Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° cultivo de Mexican

Diário de cultivo completo.
====================
DIÁRIO DE CULTIVO MDK
====================


STRAIN: Mexican
PROCEDÊNCIA: @AshtarSherr :) (Ótima procedência)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Para fazer 8 copos:
( X ) PF TEK (4 Vermiculita + 1 Arroz integral inteiro + 1 farelo de Arroz tostado + 2 Água mineral fervida)

Selo com Vermiculita
( X ) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Eu iria fazer o PF padrão, porem, quando fui moer o Arroz vi que meu irmão tinha queimado o liquidificador. Então resolvi inprovisar já que eu tinha um pacote de farelo de Arroz integral tostado.

Utilizei copos de azeitonas (Desses de 150g).
01.png

No dia 12/08/13
- Fiz 4 furos nas tampas com prego e martelo.
- Lavei, fervi as tampas e os copos durante 15 minutos em panela normal, tampada. (Esperei esfriar)
- Em uma panela, misturei 4 copos de vermiculita + 1 copo de Arroz integral inteiro + 1 copo de Farelo de Arroz integral tostado, misturei tudo.
- Acrescentei a mistura, 2 copos de água mineral fervida (esperei esfriar para utilizar)
- Borrifei Álcool nos copos e tampas enquanto preparava o substrato, enchi com o substrado, passei álcool nas bordas e fiz seco com vermiculita seca de 1cm.
- Coloquei uma camada de filtro de café e a tampa, lacrei com fita isolante 3m. Por cima tampei com papel aluminio (2 camadas, precionando apenas)
- Na panela, acrescentei água até quase a metade dos copos, e fervi em pressão por 90 minutos. (Esperei esfriar até o outro dia).
- Em gloverbox, preparei 2 seringas de 20ml com água destilada, e um pedaço do carimbo. Cerca de 1/4 dele. (Utilizando 2 seringas novas, 1 bisturi, e 1 potinho coletor estéril)
- Deixei as seringas dentro da gloverbox enrolado em papel aluminio.

-------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 13/ 08 / 13
-------------------------------------------

( X ) Seringa Multiesporos (Hidratada por 24 horas em temperatura ambiente)

GloverBox?
( X ) Sim ( ) Não

Realizei a inoculação dos copos com 1ml em cada furo. Tampei os furos com fita. E cobri novamente com o papel.
Sobraram 2ml da seringa, inoculei 2 copos com milho que eu tinha já pronto.

Obs: Passei um guardanapo com álcool na agulha a cada inoculação e não inoculei o furo do meio da tampa.

Levei para a incubadora, lembrando que no meu quarto a temperatura varia na manha de 25° para 29° no periodo da tarde até anoite.

Agora é aguardar... :whistle:
 
Muito bem explicadinho @kinney, parabéns e sucesso para o seu cultivo, estou na torcida.
 
@CaioTinoco, valew amigo, esse na verdade será o meu primeiro cultivo. Que espero que dê certo.
Já havia tentado um cultivo anterior, porem com um carimbo contaminado, sem sucesso.
 
Acompanhando e torcendo para que obtenha fartas colheitas. Do jeito que começou, seu cultivo tem tudo pra dar certo, parabéns pela dedicação.

Não sei se já lhe disseram, mas especialmente no primeiro cultivo a gente costuma ficar ansioso pelos resultados, e por vezes essa ansiedade faz com que não deixemos o cultivo em paz, abrindo e fechando toda hora a incubadora e o terrário, e isto é uma porta aberta para contaminações indesejadas, que podem por a perder todo um cultivo. Estou lhe dando este alerta porque já aconteceu comigo e com outros cultivadores que conheço: controle a ansiedade deixando a Natureza fazer o seu trabalho mágico. Agora vai! :blackalien:
 
Acompanhando e torcendo para que obtenha fartas colheitas. Do jeito que começou, seu cultivo tem tudo pra dar certo, parabéns pela dedicação.

Não sei se já lhe disseram, mas especialmente no primeiro cultivo a gente costuma ficar ansioso pelos resultados, e por vezes essa ansiedade faz com que não deixemos o cultivo em paz, abrindo e fechando toda hora a incubadora e o terrário, e isto é uma porta aberta para contaminações indesejadas, que podem por a perder todo um cultivo. Estou lhe dando este alerta porque já aconteceu comigo e com outros cultivadores que conheço: controle a ansiedade deixando a Natureza fazer o seu trabalho mágico. Agora vai! :blackalien:

Ainda bem que ansiedade eu consigo controlar, meus copos mesmo, só irei dar uma olhada daki uma semana.
Apenas pra ver o andamento do micélio e se teve alguma contaminação. Estou tentando fazer tudo da maneira correta. Quero que tudo dê certo desta vez.
 
- Em uma panela, misturei 4 copos de vermiculita + 1 copo de Arroz integral inteiro + 1 copo de Farelo de Arroz integral tostado, misturei tudo.
- Acrescentei a mistura, 2 copos de água mineral fervida (esperei esfriar para utilizar)

O farelo de arroz pode deixar a mistura compacta, talvez demore a colonizar totalmente

- Na panela, acrescentei água até quase a metade dos copos, e fervi em pressão por 90 minutos. (Esperei esfriar até o outro dia).

Toda panela de pressao tem uma marca interna que indica o nivel da agua, se a agua ficar abaixo ou acima dessa marca a seguranca fica comprometida.

- Em gloverbox, preparei 2 seringas de 20ml com água destilada, e um pedaço do carimbo. Cerca de 1/4 dele. (Utilizando 2 seringas novas, 1 bisturi, e 1 potinho coletor estéril)

40 ml no total da pra inocular muitos copos

Realizei a inoculação dos copos com 1ml em cada furo. Tampei os furos com fita. E cobri novamente com o papel.

Quantos copos foram inoculados ?
 
@Mauricio ,
Creio que o substrato não ficou compactado, achei que ficou até bem aerado.
Os copos que utilizei foram copos pequenos de 150ml, o que dá 3 dedos de água + ou - dentro da panela. (A panela é enorme, daquelas que fecha por fora, coube os 8 copos de uma vez, um do lado do outro).
Inoculei no total, 10 copos. (8 copos de 4 furos em cada, e 2 de milho).
 
o que dá 3 dedos de água + ou - dentro da panela. (A panela é enorme, daquelas que fecha por fora

A panela que utilizo tambem e grande e fecha por fora.
Eu colocava agua abaixo do nivel, quando esterilizava, a tampa empenou e tive que levar na assitencia tecnica, gastei R$ 50,00 para consertar.
 
================
Atualizando o diário
================

(após dar uma olhada no tópico do companheiro @Underxad , resolvi dar uma olhadinha nos meus e ver como estavam)

Hoje dia 18/08/13

Dos 10 copos inoculados com Mexican:

O copo n° 01 apresentou sinal de contaminação.
(separei dos demais para enterrar em um vaso de plantas).

SAM_1807.JPG Copo N° 01 (Contaminado)

Os demais copos encontram-se nesta situação, micélio avançando...

SAM_1806.JPG SAM_1808.JPG SAM_1809.JPG SAM_1810.JPG (com 5 dias após inoculação)

Andamento do Copo de Milho

SAM_1812.JPG

Lembrando que a temperatura na incubadora está variando entre: (22,4° e 29,9)



Boa noite a todos e bons sonhos...SAM_1811.JPGSAM_1815.JPG
 
Os demais copos encontram-se nesta situação, micélio avançando...


O meio da PFTek parece estar compactado. Mas o micélio está avançando, o que é um bom sinal. O copo pequeno também deve ajudar.
 
Última edição:
Alguma perda é sempre provável em todos os quase todos os cultivos. Descarte o que estiver contaminado e continue com os potes com micélio sadio. Força aí, SUCESSO!
 
É que minha vermiculita é "superfina". Não encontro de outro tipo aki na minha cidade, apenas desta.


Entendi.

Mesmo assim dá para deixar mais aerado que isso. Basta colocar o meio devagar e não bater o copo para forçar o preenchimento dos espaços.

Se for necessário, em último caso, use um pouco mais de vermiculita que o recomendado na receita padrão.
 
================
Atualizando o diário
================

Hoje dia 23/08/13

Estou com 06 copos de Mexican na seguinte situação:
2013-08-23_203058.jpg 2013-08-23_203041.jpg 2013-08-23_203050.jpg

O copo de milho.
2013-08-23_203133.jpg
Obs: isso ai preto é milho queimado! kkk


Hoje inoculei mais 4 potes com milho de pipoca.

Potes de 500ml de PP.
download.jpg

O milho foi preparado durante 3 dias, depois na pressão por 1 hora e 30.
E já estou preparando mais 4 potes para domingo serem inoculados.

Método utilizado
O método utiliza água á 100°C (fervente), durante alguns minutos, por repetidas vezes resfriando-se entre cada aquecimento. Geralmente é aquecido 3 vezes ou mais. (Método ensinado aqui no fórum pelo Mauricio).

Esse método é usado para destruir bactérias e endoesporos na preparação de grãos (centeio,trigo, milho...) e que é feito em panela normal. Nesse caso o milho é fervidos ou vaporizado a 100°C por alguns minutos numa panela com tampa, durante três dias seguidos. Entre as fervuras o milho é mantidos na panela fechada até o outro dia para permitir que o endoesporo germine.
O princípio básico por trás desse método é que qualquer endoesporo resistente germinará depois do primeiro aquecimento e conseqüentemente estará suscetível a ser morto no segundo e terceiro aquecimento.
 
Última edição:
Esse método é usado para destruir bactérias e endoesporos na preparação de grãos (centeio,trigo, milho...) e que não necessita de panela de pressão.


Ooops.

Nessa técnica do @Mauricio tem sim uma etapa final na panela de pressão, com o milho já nos potes ou copos.
 
6 copos, vão vir bastantes frutos! parabéns @kinney

gostei muito da planilha com os dados de dia/temperatura/umidade
 
Ooops.

Nessa técnica do @Mauricio tem sim uma etapa final na panela de pressão, com o milho já nos potes ou copos.

Eu sei, eu coloquei na pressão por 1 hora e 30, eu escrevi lá. Sem a panela que eu me referi, seria para ferver a água em panela normal sem pressão durante esses 3 dias. Só depois de colocar nos potes que vão pra de pressão

ficou meio confuso mesmo o que eu escrevi... kkkkk vou corrigir lá.
 
Back
Top