Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - PF TEK - Psilocybe cubensis Ecuador

Diário de cultivo completo.
Opa galera, esse é meu primeiro post aqui, então já peço desculpas por qualquer coisa.
Ano passado eu estava com uma ideia em mente de começar a cultivar maconha, comprei alguns materiais, construí um grow indoor, e infelizmente a ideia não vingou. Eu também sempre tive a curiosidade de conhecer os efeitos da psilocibina, mas nunca procurei como cultivar, então sempre imaginei que era um tanto empenhoso. Então começo desse ano comecei a ler e estudar mais sobre o cultivo dos cogumelos mágicos e os efeitos dessas substâncias e resolvi dar uma chance. Percebi que era ainda mais fácil e rápido que o cultivo da planta. Sem mais delongas, deixando a introdução de lado, vamos ao que interessa...

Então como moro em um local frio (3°C - 18°C) e em um apartamento, optei por utilizar a técnica PF TEK. Comprei os materiais que achei necessário e segui o tutorial postado pelo tupy, uns links que o Zeca Baleiro postou de um guia americano e também o canal Esporos no Ar, no youtube. Fiz a parte da esterilização deixando a panela de pressão 1h30 no fogo (40min depois de chiar) com os copos contendo vermiculita:farinha de arroz:água na proporção 2:1:1. Creio que a parte da inoculação (30/04/2016) ocorreu bem também, misturei metade do carimbo de esporos em um pouco de água destilada e separei nos 5 copos com uma seringa. Tampei os furos imediatamente com duas camadas de fita microporosa e levei à incubadora. No primeiro dia, o aquecedor de aquário não estava conseguindo aquecer a incubadora inteira, que ficava com sua temperatura interna variando entre 16°-18°C. No outro dia resolvi adaptar uma lâmpada colorida, que transforma boa parte da energia em calor. Assim obtive uma temperatura variando de 30°-32°C com a incubadora fechada e uma variação de 25°-27°C com a incubadora um pouco aberta. Eu estava com receio de deixar ela aberta por causa dos contaminantes, mas vi que várias pessoas deixam os copos fora de incubadoras em regiões de clima favorável, porém não sei se há problema por causa da fita micropore.
Hoje à noite tento postar uma foto de como está a incubadora e os copos lá dentro.
Abraço!
1.jpg 2.jpg 3.jpg
 
Última edição:
Como mencionado antes, estou enviando as fotos de como estão os copos dentro na incubadora. Não tirei fotos dos copos porque não apresentaram nenhum crescimento do micélio.
Deixei também uma foto com exterior acesa e outra apagada só pra vocês verem como fica a incubadora de noite.
Eu coloquei os copos dentro de uma caixa de papelão com uns furos pra parede da incubadora, pra eles não ficarem 24h expostos a luz direta.
4.jpg 5.jpg 6.jpg
 
Última edição:
Eu já vi um gráfico aqui no CM que mostrava que quando exposto a uma temperatura acima 30 ºC, o micélio tinha um declínio na velocidade de crescimento. Boa sorte!:)
 
Eu já vi um gráfico aqui no CM que mostrava que quando exposto a uma temperatura acima 30 ºC, o micélio tinha um declínio na velocidade de crescimento. Boa sorte!:)
Uhum, muito obrigado.
Gráfico.

EDIT: Esqueci de mencionar que na hora da inoculação eu misturei os esporos na água destilada e já injetei nos copos, não esperei os esporos hidratarem as 12h recomendadas. Não sei se isso vai acarretar algum problema pois não sei a idade desses esporos, já que compreis os mesmos pela internet.
 
Última edição:
Esqueci de mencionar que na hora da inoculação eu misturei os esporos na água destilada e já injetei nos copos, não esperei os esporos hidratarem as 12h recomendadas. Não sei se isso vai acarretar algum problema pois não sei a idade desses esporos, já que compreis os mesmos pela internet.

Não é o recomendado, e é a primeira vez que vejo alguém não esperar nem sequer 6 horas. :LOL:

Pode ser que não haja eclosão dos esporos por isso? Não sei. Vamos observar. :bigode:

Mas, caso não haja, pelo menos já teremos a razão. :coffee: :D

Ótimo diário. Acompanhando. :)
 
Não é o recomendado, e é a primeira vez que vejo alguém não esperar nem sequer 6 horas. :LOL:

Pode ser que não haja eclosão dos esporos por isso? Não sei. Vamos observar. :bigode:

Mas, caso não haja, pelo menos já teremos a razão. :coffee: :D

Ótimo diário. Acompanhando. :)

Pois é, espero que haja, nem que seja mais tarde.
Muito obrigado, espero adicionar informações sempre que possível.
Segundo o que foi falado aqui, coloquei 2 copos com água dentro da incubadora para aumentar a umidade, pois estava cerca de 35%.
 
Olá, também comecei meu primeiro cultivo com o ecuador, dia 26/04, também inoculei direto, apenas dissolvendo na água destilada, e na esterilização não deixei a água da panela de pressão esfriar para tirar os copos, apenas deixei sair a pressão. Aqui em Curitiba fez muito frio e não consegui manter a temperatura na incubadora, mas agora esquentou um pouco e eles começaram a se desenvolver. Porque você não veda os copos por inteiro com fita isolante? Para que essa luz não atrapalhe

Ou melhor, colocar papel alumínio para tampar a luz
 
Última edição por um moderador:
Ou melhor, colocar papel alumínio para tampar a luz
Então, eu pensei em passar a fita nos copos, mas achei o método da caixa mais eficiente, pois vou ter que olhar como está o desenvolvimento do micélio mais de uma vez futuramente. Além disso, uma quantidade muito pequena de luz entra na caixa (luz que bate na parede da incubadora e entra pelas frestas da caixa), mas não sei se pode ser considerada desprezível. Mas essa do papel alumínio é uma boa ideia também.

e na esterilização não deixei a água da panela de pressão esfriar para tirar os copos, apenas deixei sair a pressão.
Eu também não esperei a água esfriar, só forcei a saída da pressão e esperei uns 3 minutos.
 
A incubação não deve ser feita em local úmido, de forma alguma.

Retirei os copos. Então devo desconsiderar a informação abaixo?

Os frascos devem ser mantidos entre 23 ºC e 30 ºC, num local escuro que não esteja muito seco (umidade relativa entre 50% e 70% - se houver furos para troca de ar). A escuridão permite que o micélio colonize o bolo todo sem formar pins (o micélio forma pins quando há exposição à luz, redução de CO2, flutuações de temperatura e falta de substrato não colonizado). Você não quer que o bolo forme pin antes de todo o bolo estar colonizado, ou então você terá que aniversariar o bolo com grande risco de contaminação das partes não colonizadas. Não se pode guardar os frascos numa área extremamente seca já que a água do interior dos frascos pode evaporar - se houver furos para troca de ar. Uma área muito úmida pode causar bolores crescendo do lado de fora dos frascos e possivelmente se espalhar para dentro deles, portanto não deixe a umidade ultrapassar 70% nessas condições cuide bem da limpeza do local de incubação.


Não, esta é uma informação antiga e defasada.
Não é fundamental para colonizar, ja deixei um copo colonizando em cima da mesa e não tive problemas.

Pois é, eu vi uma palestra do Stamets no TED em que ele falava que descobriu que os fungos precisavam de radiação para crescer e não de luz.

Ah, e sobre a panela de pressão, eu esperei esses 3 minutos e quando tirei os copos eles ainda estavam um pouco quentes. Até pensei que ia dar um choque térmico e quebrar os copos por causa de temperatura exterior, mas estavam todos em perfeitas condições.
 
Retirei os copos. Então devo desconsiderar a informação abaixo?
Ok, o que o trecho está dizendo é que quando se deixa os copos colonizarem com furinhos para troca de ar em um ambiente muito seco eles desidratarão gradativamente pela diferença de umidade entre os dois. Só que quando você tenta promover umidade num sistema tão pequeno como uma caixinha de isopor você pode acabar favorecendo o desenvolvimento de fungos, como bolores. Mas pensando bem, dois copos não deviam fazer tanta diferença assim né XD.
Dito isso, pelas fotos que vi, seus copos não possuem furos de respiro, então como vão perder alguma umidade? :rolleyes:
 
Parabéns pela boa escolha que fizes-te entre os cogumelos e a maconha =)

Acho interessante o uso de copos normais de vidro qeu tenho visto aqu serem usados pelos amigos Brasileiros.

Os Americanos têm frascos sem gargalo é venda. Aqui em Portugal o máximo que encontro são estes Frascos de Compota "Bon Mama". São a direito e só tenho de fazer 3 furos na tampa metálica. E os Frascos Bon Mama são vendidos em todos os Hipermercados Modelo e Continente do país. Uma vez tive um mês inteiro a comer compota porque tinha comprado 4 frascos :D.
 

Anexos

  • bonne-maman-1-web.jpg
    bonne-maman-1-web.jpg
    50 KB · Visualizações: 26
Ok, o que o trecho está dizendo é que quando se deixa os copos colonizarem com furinhos para troca de ar em um ambiente muito seco eles desidratarão gradativamente pela diferença de umidade entre os dois. Só que quando você tenta promover umidade num sistema tão pequeno como uma caixinha de isopor você pode acabar favorecendo o desenvolvimento de fungos, como bolores. Mas pensando bem, dois copos não deviam fazer tanta diferença assim né XD.
Dito isso, pelas fotos que vi, seus copos não possuem furos de respiro, então como vão perder alguma umidade? :rolleyes:

Ontem antes de deixar sem os copos a umidade estava em torno de 35%, quando eu retirei os copos a umidade já estava em 50%.
Então, os únicos furos que existem no copo estão tampados com a fita microporosa. Creio que exista uma passagem de ar entre esses furos, mesmo que seja uma vazão minúscula.
Também trago boas notícias, hoje (05/05) vi os primeiros sinais do micélio crescendo, não tirei fotos porque o crescimento foi muito pequeno e acho que minha câmera não ia conseguir tirar a foto disso, porém em breve trarei fotos do crescimento.
 
Última edição:
Então, os únicos furos que existem no copo estão tampados com a fita microporosa. Creio que exista uma passagem de ar entre esses furos, mesmo que seja uma vazão minúscula.
Perdão, nas fotos do diário não haviam furos. Existe passagem de ar, sim, mas se for deixar eles em uma caixa de isopor fechada, a perda de umidade é desprezível.
 
Opa pessoal, passadinha aqui pra atualizar a situação. Dos 5 copos, um contaminou, então retirei de perto dos outros, deixei guardado, mas sem esperanças pra esse. O contaminante é preto esverdeado, pelo jeito começou a crescer onde foi feito o furo com a seringa. Cresceu desse ponto e tomou toda a área inferior do copo. Os outros 4 copos estão crescendo mais rápido do que eu imaginava, uns mais e outros menos. Um deles está com aproximadamente 80% das paredes do copo enraizadas.

20160508_165938.jpg 20160508_165947.jpg 20160508_170039.jpg 20160508_170204.jpg 20160508_170215.jpg

As fotos foram tiradas ontem (08/05)
 
Back
Top