Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui

Diário de cultivo completo.
Aqui vai mais um cultivo de um novo membro.
Preparei meio quilo de milho de pipoca conforme ensinado pelo Maurício(Muito obrigado pela colaboração).
Os potes que usei são de Polipropileno. Eles não são bons pra esterilização na panela de pressão(muito finos). Eu pensei em fazer dois potes(os maiores)
na panela de pressão mas eles deformaram um pouco e isso me levou a mudar de idéia. Portanto não recomendo potes de PP finos demais.

16/10
Chegada do carimbo e dia da maior alegria

19/10
Início do tratamento do milho:
30 minutos de fervura mais 24 horas de molho

20/10
Molho com água sanitária

21/10
Molho com calcáreo

22/10
Início da esterilização fracionada. 30 minutos de fervura em panela convencional

Preparo da seringa:
1/4 de carimbo (que por sinal era um puta carimbo) com 10ml de água mineral de copinho.

Tive um contratempo no preparo da seringa.
Lavei o banheiro de casa (um cômodo bem pequeno) e lá mesmo fiz a seringa.
Demorei um pouco pq não consegui misturar os espros com facilidade. Eles não diluíram de jeito nenhum me fazendo puxá-los e por de volta no copinho de coleta que usei. Assim sendo demorei mais que queria. Tudo certo enfim.

23/10
Segunda esterilização (30 minutos)

24/10
Terceira esterilização(60 minutos)

Hoje a noite vou fazer a inoculação dos meus potes
Obrigado pela colaboração de todos.

Sem vocês esse cultivo não seria possível

:)Abraços irradiantes!:)
DSCF2907.jpgDSCF2910.jpgDSCF2919.jpgDSCF2923.jpgDSCF2934.jpgDSCF2924.jpgDSCF2936.jpg
 
Boa sorte nesse cultivo

penssamento positivo e assepcia

que tudo dara certo :pos:
 
Valeu a visita.
To cuidando de tudo sim. Limpeza, AMOR... não tá faltando nada!

Atualizando:
Acabei inoculando somente dois potes ontem de noite. Usei o forno e a porta como bancada de trabalho. Tudo feito bem rápido pra não ter problemas.

Acabei não inoculando todos os 5 potes por que saí com minha esposa pra casa de uns amigos e demoramos muito pra voltar. Hoje dei mais uma ferura nos potes não inoculados que daqui a pouco vão estar bons pra inoculação(frios).

Abraços irradiantes!!!
 
nao usou panela de pressão?

nao tenho esta panela e esetou procurando uma alternativa...
outra perguntinha, na hora de esterelizar na agua oq pois embaixo dos potes? ou eles ficaram em contato com o fundo da panela?

abraços, boa sorte
 
Fiz a esterilização fracionada. Dependendo do tamanho dos seus potes não há necessidade de algo no fundo da panela mas vc pode usar toalhas, camisas, fronhas... algum tipo d pano.
Eu usei uma engenhoca de minha "invenção" que mantém os potes mais altos. Há um tópico com explicações de como fazer um utensílio deste


Atualizando:
Ontem durante a noite fiz a inoculação dos potes que faltaram(3). Acredito que o substrato ficou perfeito(Bem sequinho). Fiquei um pouco aflito com um detalhe:
Praticamente todos os grão abriram após a fervura de 30 minutos. Alguém aí poderia me dar uma luz sobre isso?!
É normal, afeta o micélio...???
Na foto da direita dá pra ver bem como os grãos ficaram e a questão da umidade. Já na da esquerda, Tem o detalhe dos potes maiores que levaram 30 minutos de panela de pressão e ficaram deformados.

Obrigado pela força

Abraços irradiantes
Imagem 001.jpgImagem 002.jpg
 
velho!
sou novato aqui tbm, como muitos.e ,tentando te ajudar com conhecimento que aqui adquiri.
acho que o seu milho esta no ponto (talves um pouco + crú).
estando a humidade no "ponto" , e tbm se os seus frascos foram bem vedados depois da esterIlização, e depois da inoculação o formato deles não vai causar problemas. talves na hora de desenformar.
 
velho!
sou novato aqui tbm, como muitos.e ,tentando te ajudar com conhecimento que aqui adquiri.
acho que o seu milho esta no ponto (talves um pouco + crú).
estando a humidade no "ponto" , e tbm se os seus frascos foram bem vedados depois da esterIlização, e depois da inoculação o formato deles não vai causar problemas. talves na hora de desenformar.

Obrigado pela visita e pelas dicas!

Quanto ao formato e a umidade eu to de boa... Minha preocupação foi quanto ao tempo de cozimento. Na biblioteca diz que tem que ser 30 minutos, mas outros cultivadores dizem que 30 é muito. O ideal é de 10 a 15 minutos. Eu testei o que diz a biblioteca.

Atualizando:
Hoje fui dar uma olhadinha pra ver como as coisas estavam pela encubadora e adivinha só...

:):pos:Tem uma nuvenzinha em um dos potes.:pos::)
Na realidade tem 6 nuvens em locais diferentes. E é justamente em um dos potes deformados.

Eu estou um pouco preocupado pq parece que tem alguma coisa errada com ulguns potes: Os grãos estão um pouco pegajosos. Creio que seja por conta do milho muito cozido.(espero que não seja contaminação)

É isso aí...
obrigado por tudo!


:pos: Abraços irradiantes! :pos:


As fotos seguem o que eu disse:
Foto 01 - Milho com "gosma pegajosa"
Foto 02 - Nuvem de micélio
Foto 03 - Nuvem de micélio 02
Pcubensis 001.jpgPcubensis 003.jpgPcubensis 004.jpg
 
Atualizando: É com grande pesar que comunico a contaminação de 4 potes. Porém, com grande alegria venho dizer que 1 deles está totalmente saudável e colonizando em velocidade satisfatória.
Os potes que me preocupavam por da "gosma" que tinha citado estão contaminados.
Justamente um dos potes maiores e doformados, ficou sem vedação. Eu pressionei o pote e percebi que o ar sai e entrava facilmente nele então vi que se tratava de falta de vedação.
Quanto aos 3 menores, também foi questão de vedação, mas anda não entendi pq. A fita que usei está totalmente grudada tanto no pote quanto no papel alumínio.
Bem, Como um salvou-se, fiquei muito feliz e abaixo está a foto do meu garotão. O micélio se apresenta algodoado(se não me engano).

Se cnseguir montar um casing ficarei satisfeito, afinal d contas,é o primeiro cultivo. Tudo é muito novo e complicado de se acertar de primeira...

No mais é isso. Assim que tiver mais novidades eu posto pra v6.

Abraços irradiantes
Tks.jpg
 
Atualizando: É com grande pesar que comunico a contaminação de 4 potes.

(...)

Os potes que me preocupavam por da "gosma" que tinha citado estão contaminados.

(...)

Já abriu os potes?

Se demorar quando abrir vai fazer vômito devido ao "cheiro"... é foda!
 
Atualizando: É com grande pesar que comunico a contaminação de 4 potes. Porém, com grande alegria venho dizer que 1 deles está totalmente saudável e colonizando em velocidade satisfatória.
Os potes que me preocupavam por da "gosma" que tinha citado estão contaminados.
Justamente um dos potes maiores e doformados, ficou sem vedação. Eu pressionei o pote e percebi que o ar sai e entrava facilmente nele então vi que se tratava de falta de vedação.
Quanto aos 3 menores, também foi questão de vedação, mas anda não entendi pq. A fita que usei está totalmente grudada tanto no pote quanto no papel alumínio.
Bem, Como um salvou-se, fiquei muito feliz e abaixo está a foto do meu garotão. O micélio se apresenta algodoado(se não me engano).

Se cnseguir montar um casing ficarei satisfeito, afinal d contas,é o primeiro cultivo. Tudo é muito novo e complicado de se acertar de primeira...

No mais é isso. Assim que tiver mais novidades eu posto pra v6.

Abraços irradiantes

O que sobrou está muito bonitinho!
Boa sorte com ele, que os que sairem dai concentrem toda a pscilocibina dos outros! o_O"
 
Atualizando: É com grande pesar que comunico a contaminação de 4 potes. Porém, com grande alegria venho dizer que 1 deles está totalmente saudável e colonizando em velocidade satisfatória.
Os potes que me preocupavam por da "gosma" que tinha citado estão contaminados.
Justamente um dos potes maiores e doformados, ficou sem vedação. Eu pressionei o pote e percebi que o ar sai e entrava facilmente nele então vi que se tratava de falta de vedação.
Quanto aos 3 menores, também foi questão de vedação, mas anda não entendi pq. A fita que usei está totalmente grudada tanto no pote quanto no papel alumínio.
Bem, Como um salvou-se, fiquei muito feliz e abaixo está a foto do meu garotão. O micélio se apresenta algodoado(se não me engano).

Se cnseguir montar um casing ficarei satisfeito, afinal d contas,é o primeiro cultivo. Tudo é muito novo e complicado de se acertar de primeira...

No mais é isso. Assim que tiver mais novidades eu posto pra v6.

Abraços irradiantes

acho que é assim mesmo!
vai saber como a contaminação acontece...
quase sempre depois da esterilização ou inoculação.
tudo depende da assepsia.
tenho tido até agora resultados satisfatórios com cogumelos selvagens de strains madeireiras (unknow strains).
mal posso esperar para testar os métodos em cogumelos viáveis para o consumo!
obs: tbm quero meu carimbo!!! :0
hehehe
abrassa
 
Clorofila - Aindanão abri os potes mas já consegui sentir o "doce aroma" provindo deles. Como disse, eles ficaram mal lacrados.
:DFoda não pq foda é bom. O cheiro tá uma MERDA!:D

Lili - Obrigado pelos bons votos e pelo elogio!:pos: Também espero que dê bons frutos.

Ti4go - Eu já esperava que alguma coisa desse errado, afinal de contas, é meu primeiro cultivo: "Não podia" dar tudo certo. é bom que assim eu fico esperto na proxima vez.

Quanto ao carimbo, se tu quiseres eu posso mandar um pra voce (se der tudo certo e eu conseguir carimbar), até mesmo pq tenho interesse em selvagens. Teria como eu conseguir um?

Obrigado a todos pela força. Quero que saibam que a recíproca é verdadeira.

Abraços irradiantes
 
È Martini, primeira vez erramos em algumas coisas msm
sem falar da insegurança da anciedade e outras coisitas mas
com o decorrer dos seus cultivos vc vai pegando experiencia, e nao
comete mas os msm erros,(vai pegando a pratica)espero q esse pote aí vingue, e q dê pra vc faser o casing.
boa sorte :pos:
 
E eu acredito fielmente que vai vingar sim... A colonização está muito rápida, o TKS é um puta comedor de substrato! Tá tudo indo muito bem e eu to muito confiante.

Abraços a todos!

Muita paz
 
Atualizando:
Ontem dei uma olhada e quase caio de besta que fiquei com o resultado da colonização! Em 4 dias o micélio a vançou de 30% pra 90% mais ou menos(foto 01;02).
Fiz a agitação do pote e hoje dei mais uma olhada pra ver se tava tudo bem e de novo quase caí: Após agitar, os grãos ficaram com sinal de micélio e um pouco rajados(foto 03). Hoje quando olhei eles estavam quase TODOS branquinhos como se nada tivesse acontecido.

Creio que na quarta já monto o casing.

Mais novidades assim que possivel!

Abraços irradiantes
Imagem 001.jpgImagem 002.jpgImagem 003.jpg
 
Tá tudo no capricho, vai colher belos cogumelos. :pos:
Não agite mais os potes não, deixe eles paradinhos.

Boas Sortes por ai!!!!!
 
Atualizando:
10/11
início do processo de pasteurização do esterco/pó de coco pra montagem do casing.
A mistura ficou por 12 horas de molho em solução de 4ml de água sanitária pra 1L de água e ápos o tempo(12h), fervi água, botei a mistura dentro e apaguei o fogo. Quando esfriou (+ou- 4 horas) escorri e pus em um pote pra incubar no escuro.

Usei um esterco composto de bovinos, caprinos e aves e pó de coco na proporção de 1:1. Pelo que li vai ficar melhor que se usasse só esterco bovino(o esterco de aves é bom).

abraços
 
Nem lhes conto...
Lembram aqueles potes que estavam contaminados? Eles estavam sem o mínimo sinal de micélio então joguei em um balde onde eu faço adubo orgânico pras minhas plantinhas. Antes de ontem peguei obalde e senti que estava MUITO quente. Dei uma olhada e vi que tinha micélio pra todo lado:D:D:D! Dei uma regada pq estava muito seco e hoje fui olhar, além de tem muito micélio tava tudo muito compacto. Acho que o micélio tá colonizando di cum força. Não tenho intuito de comer os que nascerem alí não mas... alguém tem alguma dica de que fazer?

Atualizando:
Hoje, 24 horas depois da incubação, dei outra "fervida" na mistura e incubei pela segunda vez. (tá chegando a hora)
 
Quanto aos cogus no balde, esses por vez ou outra, acabam por se recuperar mesmo, logo pode ter surpresas.

Se ficar ressabiado quanto a eles, faça o famoso chá :)
 
Back
Top