Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Triticale em Grãos, F albino

Diário de cultivo completo.
Boas Cogumeleiros.

- Um grande amigo me presenteou com um carimbo de esporos, me foi dito que é um F+ albino e também me foi dito que eles estavam com uma certa idade. O carimbo não era muito grande ou muito denso mas muito bonito a cor dos esporos, um tom de roxo bem legal. Raspei todos os esporos, efetuei 4 seringas bem escuras de 10ml cada. Como os esporos estavam um pouco mais velhos, deixei por volta de 1 mês hidratando.

- Os copos, eu usei de 500ml de palmito e triticale foram 500gr cru. O processo que eu esterilizei foi uma técnica que eu vi no shroomery, :

- Quando a agua estiver fervendo bem, você joga os grãos e deixa eles cozinharem por 5 minutos.
- Escorre essa agua, lava os grãos para tirar o amido da água.
- Coloque ele de molho em agua morna e deixe de molho no cloro por 12-24hrs. Eu deixei quase 24hrs.
- Escorra essa agua e lave bem lavado, tirando o cloro todo.​

- Montei os copos normalmente , fiz o selo de papel alumínio, e foram para a pressão por 90 minutos.

- No dia seguinte, inoculei os copos com 2 ml por copo, distribuído em 4 furos equidistantes e cobertos com fita microporosa (dia 18/08)

- Hj apareceu os primeiros sinais que os esporos germinaram, resolvi dividir esse diário desde o começo com vocês.

- Incubando dentro de um isopor, limpo com liso.

Minha ideia é aprender a fazer bulk, com húmus de minhoca e vermiculita ou coco.

( O triticale é um cereal híbrido, do cruzamento do centeio com o trigo e sabendo que o triticale é cereal mais nutritivo que ambos. É muito usado para alimentação animal em países frios por ter mais proteína que o centeio e ser mais resistente que o trigo. Escolhi ele porque um amigo agrônomo me disse que é mais ecológico que o centeio, tem uma produtividade maior por hectare e por ser mais resistente, se utiliza menos defensivo agrícola. Achei em uma loja produtos naturais por 9 pratas o Kg.)

Novos projetos, novos aprendizados.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    125.7 KB · Visualizações: 94
Última edição por um moderador:
Bem trabalhoso esse método de esterelizar. E nunca ouvi falar nesse cereal mas com base no que você escreveu com certeza é uma ótima escolha ;)

Paz
 
Devia ter tirado uma foto mas esqueci, foi mal. Hj como já estava com uns 20% colonizado, dei uma misturada nos grãos para espalhar e colonizar mais rápido. Quando estiver legal, tiro uma foto para vocês.
 
Devia ter tirado uma foto mas esqueci, foi mal. Hj como já estava com uns 20% colonizado, dei uma misturada nos grãos para espalhar e colonizar mais rápido. Quando estiver legal, tiro uma foto para vocês.
Acompanhando! Ainda nao vi alguma cultura com triticale, alguem ja viu?
 
Boa tarde a todos!!!

Update com foto, sabadão sempre é um bom dia para fotos.

- 7 dias que os esporos germinaram
- 3 dias que eu misturei os grãos para colonizar melhor.
- Girando o pote, ele está colonizando por igual

Feliz e satisfeito, forte abraço
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    132.6 KB · Visualizações: 97
Última edição por um moderador:
Update noturno!

-10 dias que os esporos germinaram, não podia passar sem pelo menos uma fotinho!

Ja vou deixar o micélio se estabilizar e começar a correr atrás de húmus para mandar um bulk.

Acredito que o próximo update deste diário será o inicio da colonização do bulk.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    98.8 KB · Visualizações: 74
Última edição por um moderador:
Ainda não tive tempo disponível em casa para fazer o processo de pasteurização do bulk. Acho que deve rolar amanha ou segunda. Eu costumo guardar algumas das minhas seringas para reutilizar ( pensando em reduzir os resíduos, além de reutilizar acho que vou comprar aquelas seringas de vidro com alumínio...). Quando fui olhar, vi que a seringa que eu tinha inoculado aqueles copos, tinha sobrado uma sujeira de solução de esporos dentro, resolvi colocar um pouco de água destilada, diluir as gotas que sobraram e inocular mais 2 potes.

-Esses potes tinha feito com um triticale que sobrou, ia comer ( acho bem gostoso) mas minha esposa está com neurose do glúten, ai resolvi fazer potes.

-Deixando bem claro, tinha poucas gotas na seringa, mas tinha deixado ela em um saco zip com álcool 70. Inoculei os potes com no máximo 0,5ml dessa solução diluída. Como não inoculei rente ao vidro, não sabia se algum esporo tinha germinado, dei aquela misturada e deixei quieto dentro de um isopor. Inoculei na terça, quinta misturei e hj domingo fui olhar.

Olha que legal, 1 ou 2 gotas de uma seringa (aquelas que ficam dentro da agulha e o molhado do êmbolo). Acho que não precisa de explicação quais são os copos.

Estou com mais de 2.5l de spawn..... Vai dar MUITO bulk..:hilario::hilario:

Isso é para a galera ver que não necessitam mesmo de grandes quantidades de solução da seringa para dar certo seu cultivo.

Forte abraço e até!
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    125.1 KB · Visualizações: 77
Última edição por um moderador:
Boas Cogumeleiros.

- Um grande amigo me presenteou com um carimbo de esporos, me foi dito que é um F+ albino e também me foi dito que eles estavam com uma certa idade. O carimbo não era muito grande ou muito denso mas muito bonito a cor dos esporos, um tom de roxo bem legal. Raspei todos os esporos, efetuei 4 seringas bem escuras de 10ml cada. Como os esporos estavam um pouco mais velhos, deixei por volta de 1 mês hidratando.
- Os copos, eu usei de 500ml de palmito e triticale foram 500gr cru. O processo que eu esterilizei foi uma técnica que eu vi no shroomery, :
- Quando a agua estiver fervendo bem, você joga os grãos e deixa eles cozinharem por 5 minutos.
- Escorre essa agua, lava os grãos para tirar o amido da água.
- Coloque ele de molho em agua morna e deixe de molho no cloro por 12-24hrs. Eu deixei quase 24hrs.
- Escorra essa agua e lave bem lavado, tirando o cloro todo.
- Montei os copos normalmente , fiz o selo de papel alumínio, e foram para a pressão por 90 minutos.
- No dia seguinte, inoculei os copos com 2 ml por copo, distribuído em 4 furos equidistantes e cobertos com fita microporosa (dia 18/08)
- Hj apareceu os primeiros sinais que os esporos germinaram, resolvi dividir esse diário desde o começo com vocês.
- Incubando dentro de um isopor, limpo com liso.

Minha ideia é aprender a fazer bulk, com húmus de minhoca e vermiculita ou coco.

( O triticale é um cereal híbrido, do cruzamento do centeio com o trigo e sabendo que o triticale é cereal mais nutritivo que ambos. É muito usado para alimentação animal em países frios por ter mais proteína que o centeio e ser mais resistente que o trigo. Escolhi ele porque um amigo agrônomo me disse que é mais ecológico que o centeio, tem uma produtividade maior por hectare e por ser mais resistente, se utiliza menos defensivo agrícola. Achei em uma loja produtos naturais por 9 pratas o Kg.)

Novos projetos, novos aprendizados.
Caro @Koda ; vc dispôs 2 ml por copo, ou 2 ml por furo. ?
 
Caro @Koda ; vc dispôs 2 ml por copo, ou 2 ml por furo. ?

-Coloquei uma seringa inteira 10ml nos 3 primeiros potes. (quase 1ml por furo, 4 inoculações por pote)

-Nesses outros 2, peguei o sujeira de dentro da seringa, dilui com 0,5ml e inoculei mais 2 potes. (deve ter dado pouco mais de 0,25ml por pote, 2 furos com quase nada. Difícil precisão total com essas quantidades de líquido muito pequenas. Não tenho certeza que saiu algo no ultimo furo.;))

-O que eu achei interessante comentar, não notei diferenças substanciais entre inocular com muito e com pouco. Com muito você vê melhor os esporos germinarem, chegam a germinar no fundo do pote. Com pouco a aparência não é tão perceptível nos primeiros dias, mas o resultado é o mesmo e no mesmo tempo. Quem quiser pode inocular 0,25 ml em um pote de grãos de 500 ml e inocular mais de 40 potes (20 litros:roflmao::roflmao:) com a seringa.

Estou arrumando as coisas aqui para fazer hj a pasteurização. Devo fazer depois do almoço e editar esse post com fotos. Abcs

editado: Fiquei pensando..... Se fizer 20 litros de spawn, uns 40 litros de substrato... 60 litros de bulk, o cara vai ter cogumelos para o resto da vida!:hilario::hilario::hilario:

editado 2: Pasteurização completa. Fiz entre 8 ou 9 litros de substrato. 40% de húmus de minhoca (pouco mais de 3kg), 60% de vermiculita e um finalzinho de calcário calcitico que tinha em casa, não eram nem 100gr que sobrou de um cultivo anterior. Não achei calcário nas lojas, para corrigir o pH vai ser com bem pouco dessa vez. Pasteurizado por 3 hrs em uma temperatura entre 65 e 75 graus ( com o cuidado de deixar a ponta do termômetro bem no meio do saco). Achei bem vagabunda essa marca de saco para assar, não é barato e rasga muito fácil na cola. Rasguei uns 3 sacos e sujei tudo, resolvi colocando 2 sacos um dentro do outro em posições diferentes.

Quando o substrato estiver frio ( provavelmente amanha), vou misturar com o spawn e colocar para colonizar. Comprei um terrário novo, uma caixa organizadora preta de 68 litros. Próximos updates fotos do terrário com o spawn, e do inicio da colonização no bulk.

Abraço a todos
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    276.2 KB · Visualizações: 71
  • 2.jpg
    2.jpg
    113.2 KB · Visualizações: 71
  • 3.jpg
    3.jpg
    80.7 KB · Visualizações: 79
Última edição por um moderador:
Esse seu experimento com o resto da seringa é um paradigma de porque fazer seringas concentradas (escuras demais ou escuras) é desperdício. Parabéns. :)
 
Umas 30hrs colonizando o bulk. Foto de hoje pela manha. Entre 8 e 9 litros de substrato e 1.5l de spawn.

Abraços!
 

Anexos

  • a1.jpg
    a1.jpg
    100.2 KB · Visualizações: 84
Última edição por um moderador:
Acho muito interessante a tek de bulk, é como um vaso cheio de cogumelos :geek:
Já já temos um belo flush

Paz
 
Opa, ta dando certo? Torcendo por sucesso.

Eu faço a proporção de 2/1(coloniza mais rápido e tem menos riscos ) mais ate 5/1 se defende bem. Como fico as medidas do quadrado mágico? largura, comprimento e altura?

Lembre de cobrir ele, e não deixar muito intercambio de O2... só o mínimo de furos para que ele possa respirar. Melhor na escuridão o sacolas pretas cobrindo.. temperatura controlada 22,23, 24, quando o bulk e grande como acho que o teu é...
 
Última edição por um moderador:
Então @Gteach está em uma caixa toda preta, totalmente escura e sem furos. Troca mínima de ar, so pelas frestas da tampa no momento. Espero que não tenha problema com a colonização, pasteurizei legal, acho que vai dar certo. ( De 3 em 3 dias estou abrindo e dando uma borrifada de agua para compensar a perda)

Tamanho do bulk de 31x46x6 tudo em centímetros, valores aproximados. Vou colocar uma camada de vermiculita no topo quando for aniversariar. Colonizando em temperatura ambiente, entre 23-27.
 
Última edição por um moderador:
Eu sugeriria não abrir e não borrifar. O ponto de absorção já foi dado na pasteurização o no ultimo dos casos antes de agregar o spawn. Deixa ai por agora, 27 está um pouco acima já para esse quadrado.

Vai ficar super!

Essa medida ai te garante ao menos 1kg de frescos em sua totalidade de flushes.

Meus 5 cts!
 
Última edição por um moderador:
Grande @Gteach , tudo indo amigo, somente lenta a colonização. Aqui está muito quente, com grandes variações de temperatura, acho que é por isso que está atrasando a colonização. Dei uma olhada na sexta( dia 16) e faltava um pouco, vou deixar mais uma semana e dar uma conferida.

Eu aproveitei que tinha mais 1 litro de spawn, fiz mais 3 litros de substrato pasteurizado(mesma mistura) e coloquei esse novo bulk em um outro terrário menor ( a caixa que eu usei para o PF tek dos GT). Esse eu fiz mais recentemente, vai demorar um pouco mais também.

Está tudo certo, mas progredindo lentamente. Não vou sumir ou deixar esse diário sem conclusão, só ando meio sem tempo ;).
 
Última edição por um moderador:
Bom !!

Toma cuidado nas temperaturas elevadas quando os bulks são grandes. As temperaturas internas são bem mais elevadas que em uma quentinha. Por exemplo.. os bulks que ultimamente cultivei são quase a mesma proporção da tua, Os dois juntos pesavam 3.5 quilos.

Cultivar no inverno e ótimo, com temperaturas de 22 a 23 graus é ótimo para bulks desse tamanho. Eu medi temperaturas na superfície do bulk no dia 6 o 7 de crescimento ela era 4 graus maior que o ambiente. Acho que no meio mesmo pode chegar a ser maior.. Então se vc estiver com um bulk dessas proporções e com a temperatura media dentro da casa, e 27 graus(nesta época.. quase inicio da primavera)... imagina o resto.

Não e para entrar no pânico.. só estou prevenindo para o futuro do seu bulk.
 
Última edição por um moderador:
Rio de Janeiro, inverno faz 37 graus, verão faz 46..... Não tem muito para onde correr, eu estou tentando deixar onde a temperatura é mais suportável da minha casa, mesmo assim o termômetro marca uns 26-27 durante o dia, e 24-25 durante a noite. Quando estou em casa e vejo que está muito quente, estou tentando deixar o ar condicionado ligado, para deixar a temperatura mais próxima dos 22....

-Eu sei que esse vai ser o ultimo cultivo do ano, com essas temperaturas só no próximo outono, até por isso estou fazendo bulks grandes.
 
Última edição por um moderador:
Exato, Eu moro no RJ tb. Mais perto da serra digamos, as temperaturas são quentes mais não tanto..
Eu faço Bulk em outdoor em terrários, mais eles estão sempre la fora. No inverno ficaram ótimos em relação aos parâmetros, um pouquinho de frio e umidade... etc..

Neste ano decidi iniciar os bulks a partir do 21 abril e cultivei ate agora e tinha pensado fechar a temporada no 21 de setembro, e reiniciar os outdoor no ano próximo. Aproveitar o ciclo que a natureza propõe..
 
Última edição por um moderador:
Boas amigos!! Tive que aniversariar antes da hr, o quadrado começou a querer pinar. Ja estava todo colonizado, mas não estava com uma colonização consolidada. Não tem nem 10 pins ou cogus jovens por enquanto, mas vamos que vamos.

Pin set não homogêneo, pins pequenos, cogus pequenos e finos. Vamos ver ao longo do cultivo.
Ainda não tive nenhum albino.......

Vamos que vamos
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    196.5 KB · Visualizações: 76
  • 2.jpg
    2.jpg
    135.9 KB · Visualizações: 73
Última edição por um moderador:
Back
Top