Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático tksss- apelando com16 copos

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal!
Depois de várias tentativas de cultivo sem sucesso dei uma parada pra respirar, cerca de um ano rsrsrsrs.
Agora estou tentando novamente.
A 2 semanas inoculei com seringa 8 copos de arroz, porém, todos contaminaram, e hoje terminei de preparar 16 copos de wisk, sendo 4 com milho de pipoca e o resto com arroz integral.
O milho eu preparei deixando de molho em solução de água sanitária e fervendo 2 x, o arroz foi cozido por 30 minutos um dia antes de ir pra panela de pressão por 2 horas tbm, usei luvas cirúrgicas, spray de lisoform, e só abri o carimbo e a seringa dentro da glove box, agora eles estão dormindo na incubadora com a temperatura em 30 graus certinho.
Fiz essa quantidade de copos esperando que pelo menos 1 vingue, já que os cogus não estão me querendo. Espero não ter feito nada de errado dessa x!
Abraços!
 

Anexos

  • CAM00501.jpg
    CAM00501.jpg
    91.9 KB · Visualizações: 12
:eek: "hoje terminei de preparar 16 copos de wisks... panela de pressão por 2 horas" :cautious:

Dessa vez vai dar certo ;)...

Pode acontecer as vezes do carimbo estar contaminado. No caso de não haver selo de vermiculita pode acontecer de contaminar na hora de lacrar os copos.

Só uma duvida, qual foi o material que você usou para fazer a seringa tipo pote, agua ...?

Posta fotos ai da sua glove box pra dar uma olhada :deolho:

Boa Sorte!
 
Dessa vez vai dar certo ;)...

Pode acontecer as vezes do carimbo estar contaminado. No caso de não haver selo de vermiculita pode acontecer de contaminar na hora de lacrar os copos.

Só uma duvida, qual foi o material que você usou para fazer a seringa tipo pote, agua ...?

Posta fotos ai da sua glove box pra dar uma olhada :deolho:

Boa Sorte!

Olá, obrigado pelo comentário!
Minha glove box e essa caixa da foto só que com plástico filme enrolado, depois fiz dois cortinhos pra enfiar as mãos, como o plástico e flexível ele fica justinho nos punhos.
A seringa eu fiz com água de injeção, raspei os esporos do carimbo com a agulha da seringa e coloquei dentro do próprio potinho ,agitei e puxei tudo pra seringa sem puxar ar junto e inoculei os copos.
Vlw!
 
Amigo me acostumei com as contaminações, fiz duas tentativas de inoculação na boca do forno, uma no banheiro e a última na glove-box, em todas elas tive problemas com variados índices de contaminações, acredito que o negócio é não desistir e continuar tentando. Minha opção é a PF TEK até conseguir minimizar os meus fracassos.
 
Geralmente quando fazemos os procedimentos todo certo e ainda assim ocorre contaminação, a fonte do problema pode estar no carimbo de terceiros. Infelizmente os cultivadores podem falhar/relaxar durante a carimbagem. Então nesses casos, o ideal seria testar o carimbo em uma CL e posteriormente, caso tenha dúvidas em relação ao micélio, inocular poucos grãos para ter certeza que se trata do fungo desejado.

Obviamente dá mais trabalho, mas basta trabalhar com antecedência. Após ter certeza, basta ir armazenando as culturas liquidas na geladeira. Prontas para entrarem em ação.
 
Minha glove box e essa caixa da foto só que com plástico filme enrolado, depois fiz dois cortinhos pra enfiar as mãos, como o plástico e flexível ele fica justinho nos punhos.
Por mais que seja justo a nível microscópico tem uma liberdade grande :eek:h: ainda mais quando movimentar os braços. O ideal seria hermeticamente fechado desinfetada por 10min de antecedência. É fácil saber se está hermeticamente fechado é só observar o odor do desinfetante após aplicar caso sinta-o mantenha distancia pois o fechamento não foi eficaz!

Acredito que vai dar certo sim no mais basta aguardar! :coffee:
 
No meu caso pedi meus carimbos da Prófungos e até agradeço, pois acredito que estavam perfeitos, acho que os erros vieram da minha parte como todo novato, preciso diminuir a quantidade e trabalhar minuciosamente na qualidade da inoculação. Como diria o nosso filósofo Maurício ¨É através dos erros que conseguimos os nossos melhores acertos.¨
 
Obrigado pessoal!
Até agora sem sinal de micelio e contaminação!
Eu cometi mts erros nas primeiras tentativas, admito!
Lembro que já usei água do filtro para fazer seringa, mudava de copo sem flambar a agulha, sem limpar o papel alumínio etç.
foram várias as tentativas desde 2011 e nada, até mesmo as idas aos pastos foram sem sucesso!
Vou postar uma foto agora de um copo contaminado de uma remessa anterior a atual ,e uma da incubadora feita com caixa de isopor, uma lâmpada incandescente de 7w, um dimmer tipo desses de regular a velocidade de ventiladores de teto e um termômetro digital de aquário com sonda .
 

Anexos

  • CAM00503-1.jpg
    CAM00503-1.jpg
    79.4 KB · Visualizações: 9
  • CAM00505-1.jpg
    CAM00505-1.jpg
    83.7 KB · Visualizações: 9
  • CAM00506.jpg
    CAM00506.jpg
    135.1 KB · Visualizações: 10
Obrigado pessoal!
Até agora sem sinal de micélio e contaminação!
Tenha calma, não mexa nos copos controle sua ansiedade e evite choque mecânicos! esta faze é muito sensível Para esporos não hidratados pode levar até 8 dias para germinar. hidrata-se pelo menos por 3 dias a não ser que sejam esporos recém colhidos.
 
Pessoal, ja da pra ver sinais de micelio nos copos com milho,so q ainda nao da pra tirar fotos , como crescem rapido, que orgulho deles!:love:
 
Ta no caminho certo caboclo, só essa lâmpada ai na incubadora que não sei não hein ô....

Eu no meu ultimo cultivo em abril, também apelei e fui de 14 copos. Tive sucesso em mais de 60% dos copos, passei 2 meses fazendo ao menos uma colheita por semana.

Sucesso na empreitada, sigo acompanhando!

Abs,
Thug
 
Como vai pessoal?
Vim atualizar o topico porem as noticias nao sao mt boas.
A maioria dos copos estao apresentando um pontinho esverdeado e os que nao estao com essa provavel contaminação nao apresentam sinais de micelio ainda .
Estou um pouco frustado ,confesso, estou desde 2010 tentando Cultivos e Coletas,mas tudo sem sem sucesso !
Porém, na minha tentativa de cultivo anterior ,um copo teve um grande desenvolvimento de micelio ,mas esse copo contaminou e antes da contaminaçao se espalhar eu tirei a parte com micelio e coloquei alguns grãos do arroz no papelao e outros em um pote de bosta de cavalo pasteurizada numa tentativa de isolar o micelio, o do papelao esta crescendo ,porem, bem lentamente ,ja o da bosta esta com um bom desenvolvimento, acredito que seja porque a bosta e mais nutritiva .
Vou postar umas fotos ,por favor confirmem que o que esta crescendo na bosta e micelio mesmo,essa e a minha ultima esperança nesse cultivo!
Uma braço a todos ,espero que um dia os cogumelos e seres da floresta me presenteie!
 

Anexos

  • CAM00580.jpg
    CAM00580.jpg
    163.2 KB · Visualizações: 12
  • CAM00582-1.jpg
    CAM00582-1.jpg
    79.6 KB · Visualizações: 10
  • IMG_179038426530770.jpeg
    IMG_179038426530770.jpeg
    47.7 KB · Visualizações: 14
O problema é que na maioria das vezes os usuários não descrevem bem os procedimentos ai fica muito difícil ajudar e descobrir o que ha de errado.

Não da pra ter certeza se isso é micélio mas não parece.
 
Última edição:
Oi pessoal! :eba:
Hoje fui tirar os copos contaminados da incubadora e tive uma surpresa:eek:h:, encontrei 2 copos com um provavel micelio ja bem desenvolvidos, eu nao os vi antes ,acho que pela quantidade de copos na incubadora:facepalm:, vou postar fotos de 3 copos diferentes,
As 3 primeiras sao do mesmo copo ,ja as outras duas sao de copos diferentes:).
Vlw!
 

Anexos

  • CAM00600-1.jpg
    CAM00600-1.jpg
    86 KB · Visualizações: 14
  • CAM00602-1.jpg
    CAM00602-1.jpg
    78.5 KB · Visualizações: 14
  • CAM00612-1.jpg
    CAM00612-1.jpg
    69.7 KB · Visualizações: 10
  • CAM00606-1.jpg
    CAM00606-1.jpg
    104.1 KB · Visualizações: 13
  • CAM00599-1.jpg
    CAM00599-1.jpg
    98.5 KB · Visualizações: 8
Serio, fico muito feliz em ler isso :), e micelio em todos os 3 copos , ate no da ultima foto?
Por enquanto so 7 copos apresentaram contaminaçoes e foram retirados, 6 nao tem sinal algum de micelio ou contaminaçao e os 3 das fotos sao o restante, ainda tem 9 copos:D
 
Sim é micélio @gurgumelo mas vou observar melhor.

Dos 16 copos 13 contaminaram? :cautious:

Sem selo de vermiculita pode ser que tenha contaminado na hora de lacrar os copos.

De 16 copos, 13 contaminarem é muita coisa! Já fiz também uma pegada de uns 15 copos e uns 2 contaminaram, se me recordo direto. Quem sabe carimbo contaminado?
Mas como você disse anteriormente, sem saber bem certo os procedimentos não tem como afirmar categoricamente onde pode ter sido o provável erro.
 
Back
Top