Dúvidas sobre a secagem e conservação dos cogumelos.

Sumário​

Por quanto tempo posso manter cogumelos frescos na geladeira?

Guardando-os em uma sacola de papel ou num "recipiente" - desde que tenha escapamento de evaporização - e dependendo da geladeira, eles preservam mais ou menos uma semana.

Porque é bom manter os cogumelos "crocantes"?

Secar os cogumelos ao ponto de cracker dry (crocante) é o melhor processo que se pode utilizar para manter os cogumelos conservados por um maior período de tempo.

Se os cogumelos não forem secos completamente, é arriscado se desenvolverem bolores nos cogumelos úmidos e até estragá-los, como também representarem riscos à saúde de quem ingeri-los.

Por isso recomendamos a secar ao ponto de cracker dry e armazená-los em um frasco hermeticamente fechado, sem ar (air-tight).

Qual é a perda de "carne" ao secar os cogumelos?

A "carne" (o que se refere na verdade à concentração de umidade no corpo) do cogumelo é algo próximo à 90% de água e somente 10% de carne.

Quando você seca ele adequadamente (até o ponto crocante ou cracker dry, secagem absoluta) a expectativa é de que sua umidade literalmente evapore em 90%, isto é, se você tem 40 gramas de cogumelos úmidos, secando você terá algo próximo a 4 gramas secas.

Quais são as maneiras diferentes para secar os cogumelos?

A melhor e a mais rápida maneira para secar cogumelos é pré-secando os em frente a algum tipo de ventilador (como aqueles ventiladores pequenos utilizados em computadores...) e depois termine de secar os cogumelos que estão quase secos usando dessecantes em um ambiente fechado.

A ideia é secá-los até que se retire toda a água do cogumelo para que outros fungos não contaminem o material seco. Há vários métodos para atingir este ponto. Porém a melhor maneira é deixá-los em frente ao ventilador por 24 a 48 horas e depois transferir para um ambiente com dessecantes. O "ambiente dessecante" descrito pelo famoso MMGG (em inglês) é parecido com a foto abaixo:

drying.jpg

Outro método que consideramos e divulgamos é um método bem similar como o método dito acima.

Este método foi introduzido pelo @Cygnus X 1, um dos maior colaboradores do nosso site:

Em suas próprias palavras:

Cygnus X 1 disse:
O meu método favorito é: pré-secagem ao vento por 2 horas, abre-se o talo fazendo uma incisão no mesmo e deixa mais seis horas (num túnel de vento ligado em um cooler de 12v) depois que ele está mais ou menos 70 - 80 % seco você bota ele no dessecante e vai dormir, e supondo que o dessecante esteja funcionando bem claro, quando acordar, você pega o produto seco e coloca-o em um saco plástico e este dentro de um pote q dê para ser fechado HERMETICAMENTE, dentro deste pote ficará uma quantidade razoável de dissecante preparado, o pote fechado pode ser guardado em uma geladeira (frost-free ou não, desde que fique fechado), não sei se é uma boa ideia guardar em congelador (apesar de que eu não consigo ver nada de ruim nisso), pessoalmente eu guardo em uma gaveta mesmo. Já guardei cogumelos por anos nesse método sem qualquer perda notável de potência.


Vejam e leiam mais sobre isto no artigo Secagem: qualidade mantida para a eternidade.

Qual é o melhor dessecante para desidratar os cogumelos?

O melhor dessecante no fundo vai depender de uma série de fatores, como a facilidade para encontrar o material e o quanto você está disposto a gastar.

Conforme os "gringos", um dos melhores dessecantes é o Drierite. Dizem que é fácil e seguro para usar e pode ser recarregado varias vezes. Obter mais informações em Drierite - Drierite Overview (em inglês).

Outro dessecante bem popular e disponível em vários lugares é o DampRid (Moisture Absorber - Desiccant Dehumidifier | DampRid).

Para recarregar o DampRid basta por o produto em um panela depois levar ao forno com 200°C por um período de 1 hora e você poderá usar como se fosse novo. Ao levar ao forno, é capaz de você notar cheiros estranhos e até ver fumaças saindo do DampRid, mas não é para se preocupar. Lembre-se que você esta secando o dessecante e a fumaça é desse processo. Este processo pode ser utilizado repetitivamente sem causar danos ao produto.

Os dois dessecantes acima não se encontram no Brasil, e a única maneira de obtê-los é comprando via internet. Os cultivadores aqui do Brasil usam dois produtos que são equivalentes ao DampRid e ao Drierite citados acima.

:teo_apontar_direita: Sílica gel

Veja o verbete sobre Sílica gel no Glossário.

A Sílica gel é um eficaz agente desidratante de grande capacidade de adsorção. Não é tóxica nem causa danos à saúde se em contato com a pele ou ingerida. É usada amplamente, inclusive em remédios efervescentes e alimentos desidratados com absorvedor de umidade.

É um material granulado, de coloração azulada, que absorve 30% do seu peso em água. Quando sua capacidade de absorção atinge o limite, ela muda de cor, adquirindo o tom rosa-esbranquiçado. Quando isso ocorre, basta recolher a sílica de onde ela foi aplicada e levá-la ao forno baixo, em bandeja de alumínio, durante 30 minutos. Aí ela volta ao tom azul e está pronta para ser reutilizada. Esse processo pode ser repetido indefinidamente.

Links externos:

:teo_apontar_direita: Cloreto de cálcio

Veja verbete sobre Cloreto de cálcio em nosso Glossário.

Já o cloreto de cálcio não tem como recarregar e pode ser mais tóxico que a sílica gel. Por outro lado, este material é mais barato e talvez mais fácil de encontrar do que a sílica gel.


Leia o seguinte tópico sobre secagem de cogumelos: Secagem: qualidade mantida para a eternidade.

Posso cozinhar com cogumelos mágicos?

Claro, claro que sim. Apesar de que há uma grande possibilidade de perca de potência por causa do calor, a resposta é sim.

Posso congelar os cogumelos?

Os cogumelos frescos não devem ser congelados sem que sejam secos primeiro, pois isso degrada totalmente os cogumelos, sem falar que perde sua substância ativa; entretanto, eles podem ser mantidos em um saco plástico em uma gaveta vegetais de um refrigerador por um período de uma semana a 10 dias, no máximo.

Em outra forma, congelando cogumelos secos (craker dry/crocantes) em um pote que dê para ser fechado hermeticamente (sem o alcance do ar e água) foi reportado que ajuda preservar sua potência por vários anos.