Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Ecuador

Diário de cultivo completo.
Ecuador
PF tek

Boa noite pessoas!
Depois de ler bastante o conteúdo aqui do fórum, decidi iniciar meu primeiro cultivo e me cadastrar no fórum para fazer meu diário.
Hoje terminei de comprar as coisas necessárias, fiz os bolos e os esterelizei. Enquanto os bolos estavam esterelizando eu ja fiz minha seringa de esporos. Os esporos estão hidratando e os bolos estão esfriando, amanhã farei a inoculação.
Pessoal, só estou com um problema. A única seringa que achei para comprar era de 3ml, puxando ela até o fim, da no máximo 4ml. Será que uma seringa com essa capacidade é suficiente para inocular esses quatro bolos conforme as fotos? Eu coloquei bastante esporo para poder dar para os quatro, porem a capacidade da seringa que complica, estava pensando em aplicar parte dos esporos e no meio do processo colher mais água estéril na ampola para poder inocular o restante, porém estou com medo de contaminar em meio à esse processo.
IMG_20160627_205305.jpg

Me desejem boa sorte! Amanhã postarei aqui o que deu.
 
A coisa mais sinistra nesses parasitas é quando você acha que está tudo bem, mas não esta...:huh:
Uma caixinha de surpresa, cada cultivo, novas anotações, novos erros, novas soluções.
Espero eu não cometer os mesmos erros de antes, já foi bem difícil encontrar vermiculita em Manaus, conseguir encontrar próximo ao porto e vim carregando um saco enorme de 100 litros no bus. :morto:
Tudo pelos mágicos heauheuaheu :roflmao:
 
Como ja tirei as fotos vou mandar
IMG_20160713_082656.jpg IMG_20160713_082602.jpg IMG_20160713_082536.jpg IMG_20160713_082352.jpg IMG_20160713_082301.jpg IMG_20160713_082422.jpg
Eu chamo esse contaminante de "parece teia de aranha", um micélio claro que não é mofo e domina o substrato rapidamente. Do jeito que está o copo 3 nem vale a pena tentar ver se o cubensis vence. :coffee:

Como será que devo proceder então? Deixo ele colonizar por completo e enterro para var se rola algo?
 
Como será que devo proceder então? Deixo ele colonizar por completo e enterro para var se rola algo?
Imagine que a colonização do substrato no copo é mais ou menos como a colonização de territórios. A área que um fungo tomar posse não será ocupada por outro fungo nesse momento. Agora imagine que o micélio de cubensis só possui soldados a pé e a maioria dos contaminantes vem em helicópteros e possuem tanques de guerra. Quando o cubensis coloniza uma grande área antes do contaminante começar a colonizar, é uma boa ideia pensar em um out, porque neste caso vai ter uma boa quantidade de micélio de cubensis e ele será capaz de gerar um fruto. Se a área do contaminante for bem pequena é até capaz que o cubensis consiga cercá-lo e colonizar sobre ele. Agora, se for como no seu copo que não há quase nenhum "terrítório" dos cubensis e o resto está sendo amplamente colonizado pelos alienígenas, o cubensis não tem como avançar, ou seja, você vai enterrar um bolo que não conseguiu desenvolver um micélio capaz de gerar um fruto, entende?
 
Como ja tirei as fotos vou mandar
View attachment 92583 View attachment 92584 View attachment 92585 View attachment 92586 View attachment 92587 View attachment 92588


Como será que devo proceder então? Deixo ele colonizar por completo e enterro para var se rola algo?

Recomendo jogar fora ou tentar um muito improvável outdoor. Mas também pode ser legal você reservar o copo pra ver como ficará dentro de um ou dois meses. Provavelmente se travará uma briga intensa entre os micélios com muito excremento, que paralisará ambos em algum momento, e não irá pinar. :bigode:
 
Imagine que a colonização do substrato no copo é mais ou menos como a colonização de territórios. A área que um fungo tomar posse não será ocupada por outro fungo nesse momento. Agora imagine que o micélio de cubensis só possui soldados a pé e a maioria dos contaminantes vem em helicópteros e possuem tanques de guerra. Quando o cubensis coloniza uma grande área antes do contaminante começar a colonizar, é uma boa ideia pensar em um out, porque neste caso vai ter uma boa quantidade de micélio de cubensis e ele será capaz de gerar um fruto. Se a área do contaminante for bem pequena é até capaz que o cubensis consiga cercá-lo e colonizar sobre ele. Agora, se for como no seu copo que não há quase nenhum "terrítório" dos cubensis e o resto está sendo amplamente colonizado pelos alienígenas, o cubensis não tem como avançar, ou seja, você vai enterrar um bolo que não conseguiu desenvolver um micélio capaz de gerar um fruto, entende?
Dessa forma ficou muito bem explicado. Obrigado mais uma vez @Malahov !

Recomendo jogar fora ou tentar um muito improvável outdoor. Mas também pode ser legal você reservar o copo pra ver como ficará dentro de um ou dois meses. Provavelmente se travará uma briga intensa entre os micélios com muito excremento, que paralisará ambos em algum momento, e não irá pinar. :bigode:
Acho que vou optar por assistir o desenvolvimento da briga intensa! :rolleyes::brincalhao:

No demais só torço para os outros crescerem fortes e saudáveis. Desejem-me boa sorte! :)
 
Boa noite pessoal!
Acho que tenho notícias tristes para trazer. Hoje fui dar uma olhada em como estavam os bolos e a situação n parecia boa. Seguem as fotos:
Copo 1
IMG_20160714_195320.jpg IMG_20160714_195313.jpg IMG_20160714_195303.jpg

Copo 2
IMG_20160714_195142.jpg IMG_20160714_195115.jpg IMG_20160714_195103.jpg

O diagnóstico é de duende verde ou bolor verde né? :cry:
 
Esse contaminante está aparecendo bem disperso pelo substrato o que me leva apensar que ele não entrou com a inoculação. Houve algum problema na esterilização?
 
Esse contaminante está aparecendo bem disperso pelo substrato o que me leva apensar que ele não entrou com a inoculação. Houve algum problema na esterilização?
Não que eu saiba. Fiz tudo conforme os protocolos e deixei até um tempinho a mais. A unica diferença foi que usei panela de pressão elétrica, mas não creio que seja um problema, pois é tão vedada quanto uma normal e alcança a mesma temperatura. :unsure:

Com isso só me resta o copo 4, mas tenho fé de que ele vai vingar.

Esses copos contaminados eu vou deixar mais um tempinho separados para ver se o micélio cresce um pouco mais, dai vou misturar com um substrato e fazer um outdoor.

Por esses dias ja farei os próximos bolos, mas por hora é ter #FéNo4, se ele me der apenas um grandão para eu coletar um carimbo, ja ficarei hiper feliz.

Vou seguir observando a evolução dele diariamente e mantenho vocês informados
 
alcança a mesma temperatura
Isso pode não ser verdade. As panelas elétricas funcionam ligando e desligando a resistência quando se chega a temperatura X. A maioria das panelas elétricas só atingem 15psi (cerca de 1bar) no começo da operação, e depois oscilam entre 10 e 11,5, ou seja, 116~117°. Pode ser que a sua seja mais moderna, é só checar as especificações e ver se ela informa a pressão de operação e não a pressão máxima. Pesquisando eu vi que já existem panelas mais modernas que mantém a pressão constante a 15psi, mas elas são minoria. A fonte da informação sobre o funcionamento é http://www.hippressurecooking.com/pressure-cooker-psi-faq-the-stuff-you-didnt-think-to-ask/#electric
 

Anexos

  • 2016-07-15 11_14_49-.png
    2016-07-15 11_14_49-.png
    225.9 KB · Visualizações: 13
Isso pode não ser verdade. As panelas elétricas funcionam ligando e desligando a resistência quando se chega a temperatura X. A maioria das panelas elétricas só atingem 15psi (cerca de 1bar) no começo da operação, e depois oscilam entre 10 e 11,5, ou seja, 116~117°. Pode ser que a sua seja mais moderna, é só checar as especificações e ver se ela informa a pressão de operação e não a pressão máxima. Pesquisando eu vi que já existem panelas mais modernas que mantém a pressão constante a 15psi, mas elas são minoria. A fonte da informação sobre o funcionamento é http://www.hippressurecooking.com/pressure-cooker-psi-faq-the-stuff-you-didnt-think-to-ask/#electric

@Malahov , também estou virando seu fã agora! :LOL:

Elas realmente ficam ligando e desligando para não passar de uma determinada temperatura, mas na panela aqui de casa, fizemos uma pequena "adaptação" para ela não desligar nunca, então ela fica ligada constantemente enquanto estiver na tomada. Mesmo assim não vou descartar a possibilidade da panela ser o problema, pois não consigo pensar em outra coisa que possa ter dado problema além disso. Na próxima usarei uma panela de pressão convencional.
 
Boa noite pessoal. Passando só para atualizar meu diário.
Segue fotos do último remanescente!
IMG_20160717_184026.jpgIMG_20160717_184041.jpgIMG_20160717_183951.jpgIMG_20160717_184017.jpg
O copo 4 está evoluindo bem, e acredito que ele realmente vai vingar(vamos torcendo). Ele é o único copo diferente dos quatro que fiz, e possui um volume menor, talvez por ser menor ele tenha esterelizado por inteiro, mesmo sendo em uma panela que não atingiu a temperatura desejada(suponho).

Outra novidade também é que consegui um pote de vidro de uns 3litros, conforme foto a seguir:
IMG_20160717_190232.jpg
Antes eu estava pensando em fazer um monotub em balde com o bulk feito dos bolos, como só me restou esse bolo, acho que não vou arriscar um bulk, estou pensando em apenas colocá-lo no pote e fazer uma espécie de monotub in vitro(se é que me entendem). Qualquer sugestão é muito bem vinda!
Good vibes á todos!
 
Última edição:
Salve pessoal!
Passando para relatar os acontecimentos recentes

Hoje fui meio "obrigado" a aniversariar o bolo que restou e foi tudo meio as pressas, ele ja estava uns 95% colonizado. Hoje fui ver como ele estava e "delicado" como sou, deixei ele tombar e o copo se rachou por inteiro, ele não soltou os cacos, mas ficou todo rachado, então devolvi ele para a incubadora e corri para preparar o terrário e aniversariar ele.
Limpei o pote de vidro com cloro, pasteurizei vermiculita, fiz uma gambiarra com uma bomba de aquario que eu tinha aqui e no final ficou conforme a foto a seguir:

IMG-20160724-WA0015.jpeg
Eu estava sem argila expandida para colocar no fundo então por conta da emergência usei o que eu tinha ao meu alcance. Espero não ter comprometido o último bolo com nada. :unsure:
 
Hoje fui meio "obrigado" a aniversariar o bolo que restou e foi tudo meio as pressas, ele ja estava uns 95% colonizado. Hoje fui ver como ele estava e "delicado" como sou, deixei ele tombar e o copo se rachou por inteiro, ele não soltou os cacos, mas ficou todo rachado, então devolvi ele para a incubadora e corri para preparar o terrário e aniversariar ele.


Se ele estava só 95% colonizado você deve tê-lo comprometido aniversariando antes.

Conforme a extensão dos danos ao vidro era melhor ter esperado a colonização se completar no copo rachado mesmo.
 
Você removeu toda a parte não colonizada? Fazer isso diminui as chances dessa parte ser colonizada por outros fungos do ambiente.
 
Se ele estava só 95% colonizado você deve tê-lo comprometido aniversariando antes.

Conforme a extensão dos danos ao vidro era melhor ter esperado a colonização se completar no copo rachado mesmo.
Ainda pensei em passar uma fita microporo pelas rachaduras e manter ele por mais uns dias, mas no medo dos cacos se soltarem no processo, corri com o outro plano.
Esse meu primeiro cultivo foi só de acidentes, ja tenho muito mais coisas para prestar atenção na próxima tentativa.

Você removeu toda a parte não colonizada? Fazer isso diminui as chances dessa parte ser colonizada por outros fungos do ambiente.
Removi sim, a unica parte que não estava colonizada era um pedacinho do fundo do copo, no bolo ficou apenas o que estava totalmente colonizado.
 
Back
Top