Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Transkey - By Avatar

Diário de cultivo problemático.
Bom este diário é fictício, fruto da minha imaginação caso um dia eu tivesse iniciado um cultivo de cogumelos, coisa que eu nunca fiz, assim teria sido meu cultivo:

===============================================================

Início do cultivo: 10 de Agosto de 2007

Clima: inverno/primavera Temp. Méd..: 12° +/- 25°

Strain: TransKey Origem: Tirei uma foto, na tela do pc de um print, depois fiz as seringas com a foto.

Substrato:

¼ de Arroz com Casca
½ de Vermiculita Fina
Variadas sementes de pássaro

Técnicas: 4 copos Pk-tek, 1 pote 500g Invitro-tek. , 1 pote 500g p/ casing.

Esterilização: O substrato foi colocado na água quente e levado ao microondas por 15 minutos em potencia máxima, lacrado e deixado de molho por 24 horas. Na seqüência, após a montagem dos copos, foi esterilizado em PP por 60 minutos , 24 horas de pausa, e PP por 40 minutos, mais 24 horas de pausa, e mais PP por 40 minutos.


Seringa: Esterilizei um copo de cachaça, raspei o conteúdo para dentro, lacrei e deixei hidratando por 48h. Utilizei Soro Fisiológico.

Essa tecnica de deixar Hidratando no copo é mais pratica, porém eu notei que ela não é de boa qualidade, os esporos hidratam e "grudão" na parede e fundo do copo, ai é uma merda pra raspa-lo. a melhor opção é deixa-lo hidratando na seringa.

Inoculação: Mascara, touca, luva, ambiente sem corrente de ar e muita velocidade ! 1ml por copo e 2ml para os potes. 3 furos de inoculação.

Colonização: Os potes ficarão em uma caixa de papelão até 100% colonizados.
Temperatura varia entre 25° à 28º C. O aquecimento é feito por um aquecedor de aquario(5w) em um copo de vidro lacrado e arrefecido por um cooler de pc. este cooler espalha o ar quente e garante um aquecimento uniforme da caixa.

Terrário: Poor´s Man: Aquecedor de aquário, borbulhador e argila

Gostaria de dar credito aqui a ideia do Muilok, em outro post, para um upgrade que fiz no terrário:

Eu eliminaria a pet com o termostato, que está ocupando espaço em vão. O aquecedor com o termostato, ficaria junto com a argila expandida, totalmente imerso na solução ao fundo. Deve-se colocar uma proteção, para que a temperatura do aqueçedor não venha danificar a estrutura do plástico, podendo furar este.

A argila irá promover maior umidade relativa, através da evaporação, desde que aquecida.

===============================================================

Comentários iniciais: A historia da origem e descoberta do Transkey é bem interessante. fora às qualidades de colonização que eu pretendo verificar a efetividade neste cultivo.

Fiz um terrário bom, de Vidro, mas depois dos testes na hora da limpeza, CRACK ! o vidro lateral rachou de cima a baixo... tive que remodelar tudo, e foi muito bom, acho que meu conhecimento sobre como manter bons parametros de temperatura e umidade com o poor´s man aumentou muito com esses desafios de criar terrários com pouca grana.

Analisando os diários de cultivo e como meu primeiro cultivo foi com seringas feitas em soro e obtive sucesso na colonização utilizei o Soro Fisiológico e recomendo, leiam sobre esse assunto no post do CogumelosPoá:
https://teonanacatl.org/threads/passo-a-passo-cultivo-de-argentine-e-b.98/

Como eu não tenho maquina digital vou postar só fotos da fase final, já que as demais etapas estão bem ilustradas em diversos outros cultivos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Todos os bolos já apresentam sinal de Micelio 5 dias depois. Menos o InvitroTek. Ai vão algumas conclusões sobre o micelio:

Notei que em um dos bolos, o mais adiantado, um formato de "micelio" que eu nuca vi, normalmente nos meus cultivos, observei que o micelio se espalha de uma forma radial, um ponto logo virava um circulo, que aumentava cada ves mais, Nesse copo a colonização foi linear, o micelio dominou o espaço entre os grãos. O micelio no copo ficou com um aspecto de " riachos " correndo pelo substrato. Não consigo definer ainda se é micelio ou sé é contaminação.

Como disse o CogumelosPoá com o uso do Soro o micelio ganha força derepente, e isso é verdade, ele parece que gasta um tempo, junta força e coloniza em lotes. Porem a principio, realmente demora, e não sei se foi só o soro que contribuiu demais para essa demora,acho que esterelizei demais o substrato, tirando os nutrientes iniciais, fazendo assim necessario que o substrato comece a se decompor um pouco para fornecer nutrientes e assim os esporos possam se desenvolver.

--------------------------------------------------------------------------------------------

O copo apressado ainda não dá pra dizer oque é. estava observando o tom tem ficado um pouco marrom, não sei se é natural ,o tom do micelio pode ter sido afetado pela agua do bolo, ainda está cedo pra dizer, mas na duvida lacrei o copo em um saco plastico para evitar que a contaminação se espalhe, caso seja essa a situação.

Um lodo marrom parecido com um muco caracterizado por um forte e nojento odor de maçã podre, meias sujas ou bacon queimado. Bacillus faz com que grãos não-colonizados pareçam excessivamente úmidos, daí o nome "Mancha Úmida". Sulcos esbranquiçados ao longo das margens do núcleo de grãos caracterizam este contaminante. Bacillus se reproduz por simples divisão celular.

:!: As fotos de contaminação não estão aparecendo no post sobre contaminantes aqui do CM, tive que ver no Soomery.

É gente dei um tapinha no copo subiu um cheiro horrivel, vou tirar esse copo da incubadora , ao que tudo indica é contaminação. Esse foi o unico copo que eu utilizei barbante diferente dos outros, mais fino, não deve ter lacrado bem. mas vou manter esse copo aqui pra observar como a contaminação vai se desenvolver. Bem lacrado é logico.

Rsss vo procurar meu antigo microscopio aqui pra ficar estudando essas contaminações, o Bluesman me animou com as observações do power ultra microscopio dele.
--------------------------------------------------------------------------------------------

Dia triste:

Hoje, 20/08 fui observar os bolos, o invitro não tem nenhum sinal de micelio, nem de contaminação, o pote para casing tá com um aspecto que iniciou uma possivel contaminação, não tem micelio e só um véu bem clarinho parecendo wetspot. um dos outros bolos tbm foi atacado por esse contaminante, metade do copo já tava colonizado e 1/4 do copo tava com o bacillus spp. injetei agua oxigenada em cima desse pequeno foco de contaminação, é rezar para contaminação morrer e o micelio vencer.

Eu esterelizei bem o substrato, a prova disso é que o invitro tá ai sem contaminação nenhuma. pelo que observei nos copos a contaminação parte dos furos de inoculação, como utilizei soro e não agua destilada, e ainda fiz a burrada de não exterelizar o soro antes de fazer a seringa, creio que os contaminantes estavam no soro e encontraram no bolo um excelente motel.

Perdi praticamente 50% de tudo que fiz. oque me consola é que dois bolos estão sem nenhuma contaminação e o micelio tá bem e um tá com o micelio bom e pouca contaminação e o invitro eu nem sei qq vai dar.

(n) Eu ainda usei todo o carimbo pra fazer seringas extras, e to com 3 seringas que eu não posso garantir a qualidade.

Acho que tenho o toque de midas ao avesso pra cultivar cogumelos rsss. Dia 30 eu abro a incubadora denovo pra ver como está a evolução dos bolos.
 
Bonitos copos irmão.....

Tks legítimos mesmo, com seu micélio branco relusente, parabéns as coisas estão indo bem....!!!

Suceso com muita Paz e Luz no coração !!!
 
Falee Avatar!

Conte-nos como estão as coisas por aíí....

espero que esteja tudo ok...

da noticia!!!

forte abraçoo
 
Todo mundo ansioso por fotos!
principalmente:
Os bulks estão colonizando bem melhor no esterco, em 2 dias deu pra ver o micelio crescendo, mas é lento , acredito que vá demorar pelo menos um mes para o bulk colonizar de forma satizfatoria.
 
Rss hoje fui verificar o endereço do Cm, quando não apareceu ...DataBase Error eu quase cai da cadeira, eu não fiz um diario offline, então vou dizer como foram as coisas aqui ....

Pelo que me recordo eu estava com 2 bulks feitos de esterco e firba de coco, e spawns diversos .... acomodados em recipientes transparentes ....

E estava um copo pf.

Um dos bulks que levou mais esterco e ficou a primeira semana na incubadorra se desenvolveu rapidamente o micelio tomou conta da superficie, mas não de todo o substrato ...

O outro bullk foi se desenvolvendo devagar ele tinha menos esterco e mais fibra de coco mas a superficie foi colonizada.

Injetei 6 ml de agua no bolo que havia restado e estava 100% aniversáriei e foi para o terrário.

Coloquei uma camada de fibra de coco, o melhor picotada que eu consegui fazer e coloquei os bulks na fase de frutificação .....

alguns dias depois ....

A temperatura aqui na minha região subiu muito, tá uma seca brava, Tava foda manter a temperatura no terrário ... se eu deixava à 23, a humidade ficava pouca e se eu deixava a temperatura ambiente a humidade aumentava porém o bolo parecia ressecar .... acho por causa da baixa humidade relativa do ar ... parecia ta sugando a humidade do terrario.

Surgiu enquanto o forum estava fora do ar uma duvida ... eu deveria espirrar agua todo dia no bulk ou não ... na duvida espirrei, pois acreditei que a humidade dele não bastava para gerar frutos ....

Ai deu as merdas tudo ao mesmo tempo ....


A fibra de coco no bulk começou a dar CobWeb, a agua que escorria na parede do recipiente dos bulks tava dando um aspecto muito ruim ao substrato, a impressão que dava era que o micelio tava ficando esponjoso ...
resolvi abrir os bulks antes de perde-los totalmente .... acho que encharquei o substato :(

Quanto ao bolo observei ele durante todos os dias e desconfiei que ele estava seco, resolvi cortar um pedaço dele pra investigar e estava mesmo ... eu não tenho realmente como ajustar os parametros do cultivo no verão, meu terrario é muito basico e pra melhorar minha bombinha de ar pifou ..

Observei que a fibra de coco, não importa se bem picotada é uma merda.
Ela transforma o substrato em um chachim, e por me parecer o micelio ter dificuldade de colonizar a fibra o sobstrato colonizado fica muito ralo, não é denso como quebrar um bolo, vc ve que o substrato tá fortão....

Notei que esse efeito era menor no bulk que levou mais esterco então como não dava pra separar a fibra do esterco resolvi pegar esse substrato colonizado e fazer um novo bulk....

Um dos bulks eu não mexi muito não apenas quebrei ele novamente adicionei um pouco de esterco e fiz uma tentativa de cultivo outdoor.

PEguei o mehor bulk e misturei com 2 kilos de esterco puro, arrumei uma vasilha de sorvete que me parece muito boa para bulk vou postar a foto depois.

O bolo que estava no terrario misturei a 1 kilo de esterco puro e fiz um novo bulk sem fibra de coco nem aditivos ...

Ainda tenho a duvida se o bulk precisa ser frequentemente " regado" com spray de agua?

A fibra de coco não importa a maneira é uma merda, só o pó de coco parece ser eficiente.

O esterco deve estar o mais ralado possivel, como se fosse uma terra, se comprar esterco seco vai notar que eles formam uns tufos ... esses tufos fazem a colonização demorar mais ... o ideal é ralar e pasteurizar.

tá tudo recolonizando agora ... vamos ver rsss esse cultivo tá uma aventura e um apredizado, acho que tenho muita dificuldade em implementar os parametros de frutificação.

Em breve posto fotos !

Abraços a todos que comentaram ai !
 
Fala Avatar!!

Boa sorte aí vei.... espero que dê tudo certo pra vc.

Se for tentar outdoor acho que não precisa ficar molhando não. Tentei aqui e deu certo.... eu apenas respinguei um pouquinho de nada em cima quando enterrei. Mas tb tem que levar em consideração que aqui na minha região ta fazendo bastante calor e com pancadas de chuva... então quase todas as tardes dava uma chovida e parava e esquentava de novo.... o que deixava bem quente e umido. Cobri o bolo com folhas secas e mais nada, só vou lá pra colher.

Forçaa nos transkeiiis !!!

abraços
 
Que loko tudo isso !!!!

por aqui tá rolando um outdoor tbm, em esterco colonizado, o que aqui chamo de buraco de "bosta"......

Na realidade são dois buracos, onde em um está uma strain selvagem aqui do paraná e em outro fiz uma experiencia com várias strains: Transkei, B+, Pesa e Mex e como as chuvas estão meio fracas por aqui a 4 meses, kkkk eu faço chover lá td dia, mas não em demasia.....!!!!

veremos os resultados finais......

Paz Luz e dá-lhe Tk em outdoor !!! Parabéns pela experiência !!!
 
Vai amigo... estou mandando Grandes e Fortes vibrações positivas para você e seu cultivo!!!!

vamo lá estamos na torcida e anciosos! :):pos:

Abraços!
 
é galera vo encerrar esse diario aqui. o resultado ...colonizou mas não deu fruto.

os bulks começaram a dar cobweb então enterrei todos eles, não sei se por algum milagre vai surgir algo de lá, mas acho dificil.

ainda resta uma seringa de transkey, vo iniciar um outro cultivo com as lições que aprendi nesse mas só vo postar diario quando e se tiver frutos.

Desculpe aqueles que acreditaram em mim, eu queria tbm ver os frutos, mas não foi desta vez.

Obrigado a todos que comentaram aqui, e que me ajudaram no decorrer desse cultivo, tenham a certeza que nada foi em vão.

paz e luz !:pos:
 
Claro que nada é em vão amigo AVATAR.
A experiencia ficou e com os erros vc aprender bastante.
Tudo que vc aprendeu nesse cultivo será muito ultil para o proxímo fazendo com que tudo dê certo.

Boa sorte no proximo cultivo e bola pra frente.
No que precisar estou aí...:):pos:
 
Back
Top