Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Transkey - By Avatar

Diário de cultivo problemático.
Bom este diário é fictício, fruto da minha imaginação caso um dia eu tivesse iniciado um cultivo de cogumelos, coisa que eu nunca fiz, assim teria sido meu cultivo:

===============================================================

Início do cultivo: 10 de Agosto de 2007

Clima: inverno/primavera Temp. Méd..: 12° +/- 25°

Strain: TransKey Origem: Tirei uma foto, na tela do pc de um print, depois fiz as seringas com a foto.

Substrato:

¼ de Arroz com Casca
½ de Vermiculita Fina
Variadas sementes de pássaro

Técnicas: 4 copos Pk-tek, 1 pote 500g Invitro-tek. , 1 pote 500g p/ casing.

Esterilização: O substrato foi colocado na água quente e levado ao microondas por 15 minutos em potencia máxima, lacrado e deixado de molho por 24 horas. Na seqüência, após a montagem dos copos, foi esterilizado em PP por 60 minutos , 24 horas de pausa, e PP por 40 minutos, mais 24 horas de pausa, e mais PP por 40 minutos.


Seringa: Esterilizei um copo de cachaça, raspei o conteúdo para dentro, lacrei e deixei hidratando por 48h. Utilizei Soro Fisiológico.

Essa tecnica de deixar Hidratando no copo é mais pratica, porém eu notei que ela não é de boa qualidade, os esporos hidratam e "grudão" na parede e fundo do copo, ai é uma merda pra raspa-lo. a melhor opção é deixa-lo hidratando na seringa.

Inoculação: Mascara, touca, luva, ambiente sem corrente de ar e muita velocidade ! 1ml por copo e 2ml para os potes. 3 furos de inoculação.

Colonização: Os potes ficarão em uma caixa de papelão até 100% colonizados.
Temperatura varia entre 25° à 28º C. O aquecimento é feito por um aquecedor de aquario(5w) em um copo de vidro lacrado e arrefecido por um cooler de pc. este cooler espalha o ar quente e garante um aquecimento uniforme da caixa.

Terrário: Poor´s Man: Aquecedor de aquário, borbulhador e argila

Gostaria de dar credito aqui a ideia do Muilok, em outro post, para um upgrade que fiz no terrário:

Eu eliminaria a pet com o termostato, que está ocupando espaço em vão. O aquecedor com o termostato, ficaria junto com a argila expandida, totalmente imerso na solução ao fundo. Deve-se colocar uma proteção, para que a temperatura do aqueçedor não venha danificar a estrutura do plástico, podendo furar este.

A argila irá promover maior umidade relativa, através da evaporação, desde que aquecida.

===============================================================

Comentários iniciais: A historia da origem e descoberta do Transkey é bem interessante. fora às qualidades de colonização que eu pretendo verificar a efetividade neste cultivo.

Fiz um terrário bom, de Vidro, mas depois dos testes na hora da limpeza, CRACK ! o vidro lateral rachou de cima a baixo... tive que remodelar tudo, e foi muito bom, acho que meu conhecimento sobre como manter bons parametros de temperatura e umidade com o poor´s man aumentou muito com esses desafios de criar terrários com pouca grana.

Analisando os diários de cultivo e como meu primeiro cultivo foi com seringas feitas em soro e obtive sucesso na colonização utilizei o Soro Fisiológico e recomendo, leiam sobre esse assunto no post do CogumelosPoá:
https://teonanacatl.org/threads/passo-a-passo-cultivo-de-argentine-e-b.98/

Como eu não tenho maquina digital vou postar só fotos da fase final, já que as demais etapas estão bem ilustradas em diversos outros cultivos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Todos os bolos já apresentam sinal de Micelio 5 dias depois. Menos o InvitroTek. Ai vão algumas conclusões sobre o micelio:

Notei que em um dos bolos, o mais adiantado, um formato de "micelio" que eu nuca vi, normalmente nos meus cultivos, observei que o micelio se espalha de uma forma radial, um ponto logo virava um circulo, que aumentava cada ves mais, Nesse copo a colonização foi linear, o micelio dominou o espaço entre os grãos. O micelio no copo ficou com um aspecto de " riachos " correndo pelo substrato. Não consigo definer ainda se é micelio ou sé é contaminação.

Como disse o CogumelosPoá com o uso do Soro o micelio ganha força derepente, e isso é verdade, ele parece que gasta um tempo, junta força e coloniza em lotes. Porem a principio, realmente demora, e não sei se foi só o soro que contribuiu demais para essa demora,acho que esterelizei demais o substrato, tirando os nutrientes iniciais, fazendo assim necessario que o substrato comece a se decompor um pouco para fornecer nutrientes e assim os esporos possam se desenvolver.

--------------------------------------------------------------------------------------------

O copo apressado ainda não dá pra dizer oque é. estava observando o tom tem ficado um pouco marrom, não sei se é natural ,o tom do micelio pode ter sido afetado pela agua do bolo, ainda está cedo pra dizer, mas na duvida lacrei o copo em um saco plastico para evitar que a contaminação se espalhe, caso seja essa a situação.

Um lodo marrom parecido com um muco caracterizado por um forte e nojento odor de maçã podre, meias sujas ou bacon queimado. Bacillus faz com que grãos não-colonizados pareçam excessivamente úmidos, daí o nome "Mancha Úmida". Sulcos esbranquiçados ao longo das margens do núcleo de grãos caracterizam este contaminante. Bacillus se reproduz por simples divisão celular.

:!: As fotos de contaminação não estão aparecendo no post sobre contaminantes aqui do CM, tive que ver no Soomery.

É gente dei um tapinha no copo subiu um cheiro horrivel, vou tirar esse copo da incubadora , ao que tudo indica é contaminação. Esse foi o unico copo que eu utilizei barbante diferente dos outros, mais fino, não deve ter lacrado bem. mas vou manter esse copo aqui pra observar como a contaminação vai se desenvolver. Bem lacrado é logico.

Rsss vo procurar meu antigo microscopio aqui pra ficar estudando essas contaminações, o Bluesman me animou com as observações do power ultra microscopio dele.
--------------------------------------------------------------------------------------------

Dia triste:

Hoje, 20/08 fui observar os bolos, o invitro não tem nenhum sinal de micelio, nem de contaminação, o pote para casing tá com um aspecto que iniciou uma possivel contaminação, não tem micelio e só um véu bem clarinho parecendo wetspot. um dos outros bolos tbm foi atacado por esse contaminante, metade do copo já tava colonizado e 1/4 do copo tava com o bacillus spp. injetei agua oxigenada em cima desse pequeno foco de contaminação, é rezar para contaminação morrer e o micelio vencer.

Eu esterelizei bem o substrato, a prova disso é que o invitro tá ai sem contaminação nenhuma. pelo que observei nos copos a contaminação parte dos furos de inoculação, como utilizei soro e não agua destilada, e ainda fiz a burrada de não exterelizar o soro antes de fazer a seringa, creio que os contaminantes estavam no soro e encontraram no bolo um excelente motel.

Perdi praticamente 50% de tudo que fiz. oque me consola é que dois bolos estão sem nenhuma contaminação e o micelio tá bem e um tá com o micelio bom e pouca contaminação e o invitro eu nem sei qq vai dar.

(n) Eu ainda usei todo o carimbo pra fazer seringas extras, e to com 3 seringas que eu não posso garantir a qualidade.

Acho que tenho o toque de midas ao avesso pra cultivar cogumelos rsss. Dia 30 eu abro a incubadora denovo pra ver como está a evolução dos bolos.
 

Meu caro jovem bípede, estou na torcida pelo que restou! :pos:
 
Valew cloro ! dessa vez to com o objetivo, não vou parar até conseguir, senão for dessa vai de outra. mas acho que vo conseguir alguma coisa nos bolinhos. Agora só resta aguardar mesmo a evolução do micelio.
 
Fala amigo

Eu descartaria o problema de contaminação na seringa, pois 2 copos seguem sem contaminação, certo?

Reveja seus conceitos e ações, assepssia e esterilização.

Faça novos bolos, e teste a qualidade das outras seringas.

Qualquer coisa, isso faz parte do aprendizado, não tem como tomar atalhos.

Um dia um sábio aqui do CM me disse:
Vai com fé, que a fé não deixa falhar!!

sucesso!
 
Valew o acompanhamento ai Cloro e Muilok. .... Ia deixar a incubadora fechada até dia 30 pra evitar a variação de temp. mas não aguentei de curiosidade, essa mania de ver as coisas com a mão é foda ... bem

Não consigo precisar a origem da contaminação, realmente como vc observou muilok não foram todos os copos que contaminaram e isso seria uma razão para descatar a contaminação vinda do soro.

Então como eu tbm descarto que esses contaminantes resistiram ao processo de esterelização só me resta acreditar que ou o problema foi da inoculação, já que eu não tenho nem glove box ( não tinha pq acabei de fazer uma )nem lysol. Ou foi a amarração do papel aluminio que devo ter vacilado nos potes contaminados, até mesmo a fita. Enfim acredito que foi uma contaminação pós-PP.

O resultado é que um copo contaminou com Wet, sem sombra de duvida e outro a agua oxigenada deu conta.


então dos 4 copos para Bolos eu perdi só 1

Obs: notei que o melhor resultado injetando H2o2 em contaminações é injetar pouco, varias vezes. Injetar uma quantidade media, detona a contaminação mas ela ganha força novamente. Umas 4 aplicações pequenas com +/- 12 horas de intervalo parece que dá bom resultado.... pelo menos com o wet.

então dos 4 copos para Bolos eu perdi só 1

O pote de 500g que eu destinei para o casing, como eu a principio acreditei que ele estivesse contaminado, mas não estava. estava era umido demais, e ainda está, não contaminou, mas parece que não vai vingar.

Fiz a M. de não ler meu proprio comentário em outro post :eek:

Conclusão : O pote era grande demais para um substrato de pf tk sem mistura ideal, a falta de vermiculita nesse POTÂO causou a compactação e falta de ar para o micelio, que se enfraqueceu rapidamente.
Penso que grandes potes são muito bons com grandes grãos ... Ex: Milho, mais não são IDEAIS para sementes

Definitivamente usar potes mais compridos do que largos e usar sementes pequenas para substrato de casing, não dá (em grandes potes). essa parada de escolher o pote é mais importante que parece a primeira vista.

No invitro, me parece ao contrario, seco demais. tbm não to esperando nada dali não. mas vai ficar ná encubadora até eu cansar de ver ele. O de casing eu vo detonar e fazer com milho. assim testo as seringas.

os 3 copos estão uns 60% colonizados, micelio tá branquissimo.

Antes de coloca-los no terrario eu prometo que posto fotos.
 
Consegui uma camera, até antes.... ai vão as fotos e umas legendas

Gostaria de deixar bem claro que todas estas fotos são ficticias, feitas através de avançada computação gráfica, assim como eu não tenho um cultivo, e não sei oque é cogumelo, logo não posso ter fotos dele.

Estas primeiras fotos são dos dois bolos saudaveis, Logo segue a do invitro, a vermiculita espalhou um pouco no pote mas tem substrato até a metade apenas,a outra foto é do potão que eu destinei para casing (foto tá meio esverdeada) como podem notar estes 2 ultimos não tá nem contaminado nem colonizado.
colonizados.jpgcolonizados2.jpginvitro.jpginvitro2.jpgpCasing.jpg

Estas fotos agora são dos que contaminaram, primeiro o que contaminou totalmente, depois o que eu tentei combater com h2o2, porém o micelio parou de crescer, a contaminação também parou, mas descartei ele de vez hoje.
Frst.Contaminado.jpgcont3.h2o2.jpgcont4h2o2.jpg

Agora fotos da encubadora, do terrário, da bomba e filtro de ar, e do controlador de temp do terrario.

Da bomba e filtro de ar tem um post ai: "Abafando a bombinha" lá tá dizendo qq significa essa "engenhosidade"

A foto de dentro do terrário tá dando um aspecto meio sujo ... mas não é sujeira não é cola e silicone, o silicone fica da cor da argila com o tempo de uso.

o controlador de temperatura é um velho dimmer de ventilador adaptado em um aquecedor de 30w.

Eu projetei um terrario de vidro, mas rachou:(

Aproveitando se alguem puder me dizer se este pequeno arbustro da ultima foto é realmente losna eu agradeço.:?:
terrario.jpgterr.jpgCOntrole de temp.jpgfiltro de ar.jpgencubadora.jpgencubadora2.jpglosna.jpg
 
Última edição por um moderador:
Hehehe Avatar !!!!

Querendo fabricar o absinto em casa né malandro... tá certo!!!

Difícil saber da Artemisia ou Losna pela foto hein, mas para ter certeza teria que ver as flores dela, essa planta está em sua casa? já viu se ela floresce? quais as cores das flores? Na minha opinião é outra planta ou espécie....

Dá uma olhada aqui:
http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A10losna.htm

http://www.plantamed.hypersite.com.br/FOTOS/Artemisia-absinthium.html

Ou pesquisa imagens no google da Artemisia absinthium L.

Paz e Luz pessoal !!!
artemisia_absinthium.jpg
 
Fala Oregon,na verdade eu já tenho um pé de absinto bem pequeno aqui em casa, só que esse ai nasceu do nada na frente da minha casa, junto com um pé de brugmansia logo após uma capina publica aqui na rua, o que me deixa curioso é que não tem nenhuma dessas especies num raio de 1km daqui e essa ai da foto não dá pra reconhecer algumas caracteristicas, as folhas do absinto custumam ser mais claras em baixo do que em cima fora a floração caracteristica que não dá pra reconhecer na planta pequena :(. já vi uns pés aqui na minha cidade que são parecidos com absinto só não crescem tanto e são eretos , sem ramificações. não sei que planta é esta.

Eu já tinha visitado esses links ai , realmente interessantes, tem um topico sobre artemisia no Plantas enteogenas, muito detalhado, muito bom.

A tujuna o principio ativo do absinto tbm é encontrado na salvia off.
 
Fala Avatar,

não entendi direito o esquema da sua incubadora. Está usando somente o aquecedor para aquário? Detalhe: vi ele em cima de um pires, ele pode ser usado fora d'água? Caso possa, ele pode ficar ligado 24hs durante toda a fase de colonização?

Grande abraço!
 
cara, só posso te falar que essa contaminação pode ter acontecido pq vc não lacrou direito, tenho certeza que se tivesse colocado durex, fechando ele realmente, nem precisaria de barbante....tem que lacrar 100%...se ficar uma abertura micro, entra contaminação num substrato que está esterilizado, sem competidor.
agora essa foto aí, é tipo meu vizinho jogou uma semente no meu quintal, de repente brotou um tremendo matagal.....Bezerra da Silva bom malandro...saudades.
Esse negócio de não ficar olhando não se preocupe, todo mundo olha, e acredito ser essencial pra sobrevivência do cogumelo no futuro, pois detectar uma contaminação talvez impeça de dar algo errado, eu tive uma micro contaminação num dos copos, daí resolvi antecipar a abertura do copo, estava 99,9% micelado.....retirei com um bisturi acho que 4 grãos, era bem pequena a contaminação, tipo um pontinho no milho verde verde...daí coloquei o resto sadio no casing com vermiculita e vingou lindo, sem contaminação, fiz ele separado claro, mas não teve erro, deu uns cogumelos gigantes, maiores que do terrário que eu acreditava ser o melhor.
Não tive nenhum problema em consumí-los, nada...mas tudo depende do tempo que vc age, se demorar...já era
Boa sorte estou torcendo
 
Fala Avatar,

não entendi direito o esquema da sua incubadora. Está usando somente o aquecedor para aquário? Detalhe: vi ele em cima de um pires, ele pode ser usado fora d'água? Caso possa, ele pode ficar ligado 24hs durante toda a fase de colonização?

Grande abraço!

Bom dia tarde e noite a todos ! Mais uma vez obrigado a todos que estão comentando ai.

Bom vou tentar explicar depois quando der eu posto fotos

A incubadora: Uma caixa de papelão com um vidro para observação interna....
Sistema de aquecimento da INCUBADORA >>> é um pote vidro de maionese hellmans,tampado, cheio d´agua com um aquecedor de 5 w dentro ... por fora tem um cooler colado nesse pote que fica ventilando e promovendo uma melhor troca de calor com o ar dentro da incubadora ... a temperatura fica em ~27 a 32°. e a incubadora fica ligado direto, eu também não peguei temperaturas muito elevadas, o maximo que a temperatura ambiente chegou foi 27 graus. e o minimo foi 9

com 9° a temp da incubadora chegou a 25° e com 27° a 32°
mas o segredo da temperatura é o cooler, ele é que promove um aquecimento no frio e um rsfriamento no calor.

O terrario azul como disse o Oregon é loucamente adaptado, teve que ser assim, esse sistema ai do aquecedor é o seguinte é um aquecedor de 30w ligado a um Dimmer, aqueles tres interruptores brancos, era um controlador de velocidade de ventilador de teto que eu comprei em um bazar por 50 cents e adaptei ao aquecedor, ele varia a frequencia da senoide e reduz a potencia para 15w ou menos, dependendo da necessidade, dessa forma eu cmando a temperatura .... o aquecedor fica em cima de um pires de lousa, porque o terrario é de PP e o calor derreteria o plastico, o terrário tá sem a argila, e o aquecedor não pode ser ligado sem agua, senão a reisistencia superaquece, deixo ele sempre seco quando está sem bolo para evitar possiveis contaminações, em cima desse aquecedor vão ~6 litros de agua e mais 6l de argila expandida e o borbulhador fica ligado também por baixo da argila. a umidade é boa, mas faz muito barrulho quando tá tudo ligado.
 
cara não é muita argila e muita água? Pq vc não coloca apenas uma camada de argila tipo até ficar no máximo duas pedras uma em cima da outra vista de lado....e daí vc só coloca o suficiente de agua para cobrir elas, é só isso o necessário...tudo que é demais, não dá certo....até pq se vc precisar transportar tudo isso pra outro local, vai se matar pra carregar, 12 litros, mais o peso do terrário e os casing...é só um toque, quanto menos melhor, não há necessidade, o terrários já produzirá humidade suficiente, em conjunto com agua e argila, vai por mim, é melhor. O seu terrário não é gigante pra ter tudo isso....só uma camadinha dupla de argila já dá...ok
 
Pow bem que eu gostaria que ele fosse mais dixavado de mexer, falando assim parece muita coisa mesmo, mas a argila e a agua nem ultrapassam aquela "lombada" por onde vc ver passar o fio, alias ficam nem perto, acontece oque voce falou a argila cobre o aquecedor e a agua não ultrapassa ela . é o minimo que dá pra colocar para melhor eficiencia. esse terrario tem 40x20x30.

Eu abri os bolos contaminados hoje, estavam super umidos acho que isso foi um fator determinante pra espalhar a contaminação.

Tem um detalhe que eu fiquei confuso agora, voces costumam ferver o substrato antes de fazer a mistura ?? ou adicionam agua nele direto antes da esterelização e a panela de pressão dá conta de amolecer os grãos ? acho que eu deixei muito pouco tempo escorrendo ou coloquei agua demais na PP
 
Fala Avatar

Quando se usa como substrato FAI, sementes para pássaros, não é necessário fervura alguma antes do preparo e esterilização.

A fervura é necessária para substratos de grãos maiores, como o milho e o trigo. A causa é amolecer o grão, para a esterilização chegar com eficiência ao miolo do grão.

sucesso, boa sorte!!:pos:
 
Fala Avatar

Quando se usa como substrato FAI, sementes para pássaros, não é necessário fervura alguma antes do preparo e esterilização.

A fervura é necessária para substratos de grãos maiores, como o milho e o trigo. A causa é amolecer o grão, para a esterilização chegar com eficiência ao miolo do grão.

sucesso, boa sorte!!:pos:

Pts acho que essa era a dúvida que eu sempre tive na kbç....

Vlw Sir.Muilok ..... grande garoto!!!

E Avatar !!! boa sorte ai irmão....

Paz e Luz....
 
Valew muilok, creio que por isso eu sempre tive uma dificuldade de controlar a umidade do bolo, as vezes deixava horas escorrendo depois de ferver, isso é ruim em varios sentidos principalmente pq acreditava que ferver esses grãos pequenos roubava muitos nutrientes. acho que o melhor professor é o tempo e a experiencia, apesar de ler muitos os cultivos alheios, quando me questionei sobre esse passo não tinha certeza da resposta. vou inocular novos copos assim que possivel, ainda essa semana com as outras seringas, os outros 2 copos eu creio que até daqui a 2 semanas já estejam no terrario.

Eu nem comentei mas aquele copo que eu tentei brecar a contaminação com h2o2 estava com o micelio saudavel, na parte colonizada, como o invitro não colonizou, joguei pedaços do substrato colonizado dentro dele,não teve como evitar uma troca de ar não esteril, mas vamos ver como ele vai se sair
 
Hoje,29/08 inoculei mais 5 copos com uma das seringas restantes, o substrato ao inves de arroz utilizei aveia e mais niger que alpiste, fiz uma farinha de tudo, mais variei a granulação, adcionei cremogema, café e pó de casca de ovo como regulador, não fervi os grãos peguei o substrato e adicionei agua até ficar umido. esterelizei por 1 hora em PP.
 
Hoje,29/08 inoculei mais 5 copos com uma das seringas restantes, o substrato ao inves de arroz utilizei aveia e mais niger que alpiste, fiz uma farinha de tudo, mais variei a granulação, adcionei cremogema, café e pó de casca de ovo como regulador, não fervi os grãos peguei o substrato e adicionei agua até ficar umido. esterelizei por 1 hora em PP.

Fala Avatar

Como seu primeiro cultivo, as coisas ainda parecem confusas, mas logo você vai entender melhor todos os passos para atingir o sucesso, fica tranquilo.

Você está testando e inventando novas variações de substratos, logo de início.

Se sobrou ainda esporos, ou alguma seringa, você pode proceder assim:
fazer mais 4 copos com a técnica pf (PF-Tek), que consiste apenas em vermiculita, farinha de arroz integral e água.

Faça você mesmo sua farinha de arroz no liquidificador, deixando alguns grãos pela metade, não precisa virar tudo farinha. Use a proporção de 2 partes de vermiculita para 1 de arroz, e umidifique a mistura ao ponto em que vc pegando um punhado, e apertando com a mão, caia apenas uma ou duas gotas. Trabalhar com menos água na fase de incubação do micélio é desejável.

Para montar os copos, utilize uma camada de vermiculita pura no fundo do copo (0,5cm), coloque o substrato com um garfo, só soltando ele, sem compactar, e então coloque mais uma camada de vermiculita pura (1,0cm ou até encher o copo), este será o selo de vermiculita, que vai auxiliar na proteção do substrato.

Tampão triplo de papel alumínio, intercalado com 2 filtros de café. Aperta esse tampão manualmente, esteriliza por 1:00h e lacra quando esfriar, sendo ninja.

Seguindo uma técnica funcional em seu primeiro cultivo, é a garantia de você obter frutos. Logo quando você absorver todas informações necessárias para o cultivo, aí então você começa a aventurar e inventar novas técnicas.

sucesso, qq coisa estamos aí:pos:
 
Back
Top