Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo, MDK + TPB

Diário de cultivo completo.
Olá à todos!

É com grande entusiasmo que inicio o diário do meu primeiro cultivo aqui no fórum, onde pude adquirir todo o conhecimento para começar a cultivar meus próprios enteógenos.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: MDK, TPB.
PROCEDÊNCIA: Loja na internet.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X ) PF TEK (segui uma receita diferente que utiliza farinha de arroz ao invés do grão semi-moído)
Selo com Vermiculita
( X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão por 45 minutos, deixando resfriar dentro da panela durante a noite.
Direto ao ponto: o substrato ficou compactado. Foi minha primeira vez preparando a mistura e eu errei na dosagem de água e farinha de arroz integral. Decidi proceder com a inoculação mesmo assim.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: 15/09/2019
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos (MDK)
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Cometi muitos erros nessa primeira tentativa:

-Acho que diluí demais os esporos em seringas muito grandes (duas de 20ml). No final, acho que inoculei uns 10 copos, mas nem todos deram sinal de vida. E o substrato estava muito compactado. Resolvi descartar os copos sem sinal de micélio que estavam visivelmente compactados.

Seguem algumas fotos de hoje, 23/09/2019, oito dias após a inoculação, de um dos copos. Gostaria de opinião de vocês sobre a aparência do micélio. Esse é da strain MDK, o carimbo de TPB deve chegar essa semana e quero tentar no milho para um futuro casing/bulk. Acho que vou fazer um monotube ou casing direto no terrário, ainda estou estudando essas técnicas e os conceitos e a lógica ainda não estão muito claros na minha cabeça.

Enfim, fotos: WhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38 (1).jpegWhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38 (2).jpegWhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38.jpeg (todas são do mesmo copo, o mais colonizado até agora)

Além da compactação, a temperatura média por aqui tem sido superior a 35°C! Vou comprar um isopor e refrigerar com garrafa de gelo para servir de incubadora.

Mesmo tendo cometido erros básicos, ainda estou muito animado e sei que obterei sucesso!

Luz, Paz e Prosperidade ☯ 🍄
 
Última edição:
ATUALIZANDO
BOLOS DE MDK
O Aristóteles foi aniversariado dia 24/10 e começou a pinar no dia 27/10, seguem fotos da progressão da frutificação dele. Notem que ele foi aniversariado dois dias depois dos bolos do terrário e mesmo assim pinou primeiro, porém os cogumelos estão com uma aparência estranha. depois chegarei nessa parte.​
WhatsApp Image 2019-10-30 at 08.57.18.jpeg 30/10​
As fotos seguintes foram tiradas hoje. Notem a má formação do chapéu e da estirpe. Notei que eles estão está ocos por dentro (pelo menos os maiores) e lembro de ter lido em algum lugar do shroomery que isso acontece devido à altas temperaturas. Decidi deixá-lo nesse terrário improvisado até o fim do primeiro flush, depois vou passá-lo para o terrário maior junto com os outros bolos. O que vocês acham da aparência dos cogumelos?​
WhatsApp Image 2019-11-01 at 10.47.24 (4).jpeg
WhatsApp Image 2019-11-01 at 10.47.24 (5).jpeg
WhatsApp Image 2019-11-01 at 10.47.24 (6).jpeg
WhatsApp Image 2019-11-01 at 10.47.25.jpeg
O terrário finalmente passou a reter umidade, não sei ao certo porquê. Mas acredito com razoável certeza que os vapores de cloro estavam atrapalhando. Depois que o cheiro de água sanitária sumiu, a umidade passou a ser retida e os bolos começaram a pinar. Também troquei o papel alumínio por uma tampa plástica com vermiculite úmida depois que notei que os bolos estavam secos. Seguem fotos de hoje.​
WhatsApp Image 2019-11-01 at 10.47.24 (3).jpeg
WhatsApp Image 2019-11-01 at 10.47.24 (2).jpeg
WhatsApp Image 2019-11-01 at 10.47.24 (1).jpeg
TPB, ARROZ
Como estou em fase de aprendizado, decidi tentar um casing. Usei o primeiro bolo de arroz que alcançou 100% de colonização para tentar um casing, montado dia 29/10. Seguem fotos de hoje.​
WhatsApp Image 2019-11-01 at 10.47.23 (1).jpeg
WhatsApp Image 2019-11-01 at 10.47.24.jpeg
Não me preocupei muito em montar uma camada uniforme. Usei vermiculita úmida no fundo e no topo. Hoje, passei esse pote para o terrário junto com os outros dois bolos.​
No mais, tenho alguns copos de arroz colonizando com esporos de TPB, pretendo tentar novos casings e também um bulk.​
WhatsApp Image 2019-11-01 at 10.47.23.jpeg
Paz e Luz ✌
 
Bruxeiro, na foto parece que tem pontos verdes, isso é da vermiculita ou sinal de Trichoderma? A má formação pode ser devido a contaminantes, mas isso quem realmente confirmará são os dinossauros da micologia.

Parabéns, você está no caminho certo, logo logo terá frutos maravilhosos.

//

Compra uma geladeira ou um frigobar usado, será de grande utilidade tanto para colonizar como para frutificar.
 
Bruxeiro, na foto parece que tem pontos verdes, isso é da vermiculita ou sinal de Trichoderma? A má formação pode ser devido a contaminantes, mas isso quem realmente confirmará são os dinossauros da micologia.

Parabéns, você está no caminho certo, logo logo terá frutos maravilhosos.

//

Compra uma geladeira ou um frigobar usado, será de grande utilidade tanto para colonizar como para frutificar.

Ia responder sua postagem de antes.

Muito obrigado, meu amigo. Realmente, a temperatura influencia MUITO nos resultados do cultivo, mas estou aprendendo. Sempre experimentando algo novo e buscando mais conhecimento. Vou aguardar o fim desse primeiro flush para poder determinar se é seguro ou não consumir aqueles cogumelos, e aquele ponto verde é vermiculita. Não vi sinais de contaminantes até agora. Talvez o micélio crescendo na base dos cogumelos do Aristóteles, mas acredito ser o que os gringos chamam de "fuzzy feet", somente micélio. Vou dar uma pesquisada sobre má formação do chapéu.

Paz e luz!
 
Pot isso ja seja indoor ou outdoor e sempre bom tentar adaptar os cultivos nos momentos do ano de cada regiao.. que mais favorecem o cultivo dos amados...

O resto e so magica mesmo... !!!
 
ATUALIZANDO
BOLOS DE MDK, PRIMEIROS FLUSHES
Dois primeiros flushes dos meus bolos. Seguem fotos da evolução da Valentina, que estava no terrário, e do Aristóteles, que estava no pote de pasta de amendoim.

EFFECTS-1.jpg Esses são aqueles frutos deformados do pote de pasta de amendoim. Quando fui colhê-los, notei que estavam encharcados, como que para além de sua capacidade de retenção líquida. Concluí que a deformação se deu devido à temperatura elevada e umidade relativa. Já estão desidratados e prontos para consumo :giggle: .

As próximas fotos são da Valentina, um dos bolos que está no terrário.

IMG_20191102_092700.jpg ontem a tarde
EFFECTS.jpg ontem a noite, prontos para serem colhidos
IMG_20191102_200523.jpg primeiro flush 🤤✨🍄

Os bolos vão para um dunk de 24h após cada flush e depois retornam ao terrário. O primeiro bolo que deu frutos (os deformados) está no terrário agora e espero ver uma frutificação diferente nele.

Já estou desidratando os frutos e planejando a ocasião para consumo. Vou dar uma lida sobre set & setting. Sinto que essa é uma parte muito sensível do meu cultivo. Sinto que, se eu for paciente e inteligente o suficiente para fazer bom uso dessa medicina, terei as respostas que procuro.

Obrigado a todos que ajudaram a construir essa comunidade maravilhosa para que possamos compartilhar conhecimento e experiências. Gratidão! 🍄✨✌🏽🕉️
 
Parabens por seus frutos !
Aproveite com sabeduria !
Abç
 
ATUALIZANDO
Bolos de MDK, PFTEK
Os três bolos passaram pelo primeiro flush, mas parece que estão demorando para pinar novamente ou, se pinam, são somente dois ou três cogumelos. Estou pensando em transformá-los em casings com vermiculita. O que vocês acham?

WhatsApp Image 2019-11-11 at 08.09.41 (3).jpeg bolos de MDK, casing de TPB

TPB
Aqui, temos dois casos. O primeiro é um casing que montei dia 29, o Sr. White, que está pinando lindamente. Foi feito somente com arroz integral, despedaçado e montado no pote com um double casing.

O segundo caso é algo que me preocupou um pouco e gostaria muito da opinião dos mais experientes ( @Gteach , @Texugo, salve ✌ )

Fiz um casing com milho da mesma forma no dia 08/11, porém ele colonizou a vermiculita muito rápido com um micélio algodoado. Não parece contaminação para mim, mas o que me preocupa é que deixei colonizando dentro do pote de inoculação desde dia 04/10 e quando abri, senti um cheiro doce levemente fermentado. Imagino que seja do milho, mas não tenho muita experiência com esse substrato para saber se é normal. Outra coisa é que esse foi o único pote de milho que não apresentou sinais de contaminação de toda a leva que preparei antes. Deixei ele tampado dentro do terrário.

Se for seguro frutificar, devo cobrir com uma fina camada de vermiculita novamente?

WhatsApp Image 2019-11-11 at 08.09.40.jpegWhatsApp Image 2019-11-11 at 08.09.41 (1).jpegWhatsApp Image 2019-11-11 at 08.09.41 (2).jpegWhatsApp Image 2019-11-11 at 08.09.41.jpeg

EDIT: Vocês sabem como evitar side pins em casings e bulks? Grato! ✌

Paz e Luz :alien:✨🌈
 
Última edição:
a preocupação é com a direção do crescimento dos mesmos.
Mas, fora isso, esse assunto de "side pins", ou pinagem lateral, em uma tradução livre é interessante, principalmente em casings e bulks.

A recomendação mais comum para evitar isso era colocar uma cobertura opaca nas laterais do recipiente com o substrato, para evitar luz direta nas laterais. Creio que essa opinião da influência do microclima é mais recente que a influência da luz. Mas, pelo que sei, cobrir as laterais funciona. Quem tem bastante experiência de repente pode até esclarecer se a cobertura opaca evita ou não a pinagem por dentro do substrato.

Se cobrir as laterais funciona então pode ser que seja uma questão de microclima e incidência de luz.
 
Realmente me parece meio estranho o aspecto dos bolos ...
mas ja li em diversos diarios de cultivo que mesmo o bolo tendo contaminado é possivel que o micélio se sobresaia sobre a contaminação e fique tudo bem com os bolos, chamam isso de "corrida micelial" ;)
Um bolo meu já secou, e achei que tava perdido, quando eu fui ver ele veio ganhando força em um novo ponto acima de tudo, estranho pacas né rs, e interressante. E isso td sem duncar ou fazer nada, só aumentei a oxigenação que caso eu tinha abafado.
 
Um bolo meu já secou, e achei que tava perdido, quando eu fui ver ele veio ganhando força em um novo ponto acima de tudo, estranho pacas né rs, e interressante. E isso td sem duncar ou fazer nada, só aumentei a oxigenação que caso eu tinha abafado.
Aqui é muito quente, eu tenho usado garrafas com gelo todo dia e isso tem secado os bolos, mas estou compensando com vermiculita úmida nas tampas onde eles estão apoiados e muita água borrifada. Tem dado resultado, mesmo não sendo ideal. Acho que, para as minhas condições de cultivo, casings e bulks são ideais, por prover mais umidade independente do terrário. É o meu próximo passo.
 
ATUALIZANDO
Do primeiro flush até agora, já colhi alguns cogumelos, mas não houve nada novo de significativo. Somente a minha primeira tentativa de casing de TPB no aaroz puro com camada de vermiculita, segue foto:

WhatsApp Image 2019-11-19 at 09.42.18.jpeg

O casing foi montado no dia 29/10 e o primeiro flush foi colhido no dia 11/11.

Transformei dois bolos de MDK que estavam lutando para pinar em um casing e estou esperando frutificar, sobrou mais um bolo de MDK que está no tereciro flush agora e continua pinando, rendendo algo como 20g ou 30g frescos.

Essa foi a primeira fase do cultivo.

2ª FASE, BULK
Desde o começo eu queri tentar um bulk! Estou muito animado que finalmente me sinto competente o suficiente para começar esse fase do cultivo.

O substrato usado foi de 1/3 húmus de minhoca e 2/3 pó de fibra de côco. Demorou um tempo para acertar a proporção certa para não compactar e umidificar corretamente também.

Fiz a mistura e acrescentei uma colher de sopa de calcário de conchas. Depois Pasteurizei no microondas com três seções de 10 min na potência máxima, deixando resfriar por 30 min entre sessões e depois esfriar completamente antes de misturar o spawn.

Utilizei spawn de arroz puro inoculado com seringa multi-esporos de TPB.

WhatsApp Image 2019-11-18 at 08.54.32.jpeg Fazendo a mistura
WhatsApp Image 2019-11-18 at 08.54.33 (1).jpeg Preparando o spawn
WhatsApp Image 2019-11-18 at 08.54.33.jpeg utilizei o spawn desses copos e de um pote grande de 500ml, não medi exatamente a proporção, mas acho que foi algo aproximado entre 1:2 e 1:3, mas depois fiquei pensando que deveria ter utilizado mais spawn
WhatsApp Image 2019-11-18 at 14.20.57.jpeg Os potes ficaram assim.
WhatsApp Image 2019-11-18 at 14.20.57 (1).jpeg O bulk foi montado No dia 18/11, de lá para cá eu tenho dado umas borrifadas nos potes uma vez por dia e acompanhado seu desenvolvimento.

Minhas únicas preocupações são a proporção de spawn/substrato, se o substrato ficou areado o suficiente e não compactou e a umidade que precisa ser corrigida, pois me dei conta que o substrato perdeu muita água durante a pasteurização no microondas e eu não chequei a umidade antes de montar o bulk.

WhatsApp Image 2019-11-18 at 08.54.32 (1).jpeg ainda tenho mais três bolos que guardei em um zip-lock na geladeira, pretendo testar somente com pó de fibra de côco.

Por enquanto é isso, muito obrigado por ler e acompanhar! Fiquem a vontade para comentar e sugerir melhorias.

Paz e Luz à todos! :alien:✨🍄

EDIT:
Não sei se é uma boa ideia (provavelmente não), mas pensei em refazer a mistura para corrigir a umidade e acrescentar mais spawn. O que vocês acham?
 
Última edição:
ATUALIZANDO
De todos os potes do bulk, o único que apresenta alguma sinal de colonização é esse aqui:

WhatsApp Image 2019-11-22 at 08.29.37.jpeg

A única diferença que notei dele para os demais foi a umidade dentro do pote. Todos os outros potes estão assim:

WhatsApp Image 2019-11-22 at 08.29.37 (1).jpeg
WhatsApp Image 2019-11-22 at 08.29.37 (2).jpeg

Vou continuar borrifando até atingir um nível de umidade adequado e talvez obter algum avanço na colonização dos outros potes. Alguns deles estão começando a ter um cheiro desagradável, como se o arroz do spawn estivesse azedando. O pote com sinais de colonização tem cheiro neutro de micélio saudável.

Ainda tenho três bolos de spawn que pretendo usar em uma outro mistura de pó de fibra de côco e húmus em uma proporção de 4/1, respectivamente. Dessa vez vou testar a umidade do substrato antes de fazer a mistura do spawn.

Espero que esse dê pra salvar alguma parte desse bulk e todo esse spawn não seja desperdiçado.

Paz e Luz à todos! :alien: ✨🍄
 
ATUALIZANDO
VAI DAR BOM, hahaha. Todos os potes de bulk começaram a colonizar depois que resolvi colocá-los no terrário. Hoje, 9 dias após sua montagem, eles estão assim:

WhatsApp Image 2019-11-27 at 08.32.02.jpeg

Para acertar a umidade, eu borrifei água nos potes e quebrei o substrato apertando o pote, que é relativamente maleável, para que a água pudesse penetrar mais facilmente. Fui fazendo isso e observando a aparência do substrato, dando tempo para que a água fosse absorvida antes de decidir borrifar novamente.

Os potes mais escuros do meio são um casing de arroz e vermiculita e um bolão que fiz quebrando dois bolos que não estavam pinando e juntando no pote. O casing está no 3º flush e o bolão está indo para o 2º. O único bolo no terrário está no 4º flush (eu acho), não sei se mantenho ele.

A colonização dos potes de bulk está indo bem, ao meu ver, o micélio está avançando sem problemas buscando cada vez mais substrato. Espero começar a fase de frutificação semana que vem e colher frutos até a segunda semana de dezembro.

Paz e Luz à todos! :alien:✨🍄
 
Última edição:
ATUALIZANDO
FLUSH DOS POTES DE BULK

Salve, salve! no sábado, dia 07/12, colhi o primeiro flush dos potes de bulk. Colhi somente três dos seis potes (eram sete, mas um contaminou com trich e eu descartei).

Seguem fotos dos frutos.

WhatsApp Image 2019-12-08 at 07.31.16 (2).jpeg
WhatsApp Image 2019-12-08 at 07.31.16 (1).jpeg
WhatsApp Image 2019-12-08 at 07.31.16.jpeg
WhatsApp Image 2019-12-08 at 07.31.16 (3).jpeg (aproximadamente 94g frescos, bandeja pesa 16g)

Para um primeiro flush, os frutos vieram bem maiores do que com os bolos e casings que fiz. Também notei uma constituição diferente na densidade dos frutos, estes vieram bem mais densos.

Algumas observações que podem ser muito úteis para quem pretende cultivar em condições similares (no Norte do país):
  • Casings e bulks são melhores opções para climas quentes como o do Norte, pois eles se valem da própria umidade do substrato para frutificar, dependendo menos das condições externas. Tive muita dificuldade de frutificar meus bolos na primeira fase do cultivo por conta da temperatura/umidade.​
  • Não use uma caixa organizadora, elas são caras e pouco eficientes em climas quentes. Opte por um isopor adaptado, é mais barato e eficiente.​
  • Use o que você já tem e evite ao máximo gastar dinheiro desnecessariamente, o básico funciona muito bem.​

Estou bem feliz com o resultado, e acho que esse diário já cumpriu seu objetivo e pode ser dado por encerrado.

Obrigado à todos que ajudaram e a toda a comunidade psiconauta.

Paz, Luz e Gratidão :alien:✨🍄
 
Back
Top