Qual é o melhor dessecante para desidratar os cogumelos?

O melhor dessecante no fundo vai depender de uma série de fatores, como a facilidade para encontrar o material e o quanto você está disposto a gastar.

Conforme os "gringos", um dos melhores dessecantes é o Drierite. Dizem que é fácil e seguro para usar e pode ser recarregado varias vezes. Obter mais informações em Drierite - Drierite Overview (em inglês).

Outro dessecante bem popular e disponível em vários lugares é o DampRid (Moisture Absorber - Desiccant Dehumidifier | DampRid).

Para recarregar o DampRid basta por o produto em um panela depois levar ao forno com 200°C por um período de 1 hora e você poderá usar como se fosse novo. Ao levar ao forno, é capaz de você notar cheiros estranhos e até ver fumaças saindo do DampRid, mas não é para se preocupar. Lembre-se que você esta secando o dessecante e a fumaça é desse processo. Este processo pode ser utilizado repetitivamente sem causar danos ao produto.

Os dois dessecantes acima não se encontram no Brasil, e a única maneira de obtê-los é comprando via internet. Os cultivadores aqui do Brasil usam dois produtos que são equivalentes ao DampRid e ao Drierite citados acima.

:teo_apontar_direita: Sílica gel

Veja o verbete sobre Sílica gel no Glossário.

A Sílica gel é um eficaz agente desidratante de grande capacidade de adsorção. Não é tóxica nem causa danos à saúde se em contato com a pele ou ingerida. É usada amplamente, inclusive em remédios efervescentes e alimentos desidratados com absorvedor de umidade.

É um material granulado, de coloração azulada, que absorve 30% do seu peso em água. Quando sua capacidade de absorção atinge o limite, ela muda de cor, adquirindo o tom rosa-esbranquiçado. Quando isso ocorre, basta recolher a sílica de onde ela foi aplicada e levá-la ao forno baixo, em bandeja de alumínio, durante 30 minutos. Aí ela volta ao tom azul e está pronta para ser reutilizada. Esse processo pode ser repetido indefinidamente.

Links externos:

:teo_apontar_direita: Cloreto de cálcio

Veja verbete sobre Cloreto de cálcio em nosso Glossário.

Já o cloreto de cálcio não tem como recarregar e pode ser mais tóxico que a sílica gel. Por outro lado, este material é mais barato e talvez mais fácil de encontrar do que a sílica gel.


Leia o seguinte tópico sobre secagem de cogumelos: Secagem: qualidade mantida para a eternidade.