Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo, MDK + TPB

Diário de cultivo completo.
Olá à todos!

É com grande entusiasmo que inicio o diário do meu primeiro cultivo aqui no fórum, onde pude adquirir todo o conhecimento para começar a cultivar meus próprios enteógenos.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: MDK, TPB.
PROCEDÊNCIA: Loja na internet.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X ) PF TEK (segui uma receita diferente que utiliza farinha de arroz ao invés do grão semi-moído)
Selo com Vermiculita
( X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão por 45 minutos, deixando resfriar dentro da panela durante a noite.
Direto ao ponto: o substrato ficou compactado. Foi minha primeira vez preparando a mistura e eu errei na dosagem de água e farinha de arroz integral. Decidi proceder com a inoculação mesmo assim.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: 15/09/2019
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos (MDK)
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Cometi muitos erros nessa primeira tentativa:

-Acho que diluí demais os esporos em seringas muito grandes (duas de 20ml). No final, acho que inoculei uns 10 copos, mas nem todos deram sinal de vida. E o substrato estava muito compactado. Resolvi descartar os copos sem sinal de micélio que estavam visivelmente compactados.

Seguem algumas fotos de hoje, 23/09/2019, oito dias após a inoculação, de um dos copos. Gostaria de opinião de vocês sobre a aparência do micélio. Esse é da strain MDK, o carimbo de TPB deve chegar essa semana e quero tentar no milho para um futuro casing/bulk. Acho que vou fazer um monotube ou casing direto no terrário, ainda estou estudando essas técnicas e os conceitos e a lógica ainda não estão muito claros na minha cabeça.

Enfim, fotos: WhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38 (1).jpegWhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38 (2).jpegWhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38.jpeg (todas são do mesmo copo, o mais colonizado até agora)

Além da compactação, a temperatura média por aqui tem sido superior a 35°C! Vou comprar um isopor e refrigerar com garrafa de gelo para servir de incubadora.

Mesmo tendo cometido erros básicos, ainda estou muito animado e sei que obterei sucesso!

Luz, Paz e Prosperidade ☯ 🍄
 
Última edição:
Salve, salve, psiconautas, exploradores do universo da consciência! :alien: Trago atualizações.

MDK, ANIVERSÁRIO - PFTEK
Cinco semanas após inoculação (15/09/19), aniversariei dois bolos no terrário ontem a noite (21/10/19) depois de um dunk de 24 h, os bolos foram rolados em vermiculita umedecida e levada ao micro-ondas por aproximadamente 10 minutos. Seguem fotos e algumas dúvidas.​
WhatsApp Image 2019-10-22 at 08.11.38 (2).jpeg (1)​
WhatsApp Image 2019-10-22 at 08.11.38 (1).jpeg (2)​
WhatsApp Image 2019-10-22 at 08.11.38.jpeg (3)​
Fiz quatro furos laterais à altura da argila expandida e mais dois, mais altos, na face lateral menor da caixa. Todos os furos foram feitos usando latinhas de cerveja aquecida no fogão (aproximadamente 5 cm de diâmetro) e tapados com recorte de máscara para procedimento não-cirúrgico.​
DÚVIDAS:

  1. O que vocês fazem com relação ao desnível causado pela argila expandida? Eu apoiei meus bolos em papel alumínio dobrado, nada mais, mas sinto que não estão muito seguros.
  2. O que vocês acham da configuração do terrário? Mais buracos? Menos buracos? Devo abanar? Como saber se a umidade está adequada? Sei que o sensor que estou usando não é adequado para medir a umidade, só uso para medir a temperatura.
  3. Nesse momento, o terrário está empilhado por cima da caixa de isopor que é a incubadora e de outra caixa organizadora que é a SAB, em em dos cantos do quarto. Que tipo de ambiente seria mais recomendável?
  4. Coloquei água sanitária na água do terrário, não muito. Foi no olho mesmo mas acho até que a proporção é menor do que 1:9 ou 1:10, mesmo assim sinto o cheiro forte de cloro quando abro o terrário. Isso pode prejudicar o cultivo de alguma forma?
  5. Por fim, o que vocês mudariam e porquê? Desde já agradeço :)
Paz, Luz e Prosperidade! 🌈 🍄

ADENDO:
Quando percebi que o momento de preparar o terrário se aproximava, algumas semanas atrás, percebi que teria sido muito mais eficiente e econômico ter comprado uma caixa de isopor, que é isolante térmico, do que uma caixa organizadora, que me custou de três a quatro vezes mais. Digo isso, claro, para quem mora em regiões muito quentes (aqui no Norte, passa dos 30° todo santo dia). Ainda não vi quão eficaz as garrafas de gelo serão no controle da temperatura, mas mudar para um terrário de isopor, caso não seja possível prover as condições necessárias para uma boa frutificação, é uma opção que considero.
 
Última edição:
Micro gotículas de agua na tampa e principalmente nas paredes do terrário é sinal de uma boa umidificação quando mais melhor, se não tiver micro gotinhas nas paredes do terrário pegue um borrifador e aplique somente nas paredes nunca no bolo pois pode machucar ele( ele é muito sensível kkk)

Usa uma tampa de tapwaer com vermiculita esterelizada no fundo para melhorar o desnível em vez do alumínio.

Acho que a configuração tá boa, lembrar que quanto mais buracos menos umidade, se o seu local for limpo e não tiver muita poeira abana sim, mas é melhor um borbulhador, abana duas ou três vezes no máximo para evitar contaminar.

Um ambiente com luz indireta e que não Fassa muito frio ou calor, pod até ser no chão, se o chão for limpo regulamente é claro.

Se tiver cheiro forte de cloro, tira essa água pois vai prejudicar a troca gasosa e quem sabe matar o micélio, melhor previnir do que remediar.

Eu usaria água mineral de mercado no terrário onde vai a argila, e colocaria em um lugar com luz indireta, mais com uma luz tendêndo a ficar em cima do terrário na tampa para eles não crescerem para o lado e sim crescer para cima,

a caixa de isopor n me parece ser uma boa ideia porque n ia dar para ver os bolos e se tem umidade, se vc n maja de eletrônica não vai conseguir colocar um único led no terrário para ter iluminação e se colocar um led muito forte vai aumentar muito a temperatura pois é uma caixa térmica de isopor.

Bom cultivo manoou!
Boa ideia essa de usar a lata para furar
 
Última edição:
Se tiver cheiro forte de cloro, tira essa água pois vai prejudicar a troca gasosa e quem sabe matar o micélio, melhor previnir do que remediar.

Agora você me deixou com medo! Vou trocar essa água assim que chegar em casa. Espero que o Enzo e a Valentina estejam bem (minha namorada deu nome aos bolos sem minha permissão).

a caixa de isopor n me parece ser uma boa ideia porque n ia dar para ver os bolos e se tem umidade, se vc n maja de eletrônica não vai conseguir colocar um único led no terrário para ter iluminação e se colocar um led muito forte vai aumentar muito a temperatura pois é uma caixa térmica de isopor.

Eu pensei em fazer um recorte na tampa para permitir a entrada de luz indireta e vedar com algum plástico translúcido e fita.

Hoje de manhã, notei que a caixa do terrário está vazando 😑. Não é muito, mas vi uma pequena poça d'água abaixo dele, e tinha cheiro de cloro. No entanto, ele ainda é capaz de reter a água acumulada no fundo.

O que vocês acham? Devo trocar a caixa? Tenho mais uma, mais baixa, porém mais ampla. Uns 40 L. Julgo ter altura o suficiente. Mas minha conclusão é de que o dinheiro e o trabalho que tive para comprar essa caixa maior foram desperdiçados.

Hoje, devo fazer um dunk de 24h no terceiro bolo de MDK para aniversariá-lo amanhã a noite.

Por enquanto é só,

Paz e luz! ✌
 
Boa ideia a da caixa, faz os dois e vê qual sai melhor, gostei dos nomes kkkk
 
ATUALIZANDO
BOLOS DE MDK

Estou preocupado com Enzo e Valentina ( :cautious: ). Quantos dias, normalmente, leva para os bolos começarem a pinar depois do dunk & roll? Resolvi trocar de terrário. Peguei outra caixa organizadora que havia comprado por engano para fazer a SAB mas que acabou sendo pequena. Não fiz furos nessa, estou trocando o ar quatro vezes por dia com a ajuda de um ventilador e controlando a temperatura com garrafas com gelo. Lavei a argila expandida e troquei a água, mas ainda sinto cheiro de cloro, porém, bem mais fraco. Mas, pessoalmente, acho que me sentiria sufocado tendo que respirar ali dentro. Também não sei dizer se a umidade está adequada.

WhatsApp Image 2019-10-24 at 14.00.43 (2).jpegWhatsApp Image 2019-10-24 at 14.00.43.jpegWhatsApp Image 2019-10-24 at 14.00.43 (1).jpegWhatsApp Image 2019-10-24 at 14.00.43 (3).jpegWhatsApp Image 2019-10-24 at 14.00.43 (4).jpeg

Hoje a noite aniversariarei (que verbo) o último bolo de MDK. Vou usar um método diferente, vou improvisar um mini-terrário só para esse terceiro bolo, assim poderei testar a eficácia do outro terrário maior e se estou fazendo algo errado.

TPB, MILHO E ARROZ

Os potes de arroz seguem colonizando bem rápido e com um micélio muito bonito! Um dos copos menores já está quase 100%, o pote maior vai demorar mais um pouco e o segundo copo já estaria completamente colonizado se eu tivesse injetado a solução de esporos em quatro cantos, mas injetei somente em um por que foi o último copo a ser inoculado e não tinha muito mais na seringa.


WhatsApp Image 2019-10-24 at 14.00.42 (2).jpegWhatsApp Image 2019-10-24 at 14.00.42 (1).jpegWhatsApp Image 2019-10-24 at 14.00.42.jpegWhatsApp Image 2019-10-24 at 14.00.43 (5).jpeg

Pretendo usar como spawn para G2G e, quando tiver o suficiente, um bulk com fibra de côco ou um casing com vermiculita. O que vocês acham?

O pote de milho apresentou uns pontos marrons. Seriam primórdias? Acho que grãos inteiros não chegam a pinar, mas não sei mais o que pode ser.

WhatsApp Image 2019-10-24 at 14.00.42 (3).jpeg


Paz e Luz! ✌
 
Última edição:
Abanar o terrário faz perder muita umidade, mas se não abar não há troca gasosa, vish tá num beco sem saída kkk tenta abanar com a tampa só três abanadas não mais que isso três vezes ao dia, assim acho que vai
 
Abanar o terrário faz perder muita umidade, mas se não abar não há troca gasosa, vish tá num beco sem saída kkk tenta abanar com a tampa só três abanadas não mais que isso três vezes ao dia, assim acho que vai

Pois é, mas acredito que não seja prejudicial. Vejo muita gente tendo bons resultados abanando. Depois de uma pesquisa rápida, vi que pode demorar de 5 à 7 dias para que os bolos comecem a pinar, então acho que deve estar tudo bem.

ATUALIZANDO

Ontem a noite, aniversariei o Aristóteles. Aristóteles é um cara simples e minimalista, ele sabe que o básico é importante e que, muitas vezes, menos é mais.

WhatsApp Image 2019-10-25 at 08.13.43 (1).jpegWhatsApp Image 2019-10-25 at 08.13.43.jpeg

Coloquei um pouco de vermiculita esterilizada por 10 minutos no microondas no fundo e umedeci com borrifador e água da torneira. Borrifei um pouco de água no saco plástico também e deixei ao pé da janela. Estou fazendo isso para testar diferentes meios e ver se obtenho diferentes resultados nas minhas atuais condições de cultivo (clima, espaço, iluminação, FAE, etc...).

Me baseei nessa TEK de um dos caras do shroomery: Bod's Easy AF cheapest way to get started TEK

Sugestões? Críticas? Elogios? Por favor, comentem! Estou bem ansioso pra ter um bom resultado nesse primeiro cultivo e estou aprendendo bastante 🍄

Paz e Luz ✌
 
Última edição:
Aristóteles é o melhor kkkkkk tô achando que ele vai pinar bem.
mano sou fã do Aristóteles agr!:LOL:👏
Qual pote vc usou para fazer o bolo? Demorou quanto tempo na incubação?.​

Cara, usei um copo de molho/extrato de tomate. Essa foi minha primeira tentativa de cultivo então cometi vários erros, um deles é que deixei o substrato compactado, o que atrasou muito a colonização. Demorou cinco semanas após a inoculação para colonizar 100% e aniversariar. Já o pote de arroz puro que fiz levou umas duas semanas, somente.
 
ATUALIZANDO
Cinco dias após o aniversário, os dois bolos do terrário não apresentam nenhuma mudança, o que me leva a crer que ou não estão recebendo oxigênio suficiente, ou a umidade não está adequada, ou ambos.

IMG_20191026_094528.jpg

Enquanto que o o bolo aniversariado no terrário mais simples três dias depois já exibe sinais de vida, com um crescimento agressivo de micélio algodoado. Sabem o que isso significa?

IMG_20191026_095255.jpg

Paz e Luz ✌ 🍄
 
coitado do Aristóteles ele está contaminado !:cry:.
Acho que é cobweb, procura no fórum como resolver isso, se não me engano com água oxigenada 10volumes resolve, mas procura saber melhor no forum
Caros amigos, tive um problema com um cobweb em uma das minhas criações, e recorri ao fórum, entretanto, em minhas pesquisas, não verifiquei nada que falasse em como tratar, desta forma, recorri até a literatura (fóruns) americanos, onde o assunto é amplamente tratado.

Lembrando que este tutorial é uma livre tradução (adaptado e resumido) de https://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/18642418.

Bom, primeiramente, o que é Cobweb?

É um PARASITA de cogumelos, onde o mesmo, se utiliza dos nutrientes do cogumelo para se nutrir, sobreviver e crescer. Desta forma, ele não impedirá o crescimento do pin, ou qualquer coisa do tipo, no máximo, retardará. Desta forma, a pergunta: "meu micélio parece ter cobweb, mas o pin está crescendo, será que não está infectado?" não é valida.

O Cobweb (teia de aranha) não tem este nome a toa. Você consegue visualizar pequenas linhas, entrelaçadas. A semelhança com a teia vem do fato das pequenas linhas que ele forma. Normalmente é um pouco mais cinza que o micélio propriamente dito.

No casing, notei CobWeb, o que fazer?
Embora na teoria o cobweb possa surgir realmente em qualquer fase, na prática não é visto isto ocorrendo na fase de casing, nem mesmo no micélio. Provavelmente está contaminado com alguma outra coisa.

Esclarecido alguns pontos, vamos ao tutorial.

Meu cogumelo está com Cobweb, como tratar?

O tratamento indicado para tal é borrifar Peróxido de Hidrogênio (h²0²), mais conhecido como água oxigenada, no Cobweb. Existe um falho conceito de que a água oxigenada apenas afeta o Cobweb, mas ela afeta qualquer fungus, inclusive o micélio pela rápida liberação de o². Desta forma, é impossível não afetar seu micélio, mas também, não foram encontradas produções que foram totalmente anuladas por causa do peróxido de carbono. Desta forma, o mesmo é recomendado. A aplicação recomendada é de borrifar 3x a cada 12h. Você deve borrifar até que todo o Cobweb tenha "derretido". Borrife novamente 12h ou 24h após, mesmo que não veja o Cobweb. No momento em que você borrifar, verá uma reação de borbulhamento na mesma hora, e essa reação será percebida apenas no cobweb. Caso ocorra de a h²o² cair no micélio, é natural que fique azulado.

Notas:
Adicionarei comentários da tradução depois.

Espero ter esclarecido dúvidas e ter feito uma forma eficiente de cuidar dos seus queridos.
Da uma olhada
 
Última edição:
coitado do Aristóteles ele está contaminado !:cry:.
Acho que é cobweb, procura no fórum como resolver isso, se não me engano com água oxigenada 10volumes resolve, mas procura saber melhor no forum

Da uma olhada

Cara, não pareceu contaminação pra mim. Talvez na foto. Mas eu vou dar uma olhada e talvez borrifar água oxigenada nele. Valeu pelo toque :)
 
Exatamente a minha situação! Realmente, pode ser falta de oxigênio. Engraçado, eu imaginei que os bolos do terrário pudessem estar com falta de oxigênio. Vou esperar e ver quem pina primeiro.

Esse tópico foi muito útil! Obrigado :)
 
Aristóteles está pinando, mesmo tendo sido aniversariado dois dias depois dos dois bolos do terrário, e o micélio algodoado parece normal até agora. Não acredito que seja contaminação.

A pergunta é: o que deu errado com os bolos do terrário? Acredito que umidade e oxigenação não estejam adequadas, mas não sei porquê.

Sugestões são muito bem vindas! @Texugo @Wanderer @Gteach

Grato, amigos! 🍄 ☯ ✌
 
Sugiero mais troca de ar.
Vc deixa com o plastico por cima e fechado ?
Deixa um pouco mais leve o plastico.

Umidade e boa mais sem teu bolo poder respirar ela tornase uma dificultad.

Abz
 
Sugiero mais troca de ar.
Vc deixa com o plastico por cima e fechado ?
Deixa um pouco mais leve o plastico.

Umidade e boa mais sem teu bolo poder respirar ela tornase uma dificultad.

Abz

Você se refere ao bolo no terrário improvisado? Ele foi aniversariado depois e mesmo assim já está pinando primeiro. O que me preocupa são os dois bolos do terrário que, até agora, não demonstram sinal de vida e parece que estão ficando um pouco cinzas. Acabei de examiná-los e parecem secos. Pensei em fazer um dunk e voltar um deles para o terrário de Tupperware e o outro para um terrário de pote de pasta de amendoim, igual ao terceiro bolo (o que está pinando). Ou esperar mais alguns dias e ver se algo muda.

Obrigado pelo conselho!
 
Três coisas que eu aprendi cultivando ou tentando cultivar cogumelo.

1° Temperatura;

Esse negocio de que a temperatura é muito supérflua para colonização ou até mesmo para frutificação não é mito, muita gente cultiva em regiões quentes e a produção não é a mesma do que se fosse em uma região fria, deve haver um equilíbrio para simular o habitat natural do basidiomycota de 0° a 30°C, mas especificamente de 22°C a 26°C, temperaturas elevadas favorece aos contaminantes e ai começa a treta entre basidiomycota e os inimigos. Única solução para cultivar em minha região seria em uma geladeira com um sistema de termostato externo, conseguiria a configuração ideal para o cultivo. No OLX você acha geladeiras antigas e semi-novas numa faixa de 80$ a 250$ em bom estado de conservação. Terrário em caixas organizadoras é bom para climas frios, pois o aquecedor consegue equilibrar esse quesito temperatura. Resumindo, em lugares quentes é necessário um recipiente isolante que tenha refrigeração e lugares frios a caixa organizadora e um aquecedor dá conta do recado

Umidade;

A umidade é algo muito simples, tem de haver saturação no ambiente para que haja bons frutos, se não houver em demasia, os frutos ficarão pequenos e magrelos.

3° Oxigênio;

É necessário que no terrário ou ambiente que nosso amigo esteja confinado tenha uma boa ventilação para expurgar o acumulo de CO2, excesso de CO2 não rendem bons frutos e atrasa o aparecimento de primordiais e ai já viu, ansiedade vem a tona, tu acha que tem algo de errado e etc... Só vai demorar mais para pinar, é normal que demora dependendo das condições do ambiente até 25 dias, pelo menos foi o que eu li em alguns lugares.

É necessário um planejamento para ter um bom cultivo sem contaminantes, quando não se dispor de um ambiente outdoor, o cultivo indoor sem planejamento costumar dar muitos probleminhas, sem contar que nossa casa é um viveiro de bactérias ruins kkkk
 
Última edição:
Back
Top