Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo, MDK + TPB

Diário de cultivo completo.
Olá à todos!

É com grande entusiasmo que inicio o diário do meu primeiro cultivo aqui no fórum, onde pude adquirir todo o conhecimento para começar a cultivar meus próprios enteógenos.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: MDK, TPB.
PROCEDÊNCIA: Loja na internet.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X ) PF TEK (segui uma receita diferente que utiliza farinha de arroz ao invés do grão semi-moído)
Selo com Vermiculita
( X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão por 45 minutos, deixando resfriar dentro da panela durante a noite.
Direto ao ponto: o substrato ficou compactado. Foi minha primeira vez preparando a mistura e eu errei na dosagem de água e farinha de arroz integral. Decidi proceder com a inoculação mesmo assim.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: 15/09/2019
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos (MDK)
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Cometi muitos erros nessa primeira tentativa:

-Acho que diluí demais os esporos em seringas muito grandes (duas de 20ml). No final, acho que inoculei uns 10 copos, mas nem todos deram sinal de vida. E o substrato estava muito compactado. Resolvi descartar os copos sem sinal de micélio que estavam visivelmente compactados.

Seguem algumas fotos de hoje, 23/09/2019, oito dias após a inoculação, de um dos copos. Gostaria de opinião de vocês sobre a aparência do micélio. Esse é da strain MDK, o carimbo de TPB deve chegar essa semana e quero tentar no milho para um futuro casing/bulk. Acho que vou fazer um monotube ou casing direto no terrário, ainda estou estudando essas técnicas e os conceitos e a lógica ainda não estão muito claros na minha cabeça.

Enfim, fotos: WhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38 (1).jpegWhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38 (2).jpegWhatsApp Image 2019-09-23 at 14.01.38.jpeg (todas são do mesmo copo, o mais colonizado até agora)

Além da compactação, a temperatura média por aqui tem sido superior a 35°C! Vou comprar um isopor e refrigerar com garrafa de gelo para servir de incubadora.

Mesmo tendo cometido erros básicos, ainda estou muito animado e sei que obterei sucesso!

Luz, Paz e Prosperidade ☯ 🍄
 
Última edição:
Só uma dúvida, acho que teu bolo está contaminado com uma bactéria, tá vendo esses pontos amarelados...

Perdi 8 bolos do Golden Teacher, todos estavam contaminados com essa bactéria, a seringa veio contaminada.
 

Anexos

  • 20190919_224231.jpg
    20190919_224231.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 46
  • 20190919_224326.jpg
    20190919_224326.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 41
Só uma dúvida, acho que teu bolo está contaminado com uma bactéria, tá vendo esses pontos amarelados...

Perdi 8 bolos do Golden Teacher, todos estavam contaminados com essa bactéria, a seringa veio contaminada.


Pois é! Também tenho essa dúvida. Mas, não só isso, hoje de manhã notei a presença de um corpo estranho que parece ser trichoderma. Seguem fotos: IMG_20190924_072141.jpg IMG_20190924_072218.jpg É um branco diferente do micélio. Enquanto o micélio tem aspecto algodoado ou perolizado, esse corpo estranho tem um aspecto rochoso e de um branco opaco não reflexivo.

Por enquanto vou aguardar para ter certeza de tudo.

Ontem comprei um isopor para usar de incubadora com uma garrafa de dois litros congelada. Hoje ainda vou ver se arranjo um termômetro/higrômetro para ter um controle maior das temperaturas.

Bom dia a todos! E qualquer dica é bem vinda 🌈
 

Anexos

  • IMG_20190924_072141.jpg
    IMG_20190924_072141.jpg
    1.9 MB · Visualizações: 45
Realmente me parece meio estranho o aspecto dos bolos ...
mas ja li em diversos diarios de cultivo que mesmo o bolo tendo contaminado é possivel que o micélio se sobresaia sobre a contaminação e fique tudo bem com os bolos, chamam isso de "corrida micelial" ;)
 
Cometi muitos erros nessa primeira tentativa:

-Acho que diluí demais os esporos em seringas muito grandes (duas de 20ml). No final, acho que inoculei uns 10 copos, mas nem todos deram sinal de vida. E o substrato estava muito compactado. Resolvi descartar os copos sem sinal de micélio que estavam visivelmente compactados.

Você utilizou quanto carimbo? 1/4 não teria problemas para duas seringas.
Duas de 20ml não precisa de muitos esporos,
Eu comecei usando de 20ml e passei para de 10ml, prefiro evitar contaminação cruzada por seringa ou se contaminei ela na hora de fazer.

Utilizo 5ml por leva de copos e então espero aparecer sinal de micélio para utilizar o que sobrou da seringa em outros copos.
Se contaminar, não utilizo.

Lembra de inocular apenas 0,25/0,5ml por furo.
O excesso de água dificulta a colonização e facilita bactérias.


Essa foto está bem estranha pra mim, mas é difícil sem realmente ver e também por ter utilizado farinha/o calor dê um aspecto diferente ao micélio.

-----

Tricoderma não é muito comum em PFtek ainda incubando.
Só aguardar e acompanhar.
Bom cultivo!
 
Você utilizou quanto carimbo? 1/4 não teria problemas para duas seringas.
Duas de 20ml não precisa de muitos esporos,

Era um carimbo pequeno e não muito forte. Utilizei ele inteiro e utilizei as duas seringas em uns dez copos. Alguns nem colonizaram.

Eu comecei usando de 20ml e passei para de 10ml, prefiro evitar contaminação cruzada por seringa ou se contaminei ela na hora de fazer.

Depois dessa primeira experiência também pretendo usar seringas de 10ml. Então você só utiliza uma seringa por copo para evitar contaminação, é isso? Contaminação cruzada não ficou muito claro pra mim :ROFLMAO:

Lembra de inocular apenas 0,25/0,5ml por furo.
O excesso de água dificulta a colonização e facilita bactérias.

Lembrarei! Usarei medidas exatas durante a inoculação assim que o carimbo de TPB chegar. Pretendo usar ele com milho e me aventurar em um casing. Dessa vez, pretendo preparar as seringas e inocular na porta do forno, usando barreira de calor, e também tomarei algumas outras precauções para evitar contaminação pela seringa. Aceito dicas! :giggle:

Tricoderma não é muito comum em PFtek ainda incubando.
Só aguardar e acompanhar.
Bom cultivo!

Obrigado! Seguimos aprendendo. ♾️📚

Luz, Paz e Prosperidade ☯ 🍄 🕉
 
Última edição:
Tá bem esquisita a formação desse micélio, não está um branco característico como você mencionou..
É fica de "zoi", você não vai querer cultivar outros fungos ou bactérias além do P.Cubensis ...rs

Né?

Agora em relação a tua incubadora, eu montei uma com caixa de isopor, coloquei um higrometro por fora colado e a sonda joguei para dentro,
peguei aqueles pote de bolo, coloquei água e congelei, envolvi ele com papel film com mais ou menos uns 2mm de espessura, lhe digo rapaz,
o resultado foi bem satisfatório... a temperatura ficou estável e durou 12h, me ajudou muito. Toda vez que eu abria o isopor para verificar, tinha peido de micélio
cheirosinho AHHHHH que delicia.
 
Última edição:
Tá bem esquisita a formação desse micélio, não está um branco característico como você mencionou..
É fica de "zoi", você não vai querer cultivar outros fungos ou bactérias além do P.Cubensis ...rs

Né?

Agora em relação a tua incubadora, eu montei uma com caixa de isopor, coloquei um higrometro por fora colado e a sonda joguei para dentro,
peguei aqueles pote de bolo, coloquei água e congelei, envolvi ele com papel film com mais ou menos uns 2mm de espessura, lhe digo rapaz,
o resultado foi bem satisfatório... a temperatura ficou estável e durou 12h, me ajudou muito. Toda vez que eu abri o isopor para verificar, tinha peido de micélio
cheirosinho AHHHHH que delicia.

Sim! Pode deixar que estou de olho e, se for confirmada a contaminação, vou descartar o bolo.

Minha preocupação com a incubadora é que talvez frio demais. Usei uma garrafa de dois litros e, assim que a coloquei dentro do isopor, pude sentir o ar gelado vindo dela. Mas acho que vai dar bom. Vou procurar um higrômetro/termômetro só pra verificar a temperatura e ter uma noção aproximada de umidade quando for ao terrário.

O papel filme foi para evitar a condensação do pote? Bem pensado, talvez eu devesse fazer o mesmo.
 
Depois dessa primeira experiência também pretendo usar seringas de 10ml. Então você só utiliza uma seringa por copo para evitar contaminação, é isso? Contaminação cruzada não ficou muito claro pra mim :ROFLMAO:

Minha panela de pressão cabem 3 copos por vez, utilizo nos 3 e caso faça mais copos utilizo outro seringa até confirmar qual está boa.

Contaminação cruzada é você inocular um copo contaminado e carregar para outro.
Por isso recomendar flambar a seringa a cada inoculação, eu pessoalmente não tive problemas sem fazer isso.
Também pode acontecer se fizer dunk com mais de 1 bolo no mesmo recipiente.


Lembrarei! Usarei medidas exatas durante a inoculação assim que o carimbo de TPB chegar. Pretendo usar ele com milho e me aventurar em um casing. Dessa vez, pretendo preparar as seringas e inocular na porta do forno, usando barreira de calor, e também tomarei algumas outras precauções para evitar contaminação pela seringa. Aceito dicas! :giggle:

Todos meus cultivos que contaminaram foi por ter feito a seringa ou inoculação errada.
Dava para ver a marquinha do contaminante em uma reta embaixo do furo.
Depois que comecei a seguir sempre um padrão nunca mais tive problemas.
Ache o que melhor funciona para você e lembre dele.

Lembre também de deixar hidratar a seringa.

Casing milho-vermiculita é simples e barato.
 
Casing milho-vermiculita é simples e barato.

Acabou de chegar meu carimbo de TPB! Super animado pra fazer essas seringas e deixar hidratando. Estava pensando em usar sementes para pássaros ao invés de milho. Na opinião de vocês, caros colegas, qual o melhor grão para spawn? Corrijam-me se estiver errado, mas WBS (Whole Bird Seeds) parecem ser mais nutritivos e retém mais água que milho. Seria correto afirmar, então, que seriam um substrato melhor?

Luz, Paz e Prosperidade ☯ 🍄 🕉
 
Pelo que aprendi até agora não faz tanta diferença qual grão escolher, mas sim qual você consegue preparar melhor.
O que for mais barato e fácil de conseguir é o perfeito.

Igual você comentou, wbs é mais fácil de hidratar, mas eles são um pouco mais sujos e precisa de mais mão de obra para limpar.
Alguns cultivadores indicam que precisa de uma camada maior de casing para um bom rendimento e melhor umidade.

Parece que a afinidade que o milho tem por trichoderma, o wbs tem por bactéria. (Mas novamente, é questão de preparo)
O milho tindalizando é só ferver água, escorrer, ferver água, coisa de alguns poucos minutos por dia.
Falam que pelo tamanho dos grãos o milho demora um pouco mais na colonização.

Minha sugestão para ter melhor rendimento e qualidade seria se aventurar em clonagem ou seleção em agar.
Isso traz mais benefícios do que o grão escolhido.
Só tenho 1 casing que fiz por clonagem e esta começando a pinar.

--------------------

Clone:
WhatsApp Image 2019-09-24 at 17.28.04.jpeg

M.S:
WhatsApp Image 2019-09-24 at 17.28.23.jpeg

O Clone é de taman negara e o multi esporos A+.
Milho da mesma esterilização, inoculado no mesmo dia, casing feito no mesmo dia, nas mesmas condições, com a mesma vermiculita, no mesmo terrário.
Seringa é loteria, apesar de ser o modo que eu mais utilizo pela facilidade as vezes acaba valendo a pena.
Mesmo o outro casing de taman negara seringa não chegou perto de como está esse, então não é diferença de strain.
 
Texugo, me empresta um pouco do teu conhecimento? KKKK brincadeira
Sim! Pode deixar que estou de olho e, se for confirmada a contaminação, vou descartar o bolo.

Minha preocupação com a incubadora é que talvez frio demais. Usei uma garrafa de dois litros e, assim que a coloquei dentro do isopor, pude sentir o ar gelado vindo dela. Mas acho que vai dar bom. Vou procurar um higrômetro/termômetro só pra verificar a temperatura e ter uma noção aproximada de umidade quando for ao terrário.

O papel filme foi para evitar a condensação do pote? Bem pensado, talvez eu devesse fazer o mesmo.

Pois é, você acertou em cheio, evita condensação da água no exterior do pote e mantém a temperatura meio que "equilibrada" para uma quantidade maior de tempo.

Se você dispor um pouco mais de dinheiro, recomendo um radiador peltier para manter a temperatura da incubadora e do terrario, estou a desenvolver um radiador com peltier ligado em ventoinhas, acho que você viu no meu post sobre o terrario.

Sai muito mais em conta comprar um arduino, um sensor DHT22 ou DHT11 e um display I2C, eu tenho 2 sensores DHT11 e 2 display I2C sobrando(caso você queira, podemos trocar por print e etc..), um arduino UNO, o jumper é baratinho, fita flat de 16 vias sai 5,00.

De resto usa sua imaginação.
 
25/09/19 - dez dias após a inoculação.

Essas fotos são do mesmo copo com suspeita de contaminação (fora as manchas amareladas)

WhatsApp Image 2019-09-25 at 14.32.13 (1).jpegWhatsApp Image 2019-09-25 at 14.32.13.jpeg


Acho que com isso fica confirmada a suspeita, certo? Cobweb?

Decidi que, antes de iniciar o cultivo com o carimbo de TPB, vou providenciar uma SAB. Dicas?

Luz, Paz e Prosperidade ☯ 🍄 🕉
 
Não posso confirmar qual contaminante é, mas sim.

Você inoculou tirando o alumínio ou furando?
Recomendo sempre furar com a agulha e limpar com álcool 70 antes.

Inoculou um ponto fecha antes de ir para o próximo e cuidado para não encostar a agulha e contaminar ela. Caso acabe encostando em qualquer coisa (até na laterais da tampa da agulha) flambe com um isqueiro ou como for melhor pra você.

Recomendo também cortar os pedaços de fita que vai usar para tampar o furo antes de abrir a seringa.

SAB é praticamente fazer dois buracos e pronto.
Como optou por falar SAB, acredito que tenha lido o suficiente.

Só lembrar de colocar tudo dentro antes de começar, para não ter que ficar abrindo e fechando.

Acho que ainda mais importante é identificar os erros que causaram a contaminação. Para saber em qual etapa está o problema.

Por exemplo, eu tive contaminação em 9 copos seguidos de 3 carimbos diferentes, identifiquei que era o método com água destilada que eu estava usando para confecção da seringa.

Troquei para água de copinho e não tive mais nenhuma vez até agora.

-------------

Para o selo de vermiculita prefiro vermiculita media ou até fina, percebi que assim fica mais protegido.
Então os copos é bom fazer com a grande-media, para o selo e o roll media-fina.
Claro que é mais caro ter que comprar dois tipos, então tente deixar o mais nivelado possível dando aquelas chacoalhadinhas no copo antes de ir para panela de pressão,
cuidado ao manusear também.

Algum esporo ou bacteria que "pousou" no selo na hora de inocular não consegue "germinar" nele, mas caso balance e ele atinja um grão de arroz já era.
 
Última edição:
Pois é, você acertou em cheio, evita condensação da água no exterior do pote e mantém a temperatura meio que "equilibrada" para uma quantidade maior de tempo.

Se você dispor um pouco mais de dinheiro, recomendo um radiador peltier para manter a temperatura da incubadora e do terrario, estou a desenvolver um radiador com peltier ligado em ventoinhas, acho que você viu no meu post sobre o terrario.

Sai muito mais em conta comprar um arduino, um sensor DHT22 ou DHT11 e um display I2C, eu tenho 2 sensores DHT11 e 2 display I2C sobrando(caso você queira, podemos trocar por print e etc..), um arduino UNO, o jumper é baratinho, fita flat de 16 vias sai 5,00.

De resto usa sua imaginação.

Eu lembro do seu post sobre seu terrário. Bem tecnológico hahaha. Cara, eu gostaria de fazer algo assim, mas não possuo nenhum conhecimento de eletrônica e no momento eu não posso gastar muito mais. Mas fica a ideia para o futuro. Quanto sairia um projeto desses se eu fizesse tudo? Acabei de pensar também se não seria necessária nenhuma ferramenta.

Paz! ✌
Você inoculou tirando o alumínio ou furando?
Recomendo sempre furar com a agulha e limpar com álcool 70 antes.

Sim, vou tomar cuidados extras. Pretendo flambar a agulha depois de casa inoculação. Você acha necessário esterilizar as seringas previamente também?

Recomendo também cortar os pedaços de fita que vai usar para tampar o furo antes de abrir a seringa.

Eu deixei aberto, usando somente uma terceira cansada de alumínio como cobertura. Fiz isso por causa da troca gasosa durante a incubação. Vi um estudo (acho que no shroomery ou shroomology), e ficou claro que a fita microporosa prejudica muito as trocas gasosas.

Acho que ainda mais importante é identificar os erros que causaram a contaminação. Para saber em qual etapa está o problema.

Ao meu ver, foram todos durante a inoculação e preparação da seringa. Principalmente porque não tenho acesso a um ambiente limpo e próprio para procedimentos assim onde moro agora. Por isso a SAB

Mas vai dar certo. Não sei se algum bolo de MDK vai vingar, mas ainda tem o carimbo de TPB.

Outro problema é a temperatura. Vou adquirir um termômetro para ter uma noção melhor. Se fora da encubadora é muito quente e dentro é muito frio, fica difícil... Mas seguimos.

Paz! ✌
 
Última edição:
Subi um vídeo do terrario fazendo a troca de ar de forma automática.

As ventoinhas estão a ligar 8x por dia a 10 min ou quando a temperatura está acima dos 26°C, quando a temperatura atinge a máxima de 26°C, o umidificador é ligado junto com as ventoinhas de exaustão e ventilação... quando não somente faz o ciclo programado, isso me permiti não abrir o terrario.

Olha aí o vídeo



Vou refazer este projeto com um sistema de arrefecimento eficiente usando pastilha peltier e quem sabe produzir e vender a um preço justo

Um terrario com sistema de ventilação e exaustão, umidificador e termostato com a pastilha peltier fica em torno de uns 120$ sem o arduino...

Eu fiz mais dois dutos para colocar uma ventoinha 40x40x20mm rolamentada e que produz muito vento, se eu não me engano é 16.000 rpm. Então ela ficará ligada em um tempo menor
 

Anexos

  • 15696640398253188255248690640748.jpg
    15696640398253188255248690640748.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 10
  • 15696641023089140578112038280374.jpg
    15696641023089140578112038280374.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 12
Eu vou te apoiar Pardal !

Quero um de seus inventos so para ver quando o planeta acabe...e uma nova civilizaçao chegue...se pergunten e se pergunten que e o que estes humanos loucos faziam com isso ?

Anota ai.. ja tem um vendido...

Grande Abç
 
Eu vou te apoiar Pardal !

Quero um de seus inventos so para ver quando o planeta acabe...e uma nova civilizaçao chegue...se pergunten e se pergunten que e o que estes humanos loucos faziam com isso ?

Anota ai.. ja tem um vendido...

Grande Abç

Até que risos com o teu comentário 🤣🤣🤣🤣

Eles se perguntarão, mas porquê "raios" esses loucos usavam isso? Abria um buraco de minhoca? A ventoinha gerava um campo gravitacional para puxar nutrientes enviar através do vento? Kkkkk

No final de outubro eu já terei finalizado o projeto, então começarei a confeccionar para a venda do terrario completo ou peças individuais

PAZ irmãos

Que YOD HEH VAV HEH nos abençoe sempre
 
Back
Top