Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Pink Buffalo - Spawn de Centeio

Diário de cultivo completo.
Olá amigos segue mais um diário, a inoculação foi feita antes de uma mudança de cidade, exatamente quando o baú chegou eu estava aplicando a última seringada ;), os potes viajaram inoculados e chegaram numa boa, tudo feito na correria e com mutia vontade! Pois não sei quando poderei voltar aos cultivos...

Seringa de esporos:
produzida na boca do forno ligado em 280º C, os esporos foram raspados com estilete de precisão esterilizado com álcool 70 e chama de vela, após esfriar raspei 1/4 do carimbo e despejei em um copo de vidro esterilizado com álcool 70; em seguida adicionei a água contida na seringa (água de torneira retirada em fervura e esfriada) a solução foi inserida e retirada repetidamente por 3 vezes da seringa pro copo...do copo pra seringa; deixei a seringa na geladeira por 1 dia envolta em papel alumínio esterilizado com álcool 70.

Esterilização do substrato:
centeio de molho na água por 24 hs; meia hora de fervura com panela aberta (o centeio foi adicionado com a água já fervendo) em seguida passou pelo escorredor e foi retirado ainda quente com escumadeira e despejado em potes descartáveis PP5. Os potes foram fechados com papel alumínio e as tampas com 4 furos cada, as bordas foram lacradas com fita adesiva transparente. Em seguida foram cozidos por uma hora na PP.

Inoculação: realizada na boca do forno ligado em 280º C, os potes foram retirados da PP após esfriarem naturalmente e então foi feita a inoculação, após cada furo inoculado a agulha passou por chama de vela e o furo foi fechado com fita micropore.

Incubação:
no escuro com temperatura entre 26ºC e 28ºC, em exatos 16 dias o centeio estava 100% colonizado.

Preparação do terrário:
perlita e caixa organizadora transparente com diversos furos na parte inferior fechados com fita micropore; a perlita foi lavada com detergente; bem enxaguada ; escorrida e depositada na caixa previamente esterilizada com álcool 70.



Destes 5 potes, 1 apresentou sinais de guerra micelial, com traços de duende verde, estava mais visível acima do papel alumínio, porém chegou ao centeio e aparentemente perdeu a disputa, mesmo assim optei pelo descarte para evitar a manipulação.

Devido ao fato de estar atualmente sem fogão e micro-ondas para esterilizar (pó de coco ou vermiculita) aniversariei o spawn sem roll ou casing.
 

Anexos

  • tpbDSC_0684.JPG
    tpbDSC_0684.JPG
    72.9 KB · Visualizações: 83
  • tpb20160313_110759.jpg
    tpb20160313_110759.jpg
    66 KB · Visualizações: 85
  • tpb20160313_133922.jpg
    tpb20160313_133922.jpg
    55 KB · Visualizações: 76
Já falei muito sobre esse lance da esterilidade da vermiculita. Pra não ficar repetitivo vou só quotar...

Na propria fabricação da vermiculita ela já se torna esteril. E por ser um material completamente inorganico não é perecivel. Por tanto não vai encontrar microorganismos desenvolvidos na vermiculita (que esteja bem guardada).

Entre usar uma vermiculita não estéril e dunkar com agua da torneira, a segunda opçao seria muito mais arriscada e nem por isso eu e outros cultivadores deixamos de dunkar com agua da torneira (e obtemos resultados satisfatorio).

Então pra mim sempre vai ser perda de tempo esterilizar vermiculita...
 
esse lance da embalagem estava em debate no link que postei do amigo psycho ... e realmente técnicas simples ajudam: apliquei àlcool 70 na parte plástica da embalagem..na tesoura que cortei a embalagem, no escorredor , na colher e nas embalagens de quentinha e esperei 10 min. Também usei máscara. Mesmo os bolos estando 100% n pinavam ou só vinham abortos. Então tive que arriscar...
Entendo, mas a limpeza da vermiculita, creio que não seja mais que um molho de agua sanitária e um molho de calcário para corrigir o PH, mas ainda assim, o que prezam são os resultados. Espero que esteja sem penetras :troll:.

Já falei muito sobre esse lance da esterilidade da vermiculita. Pra não ficar repetitivo vou só quotar...
Mesmos a vermiculita não sendo matéria orgânica, não sendo capaz de ser uma colônia, ela é capaz de alojar os esporos, que quando hidratada, reidrataria os mesmo e postos junto ao substrato seria sim propicio a contaminações, é a minha lógica, não confio que os fabricantes deem a atenção que eu dou aos "Mágicos", e como disse é pouco esforço fazer 2 molhos de 24hr cada, fazendo com paciência. O mais importante de se cultivar é a atenção aos pequenos detalhes, é a minha opinião, claro.
 
Última edição:
Cloro é um ácido, pelo que imagino ele acidifica.


Entre o imaginado e o que é mesmo tem uma diferença. Pesquisar é sempre bom:

O pH é uma indicação se o produto é ácido ou alcalino. O valor de pH pode variar entre 0 e 14. Um produto neutro possui pH de valor 7 e, quanto mais baixo esse valor, maior é a sua acidez. Ao contrário, quanto mais alto, ou seja, quanto mais próximo de 14, maior é a alcalinidade do produto.

As águas sanitárias são produtos alcalinos, logo possuem valores de pH próximos de 14.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/agua_sanitaria2.asp
 
Entendo, mas a limpeza da vermiculita, creio que não seja mais que um molho de agua sanitária e um molho de calcário para corrigir o PH, mas ainda assim, o que prezam são os resultados. Espero que esteja sem penetras :troll:.


...eu também espero. Mesmo sabendo que muitos usam o cloro no cultivo evito ao máximo nos meus cultivos, na real nunca usei, já vi resultados desastrosos de mutação :alien: aqui no fórum, sou meio avesso a este meio de esterilização.
 
Última edição por um moderador:
...eu também espero. Mesmo sabendo que muitos usam o cloro no cultivo evito ao máximo nos meus cultivos, na real nunca usei, já vi resultados desastrosos de mutação :alien: aqui no fórum, sou meio avesso a este meio de esterilização.
Eu também não utilizaria água sanitária na vermiculita. Seria muito difícil me assegurar que consegui remover a água sanitária de um material tão poroso e absorvente. Só uso em superfícies e no molho da perlita, já que esta não tem contato físico com o micélio.
 
...eu também espero. Mesmo sabendo que muitos usam o cloro no cultivo evito ao máximo nos meus cultivos, na real nunca usei, já vi resultados desastrosos de mutação :alien: aqui no fórum, sou meio avesso a este meio de esterilização.
Cite alguns relatos para podermos discutir e avaliar realmente se é contundente, pois cheguei a esse meio pela funcionalidade, grandes contribuidores, inclusive o @tupy, fez um tópico a respeito da assepsia da vermiculita, o fato de usuários achar ou não necessário não muda o fato de ela ser porosa e abrigo para milhões de esporos maléficos. Já vi mutações, mas por excesso de cloro na assepsia do terrário, e não chegou a ser mutações apenas oxidação de nutrientes, aborto de pins e inutilização de colônias. Não afirmo que a água sanitária seja a melhor opção, concordo, mas para mim está tendo o melhor custo benefício, espero que logo eu venha com resultados, para concretizar as teorias :) (e uma correção, cloro é diferente da água sanitária)
Eu também não utilizaria água sanitária na vermiculita. Seria muito difícil me assegurar que consegui remover a água sanitária de um material tão poroso e absorvente. Só uso em superfícies e no molho da perlita, já que esta não tem contato físico com o micélio.
Malahov, ainda assim creio que não há perigo, deixamos de molho para que penetre realmente. Até o milho, o meio nutritivo, é dito que é bom deixar de molho em agua sanitária após cozido, pois ele assim absorve melhor a agua sanitária, a intenção do molho é para que se absorva por inteiro mesmo, da mesma forma que se absorve se limpa não vejo perigo algum, para melhor segurança ferva a vermiculita durante 30 min após o molho em agua sanitária, e após fervida e banhada em água corrente, grandes cultivadores de grandes resultados que me abriram a cabeça para a agua sanitária.

Obrigado to aprendendo muito de uns dias para cá!
 
Última edição:
após fervida e banhada em água corrente, corrija o PH deixando em molho no calcário, grandes cultivadores de grandes resultados que me abriram a cabeça para a agua sanitária, e se não limpar, o molho de calcário é para corrigir esse erro mesmo


Desculpe, mas ao que parece você ainda não conseguiu captar a mensagem.

Se a água sanitária deixar alguns resíduos no substrato ou na vermiculita isso vai tornar o pH básico (alcalinizar), e não ácido. E calcário serve somente para corrigir pH ácido, então não terá nenhum efeito sobre algum possível efeito alcalinizante da água sanitária. Se o molho é para tirar os resíduos de água sanitária nem precisa ter calcário junto.

Calcário pode servir para, por exemplo, corrigir o pH geralmente ácido de estrume ou de fibra de coco.

É que você insiste tanto em repetir essa inconsistência que daqui a pouco alguém pode até pensar que ela tem alguma base.
 
Desculpe, mas ao que parece você ainda não conseguiu captar a mensagem.


Se a água sanitária deixar alguns resíduos no substrato ou na vermiculita isso vai tornar o pH básico (alcalinizar), e não ácido. E calcário serve somente para corrigir pH ácido, então não terá nenhum efeito sobre algum possível efeito alcalinizante da água sanitária. Se o molho é para tirar os resíduos de água sanitária nem precisa ter calcário junto.


Calcário pode servir para, por exemplo, corrigir o pH geralmente ácido de estrume ou de fibra de coco.


É que você insiste tanto em repetir essa inconsistência que daqui a pouco alguém pode até pensar que ela tem alguma base.


Tem razão Ecuador, concordo, nem tinha visto você me corrigindo logo acima, mas ele ainda serve como fonte de cálcio (ele é fonte bicarbonato de cálcio) ou seria ineficaz também? Ele não tem nenhuma ação de absorção da água sanitária? porque sempre vejo tutoriais pedindo para deixar em água sanitária e em seguida deixar em molho com calcário calceto, desculpe ser impertinente, é que adquiri essa informação aqui no CM, só quero esclarecer minha dúvida, assumo que foi de forma errada, mas se souber por favor me explique a função geral do calcário e o dano da água sanitária (o porque recomendam essa sequencia?). Pois se a água sanitária for alcalina e calcário só corretor de PH, uma fervura, uma lavagem, e molho só na água pura seria a mesma eficiência, se não melhor? confiei que a fonte tivesse essa noção não pesquisei a fundo. vou pesquisar e corrigir o post, obrigado. (detalhe, está de molho um balde de 5l com estrume equino + vermiculita em molho de agua sanitária nesse caso, seria igual a todos?)
 
porque sempre vejo tutoriais pedindo para deixar em água sanitária e em seguida deixar em molho com calcário calceto, desculpe ser impertinente, é que adquiri essa informação aqui no CM

Onde no CM? Tem o link?

E que necessidade de suplementação de cálcio seria essa?
 
Olá Equador, reformulei meus posts aqui pelo CM corrigindo minhas presunções sobre água sanitária e o calcário :desculpa:. Então, estava com muitas duvidas, mas ainda uso calcário pois todos casos de sucesso relatado usa, nessas alturas não posso mais afirmar ser necessário, mas não vi ninguém que pede para lavar com agua sanitária e não pede o molho no calcário. Irei num próximo cultivo tentar sem o calcário, ver como reage, creio que é a melhor forma de se entender.

Esse link é uma Tek de preparação de estrume, que geralmente tem pH ácido. Aí faz sentido usar calcário. Veja que a quantidade de estrume é indeterminada, mas se usa 4 colheres de água sanitária ...
termina-se o post em uma fronha velha, imaginamos que não pode se passar de uma fronha, nos máximo uns 7 litros de estrume, 4 colheres de água sanitária não seria suficiente para basificar? Sei que não foi você quem postou esse método e que não tem que ter a resposta para o universo, mas é que já faz tanto tempo que está aqui essas informações e me está sendo funcional, entende?

Tem esse tutorial de milho também do Mauricio que também usei, ele relata o mesmo processo.
Segue: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

Vi alguns post no shoomery também a respeito. Mas lá fiquei mais confuso ainda por não ser fluente em inglês.
 
Última edição:
Alô comunidade! 3º flush dos casings TKSSS, quando colhi o 2º fush já estava pinando o 3º, aí não dunkei, vieram mais frutos porém menores que os anteriores. Farei um dunk de 12 hrs hj pra ver o resultado.
 

Anexos

  • DSC_2066.JPG
    DSC_2066.JPG
    69.3 KB · Visualizações: 16
  • DSC_2085.JPG
    DSC_2085.JPG
    85.3 KB · Visualizações: 18
  • DSC_2079.JPG
    DSC_2079.JPG
    71.9 KB · Visualizações: 16
  • DSC_2074.JPG
    DSC_2074.JPG
    139.5 KB · Visualizações: 14
Última edição por um moderador:
Essa "mutação" ocorreu no terrário por Excesso de cloro e falta no toque final da assepsia (banho de água corrente adequado) ou por ele ter deixado escapar resíduos de veneno para mosquito dentro do terrário (será que tem ligação?:rolleyes:). Enfim esse caso não pode contar como exato, sabemos que até o excesso de água prejudica o cultivo.
O segundo se ler por inteiro vai entender que não passa de uma suposição de uma pseudo mutação, sendo que, mutação de verdade como diz no próprio post vai bem mais além de pequenas deformidades e carências que podem ocorrer pelo mal uso de produtos químicos (sou a favor da naturalidade, mas ainda não consigo os receber em minha casa sem os tais agentes Químicos).
Mutações com a facilidade que vocês temem, creio que só com radioatividade bem alta.:vesgo:


@Ecuador eu pesquisei mais a fundo sobre a água sanitária, como você disse desde o começo, é alcalina! PH em torno de 13~14. Fonte: http://143.107.206.201/restauradora/agsan.htm
 
Última edição:
Pois é amigo se possivelmente ocorreu no terrário, creio que possa ter mais chances ainda junto ao substrato e micélio. É uma questão de escolha alternativa. Não me agrada aquele cheiro também. E ao borrifar ela é danosa aos olhos e as vias respiratorias.
 
Back
Top