Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático tksss- apelando com16 copos

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal!
Depois de várias tentativas de cultivo sem sucesso dei uma parada pra respirar, cerca de um ano rsrsrsrs.
Agora estou tentando novamente.
A 2 semanas inoculei com seringa 8 copos de arroz, porém, todos contaminaram, e hoje terminei de preparar 16 copos de wisk, sendo 4 com milho de pipoca e o resto com arroz integral.
O milho eu preparei deixando de molho em solução de água sanitária e fervendo 2 x, o arroz foi cozido por 30 minutos um dia antes de ir pra panela de pressão por 2 horas tbm, usei luvas cirúrgicas, spray de lisoform, e só abri o carimbo e a seringa dentro da glove box, agora eles estão dormindo na incubadora com a temperatura em 30 graus certinho.
Fiz essa quantidade de copos esperando que pelo menos 1 vingue, já que os cogus não estão me querendo. Espero não ter feito nada de errado dessa x!
Abraços!
 

Anexos

  • CAM00501.jpg
    CAM00501.jpg
    91.9 KB · Visualizações: 12
Você pode estar fazendo algo de muito errado, mas eu creio que não seja esse o caso. Provavelmente o carimbo que você utilizou estava contaminado. Qual a proveniência do mesmo?

Essa taxa de contaminação está muito elevada, o normal é perder 1-2 copos para contaminantes. Utilize o máximo de assepsia possível nos seus cultivos, não relaxe nunca nesse ponto. ;)
 
Os procedimentos estao na minha primeira mensagem, foi basico, glove box, seringa nova , luvas ,álcool, lisoform...
O carimbo e da profungos!
Se um copo so der certo pra mim ja esta otimo ,ja fico muito feliz ,um e melhor que nada rsrsrsr.
Pessoal mt obrigado pela ajuda e preocupação !
Poderiam me ajudar com esse pote , ele e composto de bosta de cavalo pasteurizada, nele eu colequei uns pedaços de micelio de um copo q contaminou em um cultivo anterior,a minha duvida e se e micelio mesmo.
Vlw!CAM00580.jpgCAM00582-1.jpg
 
Está com cara de cobweb. veja o desenvolvimento, se crescer mto rapido e cheirar azedo pode jogar fora e tomar muito cuidado pra nao contaminar seu ambiente de cultivo...
 
Não desanima, dá uma reciclada, relê todo material sobre os cuidados de limpeza, procura um novo carimbo.

Torcendo para que dê tudo certo ae! abraço!
 
Está com cara de cobweb. veja o desenvolvimento, se crescer mto rapido e cheirar azedo pode jogar fora e tomar muito cuidado pra nao contaminar seu ambiente de cultivo...
Vlw!
Vou tentar ,mas acho q o cheiro da bosta vai atrapalhar.
So eu q vejo um rosto nos cogus do seu avatar ou tem mais alguem q viu?
 
Os procedimentos estao na minha primeira mensagem, foi basico, glove box, seringa nova , luvas ,álcool, lisoform...
O carimbo e da profungos!
Se um copo so der certo pra mim ja esta otimo ,ja fico muito feliz ,um e melhor que nada rsrsrsr.
Pessoal mt obrigado pela ajuda e preocupação !
Poderiam me ajudar com esse pote , ele e composto de bosta de cavalo pasteurizada, nele eu colequei uns pedaços de micelio de um copo q contaminou em um cultivo anterior,a minha duvida e se e micelio mesmo.
Vlw!View attachment 72147View attachment 72148

Isso é cobweb e esse substrato está molhado demais e muito compactado.
 
Ola pessoal!
Dos 16 copos sobraram 2 e estao em 80% de colonização!
De um desses copos que contaminou eu coletei uns graos de arroz com micelio e coloquei no papelao ,onde estao crescendo, outros graos eu coloquei em 2 copos com bosta de cavalo pasteurizada e coloquei na incubadora ,porem,depois de um tempo sem avanço do micelio eu condenei os copos com bosta e os retirei da encubadora e os coloquei na mesa da varanda para futuro descarte ,mas para minha surpresa, hoje quando fui descarta-lo encontrei micelio desenvolvido em toda a bosta e alguns nano cogus e pins ,incrivel ,meus primeiros cubensis sao nano rsrsrsrsr,vou precisar de uma nano leiteira rsrsrsrsr!
 

Anexos

  • CAM00123-1.jpg
    CAM00123-1.jpg
    114 KB · Visualizações: 25
Posta umas fotos desses copos que estão 80% ai pra gente analisar.

Em relação a esse copo ai com "bosta" de cavalo não estou vendo micélio por toda a "bosta" muito menos P. cubensis. Cuidado com isso ai pra não ficar manuseando e inalando.
 
Amanha eu tiro as fotos .
O micelio da bosta de cavalo e bem ralo, como teia de aranha ,ele so esta denso perto dos graos de arroz ,na foto abaixo com zoom da pra ver o micelio no vidro e as estipes retorcidas dos cogumelos , o q pode ter acontecido e q um sporo q estava na bosta sobreviveu a pasteurização e colonizou a bosta, so que isso = nos 2 copos!
Vlw!
 

Anexos

  • CAM00123-1-1.jpg
    CAM00123-1-1.jpg
    163.3 KB · Visualizações: 13
Poderiam me ajudar com esse pote , ele e composto de bosta de cavalo pasteurizada, nele eu colequei uns pedaços de micelio de um copo q contaminou em um cultivo anterior,a minha duvida e se e micelio mesmo.

Bem, micélio não é sinônimo para P. cubensis. Então obviamente que na foto há um tipo de micélio. Se o pote estava contaminado, não espere ter um cultivo saudável. Esse micélio está me parecendo cobweb, como disse o @mantonelli e @cubensisdedread.

Vou tentar ,mas acho q o cheiro da bosta vai atrapalhar.

Não deveria ter cheiro de bosta. Mas pelo que você disse, e pela foto, aparentemente você pasteurizou bosca fresca. Não se usa bosta fresca, o correto é usar esterco que já foi curtido (muito likes?! o_O), e tem cheiro de terra.

Já imaginaram o perfume que seria fazer um bulk caseiro com bosta fresca?! :eca:
 
Caraca que :poop:!
Realmente, nao estava 100% curtida, mas estava 100% seca pelo sol! :brincalhao::poop:
Que tinha cogumelos dentro tinha rsrsrs, talvez uma strain selvagem contida na bosta naturalmente ou uma mutaçao de um fungo:blackalien: + o micelio de cubensis com :alien:. Vlw!
De volta a estaca 0 ! :olhoroxo:
Moderação, nao estou conseguindo apagar os emotions pelo meu smartphone android!
 
Última edição:
Ola pessoal!
Nao tenho escrito periodicamente pq pouca coisa a onteceu .
Hoje um bolo colonizou 100% e outro esta em 90% e mt lento, sei que se eu furar e por micropore o micelio vai se sentir melhor ,mas tenho mt medo de Contaminação.
Estou tbm cultivando micelio de pan selvagens em bosta pasteurizada e em breve tentarei isolar se conseguir frutificar .
Com esse bolo 100% nao vou fazer casing pois li que almenta o risco de Contaminação. O meu objetivo e conseguir retirar um carimbo de tksss viavel para cultivos posteriores, ja que o meu carimbo atual aparenta estar contaminado, em breve estarei transferindo o bolo para o terrario.
Essa semana ainda deve chegar a vermiculita e um carim o novo de south American e iniciarei cultivos utilizando a pf tek tradicional.
Obrigado a todos pelas vibraçoes!
 

Anexos

  • CAM00189.jpg
    CAM00189.jpg
    84.3 KB · Visualizações: 13
Última edição:
@gurgumelo , acho que primeiramente você precisa perder o medo das contaminações!

Eu sei que é desanimador quando ocorrem nos nossos cultivos, mas faz parte do processo de "aprendizagem". Em vez de temê-las, redobre a atenção em relação à assepsia.
 
sei que se eu furar e por micropore o micelio vai se sentir melhor ,mas tenho mt medo de Contaminação.

Então quer dizer que por causa do seu medo você não vai deixar o micélio se sentir melhor? Por favor, transcenda esse medo, pequeno gafanhoto!

Com esse bolo 100% nao vou fazer casing pois li que almenta o risco de Contaminação.

Seja qual for a técnica empregada ou a fase do cultivo, sempre há riscos de contaminações. O importante é manter o ambiente limpo e trabalhar rápido.

Contaminação pode ocorrer até com os cultivadores mais experientes, ou seja, é algo natural. Perder um cultivo por causa dos contaminantes apenas incomoda o ego. Basta virar a página e doar o micélio contaminado à natureza. Certamente ela fará um bom proveito.
 
Ae pessoal, parece que estao se formando hifas!
CAM00355.jpg CAM00355-1.jpg CAM00199.jpg
 
Sao primordias ja ?
CAM00404.jpg CAM00403.jpg
 
Back
Top