Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° cultivo de Mexican

Diário de cultivo completo.
====================
DIÁRIO DE CULTIVO MDK
====================


STRAIN: Mexican
PROCEDÊNCIA: @AshtarSherr :) (Ótima procedência)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Para fazer 8 copos:
( X ) PF TEK (4 Vermiculita + 1 Arroz integral inteiro + 1 farelo de Arroz tostado + 2 Água mineral fervida)

Selo com Vermiculita
( X ) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Eu iria fazer o PF padrão, porem, quando fui moer o Arroz vi que meu irmão tinha queimado o liquidificador. Então resolvi inprovisar já que eu tinha um pacote de farelo de Arroz integral tostado.

Utilizei copos de azeitonas (Desses de 150g).
01.png

No dia 12/08/13
- Fiz 4 furos nas tampas com prego e martelo.
- Lavei, fervi as tampas e os copos durante 15 minutos em panela normal, tampada. (Esperei esfriar)
- Em uma panela, misturei 4 copos de vermiculita + 1 copo de Arroz integral inteiro + 1 copo de Farelo de Arroz integral tostado, misturei tudo.
- Acrescentei a mistura, 2 copos de água mineral fervida (esperei esfriar para utilizar)
- Borrifei Álcool nos copos e tampas enquanto preparava o substrato, enchi com o substrado, passei álcool nas bordas e fiz seco com vermiculita seca de 1cm.
- Coloquei uma camada de filtro de café e a tampa, lacrei com fita isolante 3m. Por cima tampei com papel aluminio (2 camadas, precionando apenas)
- Na panela, acrescentei água até quase a metade dos copos, e fervi em pressão por 90 minutos. (Esperei esfriar até o outro dia).
- Em gloverbox, preparei 2 seringas de 20ml com água destilada, e um pedaço do carimbo. Cerca de 1/4 dele. (Utilizando 2 seringas novas, 1 bisturi, e 1 potinho coletor estéril)
- Deixei as seringas dentro da gloverbox enrolado em papel aluminio.

-------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 13/ 08 / 13
-------------------------------------------

( X ) Seringa Multiesporos (Hidratada por 24 horas em temperatura ambiente)

GloverBox?
( X ) Sim ( ) Não

Realizei a inoculação dos copos com 1ml em cada furo. Tampei os furos com fita. E cobri novamente com o papel.
Sobraram 2ml da seringa, inoculei 2 copos com milho que eu tinha já pronto.

Obs: Passei um guardanapo com álcool na agulha a cada inoculação e não inoculei o furo do meio da tampa.

Levei para a incubadora, lembrando que no meu quarto a temperatura varia na manha de 25° para 29° no periodo da tarde até anoite.

Agora é aguardar... :whistle:
 
========================
CASING NO BULK DE MILHO
========================
Hoje resolvi preparar o casing no bulk feito com spawn de milho.
Ele ficou colonizando durante 7 dias.

Quando abri esse era o resultado da colonização.
2013-09-16 20.12.37.jpg 2013-09-16 20.12.57.jpg

Apenas molhei a vermiculita e deixei no microondas por 10 minutos, repeti o processo 3 vezes.
Esperei esfriar, e cobri. Mais ou menos uma camada de 0,5 centímetro.
Dei uma borrifada de água por cima, bem de leve, não sei se fiz o correto, mas eu queria a vermiculita
um pouco mais úmida.
2013-09-16 20.15.34.jpg 2013-09-16 20.21.25.jpg

Esse micélio ai como está? Está normal?
O cheiro era muito forte de cogumelo.

Bom é isso ai, agora é aguardar...:musica:
 
Acho que a pasteurizadora foi a responsável.
Deixou o substrado perfeito, e o micélio parece crescer muito rápido nele.

Quando eu fiz esse bulk, para acompanhar, eu fiz assim:
Preparei o bulk da forma grande, e um pequenininho pra acompanhar o desenvolvimento por ele, para evitar ficar abrindo o bulk grande. Quando eu ví que o pequeno estava bastante colonizado, resolvi fazer o casing no grande. (Assim evitar contaminação por conta de ficar abrindo para olhar o bulk grande)

O outro bulk feito com o bolo PF, tambem está crescendo muito rápido.

EDIT: Foto dos mini bulks de acompanhamento.

2013-09-17 21.40.29.jpg

Mini de milho
2013-09-17 21.40.39.jpg

Mini de bolo PF
2013-09-17 21.40.53.jpg
 
Última edição:
==========================
Situação Bulk feito com bolo PF.
==========================


06 dias depois de feito o bulk
SAM_1836.JPG SAM_1832.JPG SAM_1833.JPG SAM_1835.JPG

Uma dúvida, eu coloco ou não uma camada de casing nesse bulk?
Alguma dica ai dos mais experientes?
 
isso ai kinney, faça uma camada casing que esta na hora certa. Pode ser só vermiculita, eu prefiro vermiculita com mais pó de coco(com pouquissimo calcário), assim da pra ter uma idéia de quando esta umida pela cor do pó de coco. mto lindo isso ai. parabens brother
 
Sim @Ecuador, realmente essa sua dica é muito imp0rtante. E por isso que eu leio o forum "todos os dias".
Mas já vi quem faz somente o bulk sem casing. Por isso quiz fazer a pergunta. Mas de qualquer forma valew pela dica.
 
bons frutos a caminho, eu não colocaria nenhuma camada nesse momento, deixe fluir.
 
=================
Situação Atual dos Bulks
=================

Bom pessoal estou aqui hoje atualizando a atual situação do meu cultivo de Mexican.

Bulk 1 ( spawn de milho):
Depois de colonizado, fiz uma camada casing de vermiculita umida (Microondas) e já levei para o terrário. Com 6 dias já surgiram pins. Mas achei muito pouco pelo tamanho da forma.
Não fiz dunk nem cold shock.
2013-09-27 07.37.20.jpg 2013-09-27 07.11.44.jpg 2013-09-27 07.12.55.jpg

Bulk 2 (Bolo PF): Depois de colonizado, deixei na geladeira por 24 horas, fiz uma camada de: pó de coco + terra + vermiculita + pó de fibras vegetais (Microondas) e levei para o terrário.
O casing ainda está colonizando, sei que fiz errado em levar ao terrário sem esperar colonizar a camada casing.
2013-09-26 18.08.05.jpg

Mas como esse é meu primeiro cultivo, cometi vários erros eu sei! :entendiado:
"É errando que se aprende".

===========
Os terrários:
==========

2013-09-26 18.08.26.jpg 2013-09-26 18.08.49.jpg 2013-09-27 07.13.17.jpg

Iluminação: Uma lampada fluorescente ligada durante o dia, e anoite apagada.
Umidade: Higrômetro indicando entre 89 e 94%
Troca de Ar: Um compressor de ar, e um cooler.
Temperatura: Variando entre 24° e 29°

Dicas, sugestões e comentários sobre esse cultivo será super bem vinda!
:geek:
 
Vem vindo 4 powerfull aí... deixa abrir bem as chapeletas e já providencia os carimbos! Beleza e Salve Santa Psila!
 
=================
ENERGIA DO DIA!!!
=================

Hoje pela Manhã: Fui dar uma olhada no cultivo e já fiquei super feliz com esse primeiro resultado.

SAM_1855.JPG SAM_1860.JPG SAM_1861.JPG SAM_1856.JPG SAM_1857.JPG SAM_1858.JPG SAM_1859.JPG SAM_1862.JPG SAM_1863.JPG SAM_1874.JPG SAM_1876.JPG SAM_1877.JPG

Colheita Parcial: Olhei para os meninos e me deparei com alguns já prontos para "colheita Matinal", como diz nosso amigo @AshtarSherr. :)

SAM_1866.JPG SAM_1867.JPG SAM_1868.JPG SAM_1869.JPG
Retirei um pedaço da estipe do maior e vou tentar clonar em papelão. Vamos ver!

Retirando Carimbos:
SAM_1865.JPG SAM_1870.JPG SAM_1880.JPG

Bom, por hoje é só. Agora é secar no túnel de vendo e passar para a silica.
 
Última edição:
Back
Top