Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ª Cultivo - Golden Teacher - PFtek - Milho - Casing

Diário de cultivo completo.
Strain: Golden Teacher
Técnica: PFTek Padrão e Milho para Casing
Substrato: um bolo 1/4 farelo de arroz integral, 2/4 vermiculita, 1/4 água mineral (que foi mais de ¼ de água) e no Milho
Inoculação: seringa - 09/05/2015 Bolos / 10/05/2015 Milho

Irei dividir em duas partes: 1ª Fase 'Bolos' e 2ª Fase 'Milho'


1ª Fase Bolos 09/05/15

Peguei minha vermiculita, meu arroz integral de mercado (era o que dava pra comprar) e um pouco de água filtrada. Coloquei 2 copos de vermiculita 1 copo de farelo de arroz e 1 de água. Joguei vermiculita na bacia, fui adicionando água aos poucos e depois fui adicionando a FAI (que triturei no liquidificador). Precisei usar mais água, pois não estava nem sequer peto de estar molhado com 1 copo só. Coloquei mais meio copo.

Fechei os copos com papel alumínio e levei na panela de pressão (primeiro erro: Coloquei água acima do meio do copo na panela de pressão, mas acho que isso não afeta, acho...). Contei uma hora a partir da hora que deu pressão na PP e deixei ela a noite toda esfriando.


Inoculação

Nesse meio tempo, raspei ¾ de carimbo pequeno e fiz uma seringa de 10ml e a deixei 8 horas na geladeira. Totalmente higienizada, mas sem glove box e sem lysol. Usei alcool.

Tirei os copos da PP, fechei com durex transparente, inoculei com 4 uros e fechei os copos 6 copos.

Detalhe: fiz substrato pra 5 copos e sobrou espaço pra mais um na panela. O 6ª copo eu fiz no famoso “OLHÃO” :) :)


2ª Fase Milho de 10/05/15 -

: Joguei cerca de uns 2 a 3 sacos de milho da yoki numa panela com água fervendo por meia hora. Deixei-os esfriar por 1 dia. Depois escoei o milho, coloquei ele de molho em duas colheres água sanitária por mais 1 dia. No TERCEIRO dia eu escoei a água sanitária, e deixei o milho de molho com duas colheres de Cal por 1 dia e meio (não pude tirar antes e ele ficou mais tempo que devia). Lavei o milho (novamente, de novo e outra vez) e deixei ele secando no ventilador por bastante tempo. Até tirar o aspecto molhado e ficar apenas o aspecto úmido.


Após realizar todo procedimento eu esterilizei na PP da mesma forma que esterilizei o arroz, só quem copos diferentes (depois mando as fotos quando chegar em casa hoje)


Inoculação

Na inoculação do milho, aconteceu um prolema: a seringa CAIU no chão, Brother! Entortou a agulha e ainda tinha uns 3ml de água destilada num potinho de fezes (sem fezes) do qual eu estava sugando os esporos.

Enfim, Raspei 1 carimpo pequeno, ¼ do outro carimbo que usei nos bolos, coloquei numa agulha 15 ml de água destilada com esporos, tirei o milho da PP e inoculei os potes.



OBS: Estou no meu 4ª dia hoje e no dia de ontem, ainda não tinha aparecido nada além de um cheirinho estranho de milho molhado a 4 dias numa caixa.

OBS 2: Não tenho termômetro não sei a temperatura da incubadora mas aqui em Brasília a noite é minha preocupação. Geralmente faz um pouco de frio a noite e estou pensando em botar uma garrafa com água quente dentro da incubadora a noite pra esquentar. (não tenho artifícios nem engenhocas de luz pra esquentar a incubadora, se alguém quiser me dar uma ideia, sou todo ouvidos.


OBS 3: Está aparecendo uma água branca em volta do durex que usei para selar os copos do bolo da Pftek. Não sei o que , pois borrifei álcool em todos os copos e sequei com papel toalha antes de selá-los com o durex.


Informações futuras:

1ª Irei usar para fazer o casing 50/50 de fibra de coco com vermiculita.


2ª Eu fiz muito substrato, não tenho lugar pra botar tudo o_O




E é isso ai, até agora! ;)



Obrigado a todos que cooperaram pra isso aqui existir! Aprendi muito até agora e continuo em um fluxo eterno de aprendizarem a cada vez que abro esses tópicos e leio sobre os mágicos!

Me desejem boas vibrações pois estou apostando que esses cogumelos vão começar um novo ciclo na minha vida. Já Começaram a mudar!

Postarei fotos hoje a noite quando chegar em casa!
 
Última edição:
Bom dia, pra quem acompanha meu querido diário!

Está dando tudo certo com meus 11 copos inoculados a um tempo atrás!
Resumindo tudo que eu fiz, foi exatamente o seguinte:


- 6 copos com FAI + vermiculita = 2 bolos separados (que frutificaram) / 1 copo desperdiçado (pois quebrou) / 3 copos viraram um Casing
- 1 garrafinha de água de malhar + 4 copos de 240ml + 1 pote de nescafé = 3 casings grandes e 1 casing pequeno (1ª casing que frutificou)



Adivinha quem frutificou?!?!?! :):):):LOL:

1ª Casing - (2ª Flush)- 07/07/2015

Casing 1.2.1.jpg Casing 1.2.jpg Casing 1.4.jpg casing 1.3.jpg AkeFwQxGUomaPTEYDv7tcRORwJbW3UFLFhcPrVTL9x8A.jpg Cogu peso.jpg


2ª Casing - Primeiros pins 05/07/2015 (dobro do tamanho do primeiro casing)


Am2eOVRVrRshFQnr4Z7dLg70zejWjI1v6InftT5OyROQ.jpg


1ª Bolo - PFTek - (flush colhido dia 04/07/15)
- Esse eu dei de presente a um amigo, que me mandou fotos!

cogu 3.png cogu1.png cogu 1.jpg cogu 0.jpg


Pois é, pessoal! Ta dando tudo certo!
Meus outros dois casings estão na incubadora terminando de colonizar pra que eu possa aniversariá-los.

- 3ª casing é de milho (está tendo uma colonização mais rapida. o equivalente a uns 5~7 dias na frente do casing de FAI+vermiculita.
- 4ª casing de FAI+vermiculita está colonizando mais devagar, mas está indo bem ainda.

Falarei mais sobre a preparação após frutificarem.


Estou tindalizando mais 1,5kg de millho pra fazer mais dois casings grandes e terminar esse ciclo de casings com a Strain B+

Agora duas perguntas:

- Eu devo tirar o casing da incubadora apenas quando ele estiver 100% colonizado? Pois eu só tirei quando a camada de substrato do casing estava 100% colonizada.

- É melhor tirar 100% colonizada ou é mais rápido se eu aniversariar quando tiver uns 75% colonizado ?

Muito obrigado pelo conhecimento, Senhores!
 

Anexos

  • Casing 1.1.jpg
    Casing 1.1.jpg
    149.5 KB · Visualizações: 81
  • casing 1.3.jpg
    casing 1.3.jpg
    77.2 KB · Visualizações: 76
  • Cogu 1.5.jpg
    Cogu 1.5.jpg
    101.1 KB · Visualizações: 77
Última edição:
Parabéns @Vishnuu belos cogu!!! Eu também sou de brasilia e estou no meu primeiro cultivo. Alguém perto é sempre bom para trocar ideias de cultivo.:)
 
~~PROBLEMA~~

Mestres e magos do cubenesis, me ajudem!

Estou com um problema e irei contar a situação:
Meu 3ª Casing estava na incubadora a bastante tempo (cerca de 24 dias) pois estava demorando pra colonizar a camada superior do casing. Dai então decidi aniversariá-lo com cerca de 75% da camada superior colonizada (primeiro erro, acredito eu... )


Causas da demora na colonização da camada casing:

1 - Preparei uma camada do casing muito grossa
2 - A camada está um pouco seca (tem mais vermiculita que fibra de coco, pois fiz no olho)



Até então beleza...
Aniversariei meu casing e se passaram uns 5~6 dias desde que aniversariei. No 3ª dia pinou mas o casing é gigante e só pinaram 2 cogumelos. Além disso estagnaram. Parece que não crescem mais.

Pensei em tirar esses abortos que cresceram e fazer um cold shock + dunk, o que acham?

Tirei essa foto pela manhã de hoje:
AqDjbIVlEXZ3gmF_Jv5gpyTyUxmzm2TWSaGNvIJd-GSh (1).jpg
Se observarem do lado esquerdo, colado nas bordas do casing, tem dois pins que estão nesse tamanho a uns dois dias. Era pra ter pelo menos dobrado de tamanho desde o dia que pinou.

OBS: o Terrário do qual aniversariei esse casing está em boas condições pois cultivei 2 flushes do meu primeiro casing nesse mesmo terrário e borrifo água no terrário e na tampa no mínimo 2x ao dia.


Pois bem, no mais é isso!
Espero a ajuda, galera..

Valeu :)
 
Vou chegar em casa hoje e ver se cresceram... caso contrário já tiro e jogo pro Dunk!
 
É o mais indicado a fazer no momento, aliás a camada com micélio está bem bonita.


Pois é, @tupy, mas ela ta aparentando estar bem seca. Creio que isso seja um break na hora dos cogumelos pinarem. Além disso eu fiz uma camada muito grossa, não sei como o micélio atingiu a superfície. tem amis ou menos uns 2 dedos e meio de camada que eu botei de uma vez e deixei na incubadora.
Devia ter colocado camada por camada...
Enfim, inoculei mais 11 copos ontem kkkkk Vou cultivar B+ . Terei uma segunda chance de fazer uns casings tão fortes quanto aquele tijolos do @Mauricio !
 
Pois é, @tupy, mas ela ta aparentando estar bem seca. Creio que isso seja um break na hora dos cogumelos pinarem. Além disso eu fiz uma camada muito grossa, não sei como o micélio atingiu a superfície. tem amis ou menos uns 2 dedos e meio de camada que eu botei de uma vez e deixei na incubadora.
Devia ter colocado camada por camada...
Enfim, inoculei mais 11 copos ontem kkkkk Vou cultivar B+ . Terei uma segunda chance de fazer uns casings tão fortes quanto aquele tijolos do @Mauricio !
Realmente, é uma cada bem grossa e fora do comum. Possivelmente isso está atrasando o processo e até dificultando.
 
Bom dia galera!
To precisando de uma ajuda de novo, será que podem me dar uma luz!?


Mesmo problema que relatei mais cedo, estou com 1 casing que está muito seco, dai fiz um dunk nele antes de dar o 1ª flush e botei no terrário novamente, pois nao tinha condições, a vermiculita tava muito seca.
Passaram-se 2 dias e começou a pinar novamente, mas hoje de manhã percebi que não houve nenhum crescimento de ontem pra hoje e quando fui tocar a vermiculita pra ter certeza que tava seco de novo, adivinha o que aconteceu? Está seco que nem PEDRA!

Falei com meu companheiro cultivador @newtondf e ele me disse que leu em algum lugar que havia pessoas que injetavam seringa com água no bolo PF para deixar mais úmido. Queria saber se posso fazer isso com água filtrada ou fervida sem problemas pra tentar salvar esse casing!

Pois se eu achar a solução pra esse, eu acho pro outro caisng que ta fazendo DUNK que se encontra com o mesmo problema (coloquei substrato demais de uma vez só na 1ª e única camada do meu casing. Dai o micélio atinge a superfície em algumas partes mas não consegue atingir em tudo e além disso os pins não tem força pra continuar pois precisam de água.)


Se alguém tiver alguma notícia sobre isso ou já tiver feito e puder me dar uma luz, serei agradecido!

Valeu
 
Última edição:
@Vishnuu na verdade eu acho que o que eu tinha lido sobre injetar agua com seringa era em bolos PF, quanto a casing vamos aguardar a opinião dos mais experientes como nossos amigos @Salaam`aleik e @tup que sempre tem ótimas dicas:)
 
Última edição:
Se o bolo dunkado voltou a ficar seco, o problema não está no bolo, está no terrário... que não está com a umidade adequada, por isso ela evapora dos bolos.

O bolo só perde umidade para os cogumelos depois que eles já estão crescendo e ganham massa. Se não houver água eles também não crescem, até porque os pins secam e perdem a capacidade de transportar a água necessária para o crescimento (levando a abortos ou cogumelos deformados).

Reveja as condições do terrário. Terrário úmido tem que ter água escorrendo pelas paredes, naturalmente!
 
Se o bolo dunkado voltou a ficar seco, o problema não está no bolo, está no terrário... que não está com a umidade adequada, por isso ela evapora dos bolos.

O bolo só perde umidade para os cogumelos depois que eles já estão crescendo e ganham massa. Se não houver água eles também não crescem, até porque os pins secam e perdem a capacidade de transportar a água necessária para o crescimento (levando a abortos ou cogumelos deformados).

Reveja as condições do terrário. Terrário úmido tem que ter água escorrendo pelas paredes, naturalmente!


Vejo que faz referência a bolos, mas no e no meu caso que uso casing ? (e sim, fiz dunk nos bolos antes de preparar o casing)
O casing por si só tem uma quantidade de água reservada na camada que serve para o crescimento do pin. Tive 2 flushs nesse terrário com outro casing, creio que o problema seja mesmo na própria camada superficial do casing..


Meu terrário ele é um pouco seco pois não tenho ainda umidificador pra e nem termostato... Se souberem de algum barato, inclusive, me avisem kkk estou a procura de algo em conta. Já Gastei uns 100 reais com caixas organizadoras e substratos e etc pro cogumelo.

Mas obrigado @Salaam`aleik, darei uma importância maior na questão das paredes do meu terrário! Valeu!
 
Vejo que faz referência a bolos, ...
Tive 2 flushs nesse terrário com outro casing, creio que o problema seja mesmo na própria camada superficial do casing..
Oops, casing :D Também se aplica, no final o casing é um subtrato colonizado também, só muda o formato e a técnica de preparação.

O casing por ser mais largo e ter uma camada de vermiculita com mais área comporta mais umidade, mas também seca mais rápido, pelo mesmo motivo.

O outro casing que frutificou aí tinha a mesma composição e genética? E as condições do terrário, eram as mesmas (inclusive a temperatura ambiente)?

não tenho ainda umidificador pra e nem termostato... Se souberem de algum barato,
No MercadoLivre você acha termostatos na faixa de R$ 60. Com o termostato não precisa de umidificador, apenas argila expandida, pois a temperatura mais alta da água faz evaporar bastante.

Já Gastei uns 100 reais com caixas organizadoras e substratos e etc pro cogumelo.
Já gastei mais de mil... E compensou totalmente ;)
 
O outro casing que frutificou aí tinha a mesma composição e genética? E as condições do terrário, eram as mesmas (inclusive a temperatura ambiente)?

Sim, Mesma composição mas dias diferentes.
Fiz alguns testes de urgência. Tive que viajar final de semana e o casing tava extremamente seco. Acabei botando agua mineral no borrifador e molhei diretamente o casing com muito cuidado. Joguei água nas áreas que tinah muita concentração de vermiculita e que estava seca.
Em torno dessas áreas tinahm alguns pins que estava nascendo mas estavam com um crescimento muito devagar.

No final das contas Frutificou o bolo que estava seco!

Segue uma foto que tirei:
An7wLrD4AGYo79Iam9ivna7SdRp1xKE_o3H_2sOM2zKU.jpg




Enfim, to com outro casing agora em estado critico que tirei depois desse atual casing que frutificou. Estou com um bem seco tbm e to seguindo o mesmo procedimento.

OBS: Deixo claro que isso é uma má conduta e tenho consciência disso, mas foram medidas desesperadoras.


No MercadoLivre você acha termostatos na faixa de R$ 60. Com o termostato não precisa de umidificador, apenas argila expandida, pois a temperatura mais alta da água faz evaporar bastante.

Já gastei mais de mil... E compensou totalmente ;)

Irei comprar um termostato o amis rapido possível. talvez isso seja bem crucial para a aceleração da frutificação no meu terrário e para a evolução de casings problemáticos!



Outra obs: To me perdendo na sequencia de flush já. Acho que da pra frente vou tratar mais dos problemáticos e ja to no processo do meu segundo cultivo com B+

Valeu Pessoal
 
OBS: Deixo claro que isso é uma má conduta e tenho consciência disso, mas foram medidas desesperadoras.
Da onde você tirou essa ideia? Quando é preciso eu borrifo ou rego meus cultivos e nunca tive problemas, desde que o borrifador seja de nevoa fina não haverá problemas.

Problema é agredir o micélio todo dia com borrifador shotgun.

Se regar fosse um problema não fariam isso no cultivo em larga escala de comestiveis
 
@Arcturus Eu li que não podia borrifar diretamente no casing aqui no forum em um dos links que abri estudando sobre cogumelos. E em outros links afirmavam que era perigoso por causa da agressão, mas o que todos tinahm em comum: Ninguém borrifava diretamente no casing por

Mas ainda não tinha tirado dúvidas sobre o risco de contaminação/agressão do micélio realizado esse ato.
Li algumas noticias negativas e pensei em evitar ao maximo o borrifar dentro do casing.

De qualquer forma, agradeço a informação e vou continuar a fazer isso com meu outro casing que está com dificuldade de pinar.

o/
 
Não podes borrifar em cima dos cogumelos e pins formados, mas molhar o casing, sem problemas.

Eu "rego" os casings/bolos no terrário o tempo todo, mantendo-os hidratados e dispensando dunks entre flushes. Resultado: não há "entre flushes", eles pinam e frutificam continuamente ;)

Só não é bom exagerar, pois os pins aparecem quando o bolo perde umidade.
 
Eu só umideço quando o micélio possui um casing protegendo por cima. Se passar do ponto na umidade mesmo com uma fina nevoa umidecendo diretamente o micélio, ele cria uma camada espessa e dura que dificulta e muito a frutificação.

Essa pelo menos é a experiencia que eu tenho....

Mas há de ressaltar que a umidade do terrario deve ser alta não para o micélio absorver a umidade do ar, mas sim para não perder umidade. Se seu casing está secando rapido demais, ou você precisa manter a umidade manualmente, seria mais saudavel rever a umidade do seu terrario.

Quando você aniversaria um casing, ele deve possuir as condições necessarias de umidade para frutificar. A questão é só MANTER essas condições.
 
Última edição:
Muito obrigado pelas informações @PsychoEvie e @Salaam`aleik ! Misturando as duas informações eu consegui pegar o conhecimento no ar!
Como meus casings ficam mais perto do chão, irei borrifar em pé!

Achei genial a questão de manter sempre bem hidratado para não ter entre flushes, pois acho que o dunk faz o bolo correr muito mais risco de contaminação na geladeira do que borrifando diariamente deixando aquela "névoa" no terrário e pegando no casing (enquanto ainda não tiver pins)
Sem contar que dessa vez metade do meu casing amadureceu mais cedo que a outra metade do casing. Achei melhor pois colhi metade, e esperei mais dois dias pra colher a outra metade. Deu umas 100g de cogumelos frescos. Se tivesse catado tudo num flush só, tinha dado bem menos.


Eu só umideço quando o micélio possui um casing protegendo por cima. Se passar do ponto na umidade mesmo com uma fina nevoa umidecendo diretamente o micélio, ele cria uma camada espessa e dura que dificulta e muito a frutificação..

Isso realmente me confundiu um pouco. Mas por experiência que eu tive nesse casing, talvez se nao fosse a nevoa que fui jogando, ele não tinha frutificado, porém, estou esperando um outro casing frutificar do qual já existe micélio na camada casing superficial. Estou esperando pinar e ta demorando, mas paciência né? Vamos ver no que dá. Ficarei atento quanto à nevoa no micélio.



Pretendo futuramente comprar um termostato. Creio que o mesmo fará o meu trabalho de manter mais úmido meu terrário, assim diminuindo as vezes que borrifo água com intenção da névoa pegar no casing.

Valeu valeu!
 
Isso realmente me confundiu um pouco. Mas por experiência que eu tive nesse casing, talvez se nao fosse a nevoa que fui jogando, ele não tinha frutificado, porém, estou esperando um outro casing frutificar do qual já existe micélio na camada casing superficial. Estou esperando pinar e ta demorando, mas paciência né? Vamos ver no que dá. Ficarei atento quanto à nevoa no micélio.
Demorando quanto tempo exatamente? Talvez o seu problema seja mais a temperatura do que a umidade.
 
Back
Top