Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - PF TEK - Psilocybe cubensis Ecuador

Diário de cultivo completo.
Opa galera, esse é meu primeiro post aqui, então já peço desculpas por qualquer coisa.
Ano passado eu estava com uma ideia em mente de começar a cultivar maconha, comprei alguns materiais, construí um grow indoor, e infelizmente a ideia não vingou. Eu também sempre tive a curiosidade de conhecer os efeitos da psilocibina, mas nunca procurei como cultivar, então sempre imaginei que era um tanto empenhoso. Então começo desse ano comecei a ler e estudar mais sobre o cultivo dos cogumelos mágicos e os efeitos dessas substâncias e resolvi dar uma chance. Percebi que era ainda mais fácil e rápido que o cultivo da planta. Sem mais delongas, deixando a introdução de lado, vamos ao que interessa...

Então como moro em um local frio (3°C - 18°C) e em um apartamento, optei por utilizar a técnica PF TEK. Comprei os materiais que achei necessário e segui o tutorial postado pelo tupy, uns links que o Zeca Baleiro postou de um guia americano e também o canal Esporos no Ar, no youtube. Fiz a parte da esterilização deixando a panela de pressão 1h30 no fogo (40min depois de chiar) com os copos contendo vermiculita:farinha de arroz:água na proporção 2:1:1. Creio que a parte da inoculação (30/04/2016) ocorreu bem também, misturei metade do carimbo de esporos em um pouco de água destilada e separei nos 5 copos com uma seringa. Tampei os furos imediatamente com duas camadas de fita microporosa e levei à incubadora. No primeiro dia, o aquecedor de aquário não estava conseguindo aquecer a incubadora inteira, que ficava com sua temperatura interna variando entre 16°-18°C. No outro dia resolvi adaptar uma lâmpada colorida, que transforma boa parte da energia em calor. Assim obtive uma temperatura variando de 30°-32°C com a incubadora fechada e uma variação de 25°-27°C com a incubadora um pouco aberta. Eu estava com receio de deixar ela aberta por causa dos contaminantes, mas vi que várias pessoas deixam os copos fora de incubadoras em regiões de clima favorável, porém não sei se há problema por causa da fita micropore.
Hoje à noite tento postar uma foto de como está a incubadora e os copos lá dentro.
Abraço!
1.jpg 2.jpg 3.jpg
 
Última edição:
Opa pessoal, passadinha aqui pra atualizar a situação. Dos 5 copos, um contaminou, então retirei de perto dos outros, deixei guardado, mas sem esperanças pra esse. O contaminante é preto esverdeado, pelo jeito começou a crescer onde foi feito o furo com a seringa. Cresceu desse ponto e tomou toda a área inferior do copo. Os outros 4 copos estão crescendo mais rápido do que eu imaginava, uns mais e outros menos. Um deles está com aproximadamente 80% das paredes do copo enraizadas.

View attachment 90272 View attachment 90273 View attachment 90274 View attachment 90275 View attachment 90276

As fotos foram tiradas ontem (08/05)
Micélio parece muito saudável, que venham lindos frutos!
 
Passando pra atualizar mais uma vez, hoje (12/05) os três copos transparentes estão quase 100% colonizados, faltando apenas a pequena parte mostrada na foto. O copo verde está crescendo mais devagar, mas continua crescendo.
20160512_215545.jpg
 
Muito Bom!! Agora tem que ie ir pensando na proxima etapa.. Material.. metodo.. etc.
Lembrate deixar eles mais uma semana logo da colonizaçao total!!!
Blz?
Gteach
 
Opa pessoal, passando pra atualizar mais uma vez.
Deixei um balde com argila expandida, água e 1 + 1/2 tampa de Qboa durante a noite. Hoje pela manhã lavei a argila expandida só com água e deixei elas dentro do terrário (caixa de 35L). Deixei os bolos afundados na água por umas 8h, quando chegou o momento de tirar coloquei um prato com vermiculita no microondas com um pouco de água e deixei por uns 5 minutos. Quando ela esfriou, rolei os bolos e coloquei eles no terrário. Para aquecer deixei a mesma lâmpada vermelha que usei na incubadora, mas agora com um vidro de conserva tampado com papel alumínio, assim um mínimo de luz é emitido.
Coloquei um copo com a mangueira do compressor dentro e também um cooler pra ligar quando os primeiros pins aparecerem.
Um problema já aconteceu, a temperatura não passa de 19°C. Estava pensando em passar o terrário para a caixa de isopor, assim poderia controlar a temperatura mais efetivamente. Será que esse empenho é necessário ou os cogumelos se desenvolvem com essa temperatura também?

0154b38d-0e2e-4c66-986e-343abd61e6e0.jpg 37215735-66ae-45f3-9d9a-df6cd9576d30.jpg 13275836_993028224127281_1617792490_n.jpg 13288994_993042120792558_351927830_n.jpg
 
Opa Shamanista!!
Na minha opinião.. e melhor ter 19 ou 20 que ter 28 ou 29 pra frutificar..
A temperatura e um dos items pra ter cuidado mais nao e o mais importante.. ela e combinada junto com a umidade e a luz pra que os pins surjam.
Antes que esa combinação ai de fatores e mais importante que o bolo esteja consolidado mesmo... e que ele cuando esta no terrario tenha perda de umidade..
Issos dois ultimos no meu entender e por a leituras que fiz.. sao os mais importantes pra uma boa pinaçao..
Pinar.. ? sim vai a pinar... ter 24 ou 25 e importante? sim.. pode melhorar seu setup e conseguir esa temperatura ai? Melhor ainda...
blz?
Gteach
 
Última edição:
Opa Shamanista!!
Na minha opinião.. e melhor ter 19 ou 20 que ter 28 ou 29 pra frutificar..
A temperatura e um dos items pra ter cuidado mais nao e o mais importante.. ela e combinada junto com a umidade e a luz pra que os pins surjam.
Antes que esa combinação ai de fatores e mais importante que o bolo esteja consolidado mesmo... e que ele cuando esta no terrario tenha perda de umidade..
Issos dois ultimos no meu entender e por a leituras que fiz.. sao os mais importantes pra uma boa pinaçao..
Pinar.. ? sim vai a pinar... ter 24 ou 25 e importante? sim.. pode melhorar seu setup e conseguir esa temperatura ai? Melhor ainda...
blz?
Gteach

Muito obrigado pela resposta, mas hoje pela manhã a temperatura no terrário chegou a 16°. Creio que a temperatura continue a variar, sendo que a máxima aqui da região hoje vai ser 14° :unsure:, por isso vou mudar para a caixa de isopor hoje ainda, assim a temperatura e a umidade vão ser tranquilos de ser controlados. Vou ter que deixar umas frestas abertas para a temperatura não subir muito, mas acho que não tem problema, já vi terrários que tem mais furos do que o pessoal costuma a colocar e não vi nada de errado. A entrada de luz vai ser por meio dessas frestas também.

Outra ideia que vi aqui no fórum foi forrar o terrário com embalagens tetra pack, já que é isolante térmico. Talvez eu tente isso antes de passar tudo pro isopor :coffee:
 
Última edição:
ja 15 graus e outra história.. Falavamos de 20...muda pra esse outro setup entao.. Seria melhor!!
blz?
Gteach
 
Passando para atualizar mais uma vez, porém sem boas notícias :(
Aniversariei os bolos dia 22/04, até ai tudo bem. Tive uns problemas por causa do calor e da umidade na caixa de plástico então passei para caixa de papelão isopor. Até o dia 27 tive problemas para controlar a umidade e a temperatura, se conseguia controlar um o outro variava mais do que devia. Esse problema foi resolvido e após o dia 28 a temperatura ficou sempre na faixa dos 22-24°C e a umidade na faixa da dos 95-100%, ocorre entrada de ar pelo compressor e movimentação do mesmo pelo cooler, também abro a tampa 2 vezes por dia e dou umas abanadas para equilibrar a concentração de CO2.
O meu problema é que já fazem 12 dias que os bolos estão aniversariando (6 dias nas condições ideais) e não ocorreu nenhuma mudança nos bolos, apenas está começando a criar pequenas regiões verde azuladas nas superfícies.
A média de tempo para pinagem nos diários que li eram de 4-7 dias, por isso minha preocupação. (n)
Será que ainda vai pinar?
5fdc9426-4fbb-46d7-99a1-88f1daa2abe1.jpg a0a23ae5-7cf5-4dcc-a060-dc225ce7be18.jpg a0d7bc40-6787-4fec-8923-5e57523bad75.jpg
 
Última edição:
apenas está começando a criar pequenas regiões verde azuladas nas superfícies.

Estão ressecando.

Você está borrifando água?

E não acho que uma caixa de papelão seja uma boa ideia.
 
A média de tempo para pinagem nos diários que li eram de 4-7 dias, por isso minha preocupação. (n)
Será que ainda vai pinar?

Só se preocupe mesmo se ficar 15 dias sem pinar. :coffee:
 
Poderia tentar um dunk pra equilibrar essa perda de umidade e agua... Ou borrifar mais a vermiculita nesse roll...
Blz?
Gteach
Estão ressecando.

Você está borrifando água?

E não acho que uma caixa de papelão seja uma boa ideia.
Me desculpe, acabei escrevendo errado, é uma caixa de ISOPOR. Usei a caixa de isopor por causa da baixa temperatura da minha região (máx de 13°C hoje.) e acabei conseguindo controlar a temperatura com ela, a caixa de plástico não "segurava" a temperatura dentro. Eu borrifo água cada vez que abro para abanar, borrifo ainda diretamente em cada bolo. Eu vou mudar para borrifar por cima, criando aquela névoa, quando eles começarem a pinar mesmo (eu li que @Malahov faz assim e apresenta bons resultados). Mesmo borrifando água 2-3 vezes por dia e a umidade em 99% ainda pode ser considerado ressecamento?

Só se preocupe mesmo se ficar 15 dias sem pinar. :coffee:
Beleza, daqui a 4-5 dias eu atualizo a situação dos bolos novamente então.

Muito obrigado pela atenção e pelos comentários! :)
 
Costuma ser a causa desse azulamento nos bolos. Outra possibilidade é você estar borrifando resíduos de produtos químicos nos bolos ou a caixa estar com forte cheiro de água sanitária, etc.
O frasco que uso para borrifar água comprei apenas para esse propósito e antes de começar a usa-lo passei água fervendo. Só borrifo com água mesmo e o cheiro dentro da caixa de isopor é normal, não sinto cheiro forte de nada. Eu estou pensando em aumentar o número de borrifadas nos bolos, porque dou apenas uma borrifada por bolo, talvez seja isso ou o movimento de ar que o cooler causa. (n) O cooler já deixei desligado.
 
Última edição:
Se vc tem bomba de aquario ligada 24 hs nem precisa cooler..
se quisier adaptar ele eu sugeriria de forma que seja como extraçao e nao como ingresso de ar..
Mais se vc borrifa e abana nem precisa... a troca do ar se produce sozinha!!!
Blz?
Gteach
 
Hoje pela manhã recebi um presente para aliviar minha preocupação, dois bolos começaram a pinar! :D
cbc8d234-433d-4daf-84dc-c814ca3094f4.jpg cfac1806-4de0-4c6a-b94d-4aedb1f24492.jpg

Tenho uma dúvida, sei que 99% de umidade é uma condição ideal para formação de pins, mas li que quando eles começarem a surgir a umidade deve ser abaixada para 85%. Mas agora que tenho as duas situações no terrário, bolo com pin formado e bolo sem pin, como devo proceder? Deixo a umidade em 99 até a formação de todos os pins, ou já mudo para 85%?
 
Última edição:
Deixo a umidade em 99 até a formação de todos os pins, ou já mudo para 85%?
Eu suspeito que sua umidade não esteja em 99%. Os bolos estão com várias áreas azuladas e só está pinando por baixo, onde tem contato com a vermiculita úmida. Então é melhor tentar manter como está e até mesmo melhorar essas condições aí. Estava borrifando esses bolos antes de pinar? Borrifado uma névoa pelo terrário?
Se você acha que está 99% por causa desses medidores xingling, esqueça.
 
As duas condições ideais que eu estou tendo mais em conta agora que antes e tento cuidar delas antes que a umidade do ambente sao. :
A consolidaçao do substrato antes de aniversár..
A perda de umidade desse substrato ao colocar pra frutificar...
A troca do ar o melhor aliado
e depois agregaria a umidade temperatura e luz em combinaçao pra que magica aconteça
Gteach
 
Cooler causa queda brusca de umidade, borrifar diretamente "danifica" o micélio, além de tudo isso as trocas de ar manuais devem serem o mais rápido possível para evitar que o terrário fique muito tempo aberto, evitando assim possíveis ressecamento e estresses.
 
borrifar diretamente "danifica" o micélio
Eu sinceramente não observo este efeito. Com certeza borrifar em excesso e molhar frutos é sempre ruim, mas eu borrifo levemente micélio, embora acho óbvio que os resultados são melhores quando ele está coberto por vermiculita que vai absorver a água e manter a umidade recebida por tempo prolongado.
além de tudo isso as trocas de ar manuais devem serem o mais rápido possível
Também não sei se concordo com isso. Eu realizo muitas trocas de ar manuais ao dia inclusive tenho um leque especialmente pra esse fim :p e acho que os resultados são bons. Acho que ar fresco nunca é demais se ficarmos de olho na umidade, claro, fazendo reposições sempre que necessário.
 
Back
Top