Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Ecuador

Diário de cultivo completo.
Ecuador
PF tek

Boa noite pessoas!
Depois de ler bastante o conteúdo aqui do fórum, decidi iniciar meu primeiro cultivo e me cadastrar no fórum para fazer meu diário.
Hoje terminei de comprar as coisas necessárias, fiz os bolos e os esterelizei. Enquanto os bolos estavam esterelizando eu ja fiz minha seringa de esporos. Os esporos estão hidratando e os bolos estão esfriando, amanhã farei a inoculação.
Pessoal, só estou com um problema. A única seringa que achei para comprar era de 3ml, puxando ela até o fim, da no máximo 4ml. Será que uma seringa com essa capacidade é suficiente para inocular esses quatro bolos conforme as fotos? Eu coloquei bastante esporo para poder dar para os quatro, porem a capacidade da seringa que complica, estava pensando em aplicar parte dos esporos e no meio do processo colher mais água estéril na ampola para poder inocular o restante, porém estou com medo de contaminar em meio à esse processo.
IMG_20160627_205305.jpg

Me desejem boa sorte! Amanhã postarei aqui o que deu.
 
Dá pra tranquilamente fazer apenas dois pontos de inoculação com 0,5ml em cada. A segunda opção também é completamente viável, especialmente se tem muitos esporos aí, mas lembre-se de flambar a agulha sempre. Se você fez o selo de vermiculita seca, vai te ajudar bastante a evitar contaminações. Boa sorte!
 
Pior que não fiz os selos de vermiculita seca! :unsure:
A unica coisa que fiz, foi selar os bolos com duas camadas de papel alumínio esterilizados em álcool 70% e nos furos de respiro que fiz para levar para a panela de pressão eu coloquei fita micropore. Acho que vou na dica dos dois pontos de 0,5ml.

Valeu @Malahov!
 
Salve galera!
Agora a noite eu inoculei meus bolos, e os coloquei na incubadora, como não possuo glovebox fiz todo o processo na tampa do forno com o mesmo ligado, porém mesmo assim fiquei com medo das contaminações... :confused:
Agora é aguardar a colonização e torcer para dar tudo certo, enquanto isso vou ter um tempo para ja ir arrumando um terrário e as coisas para o bulk.
Conforme forem passando os dias, eu vou tirando fotos da evolução e documentando aqui.

Paz pessoal!
 

Anexos

  • IMG_20160628_205826.jpg
    IMG_20160628_205826.jpg
    109 KB · Visualizações: 43
Pessoal, estou dando uma pesquisada e vendo qual a melhor forma de fazer meu terrário para o bulk. Lendo alguns tópicos aqui pelo fórum descobri uma possibilidade interessante que é fazer um monotub em balde, afinal já tenho em casa um balde grande e preto com tampa, só precisaria fazer algumas adaptações e acho que ficaria legal.
Agora vamos às dúvidas:

Quais os riscos, complicações e pontos mais negativos do monotub em relação ao terrário convencional?
Outra questão que está me preocupando em relação ao uso no monotub é que a temperatura aqui onde moro esta na média de uns 20ºC e pelo que pude ver nos monotubs aqui do forum, não é usado termostato dentro dele para ajuste de temperatura, então isso pode acabar sendo uma complicação certo?
 
Quais os riscos, complicações e pontos mais negativos do monotub em relação ao terrário convencional?
Acho que a principal desvantagem que aprendi ultimamente é que um volume grande de substrato é sempre mais difícil de manusear em caso de necessidade, quase sempre fica impossível tirar ele do recipiente sem destruir tudo, mais difícil de dunkar e se houver uma contaminação você vai perder uma quantidade grande de substrato de uma vez. Mesmo assim eu acho que monotubes são bem práticos e interessantes.
Outra questão que está me preocupando em relação ao uso no monotub é que a temperatura aqui onde moro esta na média de uns 20ºC
Olha, eu não acho essa média muito ruim não, mas você pode pensar em alternativas como uma lâmpada incandescente de 40w em uma tomada/luminária nas proximidades do terrário, ou coisa do tipo.
 
Valeu mais uma vez @Malahov!
Tenho alguns dias ainda para amadurecer a ideia e preparar tudo até terminar a colonização dos bolos. Qualquer dúvida dou um grito aqui.

Boas lonjuras a todos!
 
Boa noite a todos!

Mesmo fazendo apenas dois dias que fiz a inoculação, eu não aguentei e fui dar uma curiada no bolo, e eles me pareceram meio secos. :huh:
Não sei se é por que a água fica toda retida na vermiculita, mas mesmo assim tirei umas fotos.
IMG_20160630_210145.jpg IMG_20160630_210135.jpg IMG_20160630_210122.jpg
Estou meio ansioso para o aparecimento do micélio, pois só assim vou me convencer que fiz tudo certo nessa etapa.
Vou indo nessa pessoal. Boas lonjuras a todos! :)
 
O aspecto é seco mesmo. Eu só daria a dica de na próxima pelo menos quebrar os grãos ou fazer farinha.
 
Eu coloquei eles no liquidificador e bati um pouco, mas li em algum lugar por aqui que tinha que quebrar pouco para não deixar virar farinha, então no medo acabei quebrando bem pouco. Como sempre acabo sendo 8 ou 80, na próxima farei virar farinha! rs
 
Eu coloquei eles no liquidificador e bati um pouco, mas li em algum lugar por aqui que tinha que quebrar pouco para não de virar farinha, dai no medo acabei quebrando bem pouco. Como sempre acabo sendo 8 ou 80, na próxima farei virar farinha! rs

Acho que da certo tbm, sem problemas. Fiz o meu bem esfarinhado com poucos grãos inteiros e colonizou e esta colonizando bem.
 
Boa noite pessoal!
Hoje consegui notar o aparecimento de micélio nos bolos 2 e 4, o que me deixou mega animado. Seguem fotos.
IMG_20160704_210448.jpg Um pouco mais tímido no n°2

IMG_20160704_210533.jpg Mais ousado no n°4
Só queria partilhar minha alegria. Conforme forem evoluindo, vou postando aqui.
Paz!
 
Bom dia pessoal!
Perdão por demorar para trazer novidades, mas estava meio corrido por aqui.
Olá Luz,

Tem alguma novidade?
Tenho novidades sim @desde1914 , e tirei algumas fotos!
Hoje faz 13 dias desde a inoculação e pelo que tenho visto, parece que o micélio vai indo bem.

Seguem fotos:

Bolo 1
1.jpg 11.jpg
Bolo 2
2.jpg 21.jpg
Bolo 3
3.jpg 31.jpg
Bolo 4
4.jpg 41.jpg
Fotos tiradas em 11/07/2016

Estou achando bem curiosa a forma como o micélio vem se desenvolvendo e de forma diferente no par 1 e 2, e no par 3 e 4, ressaltando aqui que o primeiro e o segundo par estão em incubadoras diferentes.
No par do 1 e 2, o micélio estava aparecendo bem pouco no bolo 2 e no bolo 1 ele custou um pouco mais à aparecer, no dia 07/07 eu aumentei a umidade da incubadora onde eles ficam e no outro dia o micélio apareceu em pequena área, porém com essa aparência bem mais "forte" e veio aumentando desde então.

O par do 3 e 4, sempre se mostraram mais desenvolvidos e os dois vêm mostrando micélio em uma área bem maior que o do primeiro par, porém com uma aparência bem mais "rala" se comparado ao primeiro par. Também aumentei a umidade da incubadora deles no dia 07/07, mas não mostraram nenhuma grande diferença.

Não sei se tem alguma relação o desenvolvimento do micélio com eu ter aumentado a umidade, só estou colocando o que pude observar nesse meio tempo.

Então é isso pessoal.
Boas lonjuras à todos!
 
O micélio do copo 3 não parece micélio de Cubensis. Deve ser por isso que está colonizando tão rápido.

Mas eu usei a mesma seringa nos quatro bolos... :unsure:

Se não é de Cubenis o que poderia ser?

Para sanar as dúvidas, hoje quando eu chegar em casa vou tirar mais fotos do copo 3 e com uma boa qualidade para que qualquer possível problema possa ser enxergado e também aproveitar e colocar ele separado dos demais, pois agora deu um certo receio! o_O
 
Última edição por um moderador:
Se não é de Cubenis o que poderia ser?

Eu chamo esse contaminante de "parece teia de aranha", um micélio claro que não é mofo e domina o substrato rapidamente. Do jeito que está o copo 3 nem vale a pena tentar ver se o cubensis vence. :coffee:
 
Tive uns problemas parecidos mas foi em todos os bolos, os que eu achei que estivessem limpos perderam para os contaminantes, foram 8 bolos descartados :/, estou acompanhando o seu cultivo parece promissor BOA SORTE!
estou com um diário em andamento também, to fazendo tudo certinho dessa vez!!! Energias esporulantes para nós hermano :).
 
Back
Top