Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo, MDK + TPB

Diário de cultivo completo.
Olá à todos!

É com grande entusiasmo que inicio o diário do meu primeiro cultivo aqui no fórum, onde pude adquirir todo o conhecimento para começar a cultivar meus próprios enteógenos.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: MDK, TPB.
PROCEDÊNCIA: Loja na internet.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X ) PF TEK (segui uma receita diferente que utiliza farinha de arroz ao invés do grão semi-moído)
Selo com Vermiculita
( X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão por 45 minutos, deixando resfriar dentro da panela durante a noite.
Direto ao ponto: o substrato ficou compactado. Foi minha primeira vez preparando a mistura e eu errei na dosagem de água e farinha de arroz integral. Decidi proceder com a inoculação mesmo assim.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: 15/09/2019
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos (MDK)
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Cometi muitos erros nessa primeira tentativa:

-Acho que diluí demais os esporos em seringas muito grandes (duas de 20ml). No final, acho que inoculei uns 10 copos, mas nem todos deram sinal de vida. E o substrato estava muito compactado. Resolvi descartar os copos sem sinal de micélio que estavam visivelmente compactados.

Seguem algumas fotos de hoje, 23/09/2019, oito dias após a inoculação, de um dos copos. Gostaria de opinião de vocês sobre a aparência do micélio. Esse é da strain MDK, o carimbo de TPB deve chegar essa semana e quero tentar no milho para um futuro casing/bulk. Acho que vou fazer um monotube ou casing direto no terrário, ainda estou estudando essas técnicas e os conceitos e a lógica ainda não estão muito claros na minha cabeça.

Enfim, fotos: WhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38 (1).jpegWhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38 (2).jpegWhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38.jpeg (todas são do mesmo copo, o mais colonizado até agora)

Além da compactação, a temperatura média por aqui tem sido superior a 35°C! Vou comprar um isopor e refrigerar com garrafa de gelo para servir de incubadora.

Mesmo tendo cometido erros básicos, ainda estou muito animado e sei que obterei sucesso!

Luz, Paz e Prosperidade ☯ 🍄
 
Última edição:
Depois de muito tempo, finalmente consegui uma SAB. O único problema é que, como tinha planejado ter a SAB pronta há três dias, o milho já está pronto tindalizado. Deixei na geladeira. Vocês acham que dá pra usar esse milho como substrato ou preparo mais?

Preparei as seringas hoje, três de 5ml. Usei um quarto do carimbo de TPB, esse veio bem melhor que o de MDK. Utilizei um quarto do carimbo (a parte mais fraca, com menos esporos).

-PROCEDIMENTO-

-Primeiro, limpei a SAB com uma solução de detergente, água e água sanitária. Separei o material que iria usar e fui tomar um banho.

-Após o banho, borrifei a mesma solução no ambiente e dentro da SAB e esperei alguns minutos.

-Prossegui limpando tudo com álcool 70°antes de pôr dentro da SAB, usando luvas e máscara durante todo o processo.

-Para a solução de esporos, usei soro fisiológico. Raspei o carimbo com a agulha da primeira seringa. Porém, quando fui colocar o soro na xícara, o lacre da garrafa do soro caiu dentro da dela 😤.

-Depois, ainda deixei a agulha da segunda seringa cair no chão (dentro do tubo protetor), antes de limpar com álcool para pôr dentro da SAB.

-CONCLUSÃO-

Enfim... Esses foram os acidentes de percurso.

Confesso que estava muito animado para fazer tudo, mas tem me faltado tempo e energia por conta do trabalho.

Espero que seja bom o suficiente dessa vez.

Mais uma dúvida: vocês tem algum método para não deixar sobrar esporos no recipiente de mistura da solução? Dava pra ver esporos no pouco soro que sobrou dentro da xícara, mas não dava pra aproveitar aquilo sugando com a seringa, então eu adicionei um pouco de água de torneira e despejei num vaso de plantas no quintal.


Paz ✌🏽
 

Anexos

  • IMG_20190930_213016.jpg
    IMG_20190930_213016.jpg
    4.4 MB · Visualizações: 24
  • IMG_20190930_212943.jpg
    IMG_20190930_212943.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 23
Última edição:
Salve, irmãos

ATUALIZANDO 03/10/19
Ontem, 02/10, inoculei três potes de milho que havia preparado no início da semana. Segue o diário.​
ESTERILIZAÇÃO DO MILHO
O milho foi deixado de molho por três dias e fervido uma ver por dia. Ao término desse processo, foi guardado na geladeira pois ainda não havia adquirido minha SAB. permaneceu lá por dois ou três dias, o que serviu para retirar umidade do milho, pelo o que pude perceber. Não sei se isso foi positivo. Ao meu ver, acho que foi bom, pois no fim da esterilização por vapor (descrito a seguir) o milho estava macio e sem umidade excessiva dentro dos potes.​
Após ter tindalizado o milho, segui para a esterilização em PP, porém, notei que os potes de plástico não cabiam na panela. Então peguei uma convencional de maior tamanho, coloquei um pano no fundo, enchi de água até aproximadamente metade da altura dos potes e deixei ferver no vapor por duas horas.​
Ao término do processo, esperei o milho resfriar minimamente para que os potes pudessem ser manuseados e os cobri com papel filme (as tampas haviam sido previamente perfuradas com quatro furos equidistantes para a penetração do vapor e posterior inoculação com seringa). Pus na geladeira por algumas horas.​
INOCULAÇÃO 02/10/19
Separei todo o material que iria utilizar, sendo ele:​
  1. SAB
  2. Borrifador com solução de água, água sanitária e detergente
  3. Potes com milho esterilizado
  4. Seringa de esporos de TPB de 5 ml (hidratada por 48h)
  5. Luvas e máscara
  6. Vela para flambar a agulha
  7. Álcool 70°
  8. Papel toalha
  9. WhatsApp Image 2019-10-03 at 08.15.22 (1).jpeg
PROCEDIMENTO
Após ter todo o material separado, borrifei a solução do borrifador em todo o ambiente e dentro da SAB e segui para o banho. Saindo do banho, segui para o ambiente de trabalho e borrifei a solução na sala novamente (é um cômodo muito amplo, uma sala dupla). Já havia fechado todas as portas e janelas, inclusive de cômodos adjacentes, para evitar correntes de ar.​
Enquanto aguardava as gotículas no ar assentarem, esfreguei as mãos e antebraços com álcool, embebi o papel toalha, retirei o papel filme dos potes e limpei-os antes pô-los dentro da SAB. Em seguida, flambei a agulha da seringa, recoloquei o protetor e a coloquei dentro da SAB.​
Esfreguei as mãos e os braços com álcool novamente, e segui com a inoculação, sempre flambando a agulha após cada pote.​
Ao término desse processo (e essa parte poderia ter sido melhor executada), cortei os pedaços de fita micropore para tapar os buracos de inoculação, mas tive muita dificuldade de evitar contato desnecessário, pois a fita grudava nas luvas.​
WhatsApp Image 2019-10-03 at 08.15.22.jpeg
Os potes foram postos em incubadora de isopor sem controle de temperatura. A temperatura está mais amena nas duas últimas semanas devido ao início do período de chuvas, chamado de "inverno" no Norte do país, mesmo que seja verão no hemisfério Sul. Notei que, dentro do isopor, posso manter uma temperatura mais amena durante o dia, deixando ele aberto durante a noite, quando o ar-condicionado está ligado, e tapando pela manhã bem cedo. O termo-higrômetro que encomendei deve chegar, então terei uma noção melhor da temperatura da incubadora e, futuramente, do terrário.​
CONCLUSÕES
No decorrer dos próximos dias vou observar o desenvolvimento do micélio e avaliar a eficácia dos procedimentos tomados, principalmente o de esterilização do substrato, já que não utilizei PP.​
Prefiro potes PP5 à copos de vidro.​
Seringas de 5 ml são ótimas para dosar melhor a quantidade de solução injetada e, ao meu ver, facilitam uma melhor utilização do carimbo.​

Mais uma leva de milho fica pronta hoje, estou pensando em utilizar papel alumínio ao invés das tampas dos potes somente para ver a diferença no desenvolvimento do micélio com relação às trocas gasosas. Nesse caso, não usaria micropore.​
Por enquanto, é só.

Paz, Luz e Prosperidade! ☯🍄
 
Muito bem, vou continuar acompanhando seu diário para dar início no meu, se tudo der certo semana que vem finalmente início
 
Ontem, 04/10/19, preparei mais uma leva de milho. Tindalizei da mesma maneira, porém, dessa vez usei dois potes de vidro e um de requeijão que consegui pôr dentro da PP. Vão servir de comparação aos potes que esterilizei somente no vapor, sem pressão.

Tem chovido nos últimos dias e a temperatura tem estado estável ao redor dos 28°C, o que tem sido muito bom!

Agora, só resta esperar para ver crescimento de micélio no milho.

Quanto aos bolos de MDK, sobraram três com aparência duvidosa, mas eles estão progredindo na colonização e acho que podem surpreender. Há manchas amareladas mas não sei se são uma contaminação ou secreção micelial. Depois posto fotos.

Paz e Luz!
 

Anexos

  • IMG_20191005_121410.jpg
    IMG_20191005_121410.jpg
    2 MB · Visualizações: 16
  • IMG_20191005_121352.jpg
    IMG_20191005_121352.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 12
Última edição:
Bro, só esta tampa já é suficiente pra selar o pote de milho!?

Acredito que sim, cara. Ela é hermeticamente fechada. Dá um encaixe bem apertado, do tipo que, se enchesse o pote com água e o virasse, acredito que não derramaria. Meu único erro foi ter comprado os potes de 500 ml. Eles são grandes demais para esterilizar na PP. Há opções de 250 ml.
 
Acredito que sim, cara. Ela é hermeticamente fechada. Dá um encaixe bem apertado, do tipo que, se enchesse o pote com água e o virasse, acredito que não derramaria. Meu único erro foi ter comprado os potes de 500 ml. Eles são grandes demais para esterilizar na PP. Há opções de 250 ml.

Cara, eu usei esses potes recentemente na panela de pressão e eles deformaram, a parede é muito fina. E outra, como o @Domesticador falou, essa tampa não é o suficiente pra fechar, se você ficar pegando os potes na mão eles amassam e entra e sai ar do pote pelas bordas da tampa, é melhor selar entre a tampa e o pote de alguma forma, fita crepe ou plástico filme.

Manda fotos de como estão os inícios de micélio crescendo aí pra galera ver, tô curioso kkk. Nunca funcionaram as minhas tentativas de pasteurização.

Boa sorte na parada aí, que venham uns cogus alucinantes!
 
Cara, eu usei esses potes recentemente na panela de pressão e eles deformaram, a parede é muito fina. E outra, como o @Domesticador falou, essa tampa não é o suficiente pra fechar, se você ficar pegando os potes na mão eles amassam e entra e sai ar do pote pelas bordas da tampa, é melhor selar entre a tampa e o pote de alguma forma, fita crepe ou plástico filme.

Manda fotos de como estão os inícios de micélio crescendo aí pra galera ver, tô curioso kkk. Nunca funcionaram as minhas tentativas de pasteurização.

Boa sorte na parada aí, que venham uns cogus alucinantes!

Fala, cara! Estava acompanhando seu cultivo hahaha. Aliás, muito legal a ideia dos sacos e do filtro de laboratório. Pretendo utilizar sacos também na próxima vez que precisar esterilizar substrato. Meu plano é fazer um Bulk para ter um estoque para o fim do ano e fazer um blue honey para abril 🍄 🐝.

Enfim, talvez os potes sejam diferentes. Esse que eu usei, pelo menos, não deformam ao toque com o próprio peso do pote cheio de milho, mas se você apertá-los, eles deformam sim. No entanto, não são assim tão maleáveis.

Acho que eles cumprem seu papel como barreira para contaminantes, mesmo não oferecendo vedação total e completa.

E nem me fale em micélio, eu estou tentando não ver essa bagaça todos os dias! hahaha

Estou bem ansioso, também, para ver o desenvolvimento no milho. Pode deixar que posto fotos assim que tiver resultados ;)

A propósito, essa era outra dúvida minha: quanto tempo após inoculação por seringa multi-esporos o micélio começa a se formar no milho, em média? Milagrosamente, o clima tem se mantido favorável por aqui no Norte do país, temperatura entre 26°, 30° durante o decorrer do dia.

Paz e Luz, irmãos!
 
Última edição:
Fala, cara! Estava acompanhando seu cultivo hahaha. Aliás, muito legal a ideia dos sacos e do filtro de laboratório. Pretendo utilizar sacos também na próxima vez que precisar esterilizar substrato. Meu plano é fazer um Bulk para ter um estoque para o fim do ano e fazer um blue honey para abril 🍄 🐝.

Enfim, talvez os potes sejam diferentes. Esse que eu usei, pelo menos, não deformam ao toque com o próprio peso do pote cheio de milho, mas se você apertá-los, eles deformam sim. No entanto, não são assim tão maleáveis.

Acho que eles cumprem seu papel como barreira para contaminantes, mesmo não oferecendo vedação total e completa.

E nem me fale em micélio, eu estou tentando não ver essa bagaça todos os dias! hahaha

Estou bem ansioso, também, para ver o desenvolvimento no milho. Pode deixar que posto fotos assim que tiver resultados ;)

A propósito, essa era outra dúvida minha: quanto tempo após inoculação por seringa multi-esporos o micélio começa a se formar no milho, em média? Milagrosamente, o clima tem se mantido favorável por aqui no Norte do país, temperatura entre 26°, 30° durante o decorrer do dia.

Paz e Luz, irmãos!

essa ansiedade é a parte mais difícil mesmo kkk, sobre o tempo que leva pra aparecer os primeiros sinais pode levar até 15 dias, depois disso já é melhor descartar. Em média leva uns 5-7 dias.
 
essa ansiedade é a parte mais difícil mesmo kkk, sobre o tempo que leva pra aparecer os primeiros sinais pode levar até 15 dias, depois disso já é melhor descartar. Em média leva uns 5-7 dias.

Estava aqui pensando: vou fazer uns testes de vedação e resistência à deformação dos potes e posto fotos com os resultados depois. Dessa maneira, posso contribuir um pouquinho com a comunidade :D

E só pra ficar claro, a vedação ficaria comprometida se, ao apertar o pote e ele se deformar, criaria um efeito bomba quando o pote voltasse à sua forma original, sugando o ar de fora? Foi o que eu imaginei :unsure:

Paz e Luz
 
Salve, salve, psiconautas! Trago notícias e uma dúvida.

MDK, PFTEK
Lembram dos bolos do início do cultivo? Pois é, três se salvaram. O resto foi descartado por contaminação ou até mesmo, pasmem, larvas :sick:. Acho que os ovos estavam presentes na farinha de arroz integral. Infelizmente, já vi embalagens fechadas na prateleira do mercado, dentro do prazo de validade, com larvas se mexendo e tudo. Então, essa é minha hipótese.​

Apesar de ter cometido muitos erros, inclusive na preparação do substrato, que ficou compactado e úmido demais, a colonização desses três bravos sobreviventes está progredindo bem. Acho que aniversario esses bolos até o fim de semana que vem. Gostaria da opinião de vocês. Seguem fotos:​

  1. WhatsApp Image 2019-10-10 at 10.14.08 (1) - Copia.jpeg copo 1​
  2. WhatsApp Image 2019-10-10 at 10.14.08 (2) - Copia.jpeg copo 2​
  3. WhatsApp Image 2019-10-10 at 10.14.08.jpeg copo 1​
  4. O copo 3 está similar ao 2​
TPB, MILHO
O milho está progredindo na colonização, essas fotos são de ontem a noite, ou seja, 5 e 4 dias após a inoculação dos potes de plástico e dos de vidro, respectivamente. Seguem fotos:​

  1. WhatsApp Image 2019-10-10 at 10.14.08 (4) - Copia.jpeg DÚVIDA: o que vocês acham daquele mais escuro na parte de cima? Estou com medo de ser duende verde e pensei em retirar do pote. Por outro lado, não sei se é só parte do grão que já estava mais escura. Vou analisar com mais cuidado hoje, à luz do dia.
  2. WhatsApp Image 2019-10-10 at 10.14.08 (3) - Copia.jpeg (notem o micélio próximo ao fundo)​

Há mais um pote de vidro e mais dois de plástico, todos eles com micélio se desenvolvendo de maneira similar, exceto pelo ponto escuro do pote da foto.​

Aguardo pela opinião de vocês!

Paz e Luz! ✌☯
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-10-10 at 10.14.09.jpeg
    WhatsApp Image 2019-10-10 at 10.14.09.jpeg
    113.1 KB · Visualizações: 24
O ponto preto no milho provavelmente é contaminação.
Mas não parece trichoderma.

Tive essa mesma aparência em dois copos de milho apenas 1 grão em cada, ele cresceu com o tempo, mas não conseguiu sobrepor o micélio.
Contudo, o micélio também não conseguiu cobrir o milho contaminado.
Por isso acredito que seja bactéria.

Na hora de preparar o bulk tirei o milho feio (que também estava bem em cima) e fiz normalmente.
Rendeu o esperado e sem nenhum problema.
A unica coisa que fiz foi utilizar terrário separado dos outro para garantir.

Nesse caso eu acho melhor bulk do que casing devido a presença de outros microrganismos, que sobreviveram a pasteurização e podem auxiliar nesse controle.
Ainda não é necessário descartar, mas sim acompanhar o crescimento.

---------------------

Edit: Essa questão da larva é bem estranha se foi para a panela de pressão, se foram apenas os 45 minutos do primeiro post é pouco.
 
Última edição:
Salve, salve

Lembram dessa contaminação aqui?
IMG_20190925_133812.jpg

Acho que está ocorrendo em um dos potes de vidro.
IMG_20191010_221125.jpg

É o mesmo aspecto algodoado, longo e de teia de aranha. Também se desenvolve muito rápido. Hoje de manhã, não estava lá. Dicas?

Paz e Luz! ✌☯

EDIT
: Pelo o que pude conferir nesse link sobre contaminações mais comuns, diria com razoável certeza que é cobweb.
 
Última edição:
Até onde eu sei, deve ser causado por muita umidade, pouco oxigênio, água oxigenada volume 10 diluído parece que resolve, mas isso quando já tá aniversáriado, antes disso eu não sei se resolve,
 
Salve, salve, psiconautas! Trago atualizações :)

TPB, MILHO
Com exceção do pequeno pote de requeijão, tenho quase certeza que todos os outros se contaminaram. Seguem fotos e minhas observações:

  • Potes de plástico (esterilizados sem PP)​
Notei a presença de uma massa branca sólida, não rizomórfica e que se espalhou rapidamente pelo milho, crescendo mais rápido que o micélio de P. Cubensis. Decidi, então, retirá-los da incubadora de isopor e pôr em um lugar separado para observar o desenvolvimento. Essas fotos são de hoje, 20/10/19.​
IMG_20191020_122251.jpgIMG_20191020_122219.jpgIMG_20191020_122134.jpg
Abri os potes e não notei mal cheiro, mas também não sei como é o cheiro de micélio bom, então não posso comparar.​
  • Potes de vidro e pote de requeijão (esterilizados com PP)
Os dois potes de vidro também exibiram sinais suspeitos de contaminação com o desenvolvimento de micélio diferente do de P. Cubensis (fotos em post anterior). Descartei um deles e separei o outro junto com os potes de plástico. O pote de requeijão, até agora, só exibiu micélio rizomórfico, sem suspeitas de contaminação até o momento.​
IMG_20191020_122441.jpgIMG_20191020_122851.jpgIMG_20191020_122901.jpg
TPB, ARROZ
Depoisde ter as contaminações em quase todos os potes de milho, fiquei bastante desmotivado, mas decidi tentar algo diferente e levar como aprendizado. Foi então que parti para o simples. Decidi preparar um substrato de arroz integral que inoculei dia 13/10/19, uns semana atrás. Hoje, estão assim:​
IMG_20191020_122604.jpgIMG_20191020_122725.jpg
A colonização está indo bem rápido! Estou bem animado com esse resultado, até agora. Com certeza vou usar arroz puro novamente.​
MDK, PFTEK
Estava na dúvida se os bolos já estavam completamente colonizados ou não, foi então que tive uma surpresa hoje manhã:​
IMG_20191020_122925.jpg
Um dos bolos começou a pinar! Fiquei bem feliz. Havia notado a o crescimento de micélio algodoado no bolo e estava me perguntado se já não seria hora de aniversariá-lo. Dos três bolos de MDK, mais um está exibindo esses mesmos sinais, então deve estar pronto para começar a frutificar logo, logo. O terceiro ainda está em fase final de colonização.​
IMG_20191020_122956.jpg (micélio algodoado)​

IMG_20191020_123019.jpg (ainda há substrato)
Pretendo fazer um dunk e aniversariá-los amanhã. O que vocês acham? Outra opção seria despedaça-los e fazer um casing com vermiculita.​
Paz, Luz e Prioridade! 🍄
 

Anexos

  • IMG_20191020_122939.jpg
    IMG_20191020_122939.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 12
Já aniversáriou os bolos?
O milho e muito sucetivo a contaminação então ele merece ser esterelizado de um modo rigoroso com cloro e tals da a olhada nesse artigo.
O micélio começou a surgir quantos dia após a inoculação ?
 
Última edição:
Já aniversáriou os bolos?
O milho e muito sucetivo a contaminação então ele merece ser esterelizado de um modo rigoroso com cloro e tals da a olhada nesse artigo.
O micélio começou a surgir quantos dia após a inoculação ?


Estou preparando os bolos agora! Haha. Acabei de fazer o terrário, deixei eles em hidratando de ontem de pra hoje.

Eu acho que já li esse artigo. Fiz a fervura pelos três dias seguidos, só não quis usar cloro. Fiquei inseguro quanto a por água sanitária no substrato.

Abraço!
 
O resto foi descartado por contaminação ou até mesmo, pasmem, larvas

Acho que vc comenteu algum erro na esterilização, pelo que eu notei é melhor deixar 1hr ou mais, eu fiz a esterilização de noite e deixei os potes na panela para fazer a inoculação de manhã, dps do café e de um belo banho claro, e nunca abrir a tampa dos potes é sempre melhor furar o alumínio ou q tampa do pote PP.
Minha teoria é que alguma mosca pousou no substrato enquanto vc foi analisar outra coisa daí os ovos podem ter ficado no meio do substrato onde a temperatura n foi tão alta quanto as extremidades do pote.
Eu acho que já li esse artigo. Fiz a fervura pelos três dias seguidos, só não quis usar cloro. Fiquei inseguro quanto a por água sanitária no substrato.

Abraço!

O cloro elimina os subsporos que ficam no meio do milho lá dentro da semente.

Dps vc usa um produto para neutralizar o cloro, esqueci o nome agr mas tá no artigo.

Tô ansioso por vc mano, quero ver os cogumelos kkk espero que cresça muitos

Abraços!
 
Última edição:
se deu larva provavelmente tenha sido forídeo. Eles são mestres em entrar em pequenas cavidades e buraquinhos. Os copos sempre tem que estar vedados de maneira que haja troca de ar através de filtros. Eu uso ou micropore ou algumas camadas de algodão e fita crepe. Fora isso o copo tem que estar vedado pra impedir entrada de forídeo. Inclusive podem entrar no terrário e depositar ovos nos bolos. Elas são lentas voando, mas andam bem rápido e conseguem encontrar qualquer orifício q vc tenha deixado, msm q seja minusculo.
 
Back
Top