carimbo inteiro, né. Deve ter sido quando a contaminação se misturou na água, pela parte externa do carimbo.

O uso de água destilada é excelente, mas eu apenas fervo água mineral. A técnica do pote de exames para fazer as seringas é uma excelente opção. E a questão da pazinha pra raspar o carimbo resolve o que usar pra isso.

Como os senhores sabem quando de substrato por em cada pote e quanto de vermiculita seca pro selo?

Eu encho o copo até ter espaço pro selo de vermiculita, e com a vermiculita sobrar um pequeno espaço vazio até a boca do copo. O selo não precisa ser grosso, basta cobrir a superfície do substrato.

Última edição:
Então, hoje foi o dia da limpeza dos falecidos.

Um pote estava danificado, joguei fora com tudo dentro. O micélio que era branco ta cinza e tem uma mancha preta, coisa legal de ver.

Apenas um pote parecia estar com seu selo ok, o resto tinha contaminantes nele.

Cheiro desgraçado de mofo em todos os potes, menos o de grãos que tava com cheiro de cueca suada, tava de mascara e ainda deu pra sentir essa desgrama.

Inoculei os potes com com essa CL dessa garrafa verde, e daqui uns dias terei lindos clorinhos.

Anexos

• 20170207_190643.jpg
    20170207_190643.jpg
    153.6 KB · Visualizações: 32
  • 20170207_190658.jpg
    20170207_190658.jpg
    176 KB · Visualizações: 30
  • 20170207_190703.jpg
    20170207_190703.jpg
    204.2 KB · Visualizações: 31
  • 20170207_192442.jpg
    20170207_192442.jpg
    284.1 KB · Visualizações: 32
  • 20170207_193111.jpg
    20170207_193111.jpg
    242.7 KB · Visualizações: 30
  • 20170207_195117.jpg
    20170207_195117.jpg
    171.5 KB · Visualizações: 30
Última edição:
Fiquei pensativo com essas minhas culturas de mofo, como que se formou essa contaminação no selo de vermiculita?

Estou achando que estas tampas não vedam muito bem.

Os potes são redondos, não vou conseguir retirar o bolo inteiro :morto: (claro que pro casing não tem problema, mas se for fazer um dunk and roll vou precisar de potes novos), ficou bem visível isso pois tive que mexer no dentro do pote contaminado pra tirar tudo.

Tenho uns copos de requeijão cremoso, seria uma boa ideia utilizar eles?

Tenho uns copos de requeijão cremoso, seria uma boa ideia utilizar eles?

É o que eu uso. Vai comprando mais requeijão. :coffee:

No fim de dois anos, até dispensei os copos de Whisky de tanto copo de requeijão. :LOL:

Eu prefiro os copos de 250 ml, que dão bolos de bom tamanho. Os de 220 ml geram bolinhos, não gosto muito de trabalhar com eles.

Devagar, um ou dois requeijões ao mês, se vai longe. (Aqui em casa não tinha nenhum quando comecei).

Aproveita e compra o pão francês fresquinho. :fome: :D

P.S.: e pra terrário, refrigerante de 3 litros... cultivar engorda :roflmao:

É o que eu uso. Vai comprando mais requeijão. :coffee:

No fim de dois anos, até dispensei os copos de Whisky de tanto copo de requeijão. :LOL:

Eu prefiro os copos de 250 ml, que dão bolos de bom tamanho. Os de 220 ml geram bolinhos, não gosto muito de trabalhar com eles.

Devagar, um ou dois requeijões ao mês, se vai longe. (Aqui em casa não tinha nenhum quando comecei).

Aproveita e compra o pão francês fresquinho. :fome: :D

P.S.: e pra terrário, refrigerante de 3 litros... cultivar engorda :roflmao:

É, os que eu tenho são os de 220ml, acho que vou passar no mercado comprar uns potes e um pãozinho quente hahahaha

Hoje acordei como? Louco pra dar prosseguimento ao meu cultivo!

Achei uns copos americanos no formato que eu queria 300ml. Comprei 6.

Comprei produto de limpeza, pano e o caramba, fui lá na garagem limpei tudo, limpei a SAB, borrifei sabão q nem o @coguosho falou.

Fervi a água pra por na seringa que tava lacradinha, enrolei ela num papel embebido em alcool.

Fui tomar um banho, me esfreguei que nem um desvairado, sai do banho, peguei a seringa , botei luva, toca cirurgica, passei plastico filme nos braços peguei a SAB e parti pro banheiro.

Quando abro o carimbo... CADÊ O CARIMBO?

O asno aqui no pico da sua paranoia, como chegou a ficar com o outro carimbo que eu fiz a seringa de bolor verde, botou uma gotinha de nada, com a pontinha do minguinho de alcool dentro de um ziplock e botou o carimbo dentro. Ele estava muito bem embalado por papel aluminio e plastico filme ai na cabeça do arigó não ia ter problema.

Na hora que eu abri só tinha papel alumínio, catei por tudo , fiquei lá no banheiro olhando o papel por uns 15 minutos, tapei os furos da SAB com plastico filme e fui subir as escadas pra ir jantar, imaginando a mulherzinha do GOT com um sininho e falando "SHAME" até eu sentar na mesa comer o salchipão que meu pai fez.

Meu pai falou assim quando eu cheguei com as coisas, " Vai ser a terceira vez, pode contar" e eu falei, eu vou tentar a segunda agora vira essa boca pra lá, engraçado como o destino trabalha.

Anexos

• 20170209_235824.jpg
    20170209_235824.jpg
    157.1 KB · Visualizações: 13
Caraca véi como o carimbo sumiu assim?
Dissolveu no álcool que você colocou??
E esse era o último??? :huh:

Aliás, belo copo esse!

Caraca véi como o carimbo sumiu assim?
Dissolveu no álcool que você colocou??
E esse era o último??? :huh:

Aliás, belo copo esse!

Eu acredito que dissolveu, parecia que o papel alumínio tava limpo.

Era o último que eu tinha em mãos, mas não será o último, vou ir atrás de outro.

Meu irmão me perguntou que que ia fazer com esses copos de buteco.

Que loucura isso em. Então você tá sem carimbo?

Se quiser postar um pedido no sub-forum de compartilhamento eu respondo lá. ;)

Que loucura isso em. Então você tá sem carimbo?

Se quiser postar um pedido no sub-forum de compartilhamento eu respondo lá. ;)

Sub fórum só com um mês de TEO, faltam 6 dias pra fechar um mês que infernizo a vida de vocês nesse fórum.

Sub fórum só com um mês de TEO, faltam 6 dias pra fechar um mês que infernizo a vida de vocês nesse fórum.

Não tinha me tocado disso! Bem, logo vais ter acesso. Continua estudando que dá pra ver que você está bem dedicado. Logo vai ter mais carimbos do que vais dar conta de cultivar.

Edit: Teu pai tá acompanhando o cultivo?

Última edição:
Não tinha me tocado disso! Bem, logo vais ter acesso. Continua estudando que dá pra ver que você está bem dedicado. Logo vai ter mais carimbos do que vais dar conta de cultivar.

Edit: Teu pai tá acompanhando o cultivo?

Ele sabe que eu estou tentando cultivar cogumelos, mas não sabe que tipo de cogumelos estou tentando.

Ele já tentou me desencorajar algumas vezes já :D

(com todo respeito) eu vejo muito as pessoas querendo ajudar as outras, quando não sabem ajudar a si mesmas... Como ajudar uma alguém a atravessar a rua se você também não sabe?

meter o carimbo todo na água / pedir para avó comprar os potes...
Acho que não é o momento de transmitir o máximo de informações, o objetivo do diário - é o momento de aprender!

Estamos juntos...
Sorte para nós! Abraço!

hahaahaha cara, desculpa, mas tu ta muito ansioso e é um pouco engraçado hahaha fique de boas! vou fazer uma seringa pra mim de F+ esse final de semana e faço junto uma pra ti, ai só flambar agulha e seguir a vida.. no teu cultivo tira uns 15 carimbo pra prevenir na próxima hahahahahahaha. noes!

(com todo respeito) eu vejo muito as pessoas querendo ajudar as outras, quando não sabem ajudar a si mesmas... Como ajudar uma alguém a atravessar a rua se você também não sabe?

meter o carimbo todo na água / pedir para avó comprar os potes...
Acho que não é o momento de transmitir o máximo de informações, o objetivo do diário - é o momento de aprender!

Estamos juntos...
Sorte para nós! Abraço!

Meter o carimbo todo na água foi uma ação em momento desesperador para um newbie, não sabia oque fazer quando o carimbo rasgou todo na minha mão.

Quanto aos potes, eu trabalho das 8:00 as 18:00, e a lojinha de potes da cidade trabalha das 8:30 as 18:00, pedi pra minha avó escrevi tudo que sabia sobre os potes que precisaria, só esqueci de por que tinha que ser um copo com a boca mais larga.

É por isso que tudo que eu falo eu tenho alguma fonte de informação como base, não saio falando sem pesquisar, não invento as coisas. E também cabe as pessoas que recebem a informação ponderar se realmente é válida ou não.

Última edição:
Back