Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Transkey - By Avatar

Diário de cultivo problemático.
Bom este diário é fictício, fruto da minha imaginação caso um dia eu tivesse iniciado um cultivo de cogumelos, coisa que eu nunca fiz, assim teria sido meu cultivo:

===============================================================

Início do cultivo: 10 de Agosto de 2007

Clima: inverno/primavera Temp. Méd..: 12° +/- 25°

Strain: TransKey Origem: Tirei uma foto, na tela do pc de um print, depois fiz as seringas com a foto.

Substrato:

¼ de Arroz com Casca
½ de Vermiculita Fina
Variadas sementes de pássaro

Técnicas: 4 copos Pk-tek, 1 pote 500g Invitro-tek. , 1 pote 500g p/ casing.

Esterilização: O substrato foi colocado na água quente e levado ao microondas por 15 minutos em potencia máxima, lacrado e deixado de molho por 24 horas. Na seqüência, após a montagem dos copos, foi esterilizado em PP por 60 minutos , 24 horas de pausa, e PP por 40 minutos, mais 24 horas de pausa, e mais PP por 40 minutos.


Seringa: Esterilizei um copo de cachaça, raspei o conteúdo para dentro, lacrei e deixei hidratando por 48h. Utilizei Soro Fisiológico.

Essa tecnica de deixar Hidratando no copo é mais pratica, porém eu notei que ela não é de boa qualidade, os esporos hidratam e "grudão" na parede e fundo do copo, ai é uma merda pra raspa-lo. a melhor opção é deixa-lo hidratando na seringa.

Inoculação: Mascara, touca, luva, ambiente sem corrente de ar e muita velocidade ! 1ml por copo e 2ml para os potes. 3 furos de inoculação.

Colonização: Os potes ficarão em uma caixa de papelão até 100% colonizados.
Temperatura varia entre 25° à 28º C. O aquecimento é feito por um aquecedor de aquario(5w) em um copo de vidro lacrado e arrefecido por um cooler de pc. este cooler espalha o ar quente e garante um aquecimento uniforme da caixa.

Terrário: Poor´s Man: Aquecedor de aquário, borbulhador e argila

Gostaria de dar credito aqui a ideia do Muilok, em outro post, para um upgrade que fiz no terrário:

Eu eliminaria a pet com o termostato, que está ocupando espaço em vão. O aquecedor com o termostato, ficaria junto com a argila expandida, totalmente imerso na solução ao fundo. Deve-se colocar uma proteção, para que a temperatura do aqueçedor não venha danificar a estrutura do plástico, podendo furar este.

A argila irá promover maior umidade relativa, através da evaporação, desde que aquecida.

===============================================================

Comentários iniciais: A historia da origem e descoberta do Transkey é bem interessante. fora às qualidades de colonização que eu pretendo verificar a efetividade neste cultivo.

Fiz um terrário bom, de Vidro, mas depois dos testes na hora da limpeza, CRACK ! o vidro lateral rachou de cima a baixo... tive que remodelar tudo, e foi muito bom, acho que meu conhecimento sobre como manter bons parametros de temperatura e umidade com o poor´s man aumentou muito com esses desafios de criar terrários com pouca grana.

Analisando os diários de cultivo e como meu primeiro cultivo foi com seringas feitas em soro e obtive sucesso na colonização utilizei o Soro Fisiológico e recomendo, leiam sobre esse assunto no post do CogumelosPoá:
https://teonanacatl.org/threads/passo-a-passo-cultivo-de-argentine-e-b.98/

Como eu não tenho maquina digital vou postar só fotos da fase final, já que as demais etapas estão bem ilustradas em diversos outros cultivos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Todos os bolos já apresentam sinal de Micelio 5 dias depois. Menos o InvitroTek. Ai vão algumas conclusões sobre o micelio:

Notei que em um dos bolos, o mais adiantado, um formato de "micelio" que eu nuca vi, normalmente nos meus cultivos, observei que o micelio se espalha de uma forma radial, um ponto logo virava um circulo, que aumentava cada ves mais, Nesse copo a colonização foi linear, o micelio dominou o espaço entre os grãos. O micelio no copo ficou com um aspecto de " riachos " correndo pelo substrato. Não consigo definer ainda se é micelio ou sé é contaminação.

Como disse o CogumelosPoá com o uso do Soro o micelio ganha força derepente, e isso é verdade, ele parece que gasta um tempo, junta força e coloniza em lotes. Porem a principio, realmente demora, e não sei se foi só o soro que contribuiu demais para essa demora,acho que esterelizei demais o substrato, tirando os nutrientes iniciais, fazendo assim necessario que o substrato comece a se decompor um pouco para fornecer nutrientes e assim os esporos possam se desenvolver.

--------------------------------------------------------------------------------------------

O copo apressado ainda não dá pra dizer oque é. estava observando o tom tem ficado um pouco marrom, não sei se é natural ,o tom do micelio pode ter sido afetado pela agua do bolo, ainda está cedo pra dizer, mas na duvida lacrei o copo em um saco plastico para evitar que a contaminação se espalhe, caso seja essa a situação.

Um lodo marrom parecido com um muco caracterizado por um forte e nojento odor de maçã podre, meias sujas ou bacon queimado. Bacillus faz com que grãos não-colonizados pareçam excessivamente úmidos, daí o nome "Mancha Úmida". Sulcos esbranquiçados ao longo das margens do núcleo de grãos caracterizam este contaminante. Bacillus se reproduz por simples divisão celular.

:!: As fotos de contaminação não estão aparecendo no post sobre contaminantes aqui do CM, tive que ver no Soomery.

É gente dei um tapinha no copo subiu um cheiro horrivel, vou tirar esse copo da incubadora , ao que tudo indica é contaminação. Esse foi o unico copo que eu utilizei barbante diferente dos outros, mais fino, não deve ter lacrado bem. mas vou manter esse copo aqui pra observar como a contaminação vai se desenvolver. Bem lacrado é logico.

Rsss vo procurar meu antigo microscopio aqui pra ficar estudando essas contaminações, o Bluesman me animou com as observações do power ultra microscopio dele.
--------------------------------------------------------------------------------------------

Dia triste:

Hoje, 20/08 fui observar os bolos, o invitro não tem nenhum sinal de micelio, nem de contaminação, o pote para casing tá com um aspecto que iniciou uma possivel contaminação, não tem micelio e só um véu bem clarinho parecendo wetspot. um dos outros bolos tbm foi atacado por esse contaminante, metade do copo já tava colonizado e 1/4 do copo tava com o bacillus spp. injetei agua oxigenada em cima desse pequeno foco de contaminação, é rezar para contaminação morrer e o micelio vencer.

Eu esterelizei bem o substrato, a prova disso é que o invitro tá ai sem contaminação nenhuma. pelo que observei nos copos a contaminação parte dos furos de inoculação, como utilizei soro e não agua destilada, e ainda fiz a burrada de não exterelizar o soro antes de fazer a seringa, creio que os contaminantes estavam no soro e encontraram no bolo um excelente motel.

Perdi praticamente 50% de tudo que fiz. oque me consola é que dois bolos estão sem nenhuma contaminação e o micelio tá bem e um tá com o micelio bom e pouca contaminação e o invitro eu nem sei qq vai dar.

(n) Eu ainda usei todo o carimbo pra fazer seringas extras, e to com 3 seringas que eu não posso garantir a qualidade.

Acho que tenho o toque de midas ao avesso pra cultivar cogumelos rsss. Dia 30 eu abro a incubadora denovo pra ver como está a evolução dos bolos.
 
Fala Avatar

Como seu primeiro cultivo, as coisas ainda parecem confusas, mas logo você vai entender melhor todos os passos para atingir o sucesso, fica tranquilo.

Você está testando e inventando novas variações de substratos, logo de início.

Fala Sir, rsss na realidade esse é o meu quinto cultivo, tentei 3 com selvagens e tive sucesso na primeira tentativa ... depois entrei em uma paranoia de destruir meus cultivos, terrário, informação diario, até do CM eu resolvi não acessar mais enfim acabei com tudo. a experiencia com cubencis na minha cidade não foi nada boa ( as trips) a principio. Demorou messes para tudo vir a tona e eu entender os reais motivos que me levaram a essas atitudes ... por muito tempo eu busquei um verdadeiro proposito para cultivar, até porque era uma duvida constante: caçada x cultivo ... droga x enteogeno.

No começo de 2007, com a cabeça mais no lugar, resolvi tentar mais uma vez por desencargo de consciencia, com o MEX, o primeiro com uma strain de ambiente de cultivo, a falta de experiencia ( ficar naquela isso eu sei fazer, e isso outro eu dou um jeito) e toda essa revolta que me fizeram deixar de lado os estudos micologicos me custaram o cultivo.

As experiencias que eu tive não só com cogumelos e sim de vida como um todo, depois desse ultimo cultivo perdido se solidificaram de vez, e eu pude por fim dizer que estava pronto pra cultivar, dessa vez sem nada na minha mente que me desse uma sombra de motivo para que eu não cultivassse ou não ampliasse as minhas experiencias com cogumelos

Então é por isso que vc tá lendo esse diario, eu vou cultivar, não importa se eu to "recomeçando" praticamente do zero, meu objetivo é conseguir! e esses frutos vão chegar em hora certa, nem que eu perca meus bolos pra contaminação, é sempre um erro a menos e sempre um apredizado a mais, por incrivel que pareça eu nunca fui atacado pelo mesmo contamimante em nenhum cultivo ... o primeiro foi o CObWeb, com bolos no terrario, o segundo foi o duente com o milho, e o terceiro o WEt nesse cultivo.

Esse meu post ai de cima não foi muito explicativo, pq eu tava morrendo de sono, mas vo expicar melhor...

Nesses cultivos observei no Pf-tek com grãos que a aveia é melhor que o arroz, deixa o micelio bem mais nutritivo, isso não é essas aveia de Quacker não, é grão de aveia moido, só que o granulado da aveia tem que ser um pouco maior que o dos grãos. .... Notei também que o micelio gosta de grãos escuros, a linhaça e o niger me parecem obter os melhores resultados em relação ao aspiste,milho alvo e painço.

Esses primeiros bolos eu fiz com ração variada, então não controlei a proporção desses grãos.

Lendo sobre a Receita de Cremo-fé do Cm resolvi mesclar essas informações.

O substrato ficou dessa forma:

150g Aveia Granulada Em flocos Medios
250g Alpiste e niger e linhaça granulado em flocos pequenos
1/4 Vermiculita
1 colherinha de café, de pó de café,e duas de pó de casca de ovo
1 colherinha de cremogema

Os grãos pequenos ficam com um aspecto bem de palha mesmo, muito parecido com o esterco. Coloquei os grãos em uma vasilha e o café com casca de ovo em uma panela.adicionei meio copo de agua na panela e deixei ferver, utilizei esta agua com café para umidecer o substrato, adicionei a vermiculita e o cremogema.


Tampão triplo de papel alumínio, intercalado com 2 filtros de café. Aperta esse tampão manualmente, esteriliza por 1:00h e lacra quando esfriar, sendo ninja.


Usei só os tampões de papel aluminio sem filtros de café.... os filtros são indispensáveis ???

E aproveitando também pra dizer que eu não to querendo me fazer de bom não, eu sei que eu tenho errado ai nos cultivos e posto as mensagens aqui com humildade, só quero mesmo é aprender e trocar informação, só to dizendo isso pq do jeito que eu escrevo pode parecer que eu to com alguma marra, mas nem é isso levo em consideração TODAS as instruções que leio nos meus cultivos e nos dos outros tbm.

Abraços seres !
 
Atualizando:

Ontem dia 02/09 todos os bolos inoculados com a segunda seringa estavam com sinais saudáveis de micelio e os dois outros bolos que estavam colozinados, estão agora só faltando o fundo. Como o Muilok observou a contaminação não era da seringa, conclui por fim, na minha opnião, aconteceu foi que nos primeiros bolos, o excesso de agua na panela de pressão acabou inundando alguns copos, e dessa forma contaminou.

Estou com algumas duvidas aqui ...

A minha geladeira gera o minimo de temperatura de 7° não dá pra esquentar, dar um cold shock no bolo a esse temperatura não é prejuducial não ???

E virar o copo e dar umas batidinhas é relamente eficiente para colonizar mais rapidamente o fundo do copo em pf-tek ??
 
FAla clorofila, tava sumido achei que tinha voltado pra chapada rsss com certeza eles virão na hora certa ....

Galera eu realmente gostaria de saber a opnião de voces sobre as minahs duvidas, como ngm respondeu as ultimas ainda ai vão mais ....

O tempo aqui tá esquentando muito, nessas 3 semans de colonização do bolo a temperatura media subiu 5°c eu estou querendo fazer um bulk ao inves de por no terrário .... porém nunca utilizei esta tecnica:

estava lendo um post aqui no cm
https://teonanacatl.org/threads/pó-de-coco-como-substrato-bulk.822/

e a pergunta é ... pelo que eu entendi dá pra fazer o substrato de bulk apenas com café, regulador de PH e fibrade coco ?? é isso mesmo ???ou tem que ter esterco no substrato ???

Porque o bulk pina sem cold shock ou regulação de temperatura ?

Quem quiser dar uma olhada nesse link ai eu agradeço, é um produto que eu tenho muito aqui e to querendo usar isso para cultivar cogus, pela discrição parece ser bom para o cultivo de fungos.. analisem !

http://www.mibasa.com.br/calcario_dolom.htm
 
Fala Avatar, tranquilo?!

Bom... sou novo em cultivo e então nem dou "pitaco" pq tb to aprendendo e to cheio de dúvidas... parei pra dar uma estudada esses dias.

Tive um bolo contaminado e to tentando recuperar.

Mas valeu por postar o link do mini-bulk do shroower. Gostei muito e talvez eu tente algo por aqui.

Pelo que entendi, acho que vc pode comprar fibra de côco e "pilar" até virar pó ou ficar mais fininho. Hoje achei fibra de côco no Carrefour.


Bom... de qualquer forma, vamo esperar os mais experientes se pronuciarem.

Tb to de olho nas respostas..... e boa sorte aí pra vc!!!

Tb estou com transkei e talvez faça algo parecido aí....

valeu e boa sortee!!!

abraços
 
Fala Avatar, tudo certo??

Então, alguns pitacos sobre o produto que vc encontrou, o calcáreo:

Ele é usado em cultivos, com o intuito de fornecer alguns nutrientes em que ele é rico, mas o objetivo principal do uso, é a correção da acidez do solo / substrato, que deve ser próxima do ph Neuro, nem ácido nem básico.

É muito utilizado conjugado com o café, pois o café por si só acaba deixando o meio de cultura muito ácido, e quando está assim, acaba explodindo em contaminação.

Para ter uma certeza maior do resultado final do PH do seu substrato, o correto é adquirir uma fita comparativa que é usada para verificar como ficou o fator PH da mistura. Procure por ela na net, sei que no mercado livre tem tb.

O calcáreo pode ser substituido por outros produtos, que vc encontrará em menores quantidades em lojas de mudas e agropecuárias. Eu utilizo por aqui pó de concha, adquiri por uns 3 pila uma caixinha com 0,5Kg.

Se for utilizar café, seja cauteloso e vai aos poucos, até encontrar um balanço do parâmetro do PH, se não tiver a fita. Já tive problemas por aqui de montar o bulk e no dia seguinte explodir em trichoderma, por estar com um meio de cultura muito ácido.

Siga os cultivos in-balde do camarada Shroower, que apresentam ótimos resultados.

sucesso amigo, :pos::pos::pos:
 
Fala Avatar, tranquilo?!

Bom... sou novo em cultivo e então nem dou "pitaco" pq tb to aprendendo e to cheio de dúvidas... parei pra dar uma estudada esses dias.

Tb estou com transkei e talvez faça algo parecido aí....

valeu e boa sortee!!!

abraços

Fala Pakalolo, bem legal essa strain né, acho que os frutos nossos virão ao mesmo tempo, pow estudar é bom, ler bastante o forum, só que a gente aprende mesmo é botando a mão na massa, pelo mais preparado que vc esteja , sempre surgem duvidas de ultima hora , ai é que o diario entra em ação, muita troca de informação boa, e pode dar pitaco aqui avontade.

Essa tecnica do bulk é excelente, tirando epoca de inverno, acho que vou me dedicar a ela se essa experiencia for bem sucedida

Muilok, valew pelas observações, eu já tenho esse produto, então vou tentar com ele mesmo e vou seguir o resto a proporção da receita do shoower
 
Fala Avatar

Os cultivos bulks do shroower (tem diversos) são sempre bem explicados.

Dê uma olhada num deles e veja o material utilizado e a tecnica de construção.

Siga na risca que é sucesso na certa.

Continue com garra que você está perto de um final feliz.
 
Olá a todos ! Hoje, dia 06/09

2 Bolos 100% colonizados = 1 bulk !!

fiz o bulk de acordo com a receita do shoower:

4 partes de pó de coco (de acordo com o tamanho do meu bolo PF colonizado), toda a borra do café da manhã, misturei mais água mineral do que o necessário e meia colher de carbonato de cálcio. Coloquei no microondas por 2 minutos (o mais correto seria pasteurizar como qualquer outro substrato bulk mas eu pulei essa parte ). Deixei esfriar. Com uma luva fui pegando o substrato de dentro do saco, espremendo até parar de pingar água e passando pra outro ziploc. Nesse outro eu quebrei o bolo PF bem fininho e misturei bem por igual no pó de coco.

No lugar do carbonato foi o calcario+pó de casca de ovo, o processo de exterelização foi maior, aqueci varias vezes no microondas. Agora é esperar colonizar, se Deus quiser sem contaminação nem percausos dessa vez e chegar no final do final Feliz !!
 
ÓTIMAS VIBES PARA VOCÊ!!!!!!!! :)
Vai dar tudo certo, fique tranquilo!

:D:D:D:D:D:D:D:D:D


nos deixe atualizados.
 
UAU.... Vai dar tudo certo pra vc amigo... Estão por vim belos frutos acredito, Adoro BULKS(apesar de nunca ter feito)!
Valeu a dica!!!
Mancha Úmida Nunca mais! rsrsrsr:pos:
Belo diário...
GOOD VIBES pro BULK e pra vc!
Abraços!
 
Grande irmão!

Estás quase lé hein? Muito bom trabalho, segue sempre estudando ok?

Estejas preparado que os Transkei(TK) vão pegar você de jeito....hahahaha:D

Sucesso nos "bulks" nos por aqui ficamos na torcida e enviando nossas super positiv vibes.....

Paz e Luz....
 
Obrigado por todas as vibes !!!! Muito bom ler isso !:pos:

Bom a situação aqui tá:

Na segunda inoculação que fiz utilizando café nos bolos o resultado está:

1 bolo Invitro, e 4 Copos de Whisk

O bolo invitro, tava lindo o micelio colonizou o fundo do copo e tava subindo, mas o cobweb explodiu do nada, creio que nesses cultivos invitro seja necessario uma tampa de filtro para troca de ar e não um isolamento com papel alumino como nos bolos.

Os outros bolos vão bem, essa tecnica do café é muito boa e o substrato em grãos mais escuro realça o branco do micelio, depois posto fotos é bem "iradiante" de ver.

Eu não fiz o Bulk direto no fundo do balde, fiz em um recipiente redondo que quando colocado no balde ocupa o tamanho do fundo, coloquei a mistura Spawn+substrato dentro desse pote fexei e deixei colonizar por 3 dias. quando abri o micelio tinha colonizado um pouco, não se se o bastante e perto da superficie tinha ficado um pouco "felpudo" então resolvi por a camada de casing e enviar pro balde. e desde ontem ele está lá.

Tenho umas perguntas :

O bulk pina por si só né ? precisa de temperatura baixa não ou o proprio ambiente fornece isso? Aqui a temperatura tá bem alta entre 23° e 28°.

Eu utilizei café no substrato como o topico do shoower e o cheiro de café está se resaltando do bulk, não é um cheiro acido ( como já notei em algumas contaminações )pelo contraio é um cheiro alcolico parece café com vodcka... esse cheiro é normal ???
 
Eu não fiz o Bulk direto no fundo do balde, fiz em um recipiente redondo que quando colocado no balde ocupa o tamanho do fundo, coloquei a mistura Spawn+substrato dentro desse pote fexei e deixei colonizar por 3 dias. quando abri o micelio tinha colonizado um pouco, não se se o bastante e perto da superficie tinha ficado um pouco "felpudo" então resolvi por a camada de casing e enviar pro balde. e desde ontem ele está lá.

Tenho umas perguntas :

O bulk pina por si só né ? precisa de temperatura baixa não ou o proprio ambiente fornece isso? Aqui a temperatura tá bem alta entre 23° e 28°.


Avatar, existe uma chance grande desse bulk contaminar. O correto é deixar que o micélio inóculo (spawn) colonize todo o substrato pra só a partir daí pôr a camada de casing. Vc não pode pôr o micélio pra frutificar se ele nem mesmo colonizou a quantidade de substrato que está ao redor dele.

Tire da luz e deixe vedado até que a superfície esteja colonizada, pode levar vários dias, até semanas.

O bulk só precisa de troca de ar constante, desde que a temperatura não esteja muito alta.
 
Tire da luz e deixe vedado até que a superfície esteja colonizada, pode levar vários dias, até semanas.

O bulk só precisa de troca de ar constante, desde que a temperatura não esteja muito alta.

Neuro como devo fazer então ?? cobrir a tampa com filtro de café por exemplo e volta-lo para a incubadora ?????

Abri o balde e suspendi para observar o micelio, o pote é transparente, ele parece saudavél e evoluindo.

A umidade dentro do balde está bem alta e agora depois da superficie do bulk ter pego ar e ter sido exposto possiveis contaminantes tampado não aumentaria a chance de contaminar não ???

O pote que está com o bulk tem tampa, acho que vou furar a tampa e colocar o balde no escuro e deixa-lo quieto, a umidade não vai ter como para-la.

como faço com a troca de ar então? continua ou para ?
 
Coloca a tampa no pote que está com o bulk, volta pro escuro e espera colonizar, como o NeuroFX já disse, quando começar a sair um tanto de micélio pela camada de casing provavelmente já vai ter tomado o substrato (só uma estimativa).

:pos:
 
Tampei o bulk e coloquei no escuro, vou abrir uma vez ao dia somente e vamos ver no que vai dar.

Neuro, valew mesmo pela observação ! O bulk não tá contaminado e eu ainda tenho esperanças, mas se não fosse essa observação tinha babado tudo.:pos:
 
É melhor vc pôr um filme plástico por debaixo da tampa. Em vez de vc expor o substrato ao ar sempre que abrir pra ver, vc pode observar a evolução através do filme plático sem riscos.

Avatar disse:
A umidade dentro do balde está bem alta e agora depois da superficie do bulk ter pego ar e ter sido exposto possiveis contaminantes tampado não aumentaria a chance de contaminar não ???

Sim, aumentaria, mas vc não tem opção. O micélio não vai frutificar nessas condições. Por isso que disse que há uma chance do bulk contaminar, mas não se preocupe tanto porque já observei casos parecidos que tiveram sucesso.

No mais dê mais um tempo, vai demorar alguns dias ainda pra estar no ponto.

Sorte!
 
Ai vão as fotos dos bolos no substrato com café, ainda um pouco lentos, pq não peguei a mão no substrato... mas indo saudaveis

O bulk tá no balde, e a umidade anda bem alta por lá, isso ta fazendo o micelio se desenvolver devagar, mas ele tá se desenvovendo.

Pensei em misturar o conteudo desse bulk que tá muito umido com esterco esterelizado e fazer 2 bulks ??? qq vcs acham?
S6300299.jpgS6300300.jpgS6300302.jpgS6300303.jpgS6300305.jpg
 
Só para atualizar o diario:

Bulk de café foi desmanchado e misturado com esterco e dividido em 2 bulks, deram uns bulks bem grandes,e com bastante esterco, utilizei dois copos que estavam colonizando para fazer um novo spawn.

Sobrou um copo que está quase aniversáriando e vai para o terrario.

Os bulks estão colonizando bem melhor no esterco, em 2 dias deu pra ver o micelio crescendo, mas é lento , acredito que vá demorar pelo menos um mes para o bulk colonizar de forma satizfatoria.

Em breve posto algumas conclusões e fotos.
 
Back
Top