Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - PF TEK - Psilocybe cubensis Ecuador

Diário de cultivo completo.
Opa galera, esse é meu primeiro post aqui, então já peço desculpas por qualquer coisa.
Ano passado eu estava com uma ideia em mente de começar a cultivar maconha, comprei alguns materiais, construí um grow indoor, e infelizmente a ideia não vingou. Eu também sempre tive a curiosidade de conhecer os efeitos da psilocibina, mas nunca procurei como cultivar, então sempre imaginei que era um tanto empenhoso. Então começo desse ano comecei a ler e estudar mais sobre o cultivo dos cogumelos mágicos e os efeitos dessas substâncias e resolvi dar uma chance. Percebi que era ainda mais fácil e rápido que o cultivo da planta. Sem mais delongas, deixando a introdução de lado, vamos ao que interessa...

Então como moro em um local frio (3°C - 18°C) e em um apartamento, optei por utilizar a técnica PF TEK. Comprei os materiais que achei necessário e segui o tutorial postado pelo tupy, uns links que o Zeca Baleiro postou de um guia americano e também o canal Esporos no Ar, no youtube. Fiz a parte da esterilização deixando a panela de pressão 1h30 no fogo (40min depois de chiar) com os copos contendo vermiculita:farinha de arroz:água na proporção 2:1:1. Creio que a parte da inoculação (30/04/2016) ocorreu bem também, misturei metade do carimbo de esporos em um pouco de água destilada e separei nos 5 copos com uma seringa. Tampei os furos imediatamente com duas camadas de fita microporosa e levei à incubadora. No primeiro dia, o aquecedor de aquário não estava conseguindo aquecer a incubadora inteira, que ficava com sua temperatura interna variando entre 16°-18°C. No outro dia resolvi adaptar uma lâmpada colorida, que transforma boa parte da energia em calor. Assim obtive uma temperatura variando de 30°-32°C com a incubadora fechada e uma variação de 25°-27°C com a incubadora um pouco aberta. Eu estava com receio de deixar ela aberta por causa dos contaminantes, mas vi que várias pessoas deixam os copos fora de incubadoras em regiões de clima favorável, porém não sei se há problema por causa da fita micropore.
Hoje à noite tento postar uma foto de como está a incubadora e os copos lá dentro.
Abraço!
1.jpg 2.jpg 3.jpg
 
Última edição:
Eu suspeito que sua umidade não esteja em 99%. Os bolos estão com várias áreas azuladas e só está pinando por baixo, onde tem contato com a vermiculita úmida. Então é melhor tentar manter como está e até mesmo melhorar essas condições aí. Estava borrifando esses bolos antes de pinar? Borrifado uma névoa pelo terrário?
Se você acha que está 99% por causa desses medidores xingling, esqueça.

Então, eu dava apenas uma borrifada por cima de cada bolo, até chegava a formar uma névoa. Agora estou dando umas 3-4 borrifadas por cima de cada um, também criando essa névoa. Como eu disse anteriormente, acho que o motivo do ressacamento foi essa quantidade de borrifadas em combinação com o vento provocado pelo cooler, mas nada que eu possa dar certeza. E realmente, o termohigrômetro que tenho é bem simples, aqueles de chocadeira, pelo que vi ele tem precisão de 5%. Agora vamos esperar a situação melhorar :D
 
Última edição:
Eu sinceramente não observo este efeito. Com certeza borrifar em excesso e molhar frutos é sempre ruim, mas eu borrifo levemente micélio, embora acho óbvio que os resultados são melhores quando ele está coberto por vermiculita que vai absorver a água e manter a umidade recebida por tempo prolongado.
isso pode ser bem relativo, claro que uma nevoa fina não ira afetar o micélio, mas como falei borrifar diretamente e acrescentando agora principalmente jatos com gotículas de água com certeza ira atrapalhar o trabalho do micélio.
@Malahov atualmente não borrifo muito menos faço trocas gasosas e o resultado é esse WP_20160424_018.jpg, mas não que isso seja um exemplo a ser seguido, pois é relativo aos métodos, condições e materiais utilizados no cultivo, acredito que tenha chegado a um padrão que dá certo aqui pra mim, e detalhe não uso vermiculita pra nada.

Dependendo da umidade relativa do ar externo que se for alta não ira afetar em nada passar o dia inteiro com o terrário aberto, mas esse não é o caso aqui na região.

vento provocado pelo cooler
com certeza, ainda mais dependendo do tempo e intensidade do fluxo de ar.
 
Fotos de hoje, 2 dias depois do primeiro sinal dos pins. Os primeiros pins que apareceram cresceram MUITO rápido, mais rápido do que em qualquer outro cultivo que vi, até desprendeu o véu. Isso é normal? (n)
dd9135bd-7f60-481a-adf4-f2f1fc304812.jpg ffd3558b-b458-410c-8f64-5cc4c0f37050.jpg
Também achei a aparência dele meio estranha, meio murcho. Os outros bolos apresentaram sinal dos pins também, todos saindo da parte de baixo.
Gostaria da opinião de vocês para saber se devo colher esses pins mutantes antes da colheita dos outros ou se devo esperar para colher tudo junto.
 
Estes cogumelos maduros já podem ser colhidos, pois já estão no ponto. Os pins gorduchos você pode esperar começarem a abrir direito os chapéus, mas realmente parece que não vão crescer mais que isso. Cuidado que me parece que você está encharcando os chapéus e isso tem que ser evitado a todo custo. Não borrife diretamente em frutos, no máximo a tal névoa há uma boa distância, com parcimônia.
 
Estes cogumelos maduros já podem ser colhidos, pois já estão no ponto. Os pins gorduchos você pode esperar começarem a abrir direito os chapéus, mas realmente parece que não vão crescer mais que isso. Cuidado que me parece que você está encharcando os chapéus e isso tem que ser evitado a todo custo. Não borrife diretamente em frutos, no máximo a tal névoa há uma boa distância, com parcimônia.

Realmente acho que os chapéus estão ficando encharcados mesmo, depois da descoberta dos bolos ressecados comecei a aumentar as borrifadas por cima dos bolos, vou tentar equilibrar isso.
Estou mandando foto dos cogumelos mutantes hoje pela manhã (antes de seres colhidos), as fotos anteriores são de ontem a noite e é possível ver a diferença deles, murcharam mais ainda.
f0cc9754-0519-414c-b8c0-a60216579f79.jpg

Vale ressaltar que algumas partes dos bolos continuam meio azuladas.
 
Última edição:
Opa pessoal, passando pra dar uma atualizada rápida..
A mesma situação que ocorreu anteriormente passou a acontecer novamente com outros três cogumelos. Eles estão se soltando do véu bem cedo, mais cedo dos que os maiores (que não são muitos :(). Outra coisa que eu percebi foi a mudança de cor dos chapéus, eles passam a ficar mais esbranquiçados com uma aparência de "doentes" e murchos.
Vou postar as duas últimas fotos novamente para destacar bem essa mudança e vocês entenderem do que eu estou falando.
Antes e depois:
ffd3558b-b458-410c-8f64-5cc4c0f37050.jpg f0cc9754-0519-414c-b8c0-a60216579f79.jpg
Eu andei assistindo alguns time-lapses da espécie dos meus cogus (Ecuador), para ver como que se desenvolviam os pins em outos cultivos. A parte do crescimento desuniforme está presente, pins crescendo maiores que outros. O que está diferente do meu é a parte do crescimento só embaixo do bolo, o que deduzimos ser ressecamento :( e também a parte onde os pins estão saindo do véu antes dos outros, principalmente os menores. Os medidores estão fixos em 22° (mudança pra 17°-18° apenas quando abro a caixa para a abanar, porém se estabiliza em 15min) e 99%.
Estou tirando os cogumelos que estão abrindo os véus e já secando.
Abraço!
 
Outra coisa que eu percebi foi a mudança de cor dos chapéus, eles passam a ficar mais esbranquiçados com uma aparência de "doentes" e murchos.


Eles não parecem mal. Os cogumelos dessa strain podem ser maciços como os seus.

A faixa de temperatura está boa, mas essa umidade de 99% provavelmente está errada. Percebi um certo tom azulado no seu bolo. É da foto ou está mesmo assim? Se estiver capriche em um dunk e roll para o próximo flush.

Boa sorte.
 
Eles não parecem mal. Os cogumelos dessa strain podem ser maciços como os seus.

A faixa de temperatura está boa, mas essa umidade de 99% provavelmente está errada. Percebi um certo tom azulado no seu bolo. É da foto ou está mesmo assim? Se estiver capriche em um dunk e roll para o próximo flush.

Boa sorte.
Eu vou tentar dar uma arrumada nessa umidade, mas vai ser meio difícil, a temperatura exterior está com máxima de 6°. Qualquer abertura já afeta a temperatura interna. Eu também acho que "dunkei" poucas horas nessa primeira vez, apenas 8h. Eu li uma página no shoomery bem explicada onde era recomendado no mínimo 14h. Talvez isso + os efeitos do cooler nos primeiros dias tenham contribuído para esse resultado.
 
Eu também acho que "dunkei" poucas horas nessa primeira vez, apenas 8h. Eu li uma página no shoomery bem explicada onde era recomendado no mínimo 14h. Talvez isso + os efeitos do cooler nos primeiros dias tenham contribuído para esse resultado.


Acho que mais o cooler que o tempo de dunk.

Mas você pode tentar dunkar mais tempo.
 
Eu estou com outra dúvida, será que colho tudo que tem agora e já faço o dunk corretamente ou espero mais um pouco pra ver se eles conseguem se desenvolver mais?

Fica à sua escolha. Eu normalmente vou colhendo pouco a pouco.
 
To acompanhando amigo, boa sorte e vamos corrigir tudo pra sair cada vez melhor. To na espera de uns esporos pra iniciar meu primeiro cultivo também.
Paz
Opa, muito obrigado! Errando que se aprende né :)

Ontem colhi tudo que tinha nos bolos porque os menores pins que saíram pararam de crescer e os chapéus dos outros cogumelos já estavam abertos, então lavei os bolos e tirei os abortos e restos. Deixei eles dentro da água ontem, vou deixar umas 18h dessa vez. No total deu uns 10 cogumelos, 2 grandes. Vou tentar acertar em tudo agora pra ver se o segundo flush não sai melhor que o primeiro. :)
 
Muito bacana seu cultivo, sobre os frutos enxarcados, já tive esse desacerto. Acontece quando borrifa muita água diretamente nos frutos, mas parece que eles não pordem potencia nem nada, apenas ficam um pouco feios.
8201424f-2200-48f7-8fc3-f6ffbfc6e6e8.jpg 66de1c73-6348-4dc9-aa37-595d8a4cb9fe.jpg
A solução é evitar ao maximo contato direto dos pins com agua.
Boa sorte no proximo flush! :love:
 
boa sorte ai mano, também to nessa caminhada de insegurança por ser iniciante em cultivo indor, é foda, mas vale a pena. Luz e paz ai, e pra todos que o acompanham
 
Opa pessoal, atualizando sobre o 2° flush:
2 dos 4 bolos já apresentaram pins, porém um deles os pins estão meio estranho, existem alguns "pontinhos" brancos no chapéu e ele não apresenta crescimento há uns 2-3 dias, gostaria de alguma opinião sobre o que pode ser. O outro bolo está com o crescimento dos pins igual o último flush, saindo os pins só por baixo, porém parece bem saudável.
WhatsApp-Image-20160616 (1).jpg WhatsApp-Image-20160616 (3).jpg WhatsApp-Image-20160616 (4).jpg WhatsApp-Image-20160616 (5).jpg WhatsApp-Image-20160616.jpg
Temperatura = 22 - 26°
Umidade = 95-99%
Abro a caixa umas 5 vezes por dia para abanar e umidifico umas 2-3 vezes com a névoa.
Também consegui fazer uns 2 carimbos com o último flush, tirei a foto apenas do que ficou mais forte.
Acho que é isso ai, agora é esperar pra ver o que acontece com os últimos 2 bolos.
 

Anexos

  • WhatsApp-Image-20160616 (2).jpg
    WhatsApp-Image-20160616 (2).jpg
    68.1 KB · Visualizações: 39
Só um pouco de micélio que ficou sobre o chapéu e agora que ele vai se expandindo fica com esse aspecto de pontinho, super comum. Se ele parou de crescer pode ter abortado, mas não tem relação com os 'pontinhos'.
Muito obrigado pela resposta, realmente os cogumelos continuaram a crescer e esses pontinhos estão começando a desaparecer.

Os 2 primeiros pins que apareceram se tornaram gigantes também e dessa vez com uma aparência bem boa kkk, porém foram os 2 únicos pins desse bolo. O outro bolo que pinou está se desenvolvendo legal também. Esses 2 bolos só saíram pins de baixo, com exceção de um pin. Os outro dois bolos nem apresentaram sinal ainda :/
WhatsApp-Image-20160618.jpg WhatsApp-Image-20160618 (2).jpg WhatsApp-Image-20160618 (1).jpg
 
Back
Top