Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ª Cultivo - Golden Teacher - PFtek - Milho - Casing

Diário de cultivo completo.
Strain: Golden Teacher
Técnica: PFTek Padrão e Milho para Casing
Substrato: um bolo 1/4 farelo de arroz integral, 2/4 vermiculita, 1/4 água mineral (que foi mais de ¼ de água) e no Milho
Inoculação: seringa - 09/05/2015 Bolos / 10/05/2015 Milho

Irei dividir em duas partes: 1ª Fase 'Bolos' e 2ª Fase 'Milho'


1ª Fase Bolos 09/05/15

Peguei minha vermiculita, meu arroz integral de mercado (era o que dava pra comprar) e um pouco de água filtrada. Coloquei 2 copos de vermiculita 1 copo de farelo de arroz e 1 de água. Joguei vermiculita na bacia, fui adicionando água aos poucos e depois fui adicionando a FAI (que triturei no liquidificador). Precisei usar mais água, pois não estava nem sequer peto de estar molhado com 1 copo só. Coloquei mais meio copo.

Fechei os copos com papel alumínio e levei na panela de pressão (primeiro erro: Coloquei água acima do meio do copo na panela de pressão, mas acho que isso não afeta, acho...). Contei uma hora a partir da hora que deu pressão na PP e deixei ela a noite toda esfriando.


Inoculação

Nesse meio tempo, raspei ¾ de carimbo pequeno e fiz uma seringa de 10ml e a deixei 8 horas na geladeira. Totalmente higienizada, mas sem glove box e sem lysol. Usei alcool.

Tirei os copos da PP, fechei com durex transparente, inoculei com 4 uros e fechei os copos 6 copos.

Detalhe: fiz substrato pra 5 copos e sobrou espaço pra mais um na panela. O 6ª copo eu fiz no famoso “OLHÃO” :) :)


2ª Fase Milho de 10/05/15 -

: Joguei cerca de uns 2 a 3 sacos de milho da yoki numa panela com água fervendo por meia hora. Deixei-os esfriar por 1 dia. Depois escoei o milho, coloquei ele de molho em duas colheres água sanitária por mais 1 dia. No TERCEIRO dia eu escoei a água sanitária, e deixei o milho de molho com duas colheres de Cal por 1 dia e meio (não pude tirar antes e ele ficou mais tempo que devia). Lavei o milho (novamente, de novo e outra vez) e deixei ele secando no ventilador por bastante tempo. Até tirar o aspecto molhado e ficar apenas o aspecto úmido.


Após realizar todo procedimento eu esterilizei na PP da mesma forma que esterilizei o arroz, só quem copos diferentes (depois mando as fotos quando chegar em casa hoje)


Inoculação

Na inoculação do milho, aconteceu um prolema: a seringa CAIU no chão, Brother! Entortou a agulha e ainda tinha uns 3ml de água destilada num potinho de fezes (sem fezes) do qual eu estava sugando os esporos.

Enfim, Raspei 1 carimpo pequeno, ¼ do outro carimbo que usei nos bolos, coloquei numa agulha 15 ml de água destilada com esporos, tirei o milho da PP e inoculei os potes.



OBS: Estou no meu 4ª dia hoje e no dia de ontem, ainda não tinha aparecido nada além de um cheirinho estranho de milho molhado a 4 dias numa caixa.

OBS 2: Não tenho termômetro não sei a temperatura da incubadora mas aqui em Brasília a noite é minha preocupação. Geralmente faz um pouco de frio a noite e estou pensando em botar uma garrafa com água quente dentro da incubadora a noite pra esquentar. (não tenho artifícios nem engenhocas de luz pra esquentar a incubadora, se alguém quiser me dar uma ideia, sou todo ouvidos.


OBS 3: Está aparecendo uma água branca em volta do durex que usei para selar os copos do bolo da Pftek. Não sei o que , pois borrifei álcool em todos os copos e sequei com papel toalha antes de selá-los com o durex.


Informações futuras:

1ª Irei usar para fazer o casing 50/50 de fibra de coco com vermiculita.


2ª Eu fiz muito substrato, não tenho lugar pra botar tudo o_O




E é isso ai, até agora! ;)



Obrigado a todos que cooperaram pra isso aqui existir! Aprendi muito até agora e continuo em um fluxo eterno de aprendizarem a cada vez que abro esses tópicos e leio sobre os mágicos!

Me desejem boas vibrações pois estou apostando que esses cogumelos vão começar um novo ciclo na minha vida. Já Começaram a mudar!

Postarei fotos hoje a noite quando chegar em casa!
 
Última edição:
OBS 3: Está aparecendo uma água branca em volta do durex que usei para selar os copos do bolo da Pftek. Não sei o que , pois borrifei álcool em todos os copos e sequei com papel toalha antes de selá-los com o durex.

Eu uso durex transparente quando faço selo de alumínio também. E desde o primeiro cultivo surge esse branco. Relaxe. Nada que vá afetar seu cultivo.
 
Eu uso durex transparente quando faço selo de alumínio também. E desde o primeiro cultivo surge esse branco. Relaxe. Nada que vá afetar seu cultivo.
@PsychoEvie , valeu pela dica! Já tava aqui sem dormir kkkk

Como prometido, seguem as fotos em ordem.

1ª - PFtek Bolos Inoculação Dia: 09/05/15 - Dia de hoje: 13/05/15
1- Bolo (1).JPG
2- Bolo (2).JPG
3- Bolo (3).JPG
4- Bolo (4).JPG
5- Bolo (5).JPG
6- Bolo (6).JPG
Tudo PFtek bolos.JPG


2ª - Milhos Inoculação Dia 10/05/15 - Dia de hoje 13/05/15
Nessa parte aconteceu uma lombra... Estava lá eu preparado pra colocar o milho num baldezinho na panela de pressão de plastico PP, (aqueles com o simbolo 5 em baixo) ai percebi que não cabia. Tudo estava fechado pois já tava de noite e então fiz o que pude e coloquei nesses copos improvisados (copos de skol beats SURPRISE motherfucker!" pois não da pra ver nada. Vai na sorte :cyclops:)

Milhos:

milho pote 2.JPG milho pote 3.JPG

Obs: Se olharem bem, o milho ta quase nascendo. Será que isso vai dar problema em alguma coisa?
Se alguém souber, me avise por favor o_O
Milho pote 1.JPG


Eis aqui os ditos copos de skol beats Bônus (pois não tinha mais onde colocar tanto milho que coloquei na panela)
Milho.JPG

Agora vou adiatar umas fotos dos terrários e Incubadora, curte só galera:

Incubadora: incubadora 2.JPG Incubadora.JPG

Olhem o terrário. Vocês acham melhor usar mais buracos com tela de filtro de café para troca de CO2 com O2 ???
Terráio dos casings.JPG TErrários.JPG
Usarei argila expandida para deixar umido e burrifarei agua duas vezes ao dia.
Acho que é o bastante aqui pra brasília!

Valeu galera! Quem puder ajudar ou dar dicas, sou todo ouvidos ;)
 
Última edição:
@PsychoEvie , valeu pela dica! Já tava aqui sem dormir kkkk

Agora que estou no meu PC aqui vai uma imagem do meu primeiro PF tek quando vi este fenomeno ocorrer pela primeira vez.
E vi ocorrer depois varias outras vezes. Mas tudo tranquilo mesmo ;)

IMG_0487.JPG
 
Strain: Golden Teacher

OBS: Estou no meu 4ª dia hoje e no dia de ontem, ainda não tinha aparecido nada além de um cheirinho estranho de milho molhado a 4 dias numa caixa.

OBS 2: Não tenho termômetro não sei a temperatura da incubadora mas aqui em Brasília a noite é minha preocupação. Geralmente faz um pouco de frio a noite e estou pensando em botar uma garrafa com água quente dentro da incubadora a noite pra esquentar. (não tenho artifícios nem engenhocas de luz pra esquentar a incubadora, se alguém quiser me dar uma ideia, sou todo ouvidos.


OBS 3: Está aparecendo uma água branca em volta do durex que usei para selar os copos do bolo da Pftek. Não sei o que , pois borrifei álcool em todos os copos e sequei com papel toalha antes de selá-los com o durex.


não entendi a parte do cheirinho de milho molhado... tu estás abrindo os potes pra ver como está?

Quanto ao colocar a água quente... eu não faria, não sem um termometro... acho que temperatura alta demais pode ser mais prejudicial do que baixa demais...

Eu coloco os meus bolos em cima da geladeira durante a incubação pra manter a temperatura e tem funcionado bem.


segura a ansiedade e boa sorte!
 
não entendi a parte do cheirinho de milho molhado... tu estás abrindo os potes pra ver como está?

Grande Faceiro,
Seguinte, falei isso pq quando eu abro a incubadora sobe esse cheiro de milho molhado. Calma que não abri nenhum pote :roflmao: E sempre ao tirar e ao colocar os potes na incubadora tomo maior cuidado e uso álcool em volta dos copos para não ter nenhuma forma de infectar.

Quanto ao colocar a água quente... eu não faria, não sem um termometro... acho que temperatura alta demais pode ser mais prejudicial do que baixa demais...

Eu coloco os meus bolos em cima da geladeira durante a incubação pra manter a temperatura e tem funcionado bem.


segura a ansiedade e boa sorte!

Aqui em casa não tenho espaço para colocar em cima da geladeira... terei que pensar em outra coisa. Creio que colocando perto da parede do meu quarto (onde passa a tarde toda pegando sol) seria o lugar mais quente da minha casa por mais tempo. E mesmo assim ainda é instável, pq a noite aqui faz um certo friozinho... Irei correr atras do termômetro. se não fico muito no limbo sem saber se ta numa temperatura boa.

Segurar a ansiedade que ta difícil. To sonhando com esses copos todos colonizados! kkkkk (de verdade)


Domingo dia 17/05 posto novas fotos caso apareça algum micélio em algum dos 11 copos que tão nessa incubadora!

:D

Valeu valeu a boas vibrações !
 
Vai ficar bem dificil ver o progresso dos copos de milho preto.. se houver alguma contaminação em algum dos copos você também vai ficar sem saber...
 
Vai ficar bem dificil ver o progresso dos copos de milho preto.. se houver alguma contaminação em algum dos copos você também vai ficar sem saber...
Pois é @Lwalker ! Eu tinha feito uns calculos errados pro tanto de recipientes que eu tinha pra colocar o milho. Eu só fui deixando tudo de molho e esterelizando e tal e quando me dei conta, tinha mais milho do que cabia na panela de pressão kkkkkk

Dai eu vi umas Skol beats la em casa e fiz esses copos ai com elas e botei, pois só tinham outros copos mais caros que iam fazer falta se eu usasse para esse fim.

Eu vou chamar esses copos de copos SURPRISE, pois eu só vou saber na hora de jogar pro casing, ou se tiver um muito muito ruim saindo de algum deles.

Vou abri-los com cuidado na hora e jogar em potes diferentes pra fazer a verificação dos contaminantes. :blackalien::blackalien::blackalien:
 
Geralmente faz um pouco de frio a noite e estou pensando em botar uma garrafa com água quente dentro da incubadora a noite pra esquentar. (não tenho artifícios nem engenhocas de luz pra esquentar a incubadora, se alguém quiser me dar uma ideia, sou todo ouvidos.
Nao recomendo colocar agua quente dentro da incubadora ainda mais sem termometro como o @Faceiro disse, ja fiz isso e so faz com que a temperatura suba rapidamente mas logo ela abaixará denovo. Pelo que li, essa variação brusca de temperatura não é benéfica...
Voce pode usar um termostato caso haja a possibilidade.
Se não tiver jeito, voce pode enrolar a incubadora em um cobertor, aqui de noite faz muito frio e nem meu termostato da conta da temperatura, sendo assim eu enrolo a incubadora em um cobertor e isso ajuda bastante. Pra mim é util, pode ser que seja pra voce tambem...
Por hora é so esperar, sei que é dificil mas evite olhar os copos diariamente. De intervalos de 4 a 6 dias.
Estou torcendo pra tudo dar certo. :)
Fique em paz.
 
Grande Faceiro,
Seguinte, falei isso pq quando eu abro a incubadora sobe esse cheiro de milho molhado. Calma que não abri nenhum pote :roflmao: E sempre ao tirar e ao colocar os potes na incubadora tomo maior cuidado e uso álcool em volta dos copos para não ter nenhuma forma de infectar.



Aqui em casa não tenho espaço para colocar em cima da geladeira... terei que pensar em outra coisa. Creio que colocando perto da parede do meu quarto (onde passa a tarde toda pegando sol) seria o lugar mais quente da minha casa por mais tempo. E mesmo assim ainda é instável, pq a noite aqui faz um certo friozinho... Irei correr atras do termômetro. se não fico muito no limbo sem saber se ta numa temperatura boa.

Segurar a ansiedade que ta difícil. To sonhando com esses copos todos colonizados! kkkkk (de verdade)


Domingo dia 17/05 posto novas fotos caso apareça algum micélio em algum dos 11 copos que tão nessa incubadora!

:D

Valeu valeu a boas vibrações !

ah bom... agora entendi a do cheirinho... hehehe

Cara, tu fizeste 11 potes... se nenhum der certo é pq não era pra ser mesmo, heheheh

Só teria bastante cuidado com os copos pretos qdo fores abrir e o faria em local separado dos demais.... como não podes ver, eu me guiaria pela colonização dos demais e deixaria mais um tempo "pra garantir"... mas vai ser surpise mesmo... eu não colocaria esses copos no mesmo casing dos demais pois mesmo que pareça que estão bem pode ter contaminação no fundo que não consegues ver...

mandando boas vibes ai :)
 
Nao recomendo colocar agua quente dentro da incubadora ainda mais sem termometro como o @Faceiro disse, ja fiz isso e so faz com que a temperatura suba rapidamente mas logo ela abaixará denovo. Pelo que li, essa variação brusca de temperatura não é benéfica...
Voce pode usar um termostato caso haja a possibilidade.
Se não tiver jeito, voce pode enrolar a incubadora em um cobertor, aqui de noite faz muito frio e nem meu termostato da conta da temperatura, sendo assim eu enrolo a incubadora em um cobertor e isso ajuda bastante. Pra mim é util, pode ser que seja pra voce tambem...
Por hora é so esperar, sei que é dificil mas evite olhar os copos diariamente. De intervalos de 4 a 6 dias.
Estou torcendo pra tudo dar certo. :)
Fique em paz.


@Narciss , Valeu pela dica, cara! Já tenho gastado muita grana ultimamente com tudo.. Vou ter que deixar o termostato pra depois. Vou comprar apenas um
termohigrometro mesmo e usá-lo pra tentar medir a temperatura certinho. E usarei o cobertor (já havia lido sobre mas estava desacreditando kkk Boa ideia) :cool::cool::cool:

E to me coçando mesmo pra não ficar olhando direto. Mas já selei a caixa de forma que eu só abra la pra dia 17 kkkk

Valeu pelas boas vibrações! :LOL:







ah bom... agora entendi a do cheirinho... hehehe

Cara, tu fizeste 11 potes... se nenhum der certo é pq não era pra ser mesmo, heheheh

Só teria bastante cuidado com os copos pretos qdo fores abrir e o faria em local separado dos demais.... como não podes ver, eu me guiaria pela colonização dos demais e deixaria mais um tempo "pra garantir"... mas vai ser surpise mesmo... eu não colocaria esses copos no mesmo casing dos demais pois mesmo que pareça que estão bem pode ter contaminação no fundo que não consegues ver...

mandando boas vibes ai :)


Pois é, @Faceiro ! Não é possível, cara! Fiz 10 copos e uma GARRAFA mano! Tem que vingar algum kkkkkkkkk Gastei 2 carimbos basicamente pra fazer as seringas.
A única coisa que ta me preocupando bastante é o fato do milho estar quase nascendo. quase todos estão aparecendo aquela pontinha de raiz de milho, como se tivesse acabando de sair de dentro do grão. Espero que isso não roube os nutrientes do grão inteiro e nasça um bando de milho nesses copos. :morto:

Vou fazer esse esquema de separar num casing diferente mesmo, um por um e ir analisando. To com boas vibrações pra esses copos surprise. Tomara que dê certo!
Vou fazer uns terrários de galões de 5L e colocar o casing com esses copos.

Inclusive eu estou aceitando doações de bacias, potes organizadores de 40L ou mais e afins. Já fiz até campanha de doação de Vasilhas pros meus casings no face KKKKK É muito pote mano, se tudo colonizar eu vou ter que me virar nos 30 aqui :D

Valeu pelas good vibes e bora Cultivar!
 
Última edição:
Pois então senhores e senhoritas! Depois de muitas reviravoltas na minha vida nesse final de semana conturbado, consegui tirar as fotos dos copos...... e adivinha!?

DEU BOM !

Ta colonizando! Apareceram os sinais do micélio, forte e algodoado!

Seguem as fotos:


Milho: 10/05/15 - 18/05/15
1.IMG_1264.JPG 1.1IMG_1265.JPG 1.2IMG_1267.JPG
2.IMG_1269.JPG
3.IMG_1270.JPG 3.1IMG_1271.JPG

OBS: A colonização e a germinação estão lutando pra ver quer ganha! Mas na minha opnião, o micélio já venceu :D

O milho tava germinando mas o micélio passou por cima sem problema. Pelo menos nos numero 1 e 3!

O número 2 ta devagar, acho que não inoculei o bastante para colonizar melhor, ou não sei. Começou a aparecer mas não ta colonizando do mesmo tanto que os copos, Paciência, né?

PFTek: 09/05/15 - 18/05/15


Na PFtek alguns ainda não colonizaram. Somente esses 4 copos (tem foto de coo repetido)

1.IMG_1278.JPG
2.IMG_1277.JPG
3.IMG_1275.JPG
4.IMG_1285.JPG 4.1IMG_1274.JPG




Lembram daqueles copos de skol beats?
Aparentemente começou a colonizar também! parece estar algodoado pelo o que vi pelo copo, pois é impossível tirar fotos para verem. Importante é que ta dando Certo :D

Agora é só esperar e ter paciência!

;););)
 

Anexos

  • IMG_1272.JPG
    IMG_1272.JPG
    97.6 KB · Visualizações: 88
  • IMG_1273.JPG
    IMG_1273.JPG
    100.9 KB · Visualizações: 88
  • IMG_1274.JPG
    IMG_1274.JPG
    70.7 KB · Visualizações: 88
  • IMG_1279.JPG
    IMG_1279.JPG
    94.8 KB · Visualizações: 83
  • IMG_1280.JPG
    IMG_1280.JPG
    89.7 KB · Visualizações: 78
Última edição:
É impressão minha ou a bocas desses copos com bolos PFs são mais estreitas?


Grande observador, @Arcturus ! Sim, são mais estreitas e ainda tem flores no vidro, se olhar bem ! kkkk Copos do Extra são assim.

Mas Arcturus, eu coloquei substrato até um pouco antes da parte larga, ou seja, deixei de forma que o bolo PF consiga passar quando eu virar o copo, porém, como nem eu confio nisso eu preparei umas 5 vasilhas de casing pra colocar esses copos. Vou fazer bastante substrato pra casing 50/50 vermiculita e fibra de coco hidratada e botar pra frutificar caso os bolos quebrem.

Esse cultivo ta sendo só emoções! Sempre na hora falta acontece alguma coisa e eu tenho que me virar pra arranjar as paradas kkkk. Mas to pressentindo que vai dar certo !

Galera, eu li que Turfa era essencial para a camada casing, mas não acho turfa de forma alguma, ou quando acho é um substrato pronto que tem turfa incluida. Não sei se poderia usar ele ou não.
Alguém poderia me dizer se 50/50 de vermiculita com fibra de coco já é o bastante? E se eu posso pasteurizar juntos?
 
Última edição:
Galera, preciso de ajuda!

Estive viajando por esses dias pois estava de férias e no dia que eu fui viajar (dia 18/06/15) eu aniversariei meu primeiro casing e deixei com minha prima para que ela tomasse os cuidados de burrifar água duas vezes por dia no terrário.

Ela foi me mandando fotos do andamento e frutificou legal, vejam as fotos:

1- IMG-20150624-WA0001.jpg
2- IMG-20150625-WA0023.jpg

3- IMG-20150627-WA0004.jpg
4- IMG-20150627-WA0003.jpg
5-IMG-20150628-WA0028.jpg

Cheguei em brasília e fui catar esse primeiro flush passado dos cogumelos. Conclusão, na hora que eu quebrei uma das estipes de um dos cogumelos, ao invés de ficarem com um tom azulado, ficaram com um tom meio verde azulado, ou seja, ta mais esverdeado que azul.

Agora a pergunta: Posso continuar a secagem para usá-los futuramente, ou jogo fora?


(obs: Aniversariei outro casing hoje e pelo andar da carroagem, acho que dentro de uns 15 dias no maximo já posso colher meu 2ª flush)

Help !
 
Teria carimbado tudo, seriam belos carimbos densos e escuros! Apesar de estarem menos potentes quando maduros ainda são psicoativos, portanto podem sim serem secados.
 
Realmente @Arcturus nesse flush o que mais teve foi esporos! Meu casing ta quase todo preto dos esporos que foram caindo!
Estou secando no momento, irei amanhã procurar por sílica e enquanto eu não achar a silica vou deixar no ventilador em potência maxima.

Indicam outras strains pra compra visando POTÊNCIA x FRUTIFICAÇÃO RÁPIDA, para que possa investir?
 
Na falta de sílica pode utilizar anti-mofo vendido em supermercado. Em relação as strains de cubensis eu diria que é mesmo do mesmo, pois no final das contas são todas cubensis, ou seja da mesma especie, com exceção da strain Ecuador que segundo John Allen é da especie subcubensis, segundo experimentadores dizem que a strain Ecuador ser mais potente do que o normal e a anomalia conhecida como Penis envy que dizem conter maior massa seca. Os resultados e potencia poderão variar até mesmo em cultivos da mesma strain, se você quer aproveitar a potencia dos cubensis tente colher-los antes de romperem o véu. Segundo o pessoal aqui da comunidade se você procura algo realmente potente ou mais potente do que cubensis tente outras especies ou aumente a dosagem.

Em relação a frutificação rápida está relacionado as condições estarem favoráveis, eu mesmo por experiencia própria em 14 dias no máximo após aniversariar já estou coletando esporos de qualquer strain de cubensis.
 
Última edição:
Eu destaco MDK, PUERTO RICO, PENIS ENVY (porem nao faz carimbo), CAMBODIAM GOLD.
Algumas técnicas podem acelerar a colonizaçao e frutificaçao e igualar a potencia a potencia de cogumelos colhidos na natureza.
 
Back
Top