Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Pink Buffalo - Spawn de Centeio

Diário de cultivo completo.
Olá amigos segue mais um diário, a inoculação foi feita antes de uma mudança de cidade, exatamente quando o baú chegou eu estava aplicando a última seringada ;), os potes viajaram inoculados e chegaram numa boa, tudo feito na correria e com mutia vontade! Pois não sei quando poderei voltar aos cultivos...

Seringa de esporos:
produzida na boca do forno ligado em 280º C, os esporos foram raspados com estilete de precisão esterilizado com álcool 70 e chama de vela, após esfriar raspei 1/4 do carimbo e despejei em um copo de vidro esterilizado com álcool 70; em seguida adicionei a água contida na seringa (água de torneira retirada em fervura e esfriada) a solução foi inserida e retirada repetidamente por 3 vezes da seringa pro copo...do copo pra seringa; deixei a seringa na geladeira por 1 dia envolta em papel alumínio esterilizado com álcool 70.

Esterilização do substrato:
centeio de molho na água por 24 hs; meia hora de fervura com panela aberta (o centeio foi adicionado com a água já fervendo) em seguida passou pelo escorredor e foi retirado ainda quente com escumadeira e despejado em potes descartáveis PP5. Os potes foram fechados com papel alumínio e as tampas com 4 furos cada, as bordas foram lacradas com fita adesiva transparente. Em seguida foram cozidos por uma hora na PP.

Inoculação: realizada na boca do forno ligado em 280º C, os potes foram retirados da PP após esfriarem naturalmente e então foi feita a inoculação, após cada furo inoculado a agulha passou por chama de vela e o furo foi fechado com fita micropore.

Incubação:
no escuro com temperatura entre 26ºC e 28ºC, em exatos 16 dias o centeio estava 100% colonizado.

Preparação do terrário:
perlita e caixa organizadora transparente com diversos furos na parte inferior fechados com fita micropore; a perlita foi lavada com detergente; bem enxaguada ; escorrida e depositada na caixa previamente esterilizada com álcool 70.



Destes 5 potes, 1 apresentou sinais de guerra micelial, com traços de duende verde, estava mais visível acima do papel alumínio, porém chegou ao centeio e aparentemente perdeu a disputa, mesmo assim optei pelo descarte para evitar a manipulação.

Devido ao fato de estar atualmente sem fogão e micro-ondas para esterilizar (pó de coco ou vermiculita) aniversariei o spawn sem roll ou casing.
 

Anexos

  • tpbDSC_0684.JPG
    tpbDSC_0684.JPG
    72.9 KB · Visualizações: 83
  • tpb20160313_110759.jpg
    tpb20160313_110759.jpg
    66 KB · Visualizações: 85
  • tpb20160313_133922.jpg
    tpb20160313_133922.jpg
    55 KB · Visualizações: 76
Pois é amigo se possivelmente ocorreu no terrário, creio que possa ter mais chances ainda junto ao substrato e micélio. É uma questão de escolha alternativa. Não me agrada aquele cheiro também. E ao borrifar ela é danosa aos olhos e as vias respiratórias.
A questão de ser danosa, isso é muito relativo, como disse acima, o dano vai conforme o mal uso do mesmo. A questão de você não gostar de Água Sanitária e ter acesso a materiais alternativos, não tira a sua funcionalidade, que pode ajudar a muitos iniciante, todos perceberão que a Água Sanitária não é a melhor escolha, mas pra muitos (eu no caso) servem para poder se adentrar (assepsia é cara e complicada no começo, depois se agrega a cultura) . Sempre deixo claro que é essencial uma boa fervura e um banho em água corrente (essa continua sendo minha opinião). Prefiro meios simples e naturais, mas ainda não sou capaz de desenvolver, primeiro estou simplificando os métodos quando possível tentarei renaturaliza-los novamente ( :blackalien::ler:Estudo&Bruxaria:ler::blackalien: ).
 
Última edição:
Ok amigo. Alguns cultivadores tem mostrado bons resultados esterilizando a vermiculita no micro-ondas.Porém eu não tenho micro. Se a intenção é colaborar com o estudo dos iniciantes como nós, acho essa informação válida. Concordo com o amigo psycho evie sobre a esterilização da vermiculita Dimy, se manuseados embalagem e demais utensílios com assepsia é possível utilizar a mesma sem esterilizar . É uma boa também o uso de EPI ao borrifar solução de cloro. Boa sorte em teu cultivo!!!
 
Última edição:
Ok amigo. Alguns cultivadores tem mostrado bons resultados esterelizando a vermiculita no micro-ondas. Porém eu não tenho micro. Se a intenção é colaborar com o estudo dos iniciantes como nós, acho essa informação válida. É uma boa também o uso de EPI ao borrifar solução de cloro. Boa sorte em teu cultivo!!!

Sim, é esse o meu intuito, podermos desenvolver Tek's com diversas adaptações efetivas. No caso o uso de EPI's seria um ótimo agregado a qualquer Tek, Podemos desenvolver até EPI's de fácil acesso ( EPI's em certos momento são "caros e desnecessário", reutilização correta dos mesmos, exemplo se há luvas, máscara seja reutilizáveis, talvez possa desinfeta-la), entende? Ainda há muito espaço para novas experimentações (ou refaze-las, se atentando a certos pontos do processo), técnicas, recursos, materiais etc. em nossa Biblioteca.

Rondando a internet achei esse artigo, achei bem interessante para nós entendermos que, usado de forma correta, a água sanitária serve para limpar até nossos alimentos. Leia a 3ª Dica:

3. Colocar de molho, em água clorada, de 15 a 30 minutos, com hipoclorito de sódio (encontrado facilmente em prateleiras de supermercados na sessão de hortifruti), na concentração de 10 gotas em 1 litro de água, ou seguindo a orientação do fabricante; ou outra opção é o cloro orgânico a 2,0 – 2,5% (água sanitária), na diluição equivalente a 1 colher (sopa) rasa em 1 litro de água. (é essa quantidade, senão menos, usada na desinfecção dos substratos e aparelhos).

Fonte:http://www.nutricaoeacao.com.br/higiene-dos-vegetais/
 
Última edição:
Ola amigo.sei que muitos consideram Desnecessaria a esterilizacão da vermiculita mas se optar por esterelizar,pode simplismente coloca-la umida em uma quentinha , cubrir com papel aluminio e esterilizar no forno ...eu deixo uns 40 minutos em fogo alto e nunca tive problemas com isso.....tambem pode colocar ela ja umida em potes e esterilizar da mesma forma q o substrato, na panela de pressao...
 
Ola amigo.sei que muitos consideram Desnecessaria a esterilizacão da vermiculita mas se optar por esterelizar,pode simplismente coloca-la umida em uma quentinha , cubrir com papel aluminio e esterilizar no forno ...eu deixo uns 40 minutos em fogo alto e nunca tive problemas com isso.....tambem pode colocar ela ja umida em potes e esterilizar da mesma forma q o substrato, na panela de pressao...

Sim amigo, a vermiculita em questão é uma específica. Não sei se outras apresentam essa característica. Na época eu estava sem forno e fogão, recentemente comprei um forno elétrico que vai até 230* C. Agora já teria como, estou pensando em como irei esterilizar substrato em um futuro cultivo, pretendo comprar um fogão elétrico de uma boca tipo aquele de camping. Será que eles atingem uma temperatura para a PP pegar pressão???
 
Sim amigo, a vermiculita em questão é uma específica. Não sei se outras apresentam essa característica. Na época eu estava sem forno e fogão, recentemente comprei um forno elétrico que vai até 230* C. Agora já teria como, estou pensando em como irei esterilizar substrato em um futuro cultivo, pretendo comprar um fogão elétrico de uma boca tipo aquele de camping. Será que eles atingem uma temperatura para a PP pegar pressão???
Certeza, pelo menos utilizo um na cozinha do meu serviço, e ele funciona como os outros, normalmente.
 
Última edição:
Alô comunidade! Imagens do 4º flush dos TKSSS.
 

Anexos

  • DSC_1912.JPG
    DSC_1912.JPG
    88.7 KB · Visualizações: 17
  • DSC_1909.JPG
    DSC_1909.JPG
    46.7 KB · Visualizações: 16
  • DSC_1919.JPG
    DSC_1919.JPG
    76.9 KB · Visualizações: 18
O maiorzinho ta bonito, vai tirar carimbo?

Não. Fiz uma tentativa na última colheita, ficou ralinho...esses são filhos de um bem ralinho que eu nem imaginava que geraria esses frutos. Ainda não consegui tirar um print bem definido. Não sei se é o momento certo de colher...??? ou sei lá o que!
 
Entendi, esperava explicações melhor também rsrs, mas pelo que eu sei, tendo esporos mesmo que poucos, já é possível a confecção dos carimbos. Acho que dão preferência aos mais carregados de esporos, mas se não tiver creio que os mais "ralos" também sirva.
 
ficou ralinho
Já dá pra cultivar com um carimbo ralinho. Tem milhões de esporos aí! Sobre o momento certo tem muitos posts pelo fórum: seria depois que o píleo está bem aberto. Na maioria das strains quando ele começar a ficar convexo e levantar as abas (como esse da sua foto) e a liberar esporos no ar, ficando com o chapéu manchado de preto.
 
Última edição:
Já dá pra cultivar com um carimbo ralinho.

Pode crer, inclusive já descartei prints produzidos por mim por julgar esteticamente que estava inviável a priori. Esse último que fiz guardei pra testar. Já assisti alguns tutoriais e li sobre o assunto aqui no fórum, é algo que parece ser bem simples, e na prática me atrapalho um pouco!!
 
Alô comunidade! Rolou mais um flush de dois cogus, 1 de cada casing porém não tirei fotos e tem mais unzinho crescendo, ao todo foram 6 flushes. Venho por meio deste solicitar a mudança do status em andamento para completo.

Desde já agradeço a toda comunidade CM.org. Com agradecimentos especiais aos membros:

@Anatman: pela postagem de esterilização do centeio: https://teonanacatl.org/threads/grãos-de-centeio-preparo.8907/
@Malahov: por salvar este cultivo com suas dicas e pela tradução deste texto: https://teonanacatl.org/threads/cronologia-dos-métodos-de-cultivo.11816/#post-168876
@PsychoEvie: pelo post sobre a esterilização da vermiculita: https://teonanacatl.org/threads/cultivo-do-cultivador.9915/page-2#post-147211
 
Back
Top