Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Vossa Majestade anuncia o 1º Cultivo de MDK

Diário de cultivo completo.
Amad@s súdit@s e plebeus (eias),

Estamos todos do Castelo ansiosos pelos resultados e por todo o processo. Cada etapa é encantada, a magia vem daí, tenho certeza!
A micologia é algo fantástico mesmo! Me apaixonei!
Eu queria ter sido Bióloga Marinha, mesmo sem saber nada de nada, ou sequer ter tido em minha existência mais que um beta...
Abro novos horizontes, me ilimito.
É assim que me sinto!

Agradecimentos:
:pos:Obrigada a todos do CM!
:teo_seta_direita:Obrigada especial ao Sir Mortandello pelas dicas, sempre bem vindas e longos papos e, claro, pelas músicas!
:teo_seta_direita:Ao Pitbull, por algumas dúvidas sanadas, pelas experiências trocadas, e pelos longos papos tb!
:teo_seta_direita:Ao Simbios pelos papos otEmos tb, dúvidas e babados trocados e pela futura caça aos amanitas!
:teo_seta_direita:Ao Maurício por TUDO!

Saudações Súditos e Plebeus de Plantão,

É com imensa satisfação que Vossa Majestade vem postar seu primeiro cultivo dentro das paredes reais de seu humilde Castelo em Cogumelópolis.
Informações foram colhidas, bons amigos feitos, contatos estreitados, o próximo passo: Cultivo!
Pedi meu carimbo na Prófungos, recebi em uma semana!
Comprei TUDO para um bom cultivo, gastei algumas boas moedas de ouro Reais dos impostos colhidos do Reino, mas com a certeza de que não me arrependerei.
Comprei 2 caixas de Isopor (20L Incubadora e 50L Terrário), 1 Caixa de Plástico de 20L para confeccionar a Glovebox, Termostato, Termômetro, Termo-higrômetro, Vermiculita, Farinha de Arroz Integral, Cremogema, Alumínio, Barbante, Coador de Papel, Seringas 20ml e Agulhas, Água Mineral, Álcool, Potes de Exame, Copos de Uísque, Máscaras, Luvas e Protex! Ufa!
Demorei para postar pela escassez de tempo mesmo, mas colhi fotos, e anotações desde o início, que postarei ao longo deste Diário.
Tenho lido bastante sobre isolamentos e afins, papelão e ágar, em breve venho com novidades Reais em relação a isso...
Como incentivo, olhei, por dica de Sir Mortandello, os cultivos femininos de IX CHEL, que mesmo desaparecida do fórum, fez uma nova fã, euzinha!
Utilizei como base o “Guia completo de Cultivo Básico” por Andrew e Mortandello, disponível aqui no CM.
Enquanto aguardava o carimbo, fui confeccionar minha GB, pensei em usar a técnica da boca do forno, mas como sou lesada, e vi que a longo prazo isso seria um investimento que teria que fazer na busca de melhores resultados, não exitei! Confeccionei a GB! Como? Eu tinha um cinzeiro quebrado, mas ele tinha um aro de metal, que dava certinho para os furos que precisava, esquentei na boca no fogão e furei com a ajuda de um alicate para dar apoio, derretido, não ficaram rebarbas e a única que ficou, lixei! Pronto! E apesar do cheiro de plástico na casa toda, GB Feita!
O carimbo chegou, fui para a confecção das seringas!

:!:Fotos da GB Real!:!:
Glove Box.jpgGlove Box1.jpg

Saudações Súdit@s e Plebeus (eias) de plantão!

Trago novidades de me Castelo: :rolleyes:

Dia 22/07: Tomei banho com Protex, limpei o chão da cozinha toda com água sanitária e cloro, borrifei álcool no ar e quase morri com o cheiro de cloro presente.
OBS: Menos cloro da próxima vez! :p:
Eu suava, e com a máscara ainda, pensei que fosse desmaiar, mas consegui! Deixei um pano úmido de álcool dentro, abri o carimbo, limpei, raspei a metade menos densa (1º Sinal notável de inexperiência) no pote de exame, misturei água, chacoalhei, esquentei a agulha (Fora da GB), limpei e puxei pra dentro da seringa e soltei, umas 3 ou 4 vezes, enchi com 15ml, (2º Sinal notável de inexperiência), tirei o ar, limpei e enrolei em alumínio limpo e mandei pra geladeira por 5 dias, até a inoculação.
OBS: Eu tremia inteira de nervoso!

PaX

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
Glove Box2.jpg Glove Box3.jpg

Creio que o Professor Mortandello, e os outros professores tenham ficado muitissimo orgulhosos de ter uma aluna como você, estou tentando arranjar os meios para também me matricular nesta escola. Mal vejo a hora.
Eu so ensino as mulheres porque elas fazem a coisa certa sempre!
:)

É, ela tem que postar logoooooooooo!!! ¬¬"

Esse fds eu atualizo por bem ou por mal! :mad:

Palavra de Rainha!

Beijos!

Finalmente - Atualizando:
Seguindo o dia 20/09 - Dia da Contaminação:
O que foi feito:
Toda a mesa foi devidamente esterelizada, luvas, máscara, tudo ok.
Peguei o bolo saudável ao lado, esterelizei uma tampa de um potinho de festa, coloquei um pouco de vermiculita esterelizada e apoiei o bolo saudável e devolvi para o terrário.

P1010166.JPG

Trabalhando com o bolo contaminado. Esterelizei uma faca, como:
Separei um papel toalha com álcool, reservei, esquentei a faca na boca do fogão por alguns segundos, e em seguida coloquei-a no meio do papel toalha com álcool, tomando cuidado para não me queimar.
Depois da faca já estar fria, cortei o pedaço que havia a contaminação. E nisso, verifiquei que a contaminação havia atingido mais do que aparentava, cortei um novo pedaço para a retirada total da mesma. Descartei.

P1010172.JPG P1010174.JPG P1010175.JPG P1010182.JPG P1010183.JPG P1010185.JPG P1010218 ed.jpg

Em seguida quebrei bolo com os dedos, fazendo mini pedaços, e fiz um microtube com eles para não perder a frutificação. Ou seja, em um pote de sorvete, coloquei uma camada de casing, com pó de coco, vermiculita e musgo sphagno, coloquei metade dos pedaços do bolo, fiz mais uma camada só com vermiculita, fiz uma nova camada com o restante do bolo e cobri com mais uma camada de vermiculita. No pote foram feitos 5 furos, 2 na frente, 2 atrás, e 1 na lateral, tampei com manta acrílica e deixei 2 dias fechado.
No 2º dia ele cheirava a azedo, abri os furos e estou esperando alguma colonização dessas camadas.
OBS: Só fiz esse processo, e não enterrei diretamente pq eu estava sem vaso, e enquanto não dava tempo de comprar, me virei com isso, mas o correto é enterrar... :)

P1010234.JPG P1010240.JPG P1010236.JPG P1010227.JPG

Respondendo a pergunta sobre bolos contaminados, e se os mesmo atingem os frutos e sua ingestão:
Pelo que sei, após enterrar um bolo, ou casing contaminado, eles podem vingam e gerar alguns frutos, e SIM os mesmos também estão contaminados. E li que os mesmo podem ser consumidos, mas funciona no mesmo esquema de selvagens encontrados na bosta. Só é seguro o chá do mesmo, pois após a fervura, a tendência é que os contaminantes morram. Está correto isso, meninos?

No mesmo dia 20/09 - Descongelei o bolo que estava no congelador, Caterina Z.
Dei o cold com água mineral, e deixei submerso dentro da geladeira por umas 15h.

Dia 21/09:

Tirei Caterina do cold, não rolei-a na vermiculita, quis testar... Coloquei-a no terrário.

P1010170.JPG

O Maurício havia me dado uma dica para meus casings que não estavam vingando a quantidade de pins que deram, se servir para alguém, para mim ajudou e muito, obrigada mestre!!!
Ele falou para eu esterelizar mais uma marmita, fazer uma "cama" com vermiculita beeem úmida, e virar o casing ao contrário, quebrando-o em 2 ou 3 pedaços, apoiando a parte de cima na "cama" e a parte de baixo ficaria para cima, e cobrir com um pouco de vermiculita levemente úmida. Ele falou que não havia a necessidade de raspagem, eu tirei somente o excesso de pins, que era milhares, para evitar decomposição.
Funcionou e muito! E esta era a situação no dia 21/09 dentro do terrário, vide casings com pins saudáveis:
Madonna arrazando com um imenso, e Gaga com vários, o casing com pins maiores é da Mariah C.

P1010165.JPG P1010166.JPG P1010164.JPG P1010163.JPG P1010169.JPG

Robin Hood passou por ai? hein?
Sim, é o Robin Hood figurinha!

Dutch Queen disse:
Pelo que sei, após enterrar um bolo, ou casing contaminado, eles podem vingam e gerar alguns frutos, e SIM os mesmos também estão contaminados. E li que os mesmo podem ser consumidos, mas funciona no mesmo esquema de selvagens encontrados na bosta. Só é seguro o chá do mesmo, pois após a fervura, a tendência é que os contaminantes morram. Está correto isso, meninos?

Na Natureza eu ainda NÃO encontrei um micélio contaminado/doente por outro fungo ou bactéria, Já vi cogumelos infectados por larvas de insetos, mas faz parte do ciclo na natureza de qualquer um de nós, bernes e larvas sempre virão hehehe. Selvagens Podem estar carregados de esporos e endoesporos mas não creio que estejam enfrentando problemas com estes a todo momento em toda ocasião. É como pensar que você está doente a todo momento.

Meu conceito de contaminação dentro de cultivo de cogumelos: Contaminação = doença em espécie cultivada.

E para mim enterrar bolo doente, infestado de bolor e colher seus cogumelos não é o mesmo que colher cogumelos na natureza.

Dutch mandou muito bem no resgate do micélio. Fazendo uma bela arte!

Como é possível reparar, coloquei uma fola de alumínio sobre a argila, as minhas marmitas estavam furando embaixo, seja pelo atrito, ou oxidação... Forrei...

Dia 22/09:

Mudanças absurdas com os pins que já se transformaram em lindos cogus!
O grandão da Madonna já estava no ponto, mas como viso carimbos, esperei todos romperem os véus!

P1010194.JPGP1010224 ed.jpgP1010188.JPGP1010191.JPGP1010193.JPGP1010209.JPGP1010187.JPG
Fiz novas aquisições:
15L de Vermiculita;
Musgo Sphagno;
Preparado de Esterco,
Humus de Minhoca;
Dextrose;
Placas de Petri;
Ágar;
Balança;
Mel;
Bolinhas de gude;
Centeio;
Trigo;
Milho.

Fui num bingo de uma amiga, só coisinhas de lojas de R$1,99 e ganhei 1 balde, e uma bacia! A bacia é a azul acima, e o balde farei um out. \o/

Sim, é o Robin Hood figurinha!

AHUahuuhA É sim, amado! Roubou dos nobres para dar a plebe... aHahuA

E para mim enterrar bolo doente, infestado de bolor e colher seus cogumelos não é o mesmo que colher cogumelos na natureza.
Dutch mandou muito bem no resgate do micélio. Fazendo uma bela arte!

Obrigada, Figura! Tô aprendendo, mas como diz o NeuroFX, ele não é meu escravo...
Concordo com o que vc falou, não comparei contaminados com os da natureza, mas a partir de frutos gerados de um bolo contaminado, o certo para o consumo sem maiores problemas é ferve-los, num é?
Beijos querido MH!

mas como diz o NeuroFX, ele não é meu escravo...
Concordo com o que vc falou, não comparei contaminados com os da natureza, mas a partir de frutos gerados de um bolo contaminado, o certo para o consumo sem maiores problemas é ferve-los, num é?
Beijos querido MH!

"O micélio não é seu escravo"
o micélio contaminante não é nosso inimigo,
é um ser vivo,
como "nosso" micélio(,) amigo.

Pode deixar frutificar o quanto o micélio desejar, se o cogumelo estiver contaminado não tenho garantia de que ferver um chá fará as toxinas do contaminante desaparecerem.
Exemplo: Ferva um fungo chamado Psilocybe cubensis, ele morre, mas a psilocibina ainda ficará super presente.

O mais seguro sempre é coletar cogumelos sadios.

Adorei a foto dos Grandalhões!!

Ixi, meninos, tem muito mais!
Mas o fod@# é tempo mesmo pra postar tudo!
Beijos!

Tá virando um laboratório isso ae hein, agora é tudo tamanho família
Coisa mais linda hein!!

oiii
Bah que gigantes q eles parecem, fazia uma cara q nao entrava no forum, parabens que bom q deu td certo. Tomara que a recuperação tb de certa.....Mts pensamentos positivos p/alegra-los.......Beijos.Ate mais

Bom...
Vamos concluir esse longo diário...
Dos bolos eu colhi 5 flushes, sendo o 4º e o 5º com uma quantidade de aproximadamente 50g...
O bolo que mais deu frutos foi a Lady Gaga... O único diferencial deste bolo foi o cold... Nos demais bolos, quando fui aniversariá-los foi aplicado água dentro dos copos com os bolos... A Lady Gaga não, ela foi retirada do copo, e mergulhada individualmente em um pote de sorvete com água mineral e afundada com um pires... Se vale a dica...
Com os casings, o erro foi a "cama" inferior fina demais, e talvez "prensada" demais na hora da montagem...
O microtube não deu certo, a contaminação dominou e ele cheirava a azedo... O bolo congelado fedia a cachorro molhado... Logo, aprendi que não se congela um bolo assim... Se não me engano, e vou colher isso, joga-se água no recipiente e coloca-se o bolo, como se fosse uma pedrinha de gelo... Veremos num futuro próximo...
Colhi deles, de 4 a 5 trips minhas e mais uma para uma amiga... Muitos visuais e trips bem fortes...

Bom acho que é só... O mais importante era isso...
Aprendi DEMAIS com esse cultivo... Como disse a Lili, vivi de um tudo... Desde contaminações na etapa final, até carimbos...
CONSEGUI!
Esse cultivo me fez respeitar demais os cogus... Me abriu portas, ganhei respeito e fui presenteada com amigos incríveis...
Que fossem os cogus e ficassem os amigos, já teria valido tudo... Apostem...
Agradeço mais uma vez a todos que ajudaram... Se eu citar nomes, vou acabar esquecendo de alguém...

Obrigada por tudo, aos amigos, mestres, CM e, claro, ao cogus... Ensinamentos eternos!
Obrigada aos plebeus e súditos que tornaram esse cultivo o mais acessado de todos os tempos do CM! Valeu!

Moderação... Pode colocar o cultivo como Concluído e Feliz!

AOS PLEBEUS.... BASTA!

Parabéns novamente pelo cultivo rainha, sabes q ele foi tão importante pra mim quanto pra ti
Grato por todos os teus posts, pelas conversas e puxão de orelha ("viuoo cabeçaooo")!

Parabéns novamente pelo cultivo rainha, sabes q ele foi tão importante pra mim quanto pra ti
Grato por todos os teus posts, pelas conversas e puxão de orelha ("viuoo cabeçaooo")!

Conte comigo, amado!
1,
2,
3...

A loka!

aUHahua

Beijos!

Li a primeira página e não consegui para...

Foi fabuloso esse cultivo... Ri bastante tbm!!!

Parabéns!!

Back